Impressora 3D RepRap Prusa

Preciso de uma opinião vossa. Desenhei a peça abaixo do eixo Y para prender a impressora na base da enclosure. Mas fiquei a pensar se seria uma boa opção devido às vibrações. Acham que preferível deixá-la solta ou posso prender à vontade?

HV9rcyP.jpg
 
Preciso de uma opinião vossa. Desenhei a peça abaixo do eixo Y para prender a impressora na base da enclosure. Mas fiquei a pensar se seria uma boa opção devido às vibrações. Acham que preferível deixá-la solta ou posso prender à vontade?

HV9rcyP.jpg

Julgo que não haverá problema de prender a impressora à base usando uns pés como os que apresentas no entanto é preciso observar o seguinte:
  1. Certamente não terás benefícios na qualidade de impressão;
  2. Não conheço o armário onde tens a impressora mas provavelmente ficarás com dificuldade no acesso à máquina para fazer manutenção pois para a retirar será necessário desapertar os 16 parafusos.
Se a tua impressora desliza na base podes tentar outras alternativas:
  1. Limpar as bases impressas e colar uns bocados de material antiderrapante (o mais fino possível)
  2. Fazer uns pés como os que apresentas mas só para a frente onde o acesso estará mais facilitado
 
@JPulido O eixo dos Y da minha impressora foi feita com o seguinte material:
-4 Rolamento de 10mm SCV10UU com cascilhos em aluminio (marca dold mechatronik)
-2 varões de 10mm com tratamento de rigidez (h6) com um tamanho de 500mm (marca dold mechatronik).
-A placa que perguntas é feita de um material chamado "Aluminium composite panel" de 6mm grossura. é usado este material porque causa das suas propriedade mecanicas: boa rigidez, muito leve e não desforma com o calor ou humidade.
-A cama aquecidade é uma MK3 200 x 300 x 3 e tem uma tela PEI de 0,8mm colada por cima

Tenho uma area util de impressão de 212mm x 305mm, no Z tenho 245mm.

 
Quanto a cama MK3 não tenho muito a dizer. Ela funciona bem embora ela demora muito tempo a aquecer, devo estar a fornecer pouca energia, para chegar aos 70ºC demora a volta de 6minutos.

olha que na minha opinião, 6 minutos para 70° , a 12v , numa superficie de 300x200x3 é bom! se para a minha a 12 v conseguir aquecer em 10 min. já fico satisfeito )
Não sei se conseguiras melhor com a resistencia que a cama tem a essa voltagem, independentemente do mosfet, que julgo não afectar a velocidade de aquecimento. ( atenção, sou mt noob em electricidade, mas andei a estudar isto por causa da minha 300x300) julgo que tem mais a ver com os oms da cama, que a 12v andam entre o 1.6 e 1.8. Chegaste a medir na tua?

penso que a 24 volts conseguias em metade desse tempo , e se essa mk3 já o permitir, alimentado a "mains" ( ainda tenho de inventar tradução para isto, mas significa alimentado diretamente da ficha da parede , com um regulador de temperatura pelo meio ) em 2 minutos metias a 100º... podes sempre meter uma segunda fonte, a 24v, só para a cama.

custou-me 30€ já com portes incluídos, para evitar pagar mais taxas e como é muito semelhante a ramps pedi ao vendedor para por o custo do artigo na embalagem de 8 dollars.

Boa! ainda bem que passou, mas tiveste sorte! (eventualmente porque o package chama pouco a atenção, é pequeno, vêm que é electronica...etc... ou porque simplesmente no processo de selecção aleatoria, passou...
os valores que vêm na encomenda valem zero para a alfandega. em caso de duvida solicitam o comprovativo da transacção. (print screen *****, por exemplo) . se isso acontecer, e caso alguem se tenha lembrado de aldrabilhar, nem acho que brincar com o photoshop valha a pena! estamos a cometer um crime grave e os srs da alfdandega fazem isto todos os dias, ja conhecem as manhas todas!

De qualquer forma, muito boa compra, fico muito curioso com as tuas experiencias e na espectativa de lêr o teu post de review.
Atenção que se quiseres o lcd tens de comprar ao mesmo seller, dado que é especifico para esta ramps/radds...

Com isto da alfandega só não queria que os restantes companheiros ficassem a pensar que basta pedir ao seller para alterar o valor no package e já está!!!

Aproveito para dar os parabens novamente à tua i3 de perfis! Está cada vez melhor :clap::clap::clap:

Merece um brinde !:beerchug:



..., mas onde compro sílica?

a sugestão do filipe é mt boa, mas eu não uso a silica dos gatos. o chines aqui ao lado de casa tem umas caixinhas a 90 cents, já com disecante, cada caixa dura-me 3 a 6 meses dependendo da altura do ano. Tendo a caixa, é so comprar a recarga, tambem a 90 cents e tem o dobro da quantidade:

MqZCagLl.jpg


Alguma sugestão de onde comprar rolamentos 608?
Tenho duas crianças cá em casa a pedir para imprimir fidget spinners :D:D:D:D

Se é para ontem, como habitualmente é com crianças, podes comprar rolamentos de skate ou patins na decatlhon.
Contudo, já tive a minha fase de fidget spinners e nunca consegui fazer um impresso que girasse decentemente.... andei até à procura de alguns com um ABEC alto, acho que so encontrei de 7, e não encontrei diferenças. não sei se dos rolamentos, se da impressão em si, por nao ter a massa suficiente, mas a dica que deixo é que pelo preço dos rolamentos, mais vale comprar os fidgets na loja do chines do bairro.... custam 3/4 euros , right?

Para quem esteja curioso com o ABEC:
The ABEC rating system includes grades 1,3,5,7, and 9. The higher the ABEC rating, the tighter the tolerances are, making the bearing a more precision part. High precision and small tolerances are required for bearings to function at very high RPM, in products like high speed routers that must spin at 20 to 30,000 RPM.

Por acaso fiquei com pena dos meus spinners.... vendo as toneladas de videos na net na altura pensei que fosse facil! Lembro-me até de lêr sobre putos que a venderem a 5/10$$$ na escola juntaram bastante dinheiro, antes da moda massificar!

EDIT: agora que me puseste a pensar nisto fiquei com vontade de ir comprar um ao chines e experimentar com os rolamentos destes nos meus fidgets impressos... espero nao ter mandado tudo para a reciclagem!

Se verificar que por qualquer razao sao melhores que os que habitualmente encomendamos, quem sabe temos aqui uma nova source de rolamentos para as impressoras e outros projectos.
 
Última edição:
@yougurt Não cheguei a medir os omes na mk3. Mas por exemplo ja liguei a cama ao transformador de 350W 12v e em paralelo a um outro transformador de 180W 12v e não aqueceu mais rapido, tive os mesmos tempos. Acho que é mesmo como dizes, só mesmo a 24V para ser mais rapido a aquecer...

Sobre o ter pedido para por valores mais baixo na caixa vale ou que vale.. Se não tivesse passado tinha enviado um print screen com os valores correto e não tinha mencionado nada no valor que está na caixa. E se alguém me perguntasse alguma coisa diria que não sei de nada... Se fores a ver quem faz a embalagem é o vendedor e só ele pode ser responsabilizado... Acho que não se perde nada em pedir para por valores mais baixo, talvez influencia ou não...

Sobre a smart ramps vai ter de esperar.. ontem tentei a usar com um arduino due velho que tinha e por motivo que desconheço não consigo instalar nenhum firmware nele. Já encomendei um novo arduino e vou ter de esperar umas semanas até que ele chega a casa. Sobre o LCD tambem vou ter de comprar um novo, pelo que li só é compativel com o que o vendedor vende. Pode se usar outros, mas é necessario criar um cabo XPTO e alterar o firmware.
 
hehehe :) Sobre alfandega ainda...Aquilo é escolhido aleatoriamente, por norma coisas pequenas e leves é "bota e siga", caixas maiores um bocadito costumam parar, objectos tipo veios, todos os que pedi ficaram retidos e foram devolvidos sem ser necessário enviar documentos...CCTV cameras já pedi umas poucas e todas passaram pela verificação, e só num caso pediram documentos...A minha cama quente 30x30 veio ***** e passou nem foi "verificado" tive sorte...conheço quem tenha encomendado a Cam da Xiaomi, e passou sem pagar nada...é uma sorte basicamente...é isto, uma sorte :P

E também já ouvi que existe possibilidade em alguns vendedores de puderes pedir para pagar por ex: uma cena de 40aérios em 2x20 e assim a alfandega não tem maneira de quando parar e te pedirem documentos de reclamar...mas isto é sempre relativo.

E também já agora, Eu acho uma falta de "Liberdade" quando nos pedem Comprovativo do Ali_xpress, Comprovativo do Pagamento MbNet e ainda Comprovativo do pagamento descontado no Banco...Acho que nem devia ser possível isso.


Cumprimentos,

Fiwi.
 
Xiiii.... @FiwiPITO, nem é preciso isso tudo!

Basta o print screen do acto da compra, com o valor do dia em que compraste, e com o proprio pdf reader "escrevo" na print screen em si o meu NIF.

Envio para a alfandega com referencia à encomenda e já está. Acho que até te agradecem que não envies tanta "papelada".

Eu não ia tanto pela perspectiva da "liberdade"... somos um pais de direito ( e de deveres ) , embora a maioria da vezes não pareça... a mim, o que me ofendeu recentemente, e nem é responsabilidade da alfandega mas sim dos ctt, a taxa de "urgencia" que agora cobram caso queiras ir levantar directamente à alfandega! Como foste em pessoa, é porque tens urgencia, e então toma lá mais 2,5€ de taxa de "urgencia"

Esta maneira de estar e ser das instituições, sejam privadas, sejam estado é que me ofendem e afectam, porque só pagamos taxas e taxinhas ( e taxonas ) para um mesmo serviço, que nem sequer é de qualidade nem célere!

Just my 2 cents, mas já estou a fugir do tema do tópico....
 
Quanto aos spinners, é preciso abrir os rolamentos e retirar a massa que lá está dentro. Só assim giram livremente.
Mas em relação a custo/benefício, tendo em conta o que custam mandando vir da net, financeiramente não compensa estar a imprimir spinners. Outro problema é que os impressos não estão tão bem equilibrados quanto os que se compram.
No entanto, vou mandar vir uns packs de rolamentos do "ali", inclusivé uns rolamentos cerâmicos, só para fazer uns spinners à minha maneira. Estas coisas não têm que fazer sentido financeiramente ;)
 
Desculpem o desabafo.... mas isto dos spinners faz-me lembrar a moda das calças ao fundo da "peida"..... todos os putos usavam mas nem sabiam de onde partiu a moda e o que significava. ... com os spinners é o mesmo.....

Na minha altura era bola, bicicleta e berlindes.... e o jogo do bate pé!
 
ainda não percebi qual a piada dos spinners... No meu tempo havia os ioiõ e dava para fazer uns truques engracados, agora os spinners giram sobre eles mesmo e pouco mais.
As modas acho que não tem muita logica... Sobre as calças ao fundo da "peida" foi inventado nas prisões para indicar de forma discreta que estavam disponivel para ter relações. Havia muita gente na altura com este estilo e acredito que a maior parte não deveria ser gay.
 
É mais um anti-stress. Não tem que fazer sentido ou ter piada. Sabe bem ter um spinner a rodar nas mãos.
Imprime um com umas porcas bem grandes nas pontas. O peso extra provoca um efeito giroscópico maior. Quem tem uma powerball já conhece a sensação.

Eu aproveitei esta "craze" para trabalhar mais um pouco com o Fusion 360 e desenhar uns poucos modelos para os meus putos. Até tenho um protótipo com Leds e baterias CR2050, só falta arranjar uma boa forma para acoplar os leds. Está a ser um bom desafio. E pelo menos as peças que imprimo servem para os putos (e eu) brincarem ;)

E já agora, alguém quer mandar vir uma remessa de rolamentos 608? Aos packs de 50 ficam mais baratos à unidade :D
 
Quanto aos spinners, é preciso abrir os rolamentos e retirar a massa que lá está dentro. Só assim giram livremente.

E Tens toda a razão! Comprei um spinner chines, retirei o rolamento central, e é exactamente como dizes! Sem massa, só as esferas! Meti no meu impresso e Voilá! Gira como os dos videos!
Obg pela dica!

@jbaiao, é verdade, estas modas.... mas no meu caso, quando quiz fazer, era mesmo para ver se ficava sem o tique de clicar a caneta de mola com a mao esquerda, quando estava ao computador...
Pareceu-me uma coisa que pelo menos nao iria irritar quem estivesse ao lado de mim. Alias, o conceito dos fidgets (existem outros para alem destes spinners) é esse mesmo.... para quem tem o tique de bater a perna ou precisa de ocupar as maos quando realiza outras tarefas... se calhar até ajudam à concentração. ( daí as referencias que li dos efeito positivos em individuos com disturbio do espectro autista )

Agora que os putos ( e alguns graudos ) se portam em rebanho, isso é verdade! Não ficava surpreendido de ver um campeonato de "spinning" com manobras, lancamentos, mortais e cambalhotas, daqui a uns meses!
E depois , que, sabe, ainda lhe chamam desporto radical, ganha patrocinio da red bull, vai aos xgames... ( estou a exagerar ) e daqui a seis meses já ninguem lhes liga ...
 
Bom Dia Malta ;)

Tenho tudo quase prontinho, só me falta ligar a fonte e por os EndStops no Sitio, no entanto preciso de arranjar um vidro 30x30 baratinho, alguém tem ideias onde possa arranjar isso...Estou com dificuldades porque vejo tudo 30/40€uros por um Vidro...

Cumprimentos,

Filipe Cardoso.
 
@FiwiPITO, com esses preços só pode ser vidro borossilicato, resistente ao calor, E mesmo assim parece-me caro .
Sugiro que Esperimentes primeiro vídeo do tradicional, de 3 mm . Tenho 2 para a hephestos, nunca partiram.
Pedi o corte numa Vidreira de rua, No Barreiro . Não custou mais de quatro euros cada 1.

Atenção que para essa cama será de 314 por 314
Abc
 
@ajmartins pois Arranjei 1 vidro temperado, 30x30cms por 25.00€ é um bocado caro, mas pronto para desenrascar vai servir...agora tenho que arranjar suplentes a um melhor preço, é Vidro Temperado 30x30x4mm.
 
Back
Topo