Informações e duvidas de hardware (processadores, graficas, discos, ... )

Bem, antes de comprar o disco testei um outro HDD que tinha aqui por casa e o Samsung n210 também não funcionou como deveria ser.

Eu ligo o computador a luz da energia fica ligada naturalmente, mas a do disco pisca uma vez mas depois nada. Ecrã preto.

Os sintomas foram ter o computador ligado normalmente e ele bloquear. E depois ser só desligado na energia.

Será RAM?

pode ser de muita coisa..
 
pode ser de muita coisa..
De facto pode. Das últimas vezes que funcionou bloqueava logo que aparecia a cena de fazer login no windows e só mesmo na energia para o desligar.

Troquei de disco e nada. Vou tentar uma RAM para ver o que acontece.

Uma coisa é suposto que mal eu ligue o PC a ventoinha comece logo a rodar ou não? Porque eu reparei que ligo e ela não roda.
 
Boas, o meu Asus M51Vr está a precisar de um SSD, mas como os de 500Gb ainda são muito caros, estava a pensar comprar um de 120gb, e utilizar a porta eSATA do portátil para ligar um dos discos ( o SSD ou o HDD atual de 480Gb).
Assim ficava com os 2 (480 + 120 = 600gb), punha o windows no SSD e uns quantos programas, e o resto ia tudo para o outro disco. É possível? A velocidade do eSATA não é inferior à do SSD?
 
Boas, o meu Asus M51Vr está a precisar de um SSD, mas como os de 500Gb ainda são muito caros, estava a pensar comprar um de 120gb, e utilizar a porta eSATA do portátil para ligar um dos discos ( o SSD ou o HDD atual de 480Gb).
Assim ficava com os 2 (480 + 120 = 600gb), punha o windows no SSD e uns quantos programas, e o resto ia tudo para o outro disco. É possível? A velocidade do eSATA não é inferior à do SSD?

- SSD's de 120GB andam na ordem dos 50-60€ , por 80€ já compras de 250GB .. A não ser que encontres um SSD de 120GB razoavel na ordem dos 40€ , não vale a pena..

- Esse portátil tem leitor DVD , que podes tirar por forma a ficar no PC com o SSD e HDD ..

- Ele suporta no maximo SATA 2 ( que já limita um pouco a velocidade de um SSD) .
A ligação que vai para o disco será SATA 2 .
As ligações que vão para o DVD e eSATA podem ser SATA 2 ou SATA 1 (eu apostava mais que fossem SATA 1)
 
- SSD's de 120GB andam na ordem dos 50-60€ , por 80€ já compras de 250GB .. A não ser que encontres um SSD de 120GB razoavel na ordem dos 40€ , não vale a pena..

- Esse portátil tem leitor DVD , que podes tirar por forma a ficar no PC com o SSD e HDD ..

- Ele suporta no maximo SATA 2 ( que já limita um pouco a velocidade de um SSD) .
A ligação que vai para o disco será SATA 2 .
As ligações que vão para o DVD e eSATA podem ser SATA 2 ou SATA 1 (eu apostava mais que fossem SATA 1)

Nem tinha pensado nisso :007:, mas depois se precisar de ler um dvd tenho de comprar um leitor externo... mas pronto, não há problema.
Então e, visto que essas ligações serão SATA 1, se eu puser o HDD no sítio do leitor e o SSD onde está o HDD? Essa entrada suponho que seja mais rápida, e o SSD precisa mais dela que o HDD.
 
Nem tinha pensado nisso :007:, mas depois se precisar de ler um dvd tenho de comprar um leitor externo... mas pronto, não há problema.


não precisas de comprar um leitor externo , podes pegar no DVD do portatil e transformá-lo num DVD externo..

Então e, visto que essas ligações serão SATA 1, se eu puser o HDD no sítio do leitor e o SSD onde está o HDD? Essa entrada suponho que seja mais rápida, e o SSD precisa mais dela que o HDD.

é essa a ideia ; HDD no lugar do DVD e SSD no lugar do HDD
 
não precisas de comprar um leitor externo , podes pegar no DVD do portatil e transformá-lo num DVD externo..



é essa a ideia ; HDD no lugar do DVD e SSD no lugar do HDD
Ah ok, não tinha percebido. Agora só falta decidir se é 120Gb ou 250Gb, visto que ainda tenho de comprar um Caddy (pelo que vi custa uns 15€, certo?), e não me apetecia gastar muito dinheiro, pois em princípio compro outro portátil daqui a uns 2 anos. Quanto espaço ocupa o Windows 10 no SSD?
 
Ah ok, não tinha percebido. Agora só falta decidir se é 120Gb ou 250Gb, visto que ainda tenho de comprar um Caddy (pelo que vi custa uns 15€, certo?), e não me apetecia gastar muito dinheiro, pois em princípio compro outro portátil daqui a uns 2 anos. Quanto espaço ocupa o Windows 10 no SSD?

- certo
- mas o SSD que comprares agora podes depois usar no portatil que compres no futuro. (em principio, se comprares um ultrabook é que pode não dar )
- no meu PC o W10 está a usar cerca de 12GB ..
 
Os 12GB que referi é da pasta Windows
os drivers pouco ocupa, o maior é o da grafica e não chega aos 300MB ..
Hmm, ok, estava a pensar além do Windows por o Photoshop e 2 ou 3 jogos leves. Vou ver se encontro um de 500Gb barato.
Obrigado pela ajuda.
(P.S- Como assim a minha pasta Windows ocupa 20Gb :()
 
Hmm, ok, estava a pensar além do Windows por o Photoshop e 2 ou 3 jogos leves. Vou ver se encontro um de 500Gb barato.
Obrigado pela ajuda.
(P.S- Como assim a minha pasta Windows ocupa 20Gb :()

No Windows 10 uma parte dos ficheiros estão comprimidos ( eles começaram a fazer isso com o 8 e agora no 10 está ainda mais), que é para em dispositivos como tablets ( que têm apenas 32GB ou mesmo 16GB) terem mais espaço livre ..

A minha pasta windows têm 16.2GB de ficheiros mas estão a ocupar apenas 11.4GB de disco

Quanto mais pequeno o tamanho da drive mais o Windows é comprimido , numa drive de 32GB o Windows 10 ocupa apenas 8GB ..
http://liliputing.com/2015/03/micro...free-up-space-on-cheap-tablets-notebooks.html

Quanto a SSD's , já arranjas o Crucial 500GB BX100 a 165€
 
Não sei se é o tópico certo mas é uma dúvida sobre a gráfica Intel HD 5500.

Esta equipa portáteis mais baratos, sei que não é grande espingarda mas a dúvida é sobre a sua performance.

Procuro um portátil LEVE mas que me permita fazer o básico.


O que é que consigo fazer com uma Intel HD 5500? Qual o seu real potencial?


Jogos com uma resolução média? - não terei os melhores gráficos do mundo, mas se o jogo estiver fluido não é o fim do mundo em cuecas para mim...

Ver filmes em HD? - acho essencial conseguir ligar o portátil à TV via HDMI e ter a melhor qualidade possível que o MKV permita

Fazer edição de video? - não me importo de esperar, quero apenas conseguir editar uns videos muito pontualmente.

Browsing em geral/youtube? - à partida não terei problemas com isto, nem com youtube em HD certo?
 
Jogos - Mais vale tentares dar o extra para uma 940M. Penso que até uma 920M bate a 5500.

Filmes HD - Na boa. Deve servir sem problemas.

Edição de video - Não te fies muito nisso. É capaz de dar para coisas mais simples mas se puxas muito, penso que te vai atrasar um bom bocado.

Browsing geral - Não vais ter problemas!
 
Até uma HD3000 reproduz FHD sem qualquer problema.
Para uso normal de browser e jogos mais lentos funciona bem, podes sempre meter hd5000 e o nome do jogo no youtube e vês gameplays de pessoal com essa gráfica, que é uma gráfica integrada, edição de video se for programas mais simples é tudo feito em CPU e não GPU, logo o que conta é o CPU tipicamente.
 
Eu estou-me a basear na experiencia que tive com um falecido portatil Sony VAIO VGN-TZ11XN/B.

Relembro que o Vaio tinha um Intel Core 2 Duo U7500 a 1.06GHz (LOL) e a gráfica era uma Intel Graphics Media Accelerator (GMA) 950 (duplo LOL) com 2GB de RAM (PC4300, 533MHz).

Ainda assim, usava photoshop mas principalmente ilustrator fazia edição de video, muuuuuito lentamente mas fazia.


Estava à procura de grandes topos de gama a partir dos 900€ e neste caso não encontrei melhor e mais barato do que um Asus
K550JX-DM168.

Mas depois pensei... se eu com um cancro de um portátil conseguia fazer edição de video. Porque é que não consigo agora com os melhores processadores e gráfica dos atuais na gama de preços 300/400€?
 
Porque com melhor hardware vem mais preguiça no software e é tudo cada vez mais bloated lol...
Semi a sério.
Obviamente que dá para utilizar, mas por 300€ estás no limiar do preço baixo, lembra-te que um portatil é muito, muito mais que um processador.
 
Back
Topo