Impressora 3D RepRap Prusa

Bem, começo a ficar contente com os resultados.

Sim eu sei que foi uma print básica, mas ficou fofa :3 xD

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@Djizasse Por acaso tenho curiosidade acerca dessa impressora. Tive para comprar mas mudei de ideias e entretanto parece que me vão oferecer uma daqui a uma semana ou duas. Os outros users que compraram só apareceram aqui uma ou duas vezes e não deram feedback nenhum sobre elas.
Mete umas pics e diz o que achas dela!
 
Diogo, se usar o stp55nf06 ou o HUF75345P preciso de alterar alguma resistência? Ou são apenas modelos que aguentam mais corrente?

Não precisas mudar nada. Podes substituir um pelo outro.

Consegui gravar o bootloader novamente e deixei de ter um mau pisa papeis para ter um clone de qualidade duvidosa :lol:

Fica para amanhã meter uns steppers a mexer :)

Pelos vistos mandaram-te o arduino sem bootloader. Ainda bem que conseguiste dar a volta :)
Para mexeres os steppers podes precisar de ligar os endstops.
 
@dj_fifas ya, deves ser dos poucos :). Por acaso esse batarang ficou porreiro, parabéns! Eu da minha, se vier, não tinha muitas expectativas mas, vendo essa print, provavelmente até vai dar para um dos meus objetivos que é fazer moldes para peças em aluminio. Fica a itopie reservada para peças mais complexas. Já fizeste alguns upgrades ou tens feito apenas afinações no material que trouxe?
 
O circuito pode ser só o mosfet e uma resistência sem nem quiserem por um led.

https://drive.google.com/file/d/0BzkDuDi_KxbsZEN0STU2X1pBWUU/view?usp=sharing

O inconveniente deste esquema é que se fizerem m**** podem meter 12V directamente na saida do arduino e rebentar com ele.
Para isso têm este esquema que é seguro para o arduino pois os 12V estão isolados opticamente.

https://drive.google.com/file/d/0BzkDuDi_KxbsTXhvTWU5RDN6RDA/view?usp=sharing

Os componentes não têm que ter exatamente essas referências, podem ser adaptados ao que houver mais "à mão" :)
o isolador nao faz la falta nenhuma, so ter atençao ao que estao a fazer
 
Hoje terminei a montagem do esticador da Correia do eixo X, o resultado foi este. Só a primeira camada é que não me agradou muito

IMG_20170108_162003_zpsuscthc98.jpg


E já agora, máquina como está de momento.

IMG_20170108_162027_zpsuojhmdvh.jpg


De upgrades tem os esticadores das correias X e Y, estrutura de reforço do acrilico da frente, e a cena da ventoinha :)

Amanhã vem um vidro que arranjei a custo 0 :)
 
Boas malta, tudo bem?

Bom... Estou quase pronto a montar a minha bichinha, já so fala a fonte de alimentação, os LeadScrew's que ja estão encomendados e a caminho e as peças impressas.

Deixei as peças a imprimir na RepRap Portugal no Cacém... Malta 5 estrelas. Eles no site têm a indicação de impressão de peças com o custo de 0,17€ centimos a grama. Para peças de impressoras fazem o preço especial de 28€, mesmo que o peso ultrapasse esse valor.
É um ponto a favor =D. Explicaram-me que é pelo facto de as nas peças das impressoras não terem nem causarem tantos erros na impressão.

Respondendo à tua pergunta @yougurt, estive hoje a fazer o levantamento das peças que me faltam e da que ja tenho e ao todo a impressora ficou em 365€. Tendo em conta que ja tenho muitas alerações de raiz e que tenho bastantes peças suplentes não acho que tenha ficado cara.


O que acham? Basiei-me na BQ Hephestos mas no fim ficou com LeadScrew de 8mm, e3d V6 Extruder, Kit de fixação sugerido pelo @jbaiao e o eixo X sugerido pelo @yougurt.

Para quem quer construir uma impressora ja com essas mod's ficam os links no Thingiverse:

- KIT peças Hephestos: http://www.thingiverse.com/thing:1411994 - Sem muitas das peças do eixo X
- KIT estabilização para a Hephestos, pelo Jbaiao:http://www.thingiverse.com/thing:703655
- A braket para o e3D: http://www.thingiverse.com/thing:723803
- E este conjunto para as peças do eixo X: http://www.thingiverse.com/thing:1315535


Estou em pulgas para começar a montagem :P


Abraço
 
@dj_fifas começa por calibrar os steppers.
Para primeiro teste, nos varões lisos dos eixos, marca um traço ao pé do rolamento com uma caneta de acetatos.
Depois moves 20mm e voltas a marcar. Por fim com a ajuda de um paquímetro (na gíria "peclise") medes os dois traços.
Se não obtiveres o valor próximo dos 20mm então tens de alterar os steppers (no marlin).
Depois desta afinação feito é que voltas a imprimir um cubo 20x20 e fazes as afinações finais.
Em relação à primeira layer, a mesma ao ser impressa deve de ficar ligeiramente espalmada. É por isso que tens folga entre as shell's.
@jbaiao,
Há algum tutorial no YouTube? Não fazia ideia que dava para fazer isso.

Steppers são os motores?

O que recomendas deste vídeo? Há aqui também referência a um firmware (SkyNet 3D)
 
Tenho estado a ajudar o @RM7 com as ligações e surgiu-me uma duvida.
Como não uso sensor indutivo devem saber deste assunto melhor que eu.
Usam o sensor indutivo em vez do fim de curso ou ele continua a ser usado?
Se não for usado então é o sensor indutivo que faz tanto o "Home" como o "Auto bed leveling"?
 
@diogoc O Sensor Indutivo é a Substituição do End-Stop do Z.

@Exhit Os Stepps são "As voltas que o motor tem que dar para se atingir uma determinada distancia", a melhor maneira de veres os stepps é marcas um Risco no Veio, mandas andar 20mm, e medes, tem que dar 20mm, se não der então tens os Stepps errados...

Alguma duvida no Youtube tens lá isso bem explicado, em video que é mais facil de compreender.

Cumprimentos,

Fiwi.
 
@diogoc O Sensor Indutivo é a Substituição do End-Stop do Z.

@Exhit Os Stepps são "As voltas que o motor tem que dar para se atingir uma determinada distancia", a melhor maneira de veres os stepps é marcas um Risco no Veio, mandas andar 20mm, e medes, tem que dar 20mm, se não der então tens os Stepps errados...

Alguma duvida no Youtube tens lá isso bem explicado, em video que é mais facil de compreender.

Cumprimentos,

Fiwi.
Eu depois já tinha percebido, até porque já fiz disable steppers, mas esqueci de apagar essa parte da minha questão. :lol:

Não estou a conseguir encontrar nenhum vídeo. Os que encontro são básicos referentes a Hotbed leveling, referentes à calibração do Extruder ou são calibrações para outras printers. Já estou há 30 minutos à procura. :cwm3:
 
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Achei que esses vídeos fossem muito genéricos e não fazia ideia que pudessem ser usados para a ANET A8. Quando chegar a casa dou uma olhadela e se tiver dúvidas venho cá chatear :P. Agradeç

Já agora, quais sãos os melhores CURA settings para a impressão de "tetos" ou "pontes"? Eu fiz uma peça (um Zip Toggle para malas: http://www.thingiverse.com/thing:1797006), a questão é que quando passa para a parte de cima da impressão, tem que fechar a caixa, aí começou a descambar um pouquinho (podia ter ficado BEM pior). Depois tive que pegar numa lima de corta unhas (aquelas coisas que ninguém usa) e desbastar manualmente o interior. Usei o High Profile (com LH 0.1 e 80% infill) deste vídeo:

Recomendam mais LH? Eu acho que não, senão fica muito pesado e é pior para a impressão.
Aumento a velocidade de alguma coisa? Acho que será por aqui, aumentando um pouco a velocidade.

Quanto à minha experiência, já passei pelo seguinte:


*Dia 1*
1. Montagem: Das 17 horas até às 00 horas e 30 minutos. Mais ou menos 7 horas e 30 minutos de tempo de montagem.

2. A PSU não andava a ligar. Quando desligava o cabo POWER da MAINBOARD, já ligava. Vou mas é dormir.


*Dia 2*
1. Acontece que de uma versão para outra, os gajos inverteram as polaridades na MAINBOARD e eu tinha as polaridades trocadas (segui os vídeos de instrução da versão errada).
1. Um dos Zmotors andava a bloquear enquanto o outro continuava, fazendo com que todo o eixo X ficasse torto, naturalmente. Resolvi então refazer a colocação das Threaded Rods nesses motores, porque alturas diferentes podem criar ângulos diferentes e fazer com que um dos motores bloqueie e apertei ainda mais os parafusos. Também troquei os pins na mainboard Zmotor1 e Zmotor2, podia haver uma qualquer diferenciação. Nota: Z Post Fast não bloqueava, mas em imprimir eventualmente bloqueava. Que tilt -.-

2. Ao trocar de filamentos, o plástico, ainda quente, bloqueou o Throattube (tinha feito pesquisa anteriormente para a troca de filamentos, mesmo assim aconteceu-me isto). Tentei várias vezes desbloquear com aquecimento do extruder, não resultou. Eram 22 horas e estava tudo fechado. Isto ainda me tirou umas horas de sono porque fiquei frustrado por não ter resolvido a questão prontamente -.-


*Dia 3*
Tive que ir comprar uma chave-inglesa (o meu primeiro DIY, não tenho ferramentas nenhumas :P), desapertar o Nozzle Head, retirar o Throattube, retirar o Throattube interior e, com as chaves hexagonais (a mais pequena que veio), desentupir o Throattube inteior. O pior disto tudo é que não coloquei o Throattube como estava antes e tive que voltar a fazer Leveling da Hotbed.
 
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