iPhone Software Roadmap

Estou a pensar começar a aprender a programar e, como uso mac, pensei em aprender cocoa.
O que aconselham ler?

Abraço
 
A integração do Xcode em Windows parece-me completamente inviável. Para programar em Windows existe o Microsoft Visual Studio, que por sinal é bastante poderoso (eu adoro-o :-D, acho que não há melhor e que é um dos melhores produtos da MS). Da mesma forma que a MS não lança o Visual Studio para OS X (programar aplicações em .NET para Windows Mobile por exemplo), a Apple também não irá lançar o Xcode para Windows. E não vejo mal nenhum nisso. Agora lançarem tipo um add-on (ou lá como lhe queiram chamar) para VS era de louvar.

[PC]Räzzo, embora este não seja o local certo para falar disto, acho que devias começar a programar em C++, por exemplo. Depois de alguma pratica inicial e passas para a programação orientada a objectos no C++. Aconselho-te o livro Accelerated C++.

Sry pelo offtopic
 
Última edição:
Concordo com o ultimo post, de facto o visual studio é bem superior ao xcode.

O ideal era mesmo ter um sdk para windows tambem, o que não me parece possivel.
 
Pois! Eu que ainda uso o meu iBook para tudo, até estava a pensar em desenvolver apps para iPhone/iTouch, mas não vou mudar de portátil só por isso...

Se não estás disposto a mudar de portátil só por isso, é bastante obvio que não estavas assim tão interessado quanto isso em desenvolver para a plataforma aspen. :)
 
Os 99 dólares funcionam como um gargalo para obviar à entrada de toda a gente. Não me parece despiciendo e obriga a que quem queira meter apps na App Store esteja preparado para o compromisso de ter de pagar algo para esse efeito. Se afasta gente que não tem 99 dólares para pagar essa fee, c'est la vie.

Mais depressa pagava esses 99 dólares
É a chamada taxa moderadora.

Além duns dar uns cobres ainda paga o tempo precioso de quem não vai ter de levar com a avalanche...
 
Se não estás disposto a mudar de portátil só por isso, é bastante obvio que não estavas assim tão interessado quanto isso em desenvolver para a plataforma aspen. :)
Claro, vai ele empatar 1200 ou 1300 € "só" para fazer aplicações para o iPhone. Agora se andas por ai a oferecer então tas a vontade.
 
Claro, vai ele empatar 1200 ou 1300 € "só" para fazer aplicações para o iPhone. Agora se andas por ai a oferecer então tas a vontade.

Convém distinguir o desenvolvimento a sério das outras actividades mais lúdicas. Se é só para experimentar, tudo bem, talvez 2000 euros seja muito, agora para quem estiver mesmo interessado, esta verba é irrelevante. O tempo que vais investir é várias ordens de grandeza superior em termos de "custo".

Mas o problema não são os 99 dólares, até poderiam ser mais. O que está a a desiludir alguns programadores é o facto do acesso a estas "programas" estar aberto, para já, apenas a residentes nos EUA e em quantidades limitadas. Claro que quem quiser pode sempre arranjar vias indirectas.

Outra coisa chata é o estado de desenvolvimento do SDK. Ainda existem muitos bugs.
 
Claro, vai ele empatar 1200 ou 1300 € "só" para fazer aplicações para o iPhone. Agora se andas por ai a oferecer então tas a vontade.


...

Convém distinguir o desenvolvimento a sério das outras actividades mais lúdicas. Se é só para experimentar, tudo bem, talvez 2000 euros seja muito, agora para quem estiver mesmo interessado, esta verba é irrelevante. O tempo que vais investir é várias ordens de grandeza superior em termos de "custo".

QFT ;)
 
Pois, acho normalíssimo não estar disponível para Windows, aquilo vem integrado no XCode que é a ferramenta de programação da Apple para a plataforma deles, não sei se fará sentido fazer o XCode para Windows, visto que o XCode serve para fazer aplicações para Mac, de que adiantaria fazer aplicações para Mac num pc Windows?
O SDK do iPhone vem integrado no ou para o XCode, portanto uma coisa leva a outra (corrijam-se se estiver enganado).

Bem mais grave é o facto de só funcionar em Intel Macs, um tipo que ainda tenha um PowerMac G5 ou um iMac G5 ainda tem uma máquina perfeitamente válida, e o SDK não vai correr lá, isso sim, é uma maneira de quase obrigar as pessoas a mudar para máquinas intel.

Cumps.

Surprise, iPhone SDK also works on ***** Macs

Though Apple states that the iPhone software development kit requires an “Intel processor-based Mac running Mac OS X Leopard,” developers have found that — with a little leg-work — the SDK also runs on *****-based Macs.

Mais e como aqui: http://www.iphoneatlas.com/2008/03/10/surprise-iphone-sdk-also-works-on-*****-macs/
 
Surprise, iPhone SDK also works on ***** Macs

Though Apple states that the iPhone software development kit requires an “Intel processor-based Mac running Mac OS X Leopard,” developers have found that — with a little leg-work — the SDK also runs on *****-based Macs.

Mais e como aqui: http://www.iphoneatlas.com/2008/03/10/surprise-iphone-sdk-also-works-on-*****-macs/

De facto não é desenvolvimento mesmo "a sério", mas pelos vistos já não tenho com que me preocupar :D
 
Back
Topo