Impressora 3D Anet A8

Olá Djizasse,
Antes de mais, obrigado pelos teus comentários e ajuda.

Qual é a vossa opinião da última versão Prusa comprada já montada ou em kit?

Eu já tenho alguma idade (já sou avô e reformado), embora não tenha muita paciência, tenho bons conhecimentos de electrónica, mecânica, e C, C++.

A minha dificuldade está na escolha entre o último modelo da I3 Prusa em kit e da A8,pois a prusa original montada é muito cara.

A vossa opinião era importante.

Obrigado,
Manuel Silva
 
Olá Djizasse,

Eu estou a falar nesta:

Ou neste kit Chinês enviado a partir da Alemanha: http://www.ebay.es/itm/Duty-free-Pr...457217?hash=item2eeef3e641:g:5DEAAOSwo4pYR3Rj
que é um KIT Chinês ou mesmo o KIT: http://www.prusa3d.com/

As diferenças de preço refletem a qualidade e o desempenho? Neste momento estou completamente perdido tendo em consideração a diferença abissal de preços.

O facto da original ser capaz de imprimir com todos aqueles tipos de filamento é um aliciante para mim.

Será que tenho outras opções mais baratas em KIT e +/- com a mesma qualidade?

Obrigado,
Manuel Silva
 
Caro @Manuel F. Silva , em primeiro lugar, já deu para ver que estás com o bichinho , hehehe! Boa!

Quanto as tuas questões, não é possivel fazer comparações entre os modelos que referes. São dois extremos da mesma area, daí a considerável diferença de preços!

Contudo, não seria isto que iria ser impedimento para imprimires em filamento com fibra de carbono com as mais acessiveis.

O unico aspecto a considerar para filamentos exótico é o material em que a nozzle é feito. ( a nozzle é a "ponteira" enroscada no bloco aquecedor) . Habitualmente são em cobre para o Pla, ABS, Hips , petg, etc. contudo como os filamentos exóticos são mais abrasivos, por serem compostos , nestes casos, troca-se para uma nozzle em aço, menos "escorregadia" mas mais resistente.
As de cobre, já li que em meio rolo de fibra carbono, pode aumentar o diametro da ponta até 1mm adicional, o que tem impacto na qualidade das prints.

Ter um sistema bowden ou direct tambem tem impacto nos materiais exóticos mas isso fica para outra oportunidade...


Voltando à impressora a escolheres... não te posso responder, ( até porque iria sempre aconselhar a seguires o percurso que eu segui, e que me correu bem , de acordo com as minhas capacidades técnicas e financeiras, como imaginas)
Isto depende sempre das tuas expectativas, capacidade de investimento e utilização pretendida ( se profissional ou hobby )
Eu, com folga finaceira adorava ter a mk2 do prusa, só para o gozo pessoal, mas estou profundamente satisfeito com um modelo homemade, em que os componentes me chegaram todos à porta de casa via correio, sem necessidades de maquinação ou operações complexas e que me custou bastante menos de metade do preço da Mk2 ( e com poupança de talvez 1/3 face ao mesmo modelo em kit) e que corresponde às minhas necessidades. Por curiosidade, em ano e meio ja gastei mais em filamento do que na impressora em si, hehehe

o que importa é cada um saber onde vai investir e de que forma, e o gozo que vai retirar desse mesmo investimento.


Por isso a melhor dica é mesmo ler os topicos daqui, o Dr google, pesquisa e avaliares varias fontes de informação.
Posso sugerir os videos do thomas sandeler no youtube se te safares bem com o inglês como ponto de partida. Acho que a maioria das comparações e sugestões do rapaz são justas e tem experiencia com todo o estilo de maquinas, para além de gostar do estilo. Já o ouvi a ter umas conclusões com que não concordo, mas na generalidade é onde mais aprendo ou percebo que até faço certas coisas bem hehehe.

Vá, abc e boa sorte . Aproveita bem esta fase em que tudo é novo! À ano e meio atrás era eu que andava assim e até tenho saudades... parecia a criancinha que está a contemplar a sua prenda de natal ou anos !

EDIT:

Urgência e impressoras 3D não combinam ;) O melhor "skill" de quem tem uma impressora 3D acho que é mesmo paciência ;)

Subscrevo inteiramente!
 
Última edição:
Manuel, tenho as duas, uma Anet A8 e uma Original Prusa MK2 (para abreviar vou apenas escrever MK2).

Versão resumida: notam-se perfeitamente as diferenças entre as duas. A mesma peça impressa em ambas e sabes qual é uma e qual é outra sem qualquer hesitação.

A estrutura da MK2 é muito mais sólida e isso permite que tudo funcione com maior precisão. As próprias correias têm de ser muito mais esticadas e até parecem a corda de uma guitarra quando estão bem tensionadas. Ainda perdi umas horas a afinar a MK2 por teimar em não querer esticar mais as correias, o que fazia com que os testes automáticos falhassem. Depois de afinar tudo e imprimir uns modelos percebi o porquê da popularidade desta MK2.

A Anet A8 imprime muito bem para o que custa e com umas dezenas de horas de investimento consegues que imprima muito melhor. A geektek é como uma A8, mas sinceramente não te sei dizer se é melhor ou pior.

Quando comprei a A8, o que eu queria na realidade era mesmo a MK2, mas primeiro quis ver se gostava mesmo disto. Só depois de ter a certeza é que mandei vir a MK2. Se voltasse atrás, eu teria feito exactamente o mesmo. Não considero que perdi tempo com a A8. A vantagem de ter uma impressora tão barata é poder experimentar upgrades diferentes e ver como funcionam. Para quem tem carros e gosta de mexer neles, vai sentir a ligação. É divertido.

Se a diferença de preço reflete a qualidade e o desempenho? Reflete. Não é só a robustez da estrutura ou a qualidade do material. Toda a experiência de aquisição e montagem está noutro nível. A MK2 vem numa caixa com várias caixinhas lá dentro, as peças vêm em sacos numerados. Os próprios sacos têm uma etiqueta grande com o contorno na dimensão real dos componentes que contêm para que os coloques em cima. Trás manuais impressos e uma saco de gomas. Tem um site oficial. Tem um fórum de suporte. Tem o firmware completamente open-source. O software oficial de geração de código para as impressões é uma versão optimizada e melhorada do slic3r (slic3r Prusa Edition), open-source, bem mais rápido que o original e com mais funcionalidades. Finalmente, tem auto-leveling e correção de leves desalinhamentos e talvez o mais importante, tem um modo "silencioso" para deixar o pessoal cá em casa dormir :)

Se vale uma diferença de €600? Isso já depende de cada um e do que valoriza. Eu queria uma impressora que simplesmente funcionasse bem e tivesse resultados de qualidade. Podia ter montado uma de raiz, talvez (mas duvido) a imprimir tão bem quanto a MK2 e por metade do preço. Mas isso obrigaria a um investimento de muito tempo, coisa que não tenho. E nunca seria uma MK2. Ainda não descobri onde se vende a cama com os nove pontos de calibração de geometria.
Também gosto de poder estar a contribuir para que a Prusa continue a evoluir o mercado doméstico. A abordagem open-source que eles têm é notável. Grande parte das impressoras domésticas que existem devem ser um clone da Prusa i3.

Não estaria a ser sincero se não mencionasse que a MK2 não é perfeita. Não é. Tem pormenores que ainda podem ser melhorados. Uma das minhas peças impressas estava com uma ponta partida e não sou o único com problemas com peças mal impressas (mas eles enviam as peças gratuitamente pelo que percebi nos fóruns). A montagem é bem mais complicada que a da A8. Para conseguir alinhar tudo perfeitamente é um pequeno pesadelo. Felizmente há umas peças que se podem imprimir para ajudar a alinhar a estrutura da impressora. Infelizmente só vi essas peças após ter montado a minha. O posicionamento do sensor de auto-level pode ser melhorado e tal como está causa alguns problemas. Só agora o melhoraram (a nova versão MK2-S). Felizmente posso-o imprimir, juntamente com todas as peças melhoradas. Viva o open-source :)

Também se podem fazer uns upgrades na MK2. Desde o simples upgrade para ventoinhas mais silenciosas à troca de toda a estrutura metálica por perfis de alumínio, que a tornam mais sólida e muito mais fácil de alinhar (os projetos 3030 Haribo Edition e a Mk2-X). Um dia hei-de fazer um deles. Mas por agora quero é imprimir.

Como a MK2 tem mais funcionalidades, também tem mais cuidados a ter para que tudo funcione perfeitamente.
O sensor de auto-level funciona bem, mas não gosta de calor, o que me leva a levantar a cabeça de impressão antes de iniciar qualquer trabalho de impressão. Se o sensor estiver montado muito baixo pode dar problemas a meio duma impressão (com o sensor a bater na peça impressa se a mesma tiver uma ponta levantada). Se tocar com as mãos na cama, o mais provável é que a gordura faça com que essa zona não dê aderência suficiente e a peça descole a meio da impressão. Já aprendi a limpar com acetona pura.
Mesmo assim, para alguns tipos de filamentos tens de ter cuidado para não ficares com as peças literalmente coladas à cama. Nestes casos usa-se windex (ainda não comprei nem usei) ou cola branca para diminuir a aderência à cama.
Com o tempo lá interiorizas estes comportamentos e as impressões saem umas a seguir à outras, com resultados de qualidade.

Na Anet isto é bem mais simples. Não tenho sensor de auto-level. Apenas afino uns parafusos nos cantos da cama. Estes nunca irão dar cabo de uma impressão. Também não tenho tantos problemas em tocar na cama. Uso fita azul de pintor e antes de cada impressão basta passar um pano com alcoól.

O que vais fazer agora Manuel? :D
Como tens conhecimentos de mecânica e eletrónica acho que vais apreciar muito este mundo e vais gostar muito de montar uma impressora peça a peça e depois configurar o firmware. Para quem sabe C e C++ isto são peanuts. Mas melhor que montar uma impressora, deve ser montar uma quando se tem outra ao lado já a funcionar ;) Este é o meu plano.
 
Olá Yougurt e Djizasse!

Em primeiro lugar quero agradecer-lhes as vossas informações e opiniões.

Eu não gostaria de ter de usar muito tempo no ajuste de uma impressora, pois, o meu tempo neste momento é escasso para os projetos que quero fazer, que não passam por ajustar ou otimizar uma impressora. Eu faço projetos apenas por desafio pessoal, sistema anti car jacking muito específicos com controlo de qualquer Tlm ou telf. fixo, telemetria, controlo remoto via GSM, multirotors (o primeiro há mais de 8 anos), Segways clone, etc.

O meu principal interesse muna impressora 3D, passa por as vezes ter necessidade de fazer algumas peças para os meus projetos razão pela qual pretendo imprimir filamentos com composições especificas, assim como, alguma curiosidade no processo.

O meu problema no momento é que o preço de um kit original Prusa MK2 é muito diferente de um clone, e de acordo com Thomas Sandeler,
parece que o resultado final não é muito diferente, portanto o dilema continua.

Relativamente a um KIT clone não imprimir filamentos exóticos for apenas pelo facto da baixa dureza do "nozzle", penso que poderá ser facilmente resolvido.

O que pensam da Hello bee Prusa?

Vou ver mais uns vídeos, e alguns comentários na net para tomar uma decisão.

Exemplo: 40 printers com custo inferior a 500 USD. Na vossa opinião, há alguma que mereça destaque?

Mais uma vez quero agradecer a vossa ajuda, conselhos e dicas.

Cumprimentos,
Manuel Silva
 
Ola, sou um apaixonado por Drone racinge estive a ponderar obter um impressora.
Gostava de ouvir um pouco oque vcs acham e qual deveria comprar?
E se vale mesmo apenas comprar uma dessas que vale a volta de 200€ pois parecem me ter muitos problemas e serem complicadas de montar.

Muito obrigado
Cumprimentos
Diogo
 
Eu ainda não deixo a minha a imprimir de noite enquanto não instalar duas placas mosfet (uma para a placa de aquecimento e outra para o hotend), mudar a fonte para uma de PC, trocar os cabos de alimentação (da motherboard, hotend e heatplate) por outros mais grossos e soldar tudo. São alterações simples e que melhoram muito a fiabilidade da A8.

Já li que não é recomendado mosfet na hotend, porque caso o mosfet queime e fique o circuito "fechado" fica constantemente a aquecer até queimar alguma coisa.. O melhor mesmo é só usar na cama quente
 
Eu ainda não entendi qual a aberração que alguns tem contra esta impressora... [emoji6]

Sinceramente pelo que elas custam são excelentes escolas de iniciação.
Eu falo por mim.... Que mandei vir uma para um familiar que se diga de passagem tem levado uma razia ... Que não vejo aquilo a durar muitos anos inteira... [emoji23]
E tanto que gostei dela e sobretudo do suporte da comunidade que já mandei vir outra desta feita para mim... Acho que 149€ em flash sale com seguro e points para descontar pagar 130€ por uma impressora daquele tamanho não é dinheiro. E temos algo que em menos de 24h está "pronto" a imprimir. ONLY my opinion [emoji6]
 
Boas malta...

Este fim de semana vou montar a minha que chegou ontem.
Estava a ler o primeiro post do tópico e verifiquei que as instruções do suporte de montagem da cama estão errados, mas o link disponibilizado está inválido... Poderiam fazer outro sff?


Muito obrigado.
 
Boas malta!

Decidi instalar um sistema Bowden na minha A8. Estava tudo a funcionar perfeitamente, apenas achei que seria giro mudar. Mas estou com imensas dificuldades em conseguir aquilo a funcionar, o motor do extrusor falha imensos passos, pelo que li devido ao PLA ficar colado ao tudo do E3D. Reduzi então o valor da retraction e continua com o mesmo problema! Alguém sabe o que posso fazer? Aumentar a tensão da roda que puxa o filamento irá ajudar?
 
Qual tubo? Podes colocar uma foto?
Vê lá se estás a respeitar a curvatura do filamento quando entra no tubo. Convém que o filamento faça a menor força possível no interior do tubo.
 
Qual tubo? Podes colocar uma foto?
Vê lá se estás a respeitar a curvatura do filamento quando entra no tubo. Convém que o filamento faça a menor força possível no interior do tubo.

Por tubo estava a referir-me ao heat break, o meu não tinha o revestimento de teflon e então o PLA agarrava-se às paredes do heat break, pelo que li durante o dia de hoje. Mandei vir uns com teflon a ver se ajuda.

A curvatura era mínima, apenas o necessário para ir do lado para baixo, acho que não estava mal:
KLiz9DoGFAi0lu249442YTnwuuSsJDI6q4gQXDxD8uodJ-MikPUqMMsAuisjnEA5vK533RzaTLP6ImC3TahGNNoP7x-KzPDUKljcm89-CcaLlC3CJdcBw4E5p2JQsF-E5l3Zo7uuJDG0ecbFaQfxmGlxEK9tFJEWuj5Wby8mIX1bkuVusbqV5I31HiJ81CJv1UHQ8AkpG8nqWD31Iaxtu0BfQTwPYTvLZYZJR9KgxJYkG4NE0oVzzW-YoDqciylFUJK1o3NS8BJcQmqO888VANqS4AqnJu8_Y0f1WyV8nNvOjRKGyZc5hhk8Je87CEjEs9CTyVfIUu0cNy5xJQ0cJavOtNRASw5pRPs7uHpMZTINSW3nUklDDb5cD4-D7GAYqxAaWxCIMUx-rOr3mU-Nh_zAUZiJmtmi4POP_E3W4xFezVt52LkS8Ql5yFqVYoqpZ-VnGSEa12SDzxhSQRCeC6RWKoSxzqkVCGF0ewvaoF98fC_Bn99tU96-RuonQZ6PeC-h4IPowe1b_SlXlVHPUs2Qr8NFNiZxt_xtg2YjUPPMVMq3TGhDaHgUQ50OjLV0i85hoeLod4SBkdQDIosTRG8cz1g5HqLgwOozcZvV_IePTjwpdQ_R=w711-h948-no
 
Boas malta!

Decidi instalar um sistema Bowden na minha A8. Estava tudo a funcionar perfeitamente, apenas achei que seria giro mudar. Mas estou com imensas dificuldades em conseguir aquilo a funcionar, o motor do extrusor falha imensos passos, pelo que li devido ao PLA ficar colado ao tudo do E3D. Reduzi então o valor da retraction e continua com o mesmo problema! Alguém sabe o que posso fazer? Aumentar a tensão da roda que puxa o filamento irá ajudar?

Faz o seguinte teste.
Pega num pedaço de esponja (pode ser da esponja de lavar loiça) e fura esse pedaço com o filamento.
Depois mete uma ou duas gotas de óleo das maquinas na esponja.
A seguir imprime e vê se resolveu o problema de agarrar nas paredes do heatbreak.

O "calcanhar de Aquiles" do filamento PLA é mesmo esse, aderir às paredes do heatbreak (especialmente na E3D), sendo que o uso do óleo das maquinas resolve esse problema.
Ao mesmo tempo a esponja serve de filtro de limpeza do filamento.

Este problema já não acontece a quem usa filamento ABS. Se usarem em filamento que não seja PLA, não é necessário o óleo das maquinas, mas é igualmente importante ter este filtro de limpeza, para que não contamine o heatbreak com impurezas.

Só mais uma dica, à quem use apenas uma gota quando insere um filamento novo. O metedo que uso é de "sentir" se a esponja está ligeiramente presa ao filamento, se a fricção for pouca deixo ficar se for muita meto mais uma gota.

Relativamente à força do motor, é aconselhado a ter 4.6kg e no mínimo 4kg. Se está a saltar passos podes ter de dar mais potencia ao motor, mas também pode ser pelos "clogs" e isso resolves pelo que descrevi em cima.
 
Back
Topo