iPhone iPhone 15 Pro e 15 Pro Max

Isso já acontecia o ano passado. Além do espaço, acho que a velocidade de escrita/leitura é ligeiramente superior.

Como já disse anteriormente, mais eficiência quando a performance é a mesma.
Se certeza? É que 10% mais de performance por +28% de consumo, dá a ideia que o consumo para a mesma performance deve ser mais ou menos igual
 
Bateria não vale um corno, camara não presta, e as cores são feias (e deixam dedadas)... 13 e 14Pro são melhores e mais baratos!

Siga tudo a cancelar pra sobrar esses telefones ranhosos pra mim...

200w.gif
 
Side by side with the other Pro phone with a 5x zoom lens, Google’s Pixel 7 Pro, the 15 Pro Max’s telephoto keeps up well. The Pixel 7 Pro holds onto more color detail in dim light, though I see a bit more fine detail in greenery from the iPhone’s image. But you don’t have to go pixel-peeping to see that the iPhone produces a darker image overall.
The Pixel 7 Pro image is just a little brighter and tidier, even if the level of detail looks about the same.

Oh, and the Samsung Galaxy S23 Ultra? Beats the pants off both of them with its 10x lens.
Even at a 5x zoom between its native lens focal lengths, it holds onto more detail than the iPhone does with its 5x camera.

https://www.theverge.com/23879619/apple-iphone-15-pro-max-review

Lá está, quem percebe disto sabe que quantas mais reflexões de luz, menos qualidade o óptico será. Referem mesmo que a imagem é mais escura que as rivais, o que é exatamente um dos problemas da reflexão de luz

iphone:
5x_zoom_iphone_100.jpg


pixel:

5x_zoom_pixel_100.jpg
 
Última edição:
Side by side with the other Pro phone with a 5x zoom lens, Google’s Pixel 7 Pro, the 15 Pro Max’s telephoto keeps up well. The Pixel 7 Pro holds onto more color detail in dim light, though I see a bit more fine detail in greenery from the iPhone’s image. But you don’t have to go pixel-peeping to see that the iPhone produces a darker image overall.
The Pixel 7 Pro image is just a little brighter and tidier, even if the level of detail looks about the same.

Oh, and the Samsung Galaxy S23 Ultra? Beats the pants off both of them with its 10x lens.
Even at a 5x zoom between its native lens focal lengths, it holds onto more detail than the iPhone does with its 5x camera.

https://www.theverge.com/23879619/apple-iphone-15-pro-max-review

Lá está, quem percebe disto sabe que quantas mais reflexões de luz, menos qualidade o óptico será. Referem mesmo que a imagem é mais escura que as rivais, o que é exatamente um dos problemas da reflexão de luz
Alguma coisa não bate certo. O anterior iphone 14Pro max tinha um zoom 3x melhor que o S23 ultra. o 5X do 15PM é melhor que o 3X do "non-max" (a 5x com crop). Se o 5x do iphone é melhor que o 3x do iphone (a 5x), como é que o S23 Ultra que é pior que o iphone 14PM a 5x é melhor que o iphone 15PM?

Ah espera, é o The verge... O video review deles é uma valente cagada, excepto pela parte que diz respeito ao vídeo

O artigo deles tem comparações de fotos tipo isto, comparam 2 fotos com composição completamente diferente... :bigrinbo:

4WXZtbe.png
 
Última edição:
Alguma coisa não bate certo. O anterior iphone 14Pro max tinha um zoom 3x melhor que o S23 ultra. o 5X do 15PM é melhor que o 3X do "non-max" (a 5x com crop). Se o 5x do iphone é melhor que o 3x do iphone (a 5x), como é que o S23 Ultra que é pior que o iphone 14PM a 5x é melhor que o iphone 15PM?

Ah espera, é o The verge... O video review deles é uma valente cagada, excepto pela parte que diz respeito ao vídeo
O que é que 3x têm a haver com 5x e vice versa? o.O?
3x = TELEFOTO
5x = PERISCÓPIO

3x != 5x, seja formato, sensor, abertura...

(e btw essa do 3x da samsung não é verdade ao dia de hoje, onde está bastante melhor que o 14 pm devido ás constantes melhorias do algoritmo mês após mês, mas isso é assunto para outros tópicos)
 
Bateria não vale um corno, camara não presta, e as cores são feias (e deixam dedadas)... 13 e 14Pro são melhores e mais baratos!

Siga tudo a cancelar pra sobrar esses telefones ranhosos pra mim...

200w.gif

Quando estamos a falar de smartphones de >1250€ e com atualizações iterativas de um ano para o outro, é normal o pessoal analisar se vale a pena ou não o upgrade, especialmente se a pessoa vem de um iphone recente.

Não é uma questão de serem "ranhosos" ou não. Obviamente são excelentes smartphones. Mas eu não quero é andar a pagar centenas de euros para fazer upgrade e ficar igual ou pior, só para dizer que tenho o modelo xpto do momento.
 
O que é que 3x têm a haver com 5x e vice versa? o.O?
3x = TELEFOTO
5x = PERISCÓPIO

3x != 5x, seja formato, sensor, abertura...

(e btw essa do 3x da samsung não é verdade ao dia de hoje, onde está bastante melhor que o 14 pm devido ás constantes melhorias do algoritmo mês após mês, mas isso é assunto para outros tópicos)
Não tem nada haver queres que faça o que? os telefones vieram com distancias focais diferentes não é culpa minha, compara-se o que dá pra comparar, porque não posso inventar zoom optico pro s23 a 5x.

Os reviews que vi á data, o zoom do 14pro era melhor que o do S23 Ultra (até 9.9x), se fizeram melhoramenteos entretanto não sei, e também não é culpa minha. Caso contrário também vamos esperar a ver se saem melhoramentos pro iphone.
 
A sério que está gente está a basear as escolhas de iPhone em apenas uma suposta review em chinês?? Agora uma review chinesa é verdade absoluta.
Quer dizer um processador eficiente e num fabrico mais pequeno gasta mais energia e tem menos performance por watt, contra aquilo que a Apple diz?
Comecem a ver as coisa com alguma dúvida.
Se formos por aí o Dave2D na sua review tem melhores valores de bateria que no 14 Pro Max. E agora quem tem razão?
Não se esqueçam que a China tem todo o interesse que os seu smartphones vendam mais que uma empresa americana, principalmente quando os EUA criaram um embargo a uma empresa chinesa que é detida (parte ou maioritariamente) pelo próprio governo chinês.
 
Quando estamos a falar de smartphones de >1250€ e com atualizações iterativas de um ano para o outro, é normal o pessoal analisar se vale a pena ou não o upgrade, especialmente se a pessoa vem de um iphone recente.

Não é uma questão de serem "ranhosos" ou não. Obviamente são excelentes smartphones. Mas eu não quero é andar a pagar centenas de euros para fazer upgrade e ficar igual ou pior, só para dizer que tenho o modelo xpto do momento.
Eu aqui só leio que a bateria é pior que o 14. Curiosamente dos reviews que tenho visto, a bateria parece ser equivalente, no caso do Dave2D até fez mais 1h...

Eu só vejo e me rio de toda a gente a lixar de joelhos a tirar conclusões definitivas com a informação que há até agora. Os reviewers teem os telefones ha 3 dias gente...

Por favor cancelem todos.


A sério que está gente está a basear as escolhas de iPhone em apenas uma suposta review em chinês?? Agora uma review chinesa é verdade absoluta.
Quer dizer um processador eficiente e num fabrico mais pequeno gasta mais energia e tem menos performance por watt, contra aquilo que a Apple diz?
Comecem a ver as coisa com alguma dúvida.
Se formos por aí o Dave2D na sua review tem melhores valores de bateria que no 14 Pro Max. E agora quem tem razão?
Não se esqueçam que a China tem todo o interesse que os seu smartphones vendam mais que uma empresa americana, principalmente quando os EUA criaram um embargo a uma empresa chinesa que é detida (parte ou maioritariamente) pelo próprio governo chinês.
Tudo fake... E os 15 Pro azuis descascam a tinta a volta dos botoes :nie2: /s
 
Quando estamos a falar de smartphones de >1250€ e com atualizações iterativas de um ano para o outro, é normal o pessoal analisar se vale a pena ou não o upgrade, especialmente se a pessoa vem de um iphone recente.

Não é uma questão de serem "ranhosos" ou não. Obviamente são excelentes smartphones. Mas eu não quero é andar a pagar centenas de euros para fazer upgrade e ficar igual ou pior, só para dizer que tenho o modelo xpto do momento.
Sabes que nem toda a gente precisa de pagar centenas de euros pra ter o último modelo. Aliás, se for trocando todos os anos, provavelmente até fica mais barato.

Vender um iPhone 14 Pro numa das lojas mencionas em retoma e comprar um 15 pro sem iva fica por menos de 150€.

Tudo depende de como consegues vender e comprar
 
Não tem nada haver queres que faça o que? os telefones vieram com distancias focais diferentes não é culpa minha, compara-se o que dá pra comparar, porque não posso inventar zoom optico pro s23 a 5x.

Os reviews que vi á data, o zoom do 14pro era melhor que o do S23 Ultra, se fizeram melhoramenteos entretanto não sei, e também não é culpa minha. Caso contrário também vamos esperar a ver se saem melhoramentos pro iphone.
A questão é que são tecnologias diferentes:

F596KHNawAA6ZeL

F52DpZLW8AAZip4

Isso é o periscópio 5x, nada a haver com uma lente normal 3x..

Por virar a luz 4 vezes, existe uma degradação no óptico como toda a gente já calculava... A apple escolheu isso para ocupar menos espaço fisico

A solução ideal é virar a luz uma vez apenas como aqui (mas que fisicamente é muito maior) :

0*921pftTJTMqUWABm.jpg
 
A sério que está gente está a basear as escolhas de iPhone em apenas uma suposta review em chinês?? Agora uma review chinesa é verdade absoluta.
Quer dizer um processador eficiente e num fabrico mais pequeno gasta mais energia e tem menos performance por watt, contra aquilo que a Apple diz?
Comecem a ver as coisa com alguma dúvida.
Se formos por aí o Dave2D na sua review tem melhores valores de bateria que no 14 Pro Max. E agora quem tem razão?
Não se esqueçam que a China tem todo o interesse que os seu smartphones vendam mais que uma empresa americana, principalmente quando os EUA criaram um embargo a uma empresa chinesa que é detida (parte ou maioritariamente) pelo próprio governo chinês.

A questão é que são tecnologias diferentes:

F596KHNawAA6ZeL

F52DpZLW8AAZip4

Isso é o periscópio 5x, nada a haver com uma lente normal 3x..

Por virar a luz 4 vezes, existe uma degradação no óptico como toda a gente já calculava... A apple escolheu isso para ocupar menos espaço fisico

A solução ideal é virar a luz uma vez apenas como aqui (mas que fisicamente é muito maior) :

0*921pftTJTMqUWABm.jpg
Isso é um pensamento muito básico, que serve para quem mede telemoveis em megapixeis e número de cores... Mas no mundo da captura de imagem, existem muito mais variáveis, e uma delas é a qualidade de execução.

Só para teres uma ideia:
-Esta lente é uma 50mm, tem 17 elementos em 15 grupos
Main-lens-Image.png

-Esta também é uma 50mm lente tem apenas 7 elementos em 6 grupos, e leva um atesto de todo o tamanho da lente anterior
Nikon-50mm-f1.8G.jpg


O que está no papel só diz X. A qualidade da telefoto depende da qualidade óptica, do tamanho do sensor, da qualidade do sensor, da qualidade da estabilização, da qualidade do pós processamento, etc.

Por exemplo o periscopio é bom para usar o tamanho de forma eficiente, mas deixa muito menos espaço para estabilização digital ou para ter um sensor grande (dependente da grossura do telefone)
 
Eu só vejo e me rio de toda a gente a lixar de joelhos a tirar conclusões definitivas com a informação que há até agora
Mas alguém está a tirar conclusões definitivas? Literalmente disse que estava a pensar cancelar para esperar por reviews e dados mais concretos. Não estou a tirar conclusoes nem a tomar decisões com base em reviews chinesas, como dizem. Simplesmente quero dados concretos antes de avançar.

Sabes que nem toda a gente precisa de pagar centenas de euros pra ter o último modelo. Aliás, se for trocando todos os anos, provavelmente até fica mais barato.

Vender um iPhone 14 Pro numa das lojas mencionas em retoma e comprar um 15 pro sem iva fica por menos de 150€.
Estás a pegar num caso extremo. E vender um bem que se comprou sem iva tem as suas implicações na contabilidade de uma empresa, e é de legalidade duvidosa, mas isso é outra conversa.

Um particular como eu que venda um 14 pro para comprar um 15 pro tem de desembolsar pelo menos 370€. São portanto centenas de euros. Não disse nenhuma mentira.
 
Isso é um pensamento muito básico, que serve para quem mede telemoveis em megapixeis e número de cores... Mas no mundo da captura de imagem, existem muito mais variáveis, e uma delas é a qualidade de execução.

Só para teres uma ideia:
-Esta lente é uma 50mm, tem 17 elementos em 15 grupos
Main-lens-Image.png

-Esta também é uma 50mm lente tem apenas 7 elementos em 6 grupos, e leva um atesto de todo o tamanho da lente anterior
Nikon-50mm-f1.8G.jpg


O que está no papel só diz X. A qualidade da telefoto depende da qualidade óptica, do tamanho do sensor, da qualidade do sensor, da qualidade da estabilização, da qualidade do pós processamento, etc.

Por exemplo o periscopio é bom para usar o tamanho de forma eficiente, mas deixa muito menos espaço para estabilização digital ou para ter um sensor grande (dependente da grossura do telefone)
Certo mas nenhuma dessas lentes vira a luz.. a luz faz um caminho direto entre a lente e um sensor.
Nos periscópios para além das lentes existem prismas, e esses prismas viram a luz 90 graus. Cada viragem de luz exige uma perda de fotões. Por isso que todas as concorrentes apenas viram a luz 1 ou no máximo 2 vezes, para evitar isso mesmo

Fun fact:

a huawei no p40pro chegou a virar a luz cinco vezes:

huawei-p40-pro-plus-hybrid-zoom-2.jpg

a mesma huawei no p60pro apenas vira a luz duas vezes
8d7c76c4-1d06-4540-9046-bba9463a4f63_s.jpg

Menos viragens de luz = mais qualidade!


A review do dave refere o mesmo, nota mais sharpeness e detalhe no periscópio do pixel..
 
Última edição:
Sempre tive IPhone e tenho um IPhone 13 Pro, tenho ainda um Samsung Galaxy S8+ qua ainda hoje trabalha e uso para algumas coisas. Mas posso dizer ou melhor afirmar sou um grande fã do Ecossistema da Apple mas daí dizer como li num comentário acima que a câmera do IPhone é melhor que a do Galaxy S23 Ultra é um enorme loll, gigante lol. Tive oportunidade de usar um Galaxy S23 Ultra e posso dizer aquilo é um canhão e em termos fotográficos nem se fala, para mim nem tem comparação possível.
 
Segundo esta review, ambos os 15 Pro e 15 Pro Max tiveram piores resultados de bateria nos testes dele. E após benchmarks do 3dmark, os 15 pro fizeram mais thermal throttle, e gastaram mais bateria que os 14 Pro/PM, com apenas mais 8% de melhoria de desempenho gráfico.

 
Última edição:
Back
Topo