IPTV: discussão técnica para ter mais qualidade / fluidez

Status
Fechado a novas mensagens.

joazito

Power Member
A fluidez de IPTV nas boxes android, é regra geral, uma treta.

Depois de efetuar testes com equipamentos diferentes, cheguei à conclusão que nem todas os dispositivos/apps/configurações são iguais. Eu era daqueles achava que qualquer box android para IPTV servia, já que os requisitos não me pareciam muito. Estava enganado.

A verdade é que a fluidez do video difere. Principalmente (ou talvez unicamente) em canais de desporto a 50 FPS, é notória a diferença. Arrisco-me a dizer que na grande maioria das boxes que o pessoal tem em casa, o framerate efetivo não deve passar dos 40 FPS. E isto não é culpa da stream, mas sim da box.

Sem mais demoras, eis o que testei, do melhor para o pior:
  1. Apps nativas da TV
    Aqui a reprodução parece-me 100% fluida. Testei na SS IPTV, na Smart IPTV e na OTT Player, das LG e Samsung. Nem sequer nos "rodapé em scroll" consegui detetar qualquer stuttering do video.

  2. Nvidia Shield (most IPTV apps)
    A reprodução é fluida, mas não a 100%. Anda lá perto, mas nota-se algo ainda um pouco estranho, principalmente nos rodapés em scroll nota-se um certo micro-soluçar.

  3. Mi Box / Mecool M8S PRO L (most IPTV apps)
    A reprodução é ...decente, mas pouco fluida. Apesar dos SoC diferentes (S905X vs S912), a qualidade pareceu-me exatamente a mesma. Não sei como quantificar a framerate mas parece-me ser da ordem dos 25 FPS.
Nas boxes android testei com as apps IPTV Extreme, Perfect Player, IPTV, e IPTV Smarters Pro. Imagino que a grande maioria das boxes androids e apps tenham exatamente a performance de 3).

Mas...

Muitas apps IPTV android permitem o uso de players externos. Algumas, como a Lazy IPTV, só funcionam assim. Depois de efetuar testes com vários leitores externos (VLC, MX Player, Archos Player, Plex, e mais uns que não me lembro) verifiquei pasmado que o MX Player permite reproduzir as streams com fluidez total (ou quase).

So, testes, round 2, do melhor para o pior:
  1. Apps nativas da TV
    Undisputed king.

  2. Nvidia Shield (most IPTV apps) / Mecool M8S PRO L (IPTV apps com MX Player)
    Com o uso do MX Player, a MeCool chega ao nível da Nvidia Shield.

  3. Mi Box (most IPTV apps)
    A Mi Box com o MX Player também é fluida, mas por alguma razão a reprodução só dura 10-20 segundos. Portanto não dá para usar.
Nota Importante 1: O "Light Player", um internal player não-default do IPTV Extreme, é tão bom como o MX Player. Não noto diferenças entre ambos e como gosto da IPTV Extreme é o que uso.

Nota Importante 2
: A Mi Box (na verdade, Mi Boxes, testei em duas) que usei ainda tem o Android 6.0. Com os problemas que ouvi não quis fazer o upgrade.


E é isso. Experimentem e comentem. De referir que isto só faz sentido para streams de 50 FPS ou superior, para as outras não faz diferença. E claro, se usarem streams da treta não esperem melhorias, a fonte tem de ser boa.

Depois de olhar com atenção... A Nvidia Shield, mesmo com MX Player, não fica tão fluida como as Apps nativas da Smart TV.

Portanto a minha concluão é: Tentem sempre usar Apps nativas da vossa Smart TV. Ou talvez usar boxes não-Android (Windows? Formuler?).

Porque é que as boxes Android são más no IPTV a 50 FPS?

As transmissões HD de desporto em Portugal e na europa em geral são feitas a 1080i, que significa que na verdade são a 25 FPS com campos interlaçados. É da responsabilidade do recetor fazer o deinterlace destes campos para reconstituir os 50 frames originais. E as boxes android, regra geral, suckam todas no deinterlace.

Aparentemente, o MX Player aproveita capacidades hardware que a maioria das apps android não aproveitam. Ainda assim é inferior ao ideal.

As TVs todas fazem o deinterlace bem, é imprescindível. E as Apps nativas aproveitam-no.
 
Última edição pelo moderador:
Atualmente não subscrevo nenhum serviço IPTV mas no inicio do ano tinha, a correr numa Fire TV (3ª geração) e a qualidade era bastante boa. Aparentemente a Amazon dedica especial atenção ao deinterlaceing a nivel de hardware desde 2017. http://www.aftvnews.com/amazon-fire...-hardware-1080i-deinterlacing-for-ota-tuners/

Também é um facto que existem imensas condicionates: provider, qualidade de ligação, etc.

Parabéns pela iniciativa e em nome da comunidade: obrigado!
 
Qual será melhor então colocar a TV a 50hz ou 25 Hz numa stream de desporto tipo da eleven?

A minha TV não tem esse setting sequer, mas presumo que se tivesse era entre 50Hz ou 60Hz. Suponho que 50 era o ideal, mas não se deve notar muito a diferença se fosse a 60.

Já li que no LibreElec o deinterlacing com os S9xx da Amlogic funciona impecavelmente. Penso ter lido que o deinterlacing no Kodi Android não está a funcionar.

E sim imagino que as Formuler ou Mag fosse outra louça.
 
Ofereço-me para fazer testes numa Formuler Z7+. Por ser de um amigo terei algumas limitações a nível de disponibilidade. De qualquer forma, disponham.
 
Última edição:
Tanto as Formuler como as MAGs são excelentes para IPTV, contudo se for para usar apps como Netflix, prime Vídeo ou mesmo Kodi não são o ideal. Eu tenho uma Mecool pro W com uma APP que usa o MXplayer e não tenho problemas.
 
Também está escancarado no título deste tópico que aqui estamos a discutir boxes para IPTV e não boxes para Satélite. Já te tinha explicado à tarde que a Formuler tem boxes para essas duas finalidades, sendo que as que tu referes são para Satélite, logo não entram para a discussão aqui.
 
O título é box para IPTV não Boxes android IPTV.
Qualquer box que dê IPTV pode ser colocado aqui, seja android, satélite ou outra qualquer.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo