Impressora 3D RepRap Prusa

Obrigado pelo trabalho @JPulido. Boa documentação e boas fotos.
Melhor que isso só mesmo subtituindo tudo por perfis de alumínio (e mesmo assim, fico na dúvida).

Olha, entrando em www.casefaz.com, apenas se vê o logo. É suposto?
Obrigado @Djizasse. Alumínio, se for bem cortado, terá algumas vantagens. Tudo depende da afinação das máquinas e a boa instalação destas modificações.
O casefaz.com é mesmo assim.

@JPulido , obrigado!
(...)
Preciso so de pedir um favor. Quando tiver em casa, vou medir a altura na frame em que a fan guard está mais afastada da mesma e depois perdir-te se medes a distancia ao varao roscado de suporte, a partir deste ponto, para eu ver se se tenho espaço, devido ao angulo do varao.
Independentemente da mod, mais um post exemplar, que até se podia chamar "Prusa I3 Reforço estrutural Z Axis - for dummies" ;)
Obrigado @yougurt, "manda vir", eu penso que dá para instalar sem interferir com a ventoinha mas nada melhor do que saber antecipadamente.
Quanto aos dummies, a ideia não é essa. Muitas vezes temos a tendência para menosprezar "pequenos pormenores" e isso acaba por ter muita influência no resultado final. Por isso fiz algumas descrições de pormenores que parecem "infantis" mas não são, fazem grande diferença.

@Filipe campos, problemas e soluções similares.
 
(...)

O pearl está mesmo em força :) Já tinha experimentado velocity painting, que também usa scripts perl:
https://www.velocitypainting.xyz/blog/
Isto é o regresso da "velha senhora", Perl (1). Nada melhor para trabalhar, "baralhar e voltar a dar", com ficheiros ASCII do que Perl.
Os Slicers terão uma grande evolução nos próximos tempos, penso eu. Com a quantidade, e qualidade, de impressoras espalhadas pelo mundo os utilizadores começam a exigir mais opções e diferenciadas. Abrir uma porta nestes programas para poderem usar extensões já será bom, principalmente se poderem ser integradas com pré-visualização dos resultados, o que penso não acontece agora.

Modificar os "caminhos" dos eixos X e Y não oferece grande dificuldade para o hardware o mesmo não acontece com o eixo Z, por razões óbvias.

Por agora não estou com tempo disponível, estas coisas levam muito tempo, mas lá mais para o fim do ano será um prazer, e um desafio, por Perl a "dançar o Tango" com a Prusa...

(1) Senhora por ser uma linguagem de programação.
 
Quanto aos dummies, a ideia não é essa. Muitas vezes temos a tendência para menosprezar "pequenos pormenores" e isso acaba por ter muita influência no resultado final. Por isso fiz algumas descrições de pormenores que parecem "infantis" mas não são, fazem grande diferença.

se calhar não me expressei da melhor forma. A minha intenção com a expressão " for dummies " era no melhor dos sentidos, brincando um pouco com os livros desta colecção que procuram trazer diversos temas aos "newbies" (. E que talvez seja uma expressão mais adequada que dummies) , seja de area for! E olha que eu sou um grande newbie e por vezes dummie, no sentido em que estou sempre a aprender, pricipalmente nestas areas de evolucao tecnologica. Hoje adorei quer o link do baiao quer do Dzijasse, com 2 aspectos que desconhecia por completo e adorei ler!

AGora que percebi que mexem em programação ( pearl )... e os usos que a mesma pode ter nas impressões ao conjugar scripts com o gcode...até fiquei com dor de cotovelo!!!!

Estou actualmente a ler um de electronica for dummies ver se aprendo qq coisa!

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Olha que gosto muito dos teus posts exactamente por essa atenção ao pormenor, e cuidado em tornar os assuntos acessiveis a todos.



 
Última edição:
Instalei uma cama MK3 de 300x200 na prusa juntamente com uma tela PEI, decidi postar aqui algumas fotos do resultado e minha opinião pessoal sobre o material instalado.

Quanto a cama MK3 não tenho muito a dizer. Ela funciona bem embora ela demora muito tempo a aquecer, devo estar a fornecer pouca energia, para chegar aos 70ºC demora a volta de 6minutos. Tenho uma fonte de alimentação de 350W, a cama esta ligada a um mosfet externo. A placa MK3 é de 3mm de grossura o que permite não desformar com o calor, colei por cima dela uma tela de PEI de 0,8mm. Quanto a tela ainda só testei pla, a temperatura de 65ºC o pla cola muito bem. Para ter boa adesão é preciso usar velocidade baixas na primeira camada, tipo 20 a 25mm/s. Com velocidades maiores tive problemas do pla ter colado onde não devia. Não é preciso aplicar spray de cabelo ou qualquer tipo de solução. Uso um sensor de metal para auto nivelar a cama e funciona sem problema com a placa de PEI.
O pla decola sozinho mal a cama fica fria, para limpeza da placa de PEI é feita atraves de uma passagem de algodão com alcool.
O unico problema que encontrei é deixar um pequeno rasto de pla colado no PEI a medida que é feito o procedimento de auto nivel.

VhoPUKx.jpg


cQoJuCA.jpg


M3tbgHf.jpg


EkJpekx.jpg
 
Última edição:
6 minutos para chegar aos 70ºC realmente parece muito. Quando dizes que forneces pouca energia, será do mosfet ou da fonte?
Só é pena teres a mesa como 200x300 em vez de 300x200, mas acredito que alargar o eixo do X dê algum trabalho ;)
Essa tua impressora tem muito bom aspecto.
 
O problema é da fonte de alimentação. Ela é de 350W e tem 2 saidas de 12V, o mosfet da cama esta ligado somente a uma destas saida de 12V. Não sei ao certo qual o consumo maximo da MK3, mas ja li algures que ronda os 240W max. Talvez ligando tambem a segunda saida da fonte de alimentação ao mosfet resolve o problema, mas não sei se vai afectar depois a potencia fornecida a ramps.

O mosfet que estou a usar é este modelo:
http://www.ebay.com/itm/162484336172

Ter uma cama 200x300 ou 300x200 não vai dar ao mesmo?
 
Esse mosfet parece igual ao que usava na minha Anet A8. Eu liguei-lhe dois canais da fonte (a original) e ela aquecia rápido. Mas a minha mesa era a original, bem mais pequena que essa.
Os cabos entre a fonte, mosfet e mesa terão secção suficiente?

300x200 numa configuração de 300mm no eixo X e 200mm no eixo Y.
Não seria preferível ter os 300mm a serem utilizados pelo eixo X? Com a mesa cheia de peças terias menos movimentos da cama.
Eu quando disponho várias peças na mesa, tento maximizar a distribuição horizontal.
 
faz sentido o eixo do Y mexer o menos possivel, mas não sei se tem alguma influencia a nivel pratico. A velocidade de impressão é sempre a mesma para o eixo dos X e Y, e normalmente o eixo dos Y é que define a maior velocidade possivel sem ter artefactos na impressão. de qualquer forma não é possivel por a cama no formato 300x200 por causa da furação previa da placa de baixo e onde estam ligados os rolamentos.

Quanto a fonte posso tentar ligar as duas saidas de 12V ao mosfet para ver como se comporta. A minha unica preocupação é ter W suficientes para alimentar a ramps e hotend de forma estavel.
 
Uso firmware repetier, para ter um auto leveling rapido e eficiente andei a alterar alguns parâmetros. Vou partilhar essa informação aqui neste post, pode ser útil para o pessoal que usa auto leveling.
Tento o repetier como marlin tem um campo que permite inserir gcode antes e depois do auto leveling, no meu caso adicionei o seguinte no campo "Probe start script":
G1 Z3\nG28 X Y\nG1 X100 Y0\nG28 Z\nG1 Z3

cada comando gcode é separado através do newline char "\n"

O comportamento é o seguinte;
1- levanta o carriage 3mm para cima (evitar bater alguma coisa antes do homing)
2- homing X e Y
3- mover o carriage a meio da mesa
4- homing Z
5- levanta o carriage 3mm para cima (para não ter o sensor indutivo activo antes do auto leveling)
6- inicia o processo de auto leveling

No campo "Probe finished script":
G1 Z50
7- no fim do auto leveling levanta o carriage 50mm para poder eliminar algum filamento que esteja pendurado no nozzle.

No slider só é preciso adicionar o comando G32 para fazer todos estes procedimentos.
Imaginamos que tinha o carriage em z = 100mm, se não usar essa script a cada ponto feito no auto leveling o carriage voltava a subir até aos 100mm o que demora bastante tempo a fazer todo o processo de auto leveling.

No caso do marlin não sei ao certo se tem o mesmo problema e se essa script tem algum utilidade.

Vídeo a fazer o auto leveling usando essa script:
 
Última edição:
3mm para um bowden parece ser correto, diria para mudar a velocidade do rectact para uns 50mm/s e o z-hop para uns 0.4mm.
A extrusão encravar não é normal é não deveria acontecer mesmo com muitos rectacts. Acho que o problema não tem a ver com configuração dos rectact e tem mais ha ver com o hotend ou extrudor.

Que hotend tens? E3D v6 original, E3d v6 little original ou outro? Pode por umas fotos do teu hotend e extrusor?

Já agora, recebi hoje uma placa smart ramps, é uma placa de 32bit muito parecida com a velhinha ramps 1.4. Irei nos proximos dias tentar a por a funcionar na minha prusa. É uma possivel solução barata para fazer upgrade de uma placa de 8bits para 32bits, embora como é tão pouco conhecida nem sei ao certo se vai funcionar. Ela liga-se ha uma arduino due em vez do arduino mega. custou-me 30€ já com portes incluídos, para evitar pagar mais taxas e como é muito semelhante a ramps pedi ao vendedor para por o custo do artigo na embalagem de 8 dollars. A placa veio muito bem embalada e a placa nota-se que tem alguma qualidade. Ela não tem a qualidade de uma radds 1.5, mas é superior a uma ramps 1.4.

Depois publico ai os resultados...

Smart ramps e arduino due (china clone)
7H14eXF.jpg


Smart ramps:
GhdNJhv.jpg


yL5A3l9.jpg
 
estou a utilizar uma E3d V6 original.
já agora qual a melhor maneira para armazenar o filamento? já estive a ler uns posts e vejo o pessoal a falar em colocar dentro de caixa de plástico com sílica, mas onde compro sílica?

qual é o firmware utilizado no arduino due?
 
caixa de plastico pode comprar numa loja do chinos.
Para a silica compra silica dos gatos, vai a qualquer hipermercado que vendem na sessão dos animais (gato).
Podes encher a silica dentro de meias velhas e depois poe as meias dentro da caixa que elas vão absorver a humidade.

arduino due suporta varios firmwares: marlin, repetier, etc..
No meu caso vou tentar usar o repetier.
 
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