Lentes portraits

Tens por exemplo a Tamron 70-200 f2.8 VC (a primeira versão), que parece ser uma excelente opção para um entusiasta que quer uma f2.8 nessas focais. Nos usados podem-se arranjar a um preço mais amigável. Nunca sera uma lente barata, mas é bem mais barata que as "da marca", e com um desempenho equivalente, ou muito próximo.
 
Bom advice. Principalmente se as zooms forem boas e sharps a todas as distância focais. Tipo a 70-200 f/2.8 L II. Mas vista um balurdio :D
Pode doer, mas só dói uma vez.
O que eu já gastei em primes pagava a 17-55mm f/2.8, esta 70-200 f/2.8, e até mesmo a 80D.
Agora, claro, isto exigia que naquela altura eu soubesse o que sei agora...que não sabia nem de perto nem de longe.
Ainda assim, continuo a ter por cá 3 das 4 primes mais caras que comprei, portanto não lhes chamaria um erro. Mas, desde que tenho boas zooms, nunca mais lhes dei sequer metade do uso que tinham. Chego a não pegar nas primes durante meses.

E a lente ser sharp não é tudo...
 
Sim, é verdedade. Penso que depende do tipo de fotografia que se faz. Provavelmente a ler ser muito sharp não interessa 100% em portraits porque pode-se não querer mostrar as manchas na cara e isso :D

Nevertheless, estou de olho em certas lentes e estas incluem:

1. 35mm f/2 IS USM para uso geral. Na rua, passeio, fotos em grupo para apanhar mais malta, etc.
2. 50mm f/1.8 STM para uso geral também ou quando se quer tirar uns portraits e quando a 35mm não se adequa e também só porque sim, pois por £80 nova com 1 ano de garantia numa gray shop penso que seja um non-brainer.
3. 100mm f/2.8L IS USM macro, para os close ups ao bebe e para ter umas fotos candid em casa
4. 70-200 f4L IS USM para fotos candid na rua, parque, reunião familiar, portraits, etc

Este era o line up que estava a pensar. É claro que aqui falta uma 24-70mm mas eu gosto bastante de primes não sei se colocando a 24-70 invés da duas primeiras primes era mais sensato embora a nível de orçamento seja mais pesado.

Cumps.
 
A camera já tenho e fui para a 6D Mk I. Lentes neste momento estou de olho na 100mm e 50mm. Depois logo vejo se vai ser necessário a 35. Penso que a 70-200 pela sua versatilidade é um must. Agora se é a f/2.8 ou f/4 isso dependera do negocio que houver na altura. A f/4 custa basicamente metade da f/2.8.
 
Assumindo que tudo o que está na lista vai ser comprado o valor total rondará os £1670. Como so nos últimos 2/3 meses que tenho vindo a experimentar fotografar em manual e usar ao LR5 diria que ainda estou a aprender a editar. Normalmente guardo JPEGs + RAWs.
 
Nao leves a mal o que vou dizer.

Vieste pedir opinioes para maquinas, depois lentes, depois tripe, depois ja nao sei o que... Começaste com um orçamento de 1000€ e ja estas a planear estourar o dobro. Digo estourar porque nota-se claramente que nao dominas a fotografia. o facto de veres videos, comparaçoes e numeros nao te vai dar melhores resultados e, opiniao sincera, acho que vais ficar frustrado com os resultados...

Acho que uma Canon 80D com uma Sigma 18-35mm à frente te iam dar excelentes resultados no imediato, por uma fraccao do preço. Mais tarde juntaria uma Canon 55-250mm e ficavas servido com boas lentes no lado wide e tele. Lentes mais baratas, leves, pequenas e super sharp.
 
Não levo claro. Até agradeço o teu input. Vamos por passos. O meu requisito inicial e perfeito era uma máquina com a melhor qualidade possível de imagem e o melhor desempenho possível em baixa luz devido ao facto de querer aproveitar a luz natural ao máximo (eu sei, é pedir muito, tipo ter um processador pequeno, operar com baixa tensão e dobro da frequência e dissipar o mínimo possível). A configuração que tu sugeriste embora não seja má , não se compara com uma FF como a Canon 6D. Isto no mercado dos usados, pois se formos ao mercado de material novo a camera que sugeriste, só o corpo, fica ligeiramente, mesmo ligeiramente mais barata que a 6D. Em termos de desempenho não tem comparação correcto?

O material que sugeriste, se fosse comprar agora custaria £1400 (vs os £1670). Com base na diferença, acho que vale a pena o setup que referi. O setup da Canon 80D cobre toda a range assim como o setup da 6D que mencionei acima, acrescendo ao facto que o material é de extrema qualidade e as lentes são Canon não sigma, que não oferece garantias que irá ser compatível no futuro com outras cameras.

Se fosse escolher um sensor APS-C ia directamente para a X-T3 com a lente de kit que dá alguma flexibilidade e uma prime estilo a XF23mm f/2 WR com este bundle a rondar £1300 comprando a camera em gray shop e a prime numa loja que conheço com garantia de 1 ano e estado excelente.

Acho que se no futuro ficar farto do setup que tenho, e querer fazer downgrade quer por razoes de peso ou tamanho a minha eleição irá para a X-T3 ou a Sony A7 III. Não sei em relação à camera, mas as lentes penso que se consegue vender facilmente e provavelmente ficaria com um delas (70-200 f/4L IS USM) para usar com a X-T3 ou a A7 III.

Se comprasse a 80D + 18-55 este bundle iria custar aproximadamente £1100. O bundle com a 6D + 50mm + 100mm fica por £1000.

Eu faço muita pesquisa e comparações e vejo pros e cons e etc e as decisões são ponderadas. As vezes não o dá pra evitar certos impulsos :D

Look forward to hearing from you (desculpa dizer em ingles mas nam sei como se diz isto em portugues lol)

Cumprimentos.

EDIT: O budget inicial era em £ não euros.
 
Última edição:
Eu sei que desde o inicio andas à procura de algo perfeito mas isso nao existe.
Embora o material ajude, o que faz realmente a diferença é quem esta' por tras, seja a fotografar, seja a editar. Acho que é ai' que te devias focar!

Se queres fazer comparaçoes justas nao podes comparar mercado tradicional vs grey market vs usado. Ou comparas tudo igual ou estas quieto...

Se nao te sentes confortavel com a escolha da Sigma 18-35, continuas a ter a opçao da Canon 17-55 (melhor lente Canon para APS-C).

Achas que uma 6D é superior a uma 80D?

Tenho a sensaçao que acabas por fazer as tuas escolhas baseado nas opinioes dos outros e nao nas tuas necessidades. Graficos, numeros, etc sao giros mas o que importa mesmo é tirar muitas fotos e perceber o que estamos a fazer mal e como melhorar, saber as nossas necessidades e as fraquezas.

Tu acabaste de começar, ja tiveste uma 5D, agora uma 6D. Ja tiveste uma 70-300, uma 50mm, agora queres uma 30, outra 50, uma 100, uma 70-200...
E acho que nao foste humilde o suficiente para seguir um unico (!!) conselho dos que te foram dados.


PS: Nao conheces ninguem que quis começar a correr dum momento para o outro? Comprou sapatilhas, fato de treino, calçoes, camisolas, meias, t-shirts, auriculares, relogio XPTO... E agora esta tudo no armario :)
 
O que me ri agora. Bom temos que fazer comparações com o que o mercado oferece. E os preços da 80D foi também retirado da mesma shop do grey market. A 5D já era. Uma coisa bastante boa por aqui é podes alugar material ou ir a loja experimentar ou até mesmo comprar e devolver sem quibbles. Não ha nada melhor do que experimentar para tirar as próprias conclusões. Não queria comprar um GX9 e depois arrepender ou comprar sem experimentar uma FF e depois arrepender porque era muito grande. E por aí fora.

Tenho a sensaçao que acabas por fazer as tuas escolhas baseado nas opinioes dos outros e nao nas tuas necessidades.

Todas as escolhas que fazes ou deverias fazer, idealmente deveriam ser baseadas nos bons exemplos que te rodeiam. Se esta claro que uma APS-C tem um desempenho relativamente inferior que uma FF, embora hoje em dias as cameras mais recentes chegam a competir com as mesmas em determinadas condições, porque haveria de ir para uma delas? Ou até para outras com sensores mais pequenos? Não faz sentido se o form factor não for problema. O preço concretiza é um dos factores mas quando tens duas escolhas dentro do mesmo budget a escolha é obvia.
Penso que para este tipo de coisas o melhor é mesmo experimentar. Eu já experimentei uma 5D com e sem flash, uma Canon 6D com e sem flash, uma Canon 50mm f/1.8, uma Sigma 50mm f/1.4 art, Canon 24-70mm f/4L IS, Canon 100mm f/2.8L IS macro, 70-200mm f/4L IS, 35mm f/2 IS e começo a ter uma ideia das limitações, vantagens e desvantagens de uns e de outros. Mas é claro que isto as vezes não é fácil principalmente em Portugal, ter a liberdade de experimentar coisas. Penso que o problema é que há tanta oferta que as pessoas acabam por ficar perdidas. Isto aplica-se a tudo não só a isto que estamos a discutir.

Decidi que a 6D tem uma boa qualidade de imagem e surpreendeu nos ISOs altos das experiencias que fiz e fiquei satisfeito com o resultado. Veio a comprovar as reviews que vi. Portanto a camera já está decidida e não foi decidida apenas com base nas reviews :) O proximo passo são as lentes. A 100mm agradou-me mesmo muito, quer o foco - não entendo como o pessoal diz ser lento, quer a qualidade de imagem - brutal, quer a flexibilidade que podes ter com a lente. A 35mm f/2 IS também gostei bastante pois é wide enough e dá para uso geral. Quer essa ou a 50mm f/1.8. A 24-70mm penso que não vale a pena, pois pelo preço arranjas a 35mm e a 50mm e ainda sobra dinheiro. É uma zoom, mas para ser sincero gosto mais de primes e sempre posso fazer zoom com as pernas, quer com a 35mm ou 50mm. Um bocado para frente ou um bocado para trás.

Uma pessoa pedindo a opinião de pessoal mais experiente é precisamente para avaliar se aquilo que se quer é realista ou não. E mesmo assim as vezes não é o que se espera.

Quando vais comprar qualquer também não comparas? Vais comprar um eletrodoméstico não vais comparar marcas, preços, funções, ruído, etc? É claro que os números são giros e tem-se que olhar para isso. Temos que tirar o máximo bang for the buck. Com a quantidade de oferta que existe é de uma pessoa ficar maluca.

Se alguém me perguntasse o que achava de algum dos materiais que mencionei acima, eu mesmo com as minhas limitações de artista fotográfico (:D), poderia dar alguns inputs.

É perfeitamente normal a pessoa estar indecisa principalmente quando se sabe que o dinheiro custa a ganhar. Convém sabes gasta-lo bem.

Gráficos, números, etc são giros mas o que importa mesmo é tirar muitas fotos e perceber o que estamos a fazer mal e como melhorar, saber as nossas necessidades e as fraquezas.

Embora concorde com algumas coisas que disseste devo dizer que uma vez decidindo o que queres pois identificaste a tua necessidade, a opinião das pessoas mais experientes contam alguma coisa. Em tudo há sempre um pingo de medição e comparação. Em todo o lado e em todas as artes e até é assim que há progresso. Eu não estou a planear tirar fotos profissionalmente. Concordo que tem-se que tirar muitas fotos para perceber o que estás a fazer mal para aprender com os erros. É assim mesmo que se aprende.

Acho que não vale a pena bater mais no ceguinho com esta coisa de que não sabes isto e aquilo e outro pois como já expliquei acima a coisa funciona mesmo assim. No inicio a ideia é maluca mas depois de refinar a coisas o resultado é brilhante.

Cumps.
 
Última edição:
A configuração que tu sugeriste embora não seja má , não se compara com uma FF como a Canon 6D.
Em termos de desempenho não tem comparação correcto?
De facto não. A 80D é ANOS (anos...no plural) mais evoluída. O conjunto 80D + Sigma 18-35 f/1.8 Art supera facilmente um conjunto 6D mais, vamos dizer, 24-70mm f/2.8 L (a primeira), essencialmente por causa do corpo 80D ser muitíssimo mais completo do que o 6D. A diferença no tamanho dos sensores é facilmente compensada com a maior abertura na lente APS-C. A sugestão que o @TheMadyor fez não foi ao calhas, mas sim muito bem calculada.

O material que sugeriste, se fosse comprar agora custaria £1400 (vs os £1670)
A 80D que eu tive (já a vendi) custou-me menos de 700€ a estrear, há um ano e meio. E o @Lyp comprou há dias uma Sigma 18-35mm f/1.8 Art por, salvo erro, 300 e tal euros, usada. Ou seja, por 1000 paus estava o conjunto montado. Não sei que contas fizeste.

começo a ter uma ideia das limitações
Não querendo ofender, mas tenho as minhas dúvidas.



Nada contra a 6D. Se já está, já está. Mas para arrancar ficavas muito mais bem servido com uma lente zoom do que com as primes. Não é à toa que as lentes de kit são sempre zooms, mesmo em full-frame, onde as lentes de kit passam a ser lentes L (24-105mm f/4 e 24-70mm f/4).
 
Olá M4andr4ke.

De facto não. A 80D é ANOS (anos...no plural) mais evoluída.
Podes dizer-me em que coisas a 80D é mais evoluída que a 6D? É que se fores as coisas mais fundamentais, acho que no limite são iguais tento em conta que a 80D 'é mais evoluída' e recente. Mas coisas como sensor maior, -3EV no ponto central de focagem, bem como o sistema de focagem em baixa luz, excelente desempenho com ISOs elevados (melhor inclusive que a MKII, dizem os entendidos que fazem as tais reviews e colocam em papel os números giros) penso que Dao o edge à 6D. Plus(es): tem WiFi para passar fotos, dá para utilizar a app android para controlar os settings da máquina remotamente inclusive 'ver' o que a máquina 'vê' através da app android no telemóvel o que dá alguma flexibilidade caso queiras colocar a maquina em sítios menos acessíveis, controlar o flash no corpo e o facto de t live view para o caso de uma pessoa querer usar foco manual. O que poderia ter como mais uns plus(es): ecrã articulado com melhor resolução no ecrã para poder visualizar o ecrã com mais detalhe, face+eye detection e pessoalmente o grip da 5Dc. Penso que mais nada.

Mas não me interpretes de forma errada. A 80D parece ser um bom bundle.

O conjunto 80D + Sigma 18-35 f/1.8 Art supera facilmente um conjunto 6D mais, vamos dizer, 24-70mm f/2.8 L (a primeira), essencialmente por causa do corpo 80D ser muitíssimo mais completo do que o 6D
E porque não comparar as duas cameras com a mesma lente, ou seja o conjunto 6D + Simga 18-35 f/1.8 Art? Ou vice-versão a 80D com a 24-70mm f/2.8L? Pode elaborar mais um pouco o supera? Desculpa a 'massada'.

A diferença no tamanho dos sensores é facilmente compensada com a maior abertura na lente APS-C. A sugestão que o @TheMadyor fez não foi ao calhas, mas sim muito bem calculada.
Na minha opinião isto é uma falácia. Desculpa outra vez a 'massada', mas será que poderias explicar a parte de compensa? Em que termos compensa?

A 80D que eu tive (já a vendi) custou-me menos de 700€ a estrear, há um ano e meio. E o @Lyp comprou há dias uma Sigma 18-35mm f/1.8 Art por, salvo erro, 300 e tal euros, usada. Ou seja, por 1000 paus estava o conjunto montado. Não sei que contas fizeste.
Sim, custou e ainda custa em grey market. Não sei se compraste a tua em grey market, mas neste momento compra-se por 570 pounds e a 6D compra-se £680. Ambas novas e só o corpo. Se fores para o mercado dos usados compras a 80D na casa dos £500 a £630 dependendo se está marcada como 'good' ou 'excelente'. A 6D usada compras também pelo mesmo preço com as mesmas marcas, entre 'good' e 'excelente'. Dependendo de onde comprares usada podes ter 6 meses a 1 ano de garantia.

No meu caso comprei a 6D com 8k clicks e um ano de garantia por £494.5 marcado como 'excellent'. Penso que não foi um mau negócio tendo em conta que a 80D marcada com o mesmo grade estava a £471.9. Também cheguei a ver a 80D. Não interpretes mal, mas a 80D é também boa. Mas penso que tenho mais bang for the buck indo para a 6D pelas razões que mencionei acima. No final do dia se calhar vai tudo dar a mesma coisa LOL :D Tou a brincar. Claro que não.

No caso das lentes, essa lente aqui usada custa na casa dos £480 marcada como 'good'. A 'excellent' sobe para os £560. Não sei onde é que o Lyp comprou a dele, mas se conseguiu por esse preço e estava em excelente condições foi um daqueles negócios um em mil :) Se comprou privado, tipo em sítios como OLX com certeza que não tem garantia e há sempre um risco. Há sempre uma camada de confiança acrescida quando compras numa loja, loja especializada em venda de material usado.

Não querendo ofender, mas tenho as minhas dúvidas.

Eu também LOL :D

Mas para arrancar ficavas muito mais bem servido com uma lente zoom do que com as primes.
Talvez, mas tinha que ser uma boa como a 24-70mm f/2.8L. Pelo que tenho lido as primes tendem a ter mais qualidade que zooms. Penso que isso seja um facto. É claro que há zooms com excelente desempenho como a da Fuji 50-140mm f/2.8 que o simplesmente a melhor lente que existe no mundo ao alcance do comum fotografo amador, entusiasta e até profissional. Mas custa nova £1300 e usada se apanhares campanha, em estado excelente com garantia de 6 a 1 anos por £800.

Dado o valor da 24-70mm f/2.8 penso que poderia tirar mais bang for the buck com as outras lentes.

Cumps.
 
Última edição:
Não podes usar a 18-35 numa FF, pois é uma lente para APSC.

O que @m4ndr4ke queria dizer, creio eu, é que podes compensar o f2.8 de uma 24-70 numa FF, com uma 18-35 f1.8 (aqui o zoom na APSC fica mais curto), ou uma 24-70 f4 com a 17-55 f2.8 numa APSC.

Mas no fim do dia, o que conta é quem está atrás da máquina. Temos a mania de procurar o melhor equipamento, devoramos reviews, números, gráficos... E ok, não terá mal nenhum... Mas agora que já tens a tua máquina e estás satisfeito, o ideal é leres sobre técnicas, e praticares muito. Isso sim, é o mais importante. E não descures a edição... É extremamente importante.

Não te admires se vires excelentes resultados com equipamento mais humilde, lentes de kit, e por aí fora. Vais ver que ao longo do tempo, vais evoluir o material, e se não praticares, a tua fotografia não se vai alterar.

Eu tenho tido muito pouco tempo para dedicar à causa... E tenho já aqui algumas centenas (vou dizer centenas para não me sentir tão mal) de € empatados... Que por vezes está parado tanto tempo que até dói. Desde que nasceu o meu filhote, que o escasso tempo que tinha, acabou.

É só a minha experiência, mas serve para se reflectir.

A minha 18-35 f1.8 custou 350€, tem um ano e pouco, e 5 anos de garantia. E sim, está imaculada. Foi um negócio raro, sim... Caso contrário também não avançaria. Deixava-me estar.

A lente é uma bazoca para o range que oferece, mas é um mimo ter aquilo na mão, apesar do peso.

A mesma pessoa que ma vendeu tem uma Sigma 50-100 f1.8 Art, que está nova também, e com a mesma garantia... Por 550€. Outro sonho de lente, mas o range é demasiado curto para uma tele... Mas é sem duvida uma lente especial, única, que experimentei e adorei o feel.
 
Não podes usar a 18-35 numa FF, pois é uma lente para APSC.

O que @m4ndr4ke queria dizer, creio eu, é que podes compensar o f2.8 de uma 24-70 numa FF, com uma 18-35 f1.8 (aqui o zoom na APSC fica mais curto), ou uma 24-70 f4 com a 17-55 f2.8 numa APSC.

Percebi. Não cheguei a ir ver que lente era essa. Assumi que dava tanto para APS-C como FF. Claro, se é EF-S só dá para APS-C. Por acaso estava a estranhar f/1.8 fixa zoom para FF x)

Mas agora que já tens a tua máquina e estás satisfeito, o ideal é leres sobre técnicas, e praticares muito. Isso sim, é o mais importante. E não descures a edição... É extremamente importante.

Sim, isso é o próximo passo. Ando a ver coisas sobre luz agora e poses, etc. Depois aprender mais sobre edição de imagem. Soube a pouco tempo que uma coisa que está na moda, presumo no meio profissional é pessoal usar presets no LR. Penso que seja para acelerar o workflow deles.

Não te admires se vires excelentes resultados com equipamento mais humilde, lentes de kit, e por aí fora. Vais ver que ao longo do tempo, vais evoluir o material, e se não praticares, a tua fotografia não se vai alterar.

Sim claro, se estivermos a falar de fotos editadas qualquer máquina razoável que permita gravar RAW dá alguma margem de manobra.

Eu tenho tido muito pouco tempo para dedicar à causa... E tenho já aqui algumas centenas (vou dizer centenas para não me sentir tão mal) de € empatados... Que por vezes está parado tanto tempo que até dói. Desde que nasceu o meu filhote, que o escasso tempo que tinha, acabou.

É só a minha experiência, mas serve para se reflectir.

Sempre podes usar o teu bom material para tirar fotos ao teu filhote e levar a máquina para eventos familiares. Penso que pelo menos era o que faria. As lentes nunca irão desvalorizar o corpo talvez por isso quando voltares a ter tempo presumo que podes actualizar o corpo ou simplesmente voltar a causa com o mesmo material. Mas é um pouco doloroso ter o bicho e o equipamento e depois não poder ir mandar uns disparos.
 
É... A 18-35 também é uma lente especial. É um canhão, mas é de facto boa.

Fotografar o meu filho, foi o que fiz mais nos últimos 3 anos... Principalmente no primeiro ano de vida dele, que era quando estava mais quietinho. Fiz bons registos (para mim), o que compensa logo a pasta investida.

As lentes têm sempre valor... E o corpo chega e sobra para as habilidades do fotógrafo. Nós é que nunca estamos bem, andmos sempre a magicar o que trocar... Quando er preciso era praticar.

Os presets agilizam o processo... Mas convém é perceberes o que fazer, ou como chegas ao preset.
 
Há aqui muita gente que já passou pelo "início" e há mesmo muitas pessoas a dizerem que tu estás a ler e a experimentar muita teoria em vez de aprenderes com a prática a fotografar. Quase toda a gente começa por comprar um equipamento de gama mais baixa e começa a experimentar e adapta as compras à sua experiência em vez de planear gastar 2.000 €, fazer pixel peeping, ler montes de opiniões de outras pessoas e reviews. Quase ninguém começa a fotografar hoje em dia com uma FF sem qualquer experiência prévia em fotografia. Tu falas de fotografar em modo manual como se tal fosse a melhor e mais evoluída forma de fotografar e isso não é assim. O modo manual é bom para algumas situações (não para a maioria delas), para outras são melhores os modos de prioridade de Shutter ou abertura. Em alguns casos é melhor fotografar com ISO em auto outras com ISO fixo. Não há receitas, tem de se aprender a fotografar e tu só estás preocupado em aprender teoria e ter o melhor equipamento possível e falar muito mais do que fotografar. Eu sei que vais desenvolver mais uma dissertação em torno disto e vais desfazer-te em argumentos, mas como até estava aborrecido, entreti-me a escrever mais do mesmo.
 
Podes dizer-me em que coisas a 80D é mais evoluída que a 6D?
Rapidez (a focar e disparar), sistema de foco (quantidade de pontos de foco e as formas de os utilizar), controlos físicos, ecrã táctil e articulado, dual pixel AF, capacidades de vídeo, melhor viewfinder, melhores comunicações...enfim, provavelmente eu podia continuar a lista.
Uma é gama elevada de APS-C e outra é a gama mais baixa de full-frame, e mais antiga. Há sacrifícios que têm que ser feitos em prol do preço, além da evolução natural decorrente da diferença de idades entre as duas câmaras.
Com uma 80D/90D/7D2/6D2/5D4 fica-se preparado para qualquer tipo de fotografia. Seja retrato, paisagem, desporto, wild-life, o que for.

Como disse, se já está, já está. O facto é que, para arrancar, sabendo o que sei hoje, eu no teu lugar teria ficado logo com a 5D e pronto, metia-lhe só uma zoom rápida e nada mais.

Quanto à questão da dynamic range na 80D vs 6D vs 6D Mark II...
Sim, a 6D2 tem menos DR do que a 80D em ISO baixo, dizem os testes, e depois em ISO elevado tem DR dentro do comum. O mais habitual é, quem passa para full-frame, estar mais interessado no desempenho em ISO elevado, daí que...acho igual ao litro.
A tal vantagem da 80D vai apenas até ISO800, o que não é muito.

porque não comparar as duas cameras com a mesma lente, ou seja o conjunto 6D + Simga 18-35 f/1.8 Art? Ou vice-versão a 80D com a 24-70mm f/2.8L?
Para já, a Sigma 18-35 não é compatível com full-frame. Mas mesmo que fosse, não farias o mesmo com essa lente nas duas câmaras, muito pelo contrário. 18 a 35 em APS-C é uma range de wide a standard, e 18 a 35 em full-frame é uma range de ultra-wide até wide.
24-70 em APS-C dá-te uma range de standard a medium tele, e 24-70 em FF dá-te uma range de ultra-wide até short tele.
Por isso não acho que sejam comparações adequadas.

Na minha opinião isto é uma falácia. Desculpa outra vez a 'massada', mas será que poderias explicar a parte de compensa? Em que termos compensa?
O que quero dizer é que com uma lente f/1.8 em APS-C tu deixas entrar aproximadamente tanta luz como com uma lente f/2.8 em FF. A redução que fazes no ISO a usar f/1.8 em APS-C pode dar-te um ficheiro com qualidade (nível de ruído, dynamic range, etc) semelhante ao que tiras em FF a f/2.8 - desde que estejamos a falar de câmaras que tenham mais ou menos o mesmo nível de tecnologia, vá, não vamos comparar câmaras com 10 anos de diferença entre si, isso é esquecer.
E a própria profundidade de campo fica bastante parecida também.

começo a ter uma ideia das limitações
Não querendo ofender, mas tenho as minhas dúvidas.
Eu também LOL :D
Digo isto por uma razão muito simples. Demorei 15.000 disparos na 1200D até me sentir limitado com ela, e então passei para a 80D.
Na 80D, ao fim de 20.000 disparos não me sentia limitado pela câmara, bem pelo contrário, eu estava perfeitamente consciente que ainda não tinha extraído todo o potencial dela, e vendi-a sem nunca o ter feito. A minha passagem para full-frame foi porque queria e andava a adiar há quase um ano, porque o calendário/cal€ndário foi favorável, porque tenho planos para o futuro, e para melhor consistência no sistema (aproveitar bem as lentes porque já eram todas FF, ficar sem interrupções na gama de zoom, etc). Mas não posso dizer que passei para FF por necessidade ou por me sentir limitado com o que tinha.

No caso das lentes, essa lente aqui usada custa na casa dos £480 marcada como 'good'. A 'excellent' sobe para os £560.
Também custa £480 nova em gray market aí.
Às vezes usado fica mais caro do que novo em GM.

Talvez, mas tinha que ser uma boa como a 24-70mm f/2.8L.
Quando até as lentes de kit são lentes L, que é o que geralmente acontece em full-frame, onde está a dúvida quanto à qualidade?

Dado o valor da 24-70mm f/2.8 penso que poderia tirar mais bang for the buck com as outras lentes.
Pelo que tenho lido as primes tendem a ter mais qualidade que zooms.
Novamente digo, a lente ser sharp não é tudo. O zoom é pela versatilidade, é uma ferramenta que está ao dispor do fotógrafo quando é necessário. Consegues mudar radicalmente a perspectiva de fotos, num ou dois segundos, usando o anel de zoom em conjunto com os teus pés, algo que nunca podes fazer com as primes.
15923028280_41584686d5_o.gif

Não estou a querer dizer que as zooms são melhores do que as primes, pois considero que todas têm o seu lugar. No entanto, para arrancar, sim, acho sempre a zoom um plano mais sensato e mais versátil.
 
Olá M4ndr4ke.

Mas a 5D não me chegava para as situações em que pretendo tirar fotos em baixa luz. O ISO máximo que podia usar era 800 para ter uma imagem decente. O ISO mais alto permite usar a camera sem flash.

Em termos de qualidade de imagem a 6D ganha sempre, ou seja, a qualidade de imagem é sempre superior, segundo todas as análises. Um é FF e o outro e crop, mesmo sendo um sensor mais recente. O sensor da 6DMkII é mais recente e mesmo assim o da 6DMkI é melhor.

Embora a 80D tem alguns extras que mencionadas são praticamente redundantes. O ecrã articulado talvez mais fosse a única coisa que daria jeito. O sistema de fogem é diferente porque a camera them face detection, subject tracking e etc por isso tem que ser mais evoluído nesse sentido. Eu acho que nunca vi ninguém a dizer que utiliza os múltiplos pontos de focagem. Utilizam sempre o central. Não sei se há pessoal aqui que usa os outros. É claro que os aparte dos central na 80D os outros não são tão precisos.
A discussão entre a IQ entre a 80D e 6D penso que não leva a lado nenhum. Até ao ISO que mencionadas no limite ambas são iguais apartir daí começa a cair.

O problema disto tudo é que há muitas escolhas e acaba por ser tudo igual e o que os fabricantes fazem é mandar areia para os olhos do pessoal com features e tudo mais.

Nunca pensei que ia demorar com tantos dilemas.
 
Back
Topo