LCD vs Plasma

aquele sharp full HD que o sealight sugeriu é fascinante...
Só tenho ouvido (lido) críticas boas do modelo de 37".
Até mesmo quem o compara com o Sony W diz que o Sharp (37XD1E) tem melhor imagem.
O problema é encontrá-lo por cá.
Supostamente a Auferma deveria comercializá-los em PT mas não me respondem aos mails.
Se souberem onde o encontrar em PT por favor avisem.
 
Espero esclarecer com este tópico algumas das dúvidas que alguém neste forum possa ter...
Se estão no mercado à procura por uma televisão de ecrã plano, então provavelmente devem ter uma grande questão que gostariam que fosse respondida: Plasma ou LCD, qual é a opção certa para mim?
1. O plasma e os painéis de LCD podem parecer similares, mas a tela lisa e o perfil fino são onde as similaridades terminam. As telas do plasma, como o seu nome o sugere, usam uma matriz de pilhas minúsculas de gás carregadas por tensões eléctricas precisas para criar uma imagem. As telas do LCD (exposição de cristal líquido) são como sanduíches do cristal líquido comprimido entre duas placas de vidro. As imagens são criadas variando a carga eléctrica aplicada aos cristais. Cada tecnologia tem os seus prós e contras, como poderemos verificar em baixo.
2. Existe diferença na qualidade de imagem entre Plasmas/LCD’s e os tradicionais televisores CRT?
Apesar de os plasmas e lcd’s produzirem excelentes imagens, alguns especialistas e jogadores de vídeo-jogos afirmam que os CRT produzem globalmente a melhor qualidade de imagem.
Estes mesmos especialistas dizem que, para o home-cinema básico, o plasma tem ligeira vantagem sobre o LCD. Isto porque os ecrãs plasma conseguem reproduzir os níveis de pretos mais detalhados que os LCD, o que significa um melhor contraste e detalhe em emissões de televisão ou cenas de filmes mais escuras. Isto deve-se ao facto de, no caso dos LCD’s, haver uma perda de luminosidade entre os pixeis, no entanto este facto tem vindo a ser corrigido na nova geração de LCD’s.
3. Vantagens do Plasma relativamente ao LCD:
Para além de um melhor contraste e abilidade para reproduzir cenas escuras mais detalhadas, os ecrãs plasma tem geralmente melhores ângulos de visão que os LCD. Os ângulos de visão testam-se afastando-nos lateralmente do ecrã até que a imagem escureça. Isto tem vindo a mudar nos LCD mais recentes, existindo mesmo casos em que os ângulos de visão dos LCD são superiores aos do plasma. Os LCD com um tempo de resposta alto têm tendência a mostrar arrastamento na imagem, principalmente durante uma cena de movimentos rápidos em filmes ou jogos desportivos. Isto também tem vindo a ser melhorado, existindo LCD’s com tempos de resposta bastante baixos, na ordem dos 8ms ou menos.
No entanto a maior vantagem do plasma relativamente ao LCD é mesmo o seu preço, ou melhor, a sua relação tamanho/preço. Isto quer dizer que pelo preço de um LCD de 46 polegadas pode comprar-se um plasma de 50.
4. Vantagens do LCD relativamente ao Plasma:
Os LCD tendem a ter uma resolução superior que os plasmas de tamanho similar, o que significa mais pixeis no ecrã. Isto passa-se até ao tamanho de 42 polegadas, porque a partir daí a resolução é semelhante nos dois casos.
Os LCD consomem também menos energia (em geral cerca de 30% menos), e são mais leves, fazendo com que seja mais fácil movimentá-los.
Outra vantagem dos LCD é relativa à durabilidade do ecrã. Nos LCD é cerca de 60000 horas enquanto nos plasmas é de 20000 horas. Hoje em dia isto não se sucede uma vez que 99% dos plasmas anunciam um tempo de vida na ordem das 50000 a 60000 horas.
Os Plasmas são tambem mais frágeis e mais pesados que os LCD, e é preciso muita atenção quando se pretender mudar de local ou então no simples transporte para casa. Um mínimo toque ou pancada, pode ser desastroso.
Outra desvantagem do plasma deve-se ao efeito fantasma que se poderá fazer notar. Isto ocorre quando a mesma imagem é mostrada no ecrã durante um longo período de tempo (imagem parada), resultando num efeito fantasma dessa mesma imagem quando, por exemplo, se muda de canal ou se muda de imagem.
Este fenómeno acontece principalmente usando o computador ligado ao plasma, e trabalhar por exemplo num programa tipo Word ou Excel, em que as imagens são estáticas. Poderá também suceder com jogos de vídeo, quando é mostrado constantemente durante o jogo algum quadro fixo com a pontuação, etc.
Os plasmas recentes são menos susceptíveis a este problema graças a uma tecnologia melhorada e outras características como por exemplo Screen Savers.
Caso não tenham nenhuma tecnologia que evite este facto (hoje em dia é difícil que não tenha) o efeito fantasma pode ser limpo, mostrando uma imagem completamente cinza em todo o ecrã durante alguns minutos.
No entanto, é preciso ter muita atenção a este facto, e este talvez seja o defeito maior dos plasmas. No fundo é preciso ter cuidado na altura da escolha do plasma em questão. A marca poderá ser um bom indicador de fiabilidade (ou não).
5. Conclusão
Se estão no mercado à procura de um televisor grande, e refiro-me a ecrãs acima de 42 polegadas, então devem optar pelo plasma.
A relação tamanho/preço no plasma é-lhe claramente favorável.
Pelo contrário, se estão à procura de um televisor abaixo deste tamanho (de 37 polegadas para baixo), a escolha deverá recair no LCD, porque são geralmente mais pequenos e leves, e porque também não existem plasmas deste tamanho.
Quanto a qualidade de imagem, memorizem o seguinte:
Se a utilização do televisor for com fontes de alta definição, como por exemplo, um PC, uma consola da nova geração como a Xbox360, ou com sinal de televisão de alta definição (que no nosso país não existe nem irá existir tão cedo), a escolha deverá ser independentemente do tamanho o LCD (isto se o puderem pagar), porque a qualidade de imagem com fontes de alta definição é superior e mais detalhada no LCD.
Pelo contrário, se a utilização for maioritariamente com fontes de baixa resolução (na ordem das 500 linhas) a escolha deverá incidir sobre o plasma.
O sinal de televisão por cabo no nosso país é entregue numa resolução de 640*480 (480 linhas), semelhante à resolução de um vulgar DVD (720*576 - 576 linhas).
Por isso, se a utilização a dar for a simples visualização de filmes em DVD ou programas de televisão a escolha deverá ser o plasma, e isto porque com fontes de baixa resolução o plasma tem melhor qualidade de imagem, devido a uma menor resolução do painel e ao tipo de tecnologia, já que se se comparar um plasma e um LCD com a mesma resolução a emitir sinais de 480 linhas, o Plasma reproduz uma imagem superior.
No caso dos plasmas com resoluções de 1366*768 (apenas em tamanhos iguais ou superiores a 50 polegadas) o problema da falta de resolução não se põe, ou seja, a resolução é igual à do LCD (já existe paineis Plasma e LCD com 1080 linhas). A estes níveis de resolução o LCD continua a ter uma ligeira vantagem com fontes de alta definição e o plasma com fontes de baixa definição.
Resumindo, se for para comprar um grande ecrã, (de 50 polegadas ou superior) a escolha deverá o plasma, isto porque durante a maioria do tempo o televisor será utilizado com fontes de baixa resolução (programas de televisão e filmes em DVD), e se tiverem a sorte de ter uma Xbox360, não se irão sentir desiludidos, pois a qualidade de imagem, apesar de não ser tão boa neste caso como no LCD, é suficientemente boa ao ponto de mal se notar a diferença.
O LCD deverá ser a escolha para quem quiser comprar um ecrã para colocar na parede da cozinha ou no quarto (devido ao tamanho reduzido) ou então para usar como ecrã do computador. Se não for este o caso, esqueçam e optem pelo plasma para a sala de estar.
Já agora, e porque me esqueci de referir um ponto importante, aqui ficam as melhores marcas de LCD’s e Plasmas, pela respectiva ordem de qualidade.

LCD’s:
1. Sony
2. Panasonic
3. Sharp
4. Philips

Plasmas:
1. Pioneer
2. Panasonic
3. Hitachi
4. Samsung

Caso necessitem de obter os melhores preços de electrónica em geral tambem posso ajudar.

Cumprimentos a todos
Paulo Pereira
 
Última edição:
"numa resolução de 640*480 (480 linhas), a mesma resolução de um vulgar DVD"

A resolução de um dvd PAL não é 720x576 ?? 480 linhas não é em NTSC ??
 
Concordo 99.9% com tudo o que o Paulo disse, e faço do discurso dele a minha opinião :)

Só acho que o LCD é tão ou mais frágil que um plasma porque o plasma tem uma placa de vidro a "proteger" o ecran. Podemos bater num plasma como quem bate uma janela de vidro(facilmente comprovável), mas num LCD já vês os "flashes" quando dás um toque na tela...
 
Ola
Esse valor foi o que eu paguei em 11 de Setembro por um PLASMA 42 pc1 RR , O QUAL AVARIOU UMA HORAS DEPOIS....ATÉ HOJE DIA 20 DE DEZEMBRO AINDA NÃO TIVE NEM O PLASMA,NEM O REPARARAM, NEM O SUBSTITUIRAM...NEM ME RESPONDEM AOS EMAILS...Comprei um plasma que nunca tive....é ridiculo....LG...NUNCA MAIS...e acredito neste momento que terei de ir para tribunal na tentativa de resolver isto...Nunca pensei que pudesse acontecer...por isso fica o conselho...QUALQUER EQUIPAMENTO...MENOS LG
Neste momento , dia 10 de Janeiro de 2007...continuo a aguardar que alguem da LG me diga qualquer coisa...ate ao dia de hoje nem Plasma nem dinheiro...desde 11 de Setembro do ano passado...há coisas incríveis não há????
Cumptos

e não foste à loja troca-lo ? era mesmo eu.. n saia da loja sem me darem o € ou um novo.
 
Ola
Esse valor foi o que eu paguei em 11 de Setembro por um PLASMA 42 pc1 RR , O QUAL AVARIOU UMA HORAS DEPOIS....ATÉ HOJE DIA 20 DE DEZEMBRO AINDA NÃO TIVE NEM O PLASMA,NEM O REPARARAM, NEM O SUBSTITUIRAM...NEM ME RESPONDEM AOS EMAILS...Comprei um plasma que nunca tive....é ridiculo....LG...NUNCA MAIS...e acredito neste momento que terei de ir para tribunal na tentativa de resolver isto...Nunca pensei que pudesse acontecer...por isso fica o conselho...QUALQUER EQUIPAMENTO...MENOS LG
Neste momento , dia 10 de Janeiro de 2007...continuo a aguardar que alguem da LG me diga qualquer coisa...ate ao dia de hoje nem Plasma nem dinheiro...desde 11 de Setembro do ano passado...há coisas incríveis não há????
Cumptos

Já agora isso passou-se em que loja?

E porque razão não te trocaram logo na altura por outro Plasma? Eu comprei o meu LCD de 40'', ao chegar a casa verifiquei que estava com problemas, voltei à loja e trocaram-me logo por outro!

Há coisas realmente absurdas...
 
"Os Plasmas são tambem mais frágeis e mais pesados que os LCD, e é preciso muita atenção quando se pretender mudar de local ou então no simples transporte para casa. Um mínimo toque ou pancada, pode ser desastroso."


Concordo 99.9% com tudo o que o Paulo disse, e faço do discurso dele a minha opinião :)

Só acho que o LCD é tão ou mais frágil que um plasma porque o plasma tem uma placa de vidro a "proteger" o ecran. Podemos bater num plasma como quem bate uma janela de vidro(facilmente comprovável), mas num LCD já vês os "flashes" quando dás um toque na tela...


Boas.
Estou a pensar comprar um lg pc1rr devido ao seu preço acessivel. Mas ao ler isto assustei-me. Tenho um rapaz de 2,5 anos que não trata a televisão que possuo agora muito bem. Devo esperar que ele cresça um bocadinho para comprar alguma coisa em condições?

Obrigado
 
Não sei quem fez o primeiro quote, mas está errado. O LCD é muito mais frágil que o plasma para um miudo de 2 anos, porque suponho que o que ele trata mal é o ecrã, certo ?
Nesse caso ficas mais seguro com um plasma, porque o vidro protege.
 
Não sei quem fez o primeiro quote, mas está errado. O LCD é muito mais frágil que o plasma para um miudo de 2 anos, porque suponho que o que ele trata mal é o ecrã, certo ?
Nesse caso ficas mais seguro com um plasma, porque o vidro protege.

Mas é fácil com uma pancada estragá-lo? Ou é preciso uma queda para isso?

Obrigado
 
Uma queda é capaz de ser ligeiramente mais fatal para o vidro do plasma, porque o LCD tem um género de uma camada plástica que serve quase como amortecedor de vibrações em caso de queda, mas para bater com um boneco ou dar uma palmada no ecrã, o plasma tem o tal vidro mais resistente, que até em caso de riscos é mais duro que o plástico do LCD...
 
Isso do "mais frágil" é um bocado efémero... A quantos de nós já caiu uma Tv ao chão? O meu plasma pesa 42kg e dificilmente cairá ... No transporte aí sim, levar sempre a caixa direitinha ;)
 
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=217074

Ate ja a panasonic começa a arrepiar caminho... Mas eu se fosse agora comprava um plasma e q andam para ai uns muito bons ao preço da chuva... So e mesmo pena na serem grande coisa para ver dvds ligar pc ou consola e q se me esqueço daquilo na pausa... ui o burnin ataca e la se vai um plasma...

Simples, ligar a opção de desligar ao fim de X tempo, e deixa de existir esse problema.

Além disso, depois de bem rodado, para existir burn-in ( não confundir com retenção ) é preciso nestas ultimas gerações de plasmas deixa-lo umas boas horas ligado com imagens fixas ( e alguns já têm pixel shift justamente para o caso de existirem imagens fixas muito tempo no ecrã ).

Eu só estou á espera de poder comprar um leitor HD para tirar melhor partido do 507XD, já quem em SD com Upscalling tem uma imagem fabulosa imagino em HD. É que por muito bom que o LCD seja, aquele efeito 3D e profundidade que os Pioneer conseguem ter, nunca vi nenhum LCD consegui-lo.

Vi anteontem o Apocalypto em 720P ( dvd Upscalling claro ), e a imagem estava excelente.

E o meu painel só vai em 180 horas, os plasmas até mais ou menos ás 1000 horas vão tendo sempre melhorias a nivel de imagem ( até os pixeis estabilizarem ), dai o facto de por vezes quando são novos a imagem não ser das mehores.

Quanto ao link, é natural que assim seja, basta ver o ponto "menor custo para o fabricante", logo maior lucro.
 
Última edição:
Além disso, as marcas dão ao consumidor aquilo que ele quer, mesmo que seja de pior qualidade.
Se os consumidores preferem lcd, mesmo sendo claro que o lcd tem pior qualidade de imagem que o plasma, as marcas vendem lcd.
Tem lógica.
 
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=217074

Ate ja a panasonic começa a arrepiar caminho... Mas eu se fosse agora comprava um plasma e q andam para ai uns muito bons ao preço da chuva... So e mesmo pena na serem grande coisa para ver dvds ligar pc ou consola e q se me esqueço daquilo na pausa... ui o burnin ataca e la se vai um plasma...

Eu tenho O Pc ligado ao plasma, por vezes tenho 1h / 1:30m com a barra do windows fixa e nunca me apareceu retenção, nem num simbolo de um canal nem num jogo, Também ainda tenho o plasma nos settings de rodagem. e quanto a isso de não serem grande coisa para lerem dvd's explica-me porquê ?
 
Porquê ?? Porque é que achas ? Também noutro tópico veio outro user dizer que o plasma é uma tecnologia morta. Ouvem estas coisas por aí, e depois espalham sem lógica nem conhecimentos. Assim se espalham os boatos. Sony marketing.
Como a afirmação gratuita que a Panasonic está a arrepiar caminho. Mas que caminho ? E arrepiar em que aspecto ?
Enfim ....
E mesmo para consolas não sei porque é que não funcionam bem. Já vi uma PS3 ligada a um plasma fullHD e tem uma imagem de outro mundo. Nenhum LCD lhe chega aos calcanhares.
E então para dvd's e blue-ray ainda mais.
 
Concordo contigo, e digo-te sou técnico de electrónica e lido com muitos lojistas, na minha sondagem de qual tinha melhor preço sempre que dizia que o aparelho que ia comprar era plasma todos me diziam que era burro que lcd é que era bom que ao fim de una anos o plasma fica com a imagem maravilhosa , que ficam sempre lá fantasmas no ecrã que tem menor tempo de vida que daqui a uns anos o plasma deixa de ser construído , aquece muitíssimo blá blá blá

Enfim um magote de estupidez a qual só dizia "Ok, eu é que sei já li muito sobre as duas tecnologias e SEI qual a melhor para o que eu vou usar" As pessoas embrenham pelos ouvidos, antes de me informar também dizia que lcd é que era, agora sei bem o que tenho e que é superior a um LCD
 
Isto não ajuda ninguem, mas achei piada. Li o relato de um utilizador, não sei bem de que forum.... mas o homem comprou um lcd e teve o azar do filho, criança ainda bebé, o ter riscado.
Imaginem a tortura que deve ser, sempre que o tipo vê tv, ver aquele risco ali a massacrar a vista. :002:
 
Já agora, deixo uma informação para irem pensando, relativo ao tempo de vida:
Quando um LCD "morre" (assuma-se as 60 mil horas que o fabricante indica) a backlight dá o berro, ou seja, o LCD fica apagado e não dá para ver nada. Um plasma, quando "morre" (também ao fim das 60 mil horas) continua a dar imagem, mas dá com menos de Xis% do contraste e brilho inicial.
 
Back
Topo