Leve Fina e Boa!

Este tópico aparece em grande altura, porque a minha namorada também anda a procura de algo do estilo. Para já do que li e vi, parece que as opções considerando preço, qualidade e estética (ela liga muito a este último) são:


Fuji F40 - sugestão do pessoal
Fuji F50 - outra sugestão, pouco mais cara
Nikon S210 - bonita e por 150€ penso que será suficiente para uso normal
Nikon S550 - preço mais puxado
Canon A520 - um pouco feia, para não dizer muito :)
Lumix FS3 - esta acrescento eu, vi a 180€ e a lente Leica é sempre atractiva

Os links permitem ter uma ideia do genero de fotos que se tira com estas maquinas, espero que assim a decisão de compra fique mais fácil.

Digam de vossa justiça. Bons posts :)

Acho que vou optar pela Fuji F50 espero não enfiar barrete :lol: Fiquei indeciso entre esta e a Nikon s550
 
Última edição:
Este tópico aparece em grande altura, porque a minha namorada também anda a procura de algo do estilo. Para já do que li e vi, parece que as opções considerando preço, qualidade e estética (ela liga muito a este último) são:


Fuji F40 - sugestão do pessoal
Fuji F50 - outra sugestão, pouco mais cara
Nikon S210 - bonita e por 150€ penso que será suficiente para uso normal
Nikon S550 - preço mais puxado
Canon A520 - um pouco feia, para não dizer muito :)
Lumix FS3 - esta acrescento eu, vi a 180€ e a lente Leica é sempre atractiva

Os links permitem ter uma ideia do genero de fotos que se tira com estas maquinas, espero que assim a decisão de compra fique mais fácil.

Digam de vossa justiça. Bons posts :)

Fuji F40.
 
Deixem-me complicar um pouco a decisão.

Eu tenho uma Sony w-55 e uma Fuji fd40 compradas na mesma altura (um mês de diferença na data de compra das duas).

Tenho as duas porque as uso para fins diferentes.

A Sony W55 é a máquina das férias, das festas e de andar sempre no bolso.

A Fuji fd40 uso no trabalho porque preciso de fazer registo fotográfico de muitas coisas.

Se tivesse de optar por uma das duas máquinas para uso pessoal, no dia a dia e para andar no bolso, escolheria a sony W55 porque:

-É bem mais leve que a Fuji
-É mais pequena
-A Fuji por vezes capta demasiada luz (natural ou flash), ficando as cores queimadas (não sei se me expressei bem e este motivo é dicutivel porque não experimentei fotografar nas mesmas situações com as duas máquinas)
-A bateria da Sony dura muito mais e o indicador de bateria é muito mais fiável (considero isto muito importante para não ficar pendurado, apesar de ter duas baterias para cada máquina).
-A Fuji fd40 tem um processamento muito lento, tem de se esperar muito tempo entre fotografias

Não me arrependo de ter comprado a Fuji para usar no trabalho porque o tamanho ainda é perfeitamente aceitável para andar no bolso, é inquestionavelmente melhor em fotografias nocturnas, usa cartões SD, bem mais baratos que os MS. A construção da Fuji também aparenta ser bem mais robusta.

Ou seja, sem ser uma pessoa muito exigente na fotografia, sou um utilizador de ambas as máquinas e tal como já tinha expressado aqui no fórum antes de ter a Fuji, acho que as ultra compactas da Sony têm um público alvo, que não é simplesmente o publico "fanboy" e das "modas" e das "corzinhas".

Criou-se um estigma com a Sony no fórum, que não compreendo e tenho a sensação que porque 3 ou 4 entendidos em fotografia disseram mal da Sony, 50 utilizadores do fórum passaram a dizer mal da Sony, sem terem feito um juízo próprio. Pela descrição feita no post inicial, as máquinas Sony ultra-compactas adaptam-se ao que é procurado aqui.
 
Última edição:
Tens razão em quase tudo menos num ponto fulcral. O "estigma" criou-se devido às sony compactas serem apenas um objecto de estilo e pouco fotografico. Elas tiram fotos como muitas marcas tiram mas pagas, e bem, o estilo. Por isso podes comprar uma maquina que faz o mesmo papel por um preço muito menor.

Além disso o facto de a fuji criar cores queimadas nao é inteiramente verdadeiro. Se ele capta demasiada luz natural é so escolher o modo de abertura que faz com que capte mais ou menos luz. No caso do flash é simples. Como é óptima a fotografar sem flash, evita-se usar o flash. Quando é necessário basta diminuir a quantidade de flash que penso ser possível.

As sony têm fama de criar cores mais saturadas que o normal e talvez seja essa a razão que te leve a dizer o contrário. Possuo uma e ja deixei de usar e a qualidade está lá, mas há melhores pelo mesmo preço.

Cumps.
 
Elas tiram fotos como muitas marcas tiram mas pagas, e bem, o estilo. Por isso podes comprar uma maquina que faz o mesmo papel por um preço muito menor.

Como paguei 120€ pela W55 na *****, não concordo muito com isso do pagar bem, talvez aconteça isso na série T. Os acessórios são caros, mas não são os únicos (baterias há muitas a preços semelhantes e os cartões XD andam pelo preço dos MS).
 
Então digam me la SONY Cyber-shot DSC-W130 ou uma w120b vs uma fuji F50 digam me la qual é a melhor então visto que as arranjo ao mesmo preço!!!!!!
 
Mas Meje, aqui acabas por dizer muito.

Não me arrependo de ter comprado a Fuji para usar no trabalho porque o tamanho ainda é perfeitamente aceitável para andar no bolso, é inquestionavelmente melhor em fotografias nocturnas, usa cartões SD, bem mais baratos que os MS.

É que de dia quase todas se safam. Daí que não concorde que as compactas da Sony ofereçam aquilo que se procura. Acho que a maior parte das pessoas que quer uma compacta atribui algum peso a festas, saídas à noite, jantares, etc. E aí já se sabe, ou ligas o flash com as condicionantes que isso possa trazer, ou se te fiares em aumentar a sensibilidade arriscas-te a ter um retrato do grupo em aguarela em vez de uma fotografia.

Claro que isso não se passa só com as Sony mas presumo que se se lêm muitas críticas às Sony também é por ser uma das marcas mais procuradas por aqui. O que até é estranho. Sabe-se que a Sony aposta forte em marketing e publicidade, mas mesmo assim não compreendo como é que tanta gente chega aqui a perguntar por modelos T, por exemplo. É que na maior parte das áreas, mesmo que sejamos ignorantes temos sempre aquela ou outra marca de referência.

Por exemplo, em cordas as pessoas conhecem e reconhecem a Gibson ou a Fender como as melhores ou estando entre elas... Não a Yamaha ...
Mas nas câmaras, certamente que toda a gente conhece a Canon, a Nikon, a Fuji e tendem a vir perguntar sempre pela Sony.

Não digo que a maior parte das pessoas não fique satisfeito com o que a Sony oferece nas compactas, mas como aqui estamos para nos ajudar uns aos outros acho que muitos de nós pensam que se puderem indicar, no mínimo, o mesmo a um preço consideravelmente inferior, do outro lado as pessoas agradecem.

Só uma nota para o preço da tua câmara... Quantas compactas e ultra-compactas já tem a Sony no mercado mesmo na série W? E quantas tem, por exemplo a Fuji nomeadamente na série F? Se ligam tanto ao estilo e a ter o último grito em design (que será sempre relativo) também era de ficar incomodado que dois ou três meses depois já esteja cá fora um novo modelo da mesma série.
 
Última edição:
É que de dia quase todas se safam. Daí que não concorde que as compactas da Sony ofereçam aquilo que se procura. Acho que a maior parte das pessoas que quer uma compacta atribui algum peso a festas, saídas à noite, jantares, etc. E aí já se sabe, ou ligas o flash com as condicionantes que isso possa trazer, ou se te fiares em aumentar a sensibilidade arriscas-te a ter um retrato do grupo em aguarela em vez de uma fotografia.

Mas precisamente como máquina de bolso para festas e saídas com os amigos, não se anda a ajustar sensibilidade para tirar fotos e o flash está sempre on ou auto. Se se gosta de tirar boas fotografias, umas paisagens, um tripé de vez em quando (colocando a máquina em cima de qualquer coisa com o timer e espero que ela tire a foto nocturna sem flash para não tremer), umas fotos nocturnas, etc, aí a conversa é outra.
 
De acordo mas como sabes nem sempre o flash é solução. Pode ser incómodo para outras pessoas e por isso há quem não se sinta à vontade para o utilizar num restaurante ou num bar, ou nem ser autorizado nalguns locais mesmo de convívio. E há ainda quem prefira não o utilizar por considerar que as cores ficam pálidas e, dependendo do tipo de flash, o ambiente fica escuro. E mesmo com o tripé e sem flash para não tremer, a máquina em modo automático vai certamente elevar a sensibilidade...
 
Tavas a falar sobre a A720? Se sim onde há a esse preço. Se não, alg sabe onde arranja a A720 sem ser na ***** ou ***** ?

Encontras a A720 na *****.



Em principio por aqui vai ser uma Lumix FS3, por este preço, para umas festas e viagens chega perfeitamente. Penso ser a melhor opção até os 150€. :wvsore:
 
Back
Topo