1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Iniciar em programação

Discussão em 'Programação' iniciada por telmo_b, 13 de Maio de 2007. (Respostas: 182; Visualizações: 23580)

1. telmo_b

telmo_b Power Member

Boas...:)

É assim eu gostava de começar a aprender programação para fazer aqui umas brincadeiras e para começar a preparar-me para a minha vida futura. O problema é que eu não pesco nada de programação (ou seja estou a 08|), por isso gostava que me aconselhassem que linguagem de programação devo optar para começar (uma uma fácil e +ou- completa)... Tive a ler por aqui uns tópicos e pelo que me pareceu as melhores eram a C++, C# e Python, também vi sobro a RAD (Rapid application development) mas tacho que não vale nada:lol:...

Ahhhhhh, e digam-me também do que preciso para fazer um programa/aplicação (para alem de saber a linguagem de programação é claro:cwm27:)

Cumps:kfold:

2. dark_splinter

dark_splinter Power Member

Começa por C :), muitas linguagens são basiadas na sintaxe de C, acho que é bom para começar, e se souberes bem programar em C depois facilmente saltas para outra linguagem, não é uma linguagem orientada ao objecto, mas acho que era um bom sitio para começares...

Para teres ideia normalmente as linguagens que aprendes primeiro num curso ou é C ou Pascal....

Para C vais precisar apenas de um compilador :

por exemplo o dev-C++

http://baixaki.ig.com.br/download/Dev-C-.htm

Depois de instalares podes fazer o teu primeiro programa:

Código:
    #include <stdio.h>

main()
    {
            printf("Ola mundo!\n");
    }
    E carregas F9... que ele compila e linka logo o programa....

NOTA: Normalmente o programa vai abrir e fechar logo ... por isso podes por a seguinte instrução antes do "}"..... system("pause");

Código:
    #include <stdio.h>

main()
    {
            printf("Ola mundo!\n");
            system("pause");

}

Última edição: 13 de Maio de 2007
  3. heeven

heeven Power Member

começa por C. e convém saberes alguma coisa de algotimia.

4. Nelson Ribeiro

Nelson Ribeiro Power Member

boas..

podes começar por C. É a linguagm que se parende inicialmente, mas se não tens luzes nenhumas vai ser um pouco dificil..tenta arranjar um livro para de guiares..Va abraço

5. Sirene

Sirene Power Member

Para quem está a zero... o mais indicado seria o VB ou C#...
    São linguagens muito fáceis de aprender e intuitivas...
    Cumprimentos

6. telmo_b

telmo_b Power Member

Boas...:)
    Antes de tudo muito obrigado a todos...
    É assim eu estou a utilizar o compilador que o dark_splinter me recomendou o Dev-C++ mas nao consigo compilar nada devido a um problema que não sei o que é nem o que fazer, mas todas as vezes que abro o programa aparece-me a seguinte mensagem que tem a-ver com o problema:

Espero que me ajudem:kfold:

Já agora qual é o melhor e mais simples compilador ??

Cumps:kfold:

7. Cara se você utiliza linux, comece pelo C, cmpilando com o GCC. Com C voce terá uma nocão muito boa de estrutura de programação. Mas caso não conheça bem lógica algoritimica procure um bom livro à respeitoa e estude.

Vai aí um exemplo de um programa feito em C e compilado com o GCC:
    Noterminal linux digite: mcedit teste.c.
    Após digite:

# include <stdio.h>
    main ()
    {
    printf (" \n Meu primeiro programa em C\n");
    }

salve, e no terminal digite: gcc -o teste teste.c Seu 0programa foi compilado.
    Agora execute digitando ./teste

Valeu!!

8. wolftec

wolftec Power Member

O Python é uma RAD, devido ás livrarias que vem de serie (Batteries Included), é facil fazer aplicações complexas em poucas horas.

9. telmo_b

telmo_b Power Member

Boas mas eu não utilizo o Linux eu utilizo o Win XP SP2 Pro.
    Sim eu estou a começar a aprender o C, e vou também começar a estudar algoritmia porque parece que e essencial em programação.

Valeu a dica!!:x2:

10. Nismo

Nismo Power Member

Boas

Obrigado a todos ja sei por onde comesar!

cumps

11. Warrior

Warrior Power Member

Tens que adicionar a pasta Bin do DevC à path nas variáveis de ambiente. Propriedades do sistema -> avançadas -> variáveis de ambiente. Na path, adiciona, entre pontos e vírgulas, a pasta "Bin" do DevC

12. telmo_b

telmo_b Power Member

Ok....

13. JomarB

JomarB Power Member

Podes comecar com C mais eu acho que VB tambem seria bom.:002:

14. MadOnion

MadOnion Folding Member

O VB faz tudo menos ensinar aquilo que realmente é a programação, quem começa com VB cedo começa com maus hábitos de programação, assim como java ou linguagens de muito alto nível. A utilidade do VB, imho, é para fazer coisas bonitinhas, coisas essas, que o java também faz e outras.

Começava por C porque é a base como já foi dito, a noção de ponteiros e structures ajuda muito, além de ser uma linguagem imperativa e estruturada.
    Depois saltava para POO(entre eles C++ ou JAVA) ou para Python, e depois ia para as linguagem .net ou VB ou de web development.

15. dark_splinter

dark_splinter Power Member

Concordo plenamente contigo .... acho que começar por VB, C#, java ou linguagens web tipo PHP e ASP, que acaba-se por cria maus habitos .....

16. JomarB

JomarB Power Member

Sabem por mais inacreditavel que seje eu comecei em VB mas acho que voces teem razao.:002:
    O melhor seria C.

17. telmo_b

telmo_b Power Member

Oi pessoal...
    Pelos conselhos que me estão a dar acho que é melhor aprender a linguagem C, e é isso que vou fazer...:)
    Obrigado a tods:x2:

Cumps:004:

18. alph

alph Power Member

Olha um pouco para Python, antes de perderes a cabeça em C. É o meu conselho. Python é amigável, fácil de aprender e extremamente completo.

19. telmo_b

telmo_b Power Member

Pois eu já estou mesmo a perder a cabeça com C eu já comecei a ler alguns manuais e não estou a perceber la muito bem mas não vou desistir, como eu ja comecei com C vou continuar e depois quando perceber melhor talvez passe a estudar Python...

Obrigado pela dica:x2:

20. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Não desistas, quase que aposto que o teu problema é ponteiros...toda a gente encalha bue nos ponteiros...nao desistas até porque C nem e das linguagens mais difíceis de aprender...

Sempre que tiveres duvidas apita ;)

Partilhar esta Página