Lenovo Legion Y540

Rethew

Sim de facto agora com o surgir do windows 11 e esta polémica toda do TPM 2.0, pedi um bocado a ver um pouco as coisas no caso deste modelo, no meu já tenho o TPM 2.0 ativo na bios, está ok, mas já vi por ai malta que, não tem opção na bios para alterar, mesmo modelo, logo por ai já deu para perceber que existe algumas pequenas diferenças na arquitetura do hardware entre os modelos desta série, o que depois pode dar origem a estas pequenas ocorrências que são basicamente muito poucas no universo de milhares de unidades, o que se torna chato depois tentar efetuar um despiste da origem do problema.

Honestamente, tens ai uma situação chata, pois o problema deve ser apenas algum bug que deve estar nas novas drivers e que só ocorre mediante o tipo de hardware que não é compatível.​
Qual é essa função na bios?
 
@cracker12

O TPM não é relacionado com isto, é apenas um exemplo de algo que pode variar nas máquinas que levam a certos problemas.

Já agora, o departamento da loja online, como esperado, recusou o reembolso por já ter passado o período de 14 dias desde a compra. Agora estou à espera de resposta do apoio técnico para virem trocar a motherboard.

(i5 9300H | 1660Ti)
 
@cracker12

O TPM não é relacionado com isto, é apenas um exemplo de algo que pode variar nas máquinas que levam a certos problemas.

Já agora, o departamento da loja online, como esperado, recusou o reembolso por já ter passado o período de 14 dias desde a compra. Agora estou à espera de resposta do apoio técnico para virem trocar a motherboard.

(i5 9300H | 1660Ti)

Todos os envolvidos te vão recusar o reembolso repetidamente, com as mais varidadas justificações, alegando isto e aquilo, para te tentarem vencer pelo cansaço. Recomedo que tentes agilizar ao máximo o processo, porque se já andaste 1 ano a arrastar a situação, não é nada difícil que o outro ano de garantia passe enquanto estás a tentar usufruir dela para resolver problemas.

Se confias nos teus conhecimentos e no teu à vontade com PCs e tens a certeza de que é defeito da unidade, não desistas até isto estar resolvido - o que para mim só se resolveu com reembolso total e corte completo de relação com esta marca e seus associados.
Mas prepara-te, vai demorar, e vai ser frustrante p'ra xuxu... E vão-te tentar atrasar o processo muito para alem do tolerável. Quanto mais razão tiveres e provares, mais devagar o processo anda e mais entraves vão surgir.

Sugiro que contactes o suporte e envies imediatamente para primeira RMA, e que o processo se repita uma e outra vez até que escalem o caso para o departamento regional EMEA; que é quem efetivamente te poderá aprovar um reembolso; mas até esses departamento é provavél que te recuse inicialmente o reembolso. Força nisso.
 
@cracker12

O TPM não é relacionado com isto, é apenas um exemplo de algo que pode variar nas máquinas que levam a certos problemas.

Já agora, o departamento da loja online, como esperado, recusou o reembolso por já ter passado o período de 14 dias desde a compra. Agora estou à espera de resposta do apoio técnico para virem trocar a motherboard.

(i5 9300H | 1660Ti)
Eu sei. Mas estou a ponderar instalar o windows 11 e assim ja estou informado [emoji28]
 
Todos os envolvidos te vão recusar o reembolso repetidamente, com as mais varidadas justificações, alegando isto e aquilo, para te tentarem vencer pelo cansaço. Recomedo que tentes agilizar ao máximo o processo, porque se já andaste 1 ano a arrastar a situação, não é nada difícil que o outro ano de garantia passe enquanto estás a tentar usufruir dela para resolver problemas.

Se confias nos teus conhecimentos e no teu à vontade com PCs e tens a certeza de que é defeito da unidade, não desistas até isto estar resolvido - o que para mim só se resolveu com reembolso total e corte completo de relação com esta marca e seus associados.
Mas prepara-te, vai demorar, e vai ser frustrante p'ra xuxu... E vão-te tentar atrasar o processo muito para alem do tolerável. Quanto mais razão tiveres e provares, mais devagar o processo anda e mais entraves vão surgir.

Sugiro que contactes o suporte e envies imediatamente para primeira RMA, e que o processo se repita uma e outra vez até que escalem o caso para o departamento regional EMEA; que é quem efetivamente te poderá aprovar um reembolso; mas até esses departamento é provavél que te recuse inicialmente o reembolso. Força nisso.
Dentro de 2 dias o técnico vai-me ligar para agendar a deslocação cá a casa. Pelo menos vou saber ao certo o que se vai passar. Vamos ver...

@cracker12 é um módulo de segurança da motherboard. Hoje em dia todos os portáteis novos têm e estão ativados por defeito. O teu tem.
 
Qual é essa função na bios?

Boas na bios tens de lá ter no separador "Security" uma linha a dizer "clear Intel PTT key" logo a seguir à opção " Intel plataform trust technology " que ao fazeres clear deixas de ter erro ao correr o teste de compatibilidade no TPM 2.0 para o win11, algo que muita gente mesmo com ultimo update de bios não tem.

ainda assim win11, por enquanto ainda tem muito que andar até pensar em usa-lo como SO principal, quando chegar à altura então preocupo-me com os TMP's e afins, até lá só instalei em MV para ver como era de resto, o tempo o dirá, o que a MS irá fazer no que toca a requisitos.

1624973230749.png
 
Veio cá hoje o técnico da IBM mudar a motherboard. Feita a troca, ligámos o PC e apresentou o mesmo problema dos flickers. Já falaram com a Lenovo para fazerem um novo plano de ação, desta vez tentar trocar uma I/O board. Agora estamos à espera de resposta deles.

Se isso não funcionar, não sei o que se segue.

UPDATE: Troca da peça não funcionou, agora acho que querem levar o portátil para o centro de reparações com 2 tentativas falhadas pelo técnico aqui em casa.
 
Última edição:
Veio cá hoje o técnico da IBM mudar a motherboard. Feita a troca, ligámos o PC e apresentou o mesmo problema dos flickers. Já falaram com a Lenovo para fazerem um novo plano de ação, desta vez tentar trocar uma I/O board. Agora estamos à espera de resposta deles.

Se isso não funcionar, não sei o que se segue.

UPDATE: Troca da peça não funcionou, agora acho que querem levar o portátil para o centro de reparações com 2 tentativas falhadas pelo técnico aqui em casa.

Na minha opinião, 2 tentativas falhadas por técnico oficial e ainda por cima na tua presença é motivo suficiente para avançar já com o processo de devolução e reembolso. É que o vai-vem de e para o centro de reparações (presumo que seja a Ename) é coisa para demorar 2-3 semanas de cada vez, com a probabilidade de voltar sem qualquer intervenção. Boa sorte.
 
Na minha opinião, 2 tentativas falhadas por técnico oficial e ainda por cima na tua presença é motivo suficiente para avançar já com o processo de devolução e reembolso. É que o vai-vem de e para o centro de reparações (presumo que seja a Ename) é coisa para demorar 2-3 semanas de cada vez, com a probabilidade de voltar sem qualquer intervenção. Boa sorte.
Falei com o suporte da Lenovo no Twitter no domingo, relatei a situação e pediram-me alguns detalhes e submeteram um ticket para a "regional team" averiguar. Estou agora a aguardar.
 
Estou a ver que há outro Y540 com problemas graves. Eu por acaso tenho mexido pouco no meu Y740, mas houve um update da Nvidia que não foi grande coisa.
 
Bem, após umas 3 semanas de espera por uma solução do departamento EMEA, vão proceder ao reembolso.

Não foi tão difícil como no caso do @Kira-kun, mas mesmo assim demorou um bom tempo.
 
Bem +1 para a lista dos deceptionados com o Y540.
Comprei um e depois de uma semana abri para por mais memoria.

Nunca tive problemas a mudar os chips de memoria num portatil antes e nem shorts da MB nem nada.
Desta vez, depois de ter mudado a memoria nem liga nem da sinal nenhum de vida. Nem mesmo sem memoria instalada nem nada. Granda LOL.

Ja foi recolhido para ir para a Ename por indicacao do suporte da Lenovo. Agora tou para ver quanto tempo isso demora.
Pelo que vi no YT, a board do Y540 gosta de fritar um controlador de corrente que faz com que tenha o exacto problema que tinha. Vamos ver como isto se desenrola. Devia ter vindo aqui antes de comprar.
 
Slipxtreme

Isso foi mesmo azar, as memorias novas não teriam algum problema que pode-se estar na origem disso, até mesmo descargas de eletricidade estática no manuseamento ao trocar as memorias, visto que é suficiente para causar um dano.

Tenho um Y540 já há dois anos e nem um problema a relatar até hoje e comprei-o na altura que tinha saído e ainda no mesmo dia que o comprei troquei logo as ram's e acrescentei um HDD (PC que está na minha assinatura), é certo que houve alguns problemas conhecidos relatados, como é normal em qualquer marca, continua a ser um excelente portátil.

Visto que o Y540 já foi descontinuado em 2020 compras-te usado ou algum modelo esquecido ai numa loja???
 
Eu tive um y520 que infelizmente deu o problema do teclado, comprei o y540 , com a 1660ti e o i7 9750h, tenho a garantia premium e já me deram 2 vezes assistência, e so tenho bem a dizer, juntamente com o alienware q tive no passado é provavelmente o melhor portátil q já tive.

Espero agora a saída dos novos ryzen para comparar com os 12th da intel, e só depois despacho o meu atual.
 
Slipxtreme

Isso foi mesmo azar, as memorias novas não teriam algum problema que pode-se estar na origem disso, até mesmo descargas de eletricidade estática no manuseamento ao trocar as memorias, visto que é suficiente para causar um dano.

Tenho um Y540 já há dois anos e nem um problema a relatar até hoje e comprei-o na altura que tinha saído e ainda no mesmo dia que o comprei troquei logo as ram's e acrescentei um HDD (PC que está na minha assinatura), é certo que houve alguns problemas conhecidos relatados, como é normal em qualquer marca, continua a ser um excelente portátil.

Visto que o Y540 já foi descontinuado em 2020 compras-te usado ou algum modelo esquecido ai numa loja???
Comprei em segunda mão.
Pois tive todo o cuidado possível para evitar alguma descarga mas pronto azares podem acontecer.

Vamos ver se a ename é relativamente rápida a arranjar (trocar a board).
 
Update ao arranjo do portatil.

Chegou em menos de 2 semanas.
Assim que tentei continuar com o setup do windows bloqueou.
Reset e setup do windows concluído.

Depressa me apercebi com os BSOD e a linda mensagem NMI error whatever que o chip audio realtek está "frito".
Usando um audio interface da focusrite que tenho consigo usar o portatil sem grandes problemas e os jogos correm bem.
Mas assim que activo o driver da realtek e tento usar o 3.5 jack com uns headphones, blue screen of death.
O estranho é que ainda consegue se safar uns minutos mas não dura muito.

Enfim arranjaram 90% mas sem testar depois do arranjo não sabiam da placa de som estragada. Quando tiver tempo e paciência para mais uma dor de cabeça logo lhes ligo outra vez.
 
Boas pessoal. No vosso Y540 notam que no HWinfo ele apresenta quase sempre "YES" no Maximum no thermal throttling?
Já agora, que temps verificam no CPU em utilização normal?
 
Última edição:
Back
Topo