1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

IPTV: discussão técnica para ter mais qualidade / fluidez

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por joazito, 20 de Outubro de 2018. (Respostas: 74; Visualizações: 5147)

1. joazito

joazito Suspenso

A fluidez de IPTV nas boxes android, é regra geral, uma treta.

Depois de efetuar testes com equipamentos diferentes, cheguei à conclusão que nem todas os dispositivos/apps/configurações são iguais. Eu era daqueles achava que qualquer box android para IPTV servia, já que os requisitos não me pareciam muito. Estava enganado.

A verdade é que a fluidez do video difere. Principalmente (ou talvez unicamente) em canais de desporto a 50 FPS, é notória a diferença. Arrisco-me a dizer que na grande maioria das boxes que o pessoal tem em casa, o framerate efetivo não deve passar dos 40 FPS. E isto não é culpa da stream, mas sim da box.

Sem mais demoras, eis o que testei, do melhor para o pior:
    1. Apps nativas da TV
      Aqui a reprodução parece-me 100% fluida. Testei na SS IPTV, na Smart IPTV e na OTT Player, das LG e Samsung. Nem sequer nos "rodapé em scroll" consegui detetar qualquer stuttering do video.

2. Nvidia Shield (most IPTV apps)
      A reprodução é fluida, mas não a 100%. Anda lá perto, mas nota-se algo ainda um pouco estranho, principalmente nos rodapés em scroll nota-se um certo micro-soluçar.

3. Mi Box / Mecool M8S PRO L (most IPTV apps)
      A reprodução é ...decente, mas pouco fluida. Apesar dos SoC diferentes (S905X vs S912), a qualidade pareceu-me exatamente a mesma. Não sei como quantificar a framerate mas parece-me ser da ordem dos 25 FPS.
    Nas boxes android testei com as apps IPTV Extreme, Perfect Player, IPTV, e IPTV Smarters Pro. Imagino que a grande maioria das boxes androids e apps tenham exatamente a performance de 3).

Mas...

Muitas apps IPTV android permitem o uso de players externos. Algumas, como a Lazy IPTV, só funcionam assim. Depois de efetuar testes com vários leitores externos (VLC, MX Player, Archos Player, Plex, e mais uns que não me lembro) verifiquei pasmado que o MX Player permite reproduzir as streams com fluidez total (ou quase).

So, testes, round 2, do melhor para o pior:
    1. Apps nativas da TV
      Undisputed king.

2. Nvidia Shield (most IPTV apps) / Mecool M8S PRO L (IPTV apps com MX Player)
      Com o uso do MX Player, a MeCool chega ao nível da Nvidia Shield.

3. Mi Box (most IPTV apps)
      A Mi Box com o MX Player também é fluida, mas por alguma razão a reprodução só dura 10-20 segundos. Portanto não dá para usar.
    Nota Importante 1: O "Light Player", um internal player não-default do IPTV Extreme, é tão bom como o MX Player. Não noto diferenças entre ambos e como gosto da IPTV Extreme é o que uso.

Nota Importante 2
    : A Mi Box (na verdade, Mi Boxes, testei em duas) que usei ainda tem o Android 6.0. Com os problemas que ouvi não quis fazer o upgrade.

E é isso. Experimentem e comentem. De referir que isto só faz sentido para streams de 50 FPS ou superior, para as outras não faz diferença. E claro, se usarem streams da treta não esperem melhorias, a fonte tem de ser boa.

Depois de olhar com atenção... A Nvidia Shield, mesmo com MX Player, não fica tão fluida como as Apps nativas da Smart TV.

Portanto a minha concluão é: Tentem sempre usar Apps nativas da vossa Smart TV. Ou talvez usar boxes não-Android (Windows? Formuler?).

Porque é que as boxes Android são más no IPTV a 50 FPS?

As transmissões HD de desporto em Portugal e na europa em geral são feitas a 1080i, que significa que na verdade são a 25 FPS com campos interlaçados. É da responsabilidade do recetor fazer o deinterlace destes campos para reconstituir os 50 frames originais. E as boxes android, regra geral, suckam todas no deinterlace.

Aparentemente, o MX Player aproveita capacidades hardware que a maioria das apps android não aproveitam. Ainda assim é inferior ao ideal.

As TVs todas fazem o deinterlace bem, é imprescindível. E as Apps nativas aproveitam-no.

Última edição pelo moderador: 21 de Outubro de 2018
  2. abraxas888

abraxas888 Power Member

Atualmente não subscrevo nenhum serviço IPTV mas no inicio do ano tinha, a correr numa Fire TV (3ª geração) e a qualidade era bastante boa. Aparentemente a Amazon dedica especial atenção ao deinterlaceing a nivel de hardware desde 2017. http://www.aftvnews.com/amazon-fire...-hardware-1080i-deinterlacing-for-ota-tuners/

Também é um facto que existem imensas condicionates: provider, qualidade de ligação, etc.

Parabéns pela iniciativa e em nome da comunidade: obrigado!

3. BrOiller

BrOiller Power Member

Qual será melhor então colocar a TV a 50hz ou 25 Hz numa stream de desporto tipo da eleven?

4. m.r.f.

m.r.f. Power Member

@joazito bom tópico e boa iniciativa.
    Se ainda estiver a fazer mais testes, se puder faça com o IPTV dentro do kodi em Android e em linux (Libreelec/Coreelec).

5. futuro

futuro Power Member

Faltou-te testar uma Formuler.

6. joazito

joazito Suspenso

A minha TV não tem esse setting sequer, mas presumo que se tivesse era entre 50Hz ou 60Hz. Suponho que 50 era o ideal, mas não se deve notar muito a diferença se fosse a 60.

Já li que no LibreElec o deinterlacing com os S9xx da Amlogic funciona impecavelmente. Penso ter lido que o deinterlacing no Kodi Android não está a funcionar.

E sim imagino que as Formuler ou Mag fosse outra louça.

7. m.r.f.

m.r.f. Power Member

Depende dos Formuler.
    Existem uns que são android e outros á base de Linux.
    Suponho que terá que ser os Linux.

8. futuro

futuro Power Member

Nem por isso. Linux são para satélite, Android são para IPTV. Acho que é isso.

9. joazito

joazito Suspenso

Entretanto alguém aqui elogia a Jetstream 4K (AMLogic S905X), que é uma box Android TV de $69 vendido na Walmart, dizendo especificamente que o deinterlacing funciona às mil maravilhas. Tem Oreo 8.1, o que faz levantar esperanças para outros dispositivos semelhantes como a Mi Box.

10. m.r.f.

m.r.f. Power Member

Então será uma funcionalidade do Oreo 8.1?

11. PSS-PT

PSS-PT Power Member

Ofereço-me para fazer testes numa Formuler Z7+. Por ser de um amigo terei algumas limitações a nível de disponibilidade. De qualquer forma, disponham.

Última edição: 21 de Outubro de 2018
  12. jpalaquias

jpalaquias Power Member

Acho que é top essa. Se fizeres esse teste, usa a mesma fonte em diferentes sítios para notares eventuais diferenças pf

13. joazito

joazito Suspenso

Basicamente, essa é a esperança. Mas também pode ter sido um fix do fabricante dessa box, já não seria a primeira vez.

14. m.r.f.

m.r.f. Power Member

Podes por aí depois os resultados, mas essa é Android.
    O interessante seria numa Formuler Linux.

15. FabsLv

FabsLv Power Member

Tanto as Formuler como as MAGs são excelentes para IPTV, contudo se for para usar apps como Netflix, prime Vídeo ou mesmo Kodi não são o ideal. Eu tenho uma Mecool pro W com uma APP que usa o MXplayer e não tenho problemas.

16. futuro

futuro Power Member

Dás-me um exemplo de uma box da Formuler para IPTV, baseada em Linux?

Última edição: 21 de Outubro de 2018
  17. jpalaquias

jpalaquias Power Member

Pensava que as formuler eram todas Android

18. m.r.f.

m.r.f. Power Member

E só entrar no site deles que está escancarado https://www.formuler.tv/
    F1; F3; F4 e F4 Turbo.

19. futuro

futuro Power Member

Também está escancarado no título deste tópico que aqui estamos a discutir boxes para IPTV e não boxes para Satélite. Já te tinha explicado à tarde que a Formuler tem boxes para essas duas finalidades, sendo que as que tu referes são para Satélite, logo não entram para a discussão aqui.

20. m.r.f.

m.r.f. Power Member

O título é box para IPTV não Boxes android IPTV.
    Qualquer box que dê IPTV pode ser colocado aqui, seja android, satélite ou outra qualquer.

Partilhar esta Página