Impressora 3D RepRap Prusa

@yougurt, obrigado mas tive a ler esses posts todos esta noite ;)
O meu problema vem do facto de eles só terem estas medidas em stock e pelo que entendi a fresa deles só corta até 12 mm :(. Já preparei os ficheiros para 12 mm e 10 mm mas agora a dúvida é só em termos estruturais e de ruído o que será melhor.

De pintura já estou habituado ;)

Normalmente faço assim: primário, lixar com lixa 400, subcapa, lixar com 400, 1ª demão, lixar com 600, 2ª demão, lixar com 800, 1ª demão de verniz, lixar com 1000, 2ª demão de verniz, lixar com 1200 e finalmente 3ª demão de verniz... ufa heheh

@ajmartins quando dizes que só funciona com 16 mm é por causa dos ficheiros? Esses já compilei novamente para 12 mm. Tive que instalar o openscad e o python mas até foi fácil porque o autor facilitou a coisa ao deixar tudo paramétrico, basta alterar o ficheiro config e fazer a exportação com o script em python
 
Última edição:
Impressoras multicolor a ideia parece engraçado, mas no meu ponto de visto não vale o esforço. Conseguir obter bons resultados com 2 cores é muito difícil, imagina com 3 ou ate RGB… Acho mais realista investir num kit de pintura, obtém-se resultados muito melhores.
Agora existe uma área onde ter uma impressora que imprime dois filamento é muito útil, é usando um filamento dissolúvel para suporte e outro para imprimir a peça final. O problema nesse momento é o filamento de suporte ser demasiado caro, quando houver uma alternativa barata irei sem duvida modificar a impressora que tiver para ter essa funcionalidade e provavelmente usando um cyclopes ou um destes novos sistemas que troca o filamento antes deste passar pelo extrusor.

Sobre os dampers uso somente um para mover a cama da minha prusa. Tem duas funções, uma é remover vibrações que passam do motor para a estrutura e outra função é obter uma pequena tensão constante na correia.
Os dampers resultam e impedem que algumas vibrações dos motores se propagem, mas como é logico não fazem milagres. Ha dampers que são uma folha de cortiça que se poem entre o motor e o suporte, este não funcionam tão bem como o que uso. O que tenho instalado na prusa são duas placas de metal unidas para um plástico, este plástico mexe um pouco e é o responsável por absorver a vibração do motor.
uPLLUt.jpg



Ei2VwY.jpg


Mas estes dampers só são uteis para impressoras que tenham steppers de 1/16 ou 1/32.
Se queres um impressora silenciosa a melhor opção é usar uma board 32bit com uns steppers 1/128 ou até 1/256. Na minha corexy tenho os de 1/128 e os motor quase não fazem barulho, dai não os ter instalados nessa impressora.

Tenho 2 dampers iguais a da imagem parados, caso alguem tiver interese posso os vender a bom preço.
 
@morgoth2006 , eu não arriscaria! Acho que é um pouco como comparar chapa de aluminio de 3mm vs 6mm. Não tem nada a ver em termos de rigidez e suporte!

Aconselharia a procurares outro local para o corte ou as Fablab. ACho que lá, mesmo com marcação e a pagar é bem capaz de sair mais barato que numa empresa especializada ( e nos open days não cobram )

SEm te querer complicar a decisão, mas podias ser o primeiro a montar aqui uma MP3DP? Já tem sido aqui falada como hipotese e parece-me uma boa alternativa ao modelo Itopie e facilitar-te a build. (Contudo eu teria que fazer algumas alteraçoes, pelo menos no eixo X)

IMG_20160829_152820.jpg

http://www.vicious1.com/projects/project-3d-printer/

@Filipe campos , boa dica em relação aos filamentos de suporte. Não me lembrei desses!
ESses Dampers não me parecem chineses, pois não?
 
Relativamente aos dampers, eu uso na itopie em todos os eixos.
Diferença é notória, principalmente nas vibrações.

Mas sou suspeito em falar... talvez quem já a viu ao vivo possa comprovar o que digo.

Também já testei em cortinha e borracha mas não é a mesma coisa destes dampers.

Resta saber a durabilidade deles.... pois estão sempre em tensão e podem ter uma vida utis curta, tudo depende das velocidades usadas e da tensão das correias....
Mas para já e desde que montei a itopie ainda não se queixaram, e já vai quase 1 rolo de filamento em testes....

Agora se querem um conselho (isto para os indecisos na compra da primeira impressora 3D), tenham calma e aguardem um tempinho pois pode ser que apareça uma novidade...... mais não falo, certo @yougurt?
 
@yougurt em principio será como comparar uma chapa de 3mm com uma de 4mm ;) são menos 25% de espessura, mas sim é essa a minha preocupação em termos estruturais. A MP3DP não acho piada até porque precisa de mais peças impressas e a longo prazo a itopie tem mais vantagens em termos de estrutura para armazenar a parte electrónica.
Infelizmente estou a viver no Alentejo, em Serpa mais concretamente, e não tenho hipóteses de ira a nenhum fablab :(. Esta empresa fica relativamente perto, 30 km, e faz-me o trabalho por 20€ mais IVA com material incluído, não fica fora de jeito.
 
@morgoth2006 de que zona és? Eu tenho uma marcação para o fablab lisboa para dia 11 para cortar a frame da itopie.

Já agora acho que também se pode usar MDF 19mm deve ainda dar mais estrutura ao frame.
 
Última edição:
@yougurt em principio será como comparar uma chapa de 3mm com uma de 4mm ;) são menos 25% de espessura, mas sim é essa a minha preocupação em termos estruturais. A MP3DP não acho piada até porque precisa de mais peças impressas e a longo prazo a itopie tem mais vantagens em termos de estrutura para armazenar a parte electrónica.
Infelizmente estou a viver no Alentejo, em Serpa mais concretamente, e não tenho hipóteses de ira a nenhum fablab :(. Esta empresa fica relativamente perto, 30 km, e faz-me o trabalho por 20€ mais IVA com material incluído, não fica fora de jeito.

E porque não compras tu a placa e levas?
Na itopie convém ser os 16mm....

Mas volto a repetir.... não sejam apressados.... saibam esperar!!!!
Existem ideias e partilhas de informação extra fórum que trazem com certeza novidades......
 
Boas pessoal. Grande tópico :D Mega mesmo!!!

Entrei agora neste mundo. Comprei uma Anet A8 na *****. A impressora não é nada xpto, mas por 160€ é brutal o que se consegue fazer. Estou muito satisfeito.

Agora, em vez de andar aqui a dar uma grande história do meu curto percurso, queria só saber onde posso comprar rapidamente uma placa mosfet para a minha heatbed (para retirar a corrente da controladora) e um "motor coupling" para o eixo dos Zz.

E filamento? Onde costumam comprar? Vivo em Lisboa e pelo que consegui ver, com preços mais em conta tenho:
- loja do parvo
- Dowire.pt (uma loja em Corroios,)
- ledsandChips.com (Lisboa)
- 3dfilamentos.net (Matosinhos)
- filkemp.com (parece que é uma fábrica em Mem-Martins)

Posso mandar vir de fora, mas ainda não investiguei.


Tenho mais dúvidas, mas uma coisa de cada vez.
 
E filamento? Onde costumam comprar? Vivo em Lisboa e pelo que consegui ver, com preços mais em conta tenho:
Tenho mais dúvidas, mas uma coisa de cada vez.


http://create3dfilaments.com
Há semanas que tem pla marca create a venda a volta de 17€ kg. A marca create é boa, prefiro este a da bq.
Mas esta loja só compensa quando tem promoções. De vez em quando aparecem mega promoções, tinham uma uns tempos atras com desconto de 50%. Comprei 8 rolos de pla, ficaram a volta de 11,5€ cada. demora uns 3 dias uteis a chegar.
PS: neste momento não tem nenhuma promoção de jeito..

loja online inter data
Comprei a 1 mes atras 2 rolos pla bq 14,5€. Tem um custo de transporte de 5€, compensa se comrpar pelo menos 2 rolos. demorou 6 dias uteis a chegar.

http://www.reprapalgarve.com/5.html
filamento pla e-sun 18€

loja fisica media_markt
Tem algumas cores de pla a 20€
 
Última edição:
Agora se querem um conselho (isto para os indecisos na compra da primeira impressora 3D), tenham calma e aguardem um tempinho pois pode ser que apareça uma novidade...... mais não falo, certo @yougurt?

@jbaiao, Hahaha, Roger Wilco! As peças estão em impressão, ontem despachei mais dois suportes de mesa! EStou em modo Fabrica!


@Djizasse , ora boas , welcome! O que importa é que estas satisfeito com a compra.

Esses dois itens compras com facilidade *****.

Queres isto nao é :

29c0fc9c4e_41kIpFZ3BQL.jpg


Procura por high power heat bed module.

Nao percebi se queres um motor ou um coupling? Mas o ali resolve.
Loja do parvo? Nao percebi.
Filamento, espreita também a *****, mas a *****.

Também tens a loja da RepRap no cacem, gosto cada vez mais do filamento deles apesar de necessitar de um pouco mais de temp vs bq, mas misturo os dois muito bem, quando necessário. Ampla escolha de cores.

Pt robotics vende bq
Tem uma loja em loures, que nao me lembro agora, tambem com BQ ( Lembrei-me Fused Minds)

@Filipe campos, engraçado... create é dos que menos gosto... temps muito altas para imprimir, absorve humidade que é uma loucura e parece Esun se ficar de fora 1ou duas horas , parte logo. Era o unico que se lartia dentro do tubo ptfe se ficasse la durante a noite.

Por ordem de preferencia dos ja testados por mim:

EAsyfill ( mais caro e so com 750g)
BQ! Por larga margem
REPRAP
Create
 
Última edição:
é verdade o pla create nao se pode deixar na impressora, senão no dia seguinte esta partido. Mas eu gosto dele pela qualidade que obtenho. Em termos de temperatura tenho usado o mesmo da bq e tenho bons resultados.
Esun comprei uma vez 2 rolos e não gostei, foi preciso temp altas para ter peças solidas.

Eu so usei 3 marcas e a que tive melhor resultado em termos de impressão foi a da create, a cor fica brilhante no fim de imprimir. Nas fotos do robot ED209 que pus da para ver este bilho, foi tudo imprimido com pla create.
 
Se queres um impressora silenciosa a melhor opção é usar uma board 32bit com uns steppers 1/128 ou até 1/256. Na minha corexy tenho os de 1/128 e os motor quase não fazem barulho, dai não os ter instalados nessa impressora.

Qual a placa 32 bits que usas? a smoothieboards? Já agora pela tua experiencia achas que se optem reais benificios usar uma placa destas numa prusa por exemplo?
 
@Filipe campos, esse aspecto do brilho é verdade, confirmo! ( E volto a elogiar esse ED209, Adoro!!!)
Mas repara, dos meus 185° com BQ para os 205/210° da create, sinto-me sempre mais confortavel com estes valores mais baixos e com muito menos stringuing. Create "Escorre" muito pela nozzle. Por outro lado, para ser honesto, julgo que eles têm problemas no armazem que têm em loures, relacionado com humidades, o que nao ajuda. Um dia recebi um pla branco carregadinho de agua. Felizmente assistencia foi top e rapidamente , no dia a seguir, me mandaram um novo. até pude trocar a cor para um rosa pastilha elastica espectacular. O branco, bom, na verdade ainda o usei, foi ir ao forno e ficou bom! ( até me fiquei a sentir mal, porque como nunca tinha tido filamento com humidade, nao identifiquei o prob logo de inicio).

A promo deles da maker faire foi TOP! Rolos a 10 €, até esqueço os defeitos, isto porque na verdade e como ja tinha dito uns posts atrás, todo o PLA é bom desde que se conheça bem o produto. Foi algo que o Sanlander disse num dos videos dele e eu tenho começado a concordar.

Olha, tens no kickstarter uma "mega" a 32 bits muito interessante! RE-arm for Ramps.
https://www.kickstarter.com/projects/1245051645/re-arm-for-ramps-simple-32-bit-upgrade
 
Última edição:
@yougurt, obrigado pelas lojas.

Quanto à loja do parvo é a Media "mercado", têm o slogan "Eu é que não sou parvo".

Os links para lojas chinesas eu já tenho, queria era ver se encontrava por cá a um preço porreiro. Estou a ver que vem mesmo *****.

Quanto à Anet A8, tinha a perfeita noção do que estava a encomendar. Pareceu-me uma boa plataforma para ir brincando e experimentando alterações. Não quis avançar com 400€ ou 500€ sem ter a certeza que iria mesmo gostar disto. 160€ não faz uma mossa tão grande.
E desta forma tive que a montar, calibrar, cometer alguns erros, aprender a lidar com os slicers, instalar o octoprint (que espectáculo) e aprender como lidar com os erros de impressão. Também acho que o percurso fica mais interessante, a qualidade inferior do material provoca problemas que podemos não ter com outros modelos de maior qualidade. A cada upgrade que vou instalar vou poder comparar os resultados.

E ainda bem que o @dj_fifas também tem uma e até já imprimiu uns upgrades que eu até já tinha feito download dos stls :)
 
Qual a placa 32 bits que usas? a smoothieboards? Já agora pela tua experiencia achas que se optem reais benificios usar uma placa destas numa prusa por exemplo?
Numa prusa não tens muita vantagens em usar 32bit a não ser a possibilidade de usar stepper 1/128 e 1/256 de forma a impressora ficar mais silenciosa. Mas numa impressora delta ou corexy é quase obrigatorio devido as velocidade de impressão maiores. Ha quem usa ramps em deltas sem LCD, funciona mas não vais conseguir imprimir a mais de 100mm/s provalvemente.
Mas se tiveres numa prusa motores de 0.9 grau em vez dos habituais 1.8º e steppers 1/32 é provavel que a ramps ja não aguenta e comença a dar micro pausas para recuperar o buffer.
Na minha corexy tenho uma radds 1.5, arduino due, 5x stepper de 1/128 e lcd radds, tenho um rpi3 com octoprint ligado ao arduino due. O arduino due tem uma porta usb "real" que permite velocidade de transferencia muito superiores

@Filipe campos
A promo deles da maker faire foi TOP! Rolos a 10 €, até esqueço os defeitos, isto porque na verdade e como ja tinha dito uns posts atrás, todo o PLA é bom desde que se conheça bem o produto.
Também aproveitei essa promoção, vi os pela primeira vez no maker fair de lx de 2016. Comprei 8 rolos na altura.
 
Última edição:
Desconhecia completamente essa board... estive já muito tentado em comprar a MKS SBASE para a CNC, mas acabei por deixar andar como está... mas preciso mesmo de comprar algo melhorzinho com suporte 24V para os Nema23.
A Radds suporte 24v? Onde compraste?
 
Ola Malta,

Já não imprimia nada alguns dias, ontem e hoje o filamento está sempre a encravar, isto é, imprimo bem 1horita e depois "encrava" e não imprime mais nada...alguém tem ideia do que poderá ser?Será melhor desmontar e limpar tudo?
 
Quando isso me acontece, tiro o bico e limpo o interior do extrusor com uma broca para tirar todo o filamento agarrado, depois meto filamento em frio e faço fricção para cima e para baixo.
 
@FiwiPITO, o que é extranho é que imprimes uma hora e depois "entope" . É isso? Se depois de teres esse jam, mandares imprimir, volta a escorrer filamento?

pode ser os settings de retract estarem demasiado altas e levar ao entupimento, mas como tens bowden e e3d prefiro nao me esticar mt em conselhos.

Pode também ser alguma particula na nozzle, etc

Tive recentemente uma coisa assim, mas via logo com o aquecimento que a extrusora nao estava a debitar a quantidade habitual... usei uma drill de limpeza dos chineses, com cuidado, para limpar e resolveu o problema, tal como o AJ
 
Back
Topo