Jogos windows rulam no Ubuntu???

Soz o desenterro, mas pode haver alguns que podem não conseguir.

Jogar FM (2007) em linux:

Instala o jogo em windows.

Sacar o Crossover beta (porque no wine não mostra o rato, pelo menos a mim. Experimentem primeiro) : http://www.codeweavers.com/beta/cxlinux/

Copiar a pasta do Fm instalado e os saves do windows.

Comando a executar: $/opt/cxoffice/bin/wine /Caminho/para/a/pasta/do/fm/fm.exe

Criar um icon.

Jogar.


Há muitas diferenças na performance do jogo entre os diferents SO?
 
Cuidado com o que dizem...
Existem jogos que correrm melhor com o wine do que com o windows xp.
É o caso do counter strike...
Agora existem jogos que correm bem, e existem outros que simplesmente não correm.
Podem dar uma vasculhadela em www.linux-gamers.net pois existe para la muitos tutoriais e dicas :D


Isso é falso ... já ouvi essa historia tantas vezes que já cansa.
Já tive o CS instalado com wine e winex/cedega, e já fiz a prova dos nove e tens framedrop (testado com nvidia).

CS não corre melhor. Corre quase tão bem em linux como em windows, mas dizer que corre melhor ainda vai uma grande distancia...

Para quem diz que linux emula mais rapido DirectX que o próprio SO para o qual foi desenvolvido... epa nem comento :-D

Eu tb gosto muito de linux, mas há que saber separar as coisas e não as dizer porque fica bonito e Open Source rula, etc etc etc ...
 
Última edição:
Para quem diz que linux emula mais rapido DirectX que o próprio SO para o qual foi desenvolvido... epa nem comento :-D

Eu tb gosto muito de linux, mas há que saber separar as coisas e não as dizer porque fica bonito e Open Source rula, etc etc etc ...
A diferença é que o WINE (que significa Wine Is Not an Emulator), assim como o Cedega, não é nem nunca foi um emulador, é uma implementação da API do Windows. E por isso pode perfeitamente correr tão rápido em Linux software criado para Windows.
 
A diferença é que o WINE (que significa Wine Is Not an Emulator), assim como o Cedega, não é nem nunca foi um emulador, é uma implementação da API do Windows. E por isso pode perfeitamente correr tão rápido em Linux software criado para Windows.

Myth 1: "Wine is slow because it is an emulator"
Some people mean by that that Wine must emulate each processor instruction of the Windows application. This is plain wrong. As Wine's name says: "Wine Is Not an Emulator": Wine does not emulate the Intel x86 processor. It will thus not be as slow as Wabi which, since it is not running on a x86 Intel processor, also has to emulate the processor. Windows applications that do not make system calls will run just as fast as on Windows (no more no less).

Some people argue that since Wine introduces an extra layer above the system a Windows application will run slowly. It is true that, in theory, Windows applications that run in Wine or are recompiled with Winelib will not be able to achieve the same performance as native Unix applications. But that's theory. In practice you will find that a well written Windows application can beat a badly written Unix application at any time. The efficiency of the algorithms used by the application will have a greater impact on its performance than Wine.

http://www.winehq.com/site/myths

Isto é ao que me refiro. Se a aplicação não foi escrita nativamente para ambientes unix, uma capacidade extra de processamento vai ser requirida. Daí eu dizer que tem de correr pior, ou no máximo correr com a mesma performance. Correr melhor acho impossivel.
 
http://www.winehq.com/site/myths

Isto é ao que me refiro. Se a aplicação não foi escrita nativamente para ambientes unix, uma capacidade extra de processamento vai ser requirida. Daí eu dizer que tem de correr pior, ou no máximo correr com a mesma performance. Correr melhor acho impossivel.

Quem diz que corre melhor, pode não ser mentiroso. Há muitos factores que influenciam a performance, tais como anti-virus ligados, anti-spyware etc. logo hé muitos factores que podem fazer com que em linux possa ter melhor performance. Mas "a cru" é claro que não podemos esperar melhor performance.


Off-topic: só agora é que reparei que também dá para por a corrigir erros ortográficos na Techzone com o FF, com um simples "visto" :D
 
Supostamente esta cena do Cedega ser pago não vai contra a filosofia linux? Eu tenho Ubunto instalado mas não gosto nada daquilo (nem sequer me lê mp3 e avi's) e tou a pensar instalar Dreamlinux (gosto bastante da distro. Simples, eficaz e pronta a fazer o que um utilizador "normal" faz) mas queria correr lá uns joguitos de vez em quando (tipo CS:NS).

Agora a minha pergunta é se há algum compile do cedega à pala ou se só mesmo pagando aos gajos da TransGaming é que consigo ter aquilo a bombar. Primeiro não utilizo linux tanto quanto isso para estar a investir 15€ nele, e segundo não tenho cartão de crédito para pagar aos gajos mesmo se quisesse.

Se alguém conhecer alguma coisa free que ma aponte sff :joker:


Big up... :kfold:
 
Teres programas pagos para uso em GNU/Linux não é de estranhar, o que seria de estranhar era se estes programas viessem integrados de origem numa distro. Aí sim, poderias dizer que vai um pouco contra a filosofia do GNU. E mesmo assim..., isso é muito discutível :P

Também tens programas gratuitos para o windows, e isso não implica que estejam a ir contra a filosofia do windows :P

abraços, HecKel
 
Teres programas pagos para uso em GNU/Linux não é de estranhar, o que seria de estranhar era se estes programas viessem integrados de origem numa distro. Aí sim, poderias dizer que vai um pouco contra a filosofia do GNU. E mesmo assim..., isso é muito discutível :P

Também tens programas gratuitos para o windows, e isso não implica que estejam a ir contra a filosofia do windows :P

abraços, HecKel

Realmente eu podia ter pensado um bocadinho antes de postar lolol. Só achei que a comunidade Linux se destacava por recusar viemente programas pagos, pelo menos para uso no Linux que é suposto ser completamente livre (ainda que hajam distribuições pagas como é o caso de por exemplo o Linspire). Enfim.. ainda tenho muito que aprender sobre a "filosofia" linux e suas consequências.
Já agora, o que achas do Dreamlinux?

Big up... :kfold:
 
Nunca usei :P

Só usei Fedora e na altura fartei-me..., não gostava da frequencia com que vinham os updates e nem me deixavam muito satisfeito..., agora uso Ubuntu (não neste momento), onde noto menos os bugs :P (aliás, nem noto :P)

abraços, HecKel
 
Eu tinho tido problemas com o Ubuntu. A começar por só no Edgy é que passou a reconhecer a minha placa wireless PCMCIA da Asus e não conseguir usar a placa da Vodafone nem por nada, até ao facto de não conseguir ouvir mp3 ou ver files de video. Ainda houve um ou dois videos em que conseguia som mas era só. De resto tenho por lá uns updates para fazer mas aquilo falha no download por isso não sei. Gosto de simplicidade e o Dreamlinux oferece-me isso tudo. Só não o tenho instalado neste momento porque a drive DVDs do meu portátil decidiu fazer greve aos CDs e então agora só lê DVDs. Como é o unico computador que tenho preciso de comprar uma drive nova antes de poder voltar a instalar o Dreamlinux.

Big up.:x2::kfold:
 
Eu tinho tido problemas com o Ubuntu. A começar por só no Edgy é que passou a reconhecer a minha placa wireless PCMCIA da Asus e não conseguir usar a placa da Vodafone nem por nada, até ao facto de não conseguir ouvir mp3 ou ver files de video. Ainda houve um ou dois videos em que conseguia som mas era só. De resto tenho por lá uns updates para fazer mas aquilo falha no download por isso não sei. Gosto de simplicidade e o Dreamlinux oferece-me isso tudo. Só não o tenho instalado neste momento porque a drive DVDs do meu portátil decidiu fazer greve aos CDs e então agora só lê DVDs. Como é o unico computador que tenho preciso de comprar uma drive nova antes de poder voltar a instalar o Dreamlinux.

Big up.:x2::kfold:

Queixa-te à Asus.
Queixa-te à Vodafone.
Faz download dos codecs.
 
Primeiro não utilizo linux tanto quanto isso para estar a investir 15€ nele, e segundo não tenho cartão de crédito para pagar aos gajos mesmo se quisesse.

Se não utilizas o linux tanto quanto isso, deduzo que utilizes Windows, e esse Windows, investis-te os 300 e tal euros ou estás a correr uma versão pirata?
 
Se não utilizas o linux tanto quanto isso, deduzo que utilizes Windows, e esse Windows, investis-te os 300 e tal euros ou estás a correr uma versão pirata?

Já vinha com o portátil. Se não viesse, pirata com ele que remédio. Quer eu queira quer não, é o sistema com que estou habituado a trabalhar (antes de ter o portátil o 98SE rulava no meu PII e eu ainda criticava o XP à 2 anos que foi quando comprei o portátil lol).
Só acho que o Linux é de dificil habituação por ser tão diferente do windows, daí que requeira algum tempo de volta dele, coisa que eu não tenho tanto quanto isso. De qualquer forma, reconheço o valor tanto do linux como do windows.
 
[knap];1434958 disse:
Queixa-te à Asus.
Queixa-te à Vodafone.
Faz download dos codecs.

Sou demasiado preguiçoso para fazer download dos codecs. O dreamlinux já traz isso tudo incluido.
Em relação às queixas, quanto a vodafone isso é verdade, já da asus não posso dizer o mesmo porque depende de drivers para o chipset da placa wireless, não da placa em si.
 
A questão é que o chipset não é especifico desta placa, assim como os chipset prism, orinoco ou outros quaisquer não são especificos de um só modelo. Daí que o esforço tenha que ser do fabricante do chipset, não dos fabricantes que incorporam o chipset nos seus produtos.


Só um reparo, isto já começa a ser uma discussão off-topic :kfold:
 
Back
Topo