Guia Instalar o Windows XP num PC com o Windows VISTA

Já consegui fazer o boot, mas agora tenho outro problema. Faço o boot e aparece um bluescreen a dizer, para configurar o Windows XP prima a tecla "Enter" ou para reparar prima a tecla "R".

Eu carrego numa das teclas (acontence o mesmo nos dois casos) e aparece uma frase mais ou menos assim: "A configuração não conseguiu detectar nenhum disco rigido instalado. Não é possivel continuar a configuração"

E sou obrigado a sair.

Qual será o problema?
 
isso foi referido no inicio do meu post.. precisas dos drivers SATA
isto: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=195879


Já está a funcionar.

Mas agora tem outro problema. Quando tou no Windows XP, não funciona as colunas, o visor está com baixa resolução, etc... Eu tenho um CD que vinha com o portátil para instalar os drivers todos, mas quando vou a instalar no Windows XP diz que só é compativel com Winsdows Vista.

O portátil é um "ASUS F3SR".

Alguem sabe onde posso arranjar drivers para o Windows XP?
 
Como instalar o Windows XP num PC com o Windows VISTA

Boas a todos
Neste tutorial vou dar os passos necessários para instalar o Windows XP num PC que já possui o Windows Vista instalado.

Material necessário:



Vamos então iniciar a trabalheira :D
-------------------------------------------------------------------

1º Começamos então por instalar o Windows Vista
Notas: Eu usei para este tutorial um Windows Vista vlited cujo tamanho no suporte de instalação era de 600Mb. Vários componentes foram removidos pelo que a aparência final é diferente da que provavelmente vocês vão obter nos vossos sistemas.

install2jp0.jpg



vistajh8.jpg



2º Vista prontos.. vamos para o XP

Vamos instalar o XP, através do boot pelo CD noutra partição/disco
Notas: Tal como no Windows Vista usei aqui uma imagem de um XP nLited cujo tamanho era de 190Mb. O aspecto apresentado poderá ser diferente.

Passos a sequir:
  • Fazer o boot pelo CD do XP e instalar o Windows XP numa segunda partição/disco, eu vou usar como se fosse num disco diferente
seconddrivexb3.jpg


install2xb0.jpg


install3bb7.jpg
  • Agora como podemos ver ficamos apenas com a entrada do Windows XP no Boot... "Entremos" então no XP
xponlyia8.jpg

  • Agora dentro do XP o passo seguinte será a instalação do .net Framework 2.0 para que o vistabootpro funcione
netframuw5.jpg

  • Instalamos então agora o VistaBootPro
vbpim2.jpg



Terminada a sua instalação, executamos o programa... Recomendo desde já a utilização de resoluções no mínimo de 1024x768, caso contrário não conseguirão realizar isto correctamente visto alguns botões desaparecerem.

Vamos então começar com a instalação do BootLoader do Vista

Para isso vamos ao menu SYSTEM BOOTLOADER onde nos será apresentado o seguinte ecrã:
systemblro6.jpg

Escolham as opções apresentadas na figura (Windows Vista Bootloader / All Drives) e façam Install Bootloader
NOTA: Se durante este processo o programa vos der algum erro, simplesmente carreguem em OK nessas janelas de erros.. as alterações são efectuadas na mesma. Pelo o que deduzi é um problema entre sistemas nlited/vlited ou certas configurações e o programa.


De seguida passemos à adição do XP ao menu de bootloader, para isso vão ao menu MANAGE OS ENTRIES e configurem as opções de forma igual à seguinte imagem:
addxpow6.jpg
  • Add New OS Entry
  • Windows XP
  • Windows Legacy
  • C: (aqui terão de colocar a letra da vossa partição principal, onde anteriormente estava o loader do XP)
  • Apply Changes
Feito isto na secção VIEW SETTINGS deverá ser apresentada a seguinte Lista:

listmz0.jpg


onde vos poderá claro está variar o BCD ID

Reiniciamos o sistema et voilá

winodwslitov6.jpg


Temos o nosso sistema Dual Boot configurado e em pleno funcionamento.

Espero que o guia vos seja útil!
cumprimentos


Caro amigo romai48,legal seu tutorial,até mim foi útil pois assim consegui instalar o xp,mas a pergunta é a seguinte.Com o xp instalado eu posso formatar a partição que esta com o vista,ou se fizer isso depois o xp não arranca,pois eu estava tentando instalar só o xp e dava um erro dizendo,erro ao carregar o sistema operacional,depois q li seu tutorial,consegui instala-lo e carrega-lo,mas posso formatar a partição?abraço.
 
Se o bootloader estiver na partição do XP podes..
se não estiver eliminas na mesma

arrancas com o CD do XP, vais á consola de recuperação

e depois fazes

fixboot
fixmbr

e prontos já tens tudo funcional outra vez..
 
Boas, tentei fazer a instalação e quando faz o boot do xp para instalar carrega os ficheiros todos e no setup diz que nao encontra nenhum disco...

Como resolvo isto?
 
Nao consigo instalar o windows XP no meu PC que tem o vista instalado.

Eu comprei um PC a pouco tempo com o vista instalado.
Quando instalo o XP, apos carregar as drivers, aparece um erro de ecra azul...
Se alguem me puder ajudar?!
 
Última edição:
Boas, tentei fazer a instalação e quando faz o boot do xp para instalar carrega os ficheiros todos e no setup diz que nao encontra nenhum disco...

Como resolvo isto?
isso foi referido no inicio do meu post.. precisas dos drivers SATA
isto: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=195879
imagemys2.jpg

Acontece isto :wow:

DVD do vista na drive -> opções avançadas -> reparar o arranque

Eu comprei um PC a pouco tempo com o vista instalado.
Quando instalo o XP, apos carregar as drivers, aparece um erro de ecra azul...
Se alguem me puder ajudar?!

que tipo de ecrã?
e isto já acontece depois de instalar mesmo o XP? no 1º logon? pode ser erro de instalação.. e teres de reinstalar tudo outra vez
 
Isto acontece antes de instalar o XP.
Quando acaba de carregar os ficheiros.

Eu tento instalar o xp ao iniciar o pc...
E comeca a instalar no boot.

Quando acaba de carregar os ficheiros, aparece um ecra azul a dizer:


Foi detectado um problema e o windows foi encerrado para evitar que o computador fique danificado

Se esta foi a primeira vez que viu este ecra de erro fatal, reinicie o computador.
Se este ecra aparecer novamente, siga estes passos:

Verifique se nao existem virus no computador. Remova todos os discos rigidos ou controladores de disco rigido, etc
Execute CHKDSK /F para verificar se o disco rigido esta danificado e, em seguida, reinicie o computador.

Informacoes tecnicas:

*** STOP: 0X0000007B (0XF78DA63C, 0XC0000034, 0X00000000, 0X00000000)

Ja experimentei instalar varias vezes mas aparece sempre este ecra...

Se alguem souber como resolver...?!
 
Última edição:
Boas...



Precisava da tua ajuda, a ver se isto é possível...


Por razão que eu desconheço não consigo fazer a instalação do Vista, tendo o XP instalado, mas isso agora não é aqui chamado.. como tal, parti para o plano B, ou seja, instalar 1º o Vista e depois o Xp...



... Só que como pretendo ter o XP instalado na partição C : e o Vista na partição D:, esse tutorial não resulta comigo...




O meu pedido resume-me então no seguinte:



- Que mudanças a nível da configuração do boot loader devo fazer, para adaptar ao método de instalação dos sistemas operativos que efectuei, de forma a ter o dual boot a funcionar??





Agradeço-te se puderes / souberes ajudar nisto...




Cumps...
 
Última edição:
Se fores instalar tudo de novo mais vale instalares o XP 1º e depois o vista

se nao tens de seguir mesmo o guia

instalas o Vista, instalas o XP numa outra partição.. no XP depois corres ou o Vistaboot pro ou o EasyBCD

tenta fazer isso.. vai dizendo algo



PS: vão divulgando a thread pessoal.. visto que agora a minha sig ja nao o pode fazer
 
Última edição:
Back
Topo