Linux para portateis

Já exprimentei o ubuntu mas ele chega a uma parte e não dá nada de si. já vi uma questão semelhente neste forum e fiz o que sugeriram e ficou na mesma. o fedora não me reconhece o som, vou tentar o debian. Sabem algum site tuga rápido para descarregar?
 
luismauricio disse:
Já exprimentei o ubuntu mas ele chega a uma parte e não dá nada de si. já vi uma questão semelhente neste forum e fiz o que sugeriram e ficou na mesma. o fedora não me reconhece o som, vou tentar o debian. Sabem algum site tuga rápido para descarregar?
Boas.

Tive esse mesmo problema! O que tens de fazer:

1º: Ir à BIOS, desactivar a placa de som e o audio dj (está na tab Security -> I/O Interfaces, salvo erro).
2º: Arrancas o Ubuntu (agora já deve dar ;) ).
3º: Vais ao terminal e fazes:
Código:
sudo nano /etc/hotplug/blacklist
e adicionas no fim do ficheiro:
Código:
# does not boot with snd-hda-intel
snd-hda-intel
.
4º: Agora já podes voltar à BIOS e voltar a activar a placa de so me o audio dj que o Ubuntu já vai arrancar na boa.

Assim consegues arrancar mais vais ficar sem som. No entanto, em versões mais recentes do kernel, já há suporte para essa placa de som. O melhor a fazer é quando sair a nova versão do Ubuntu fazes dist-upgrade. Eu já fiz (tou a utilizar uma versão 'beta') que me resolveu esse problema mas talvez o melhor é esperares pela final, visto que não pareces estar familiarizado com linux.

Alguma dúvida é só perguntar.
Fica bem!

#EDIT# Pensei que já tivesses Ubuntu instalado, mas vai fazer o mesmo que o fedora. IMO, devias instalar o Ubuntu, é a melhor distro actualmente. De qualquer forma, esta solução deve funcionar para qualquer distro.
 
O gentoo é muito mau em sistemas em que queiras instalar vários programas, e fazer vários updates.

É muito bom, em sistemas em que instalas uma vez, e depois só fazes updates de segurança!
_______
O ubuntu é muito bom para sistemas que que faças muitos updates, é facil de instalar tudo e de configurar tudo. e tens muitos sites com How To.. etc.. e está a evoluir bastante bem.

Verás bastantes novidades na nova versão 6.04 (Abril, ou 6 semanas mais tarde), e esta versão será recomendada pela ubuntu para ser usada pelas Empresas, e Instituições. Vai ser certificada com o LSB 3.0. Podes instalar a versão 5.10 e fácilmente fazer upgrade (via net) para a nova distro.

O ubuntu esta a dar que falar e cada vez mais, são várias as universidades/empresas que usam nos seus computadores. Existe muito bons comentários sobre o ubuntu. Existe no entanto alguns maus cometários, o que é facilmente facil de perceber que são os amantes do Linux "puro e duro" que não gostam da facilidade.

A facilidade é normalmente dita que é oposta à configurabilidade e transparência, eu acho que podemos ter um equilibrio, que é o que ubuntu está a trazer-nos.


_____________
Recomendado pelo Oracle! Pela....! É logico que não vai ser. É bom não confundir as coisas, o Ubuntu está a ser criado para ser Desktop.

É como usar o Windows 9X ou o XP para servidores! Existe por ex. Sql Server 2005 para 9X ou XP? não! No entanto o Windows 9X ou o XP não deixa de ser o melhor para desktop.

É bom não confundir..


Eu recomendo o ubuntu.
 
Última edição:
int disse:
O gentoo é muito mau em sistemas em que queiras instalar vários programas, e fazer vários updates.

É muito bom, em sistemas em que instalas uma vez, e depois só fazes updates de segurança!
E baseias-te em quê para dizer que é muito mau? É que se escrever emerge --update world é sinónimo de "muito mau".. :rolleyes:
 
PrOdG disse:
E baseias-te em quê para dizer que é muito mau? É que se escrever emerge --update world é sinónimo de "muito mau".. :rolleyes:

Mau no sentido que apliquei! E o que eu disse é logico na minha opinião e experiências que tive e observei.
É obvio que existe pessoas que preferem estes tipos de sistemas em desktop.

O emerge geralmente serve para instalar os programas e as usas dependencias no computador, mas como tu deves saber existe muito mais a fazer em muitos casos, não é apenas este simples comando.


Se queres ver o About oficial acerca das duas distros:
Gentoo Linux can become an ideal secure server, development workstation, professional desktop, gaming system, embedded solution or something else
Ubuntu is a free, open source operating system that starts with the breadth of Debian and adds regular releases (every six months), a clear focus on the user and usability (it should "Just Work", TM)

Fast, Easy Install, On a typical computer, the Ubuntu installation should be done in less than 25 minutes.

Immediately Useful, When you finish your Ubuntu installation your system is immediately usable. You have a full set of business productivity applications, internet applications, drawing and graphics applications, and games. That one CD gives you a very good desktop environment out of the box, with many applications for business, home and personal computer users installed by default. There are thousands of additional pieces of software that are just a few clicks away, but we've done the hard work to get the basics in place easily and effectively.


Nota: As duas distros são optimas a meu ver, as duas têm é filosofias diferentes.
 
Última edição:
Ah sim, tens razão.

Código:
emerge --update world
dispatch-conf (ou etc-update)
Agora sim, estão todos os comandos necessários ;)


O que diz no caso do Gentoo é que facilmente se torna uma máquina adaptada a qualquer necessidade (o que é verdade), e não apenas eficiente para servidores.

Mas, como em tudo no "mundo Linux" (como odeio esta expressão :D), é mais uma questão de preferências. O que é bom para um pode ser menos bom para outro.
 
"another" 100% operacional gentoo a correr num toshiba. Eu trato da config, ele trata-me de instalar as coisas. Sem m*rdas nem truques. Só não te devolvem o dinheiro se não ficares satisfeito, porque não há insatisfeitos com gentoo.


edit*: para quem falou da bateria e da velocidade do cpu. Bateria basta por exemplo instalar (no XFCE) o pacote que adiciona ao painel um indicador de % de carga e tempo restantes. A velocidade do cpu.. bem configuram o kernel para, por exemplo, usar o modo conservativo (a velocidade soube e desce consoante a necessidade) e depois é fazer echo conservative > /sys/...
 
Última edição:
Kossa[k] que toshiba é o teu? Quanto tempo demoras-te a instalar isso?
Por favor n me digas q é um quosmio. LOL. queria ter a esperanca q fosse tipo satellite como o meu e davas ai umas dicas ;p
 
nao. é um low level player, o M70. Não precisou de truques nenhuns. Se seguires o handbook acabas com aquilo a funcionar sem fazeres nada adicional. Em relação a um desktop, o que fiz de adicional foi configurar o kernel para aquilo q já disse em cima. Quanto ao tempo, devo dizer que até fiquei admirado. Aquilo tem um pentium-m a 1,73ghz com 512ram e 1mega de cache, e é o suficiente para eu ter ficado com a ideia que ele até despacha as compilações rápido. O que demora mais é o X, mas, correndo o risco de dizer asneira pq não cronometrei, parece-me que demorou menos do que 2h que já ouvi por ai dizerem. O resto faz-se bem (pré-compilados como o Firefox e OpenOffice). Claro que por exemplo o KDE desconfio que tb tenhas de esperar bem, mas não sei pq só meti XFCE. Quanto a configurações foi básicamente:

.definir o 02locale para pt_PT@euro excepto o LC_MESSAGES
.configurar o X (foi preciso um modeline para o monitor widescreen, duas linhas para o scroll do
rato,...
.instalar o alsa-utils e mexer no alsamixer para por o som
.instalar o sudo e adicionar uma permissão ao /etc/sudoers para desligar o pc pelo botão do
painel do XFCE
.adicionar uma linha ao local.start para meter aquele modo conservativo ligado no arranque
.por o sun-jdk1.5 só para o user e outro para o system (java-config)
.o wireless é straight. A experiência apenas me diz que é melhor negócio activar as drivers no
kernel como modulos [M] e não built-in [Y]. Normalmente tens de activar tb uns algoritmos de
encriptação.
.tudo o resto que possa não me tar a lembrar :D

claro que podem ser necessárias outras coisas. Por exemplo para por o logo do tux no arranque. É provável que quem use o genkernel tenha isso logo feito por defeito.

Igualmente se tiveres uma boa USE, poupas alguns "problemas", i.e. se não puseres nsplugin, não levas automáticamente os plugins todos prontos a usar para o firefox; se não puseres o win32codecs o mplayer perde funcionalidade..etc
 
Última edição:
Alguém tem o Ubuntu instalado no portáil, de preferência num Vaio, de preferência num Vaio Série A! :D

É que o Ubuntu funciona às mil maravilhas, mas quando o desligo, ele não desliga, fica com as luzes ligadas, ecrã a preto e tenho eu de o desligar manualmente (i.e, ficando a pressinar o Power por 5 segundos).

Any ideias?
 
greven disse:
Alguém tem o Ubuntu instalado no portáil, de preferência num Vaio, de preferência num Vaio Série A! :D

É que o Ubuntu funciona às mil maravilhas, mas quando o desligo, ele não desliga, fica com as luzes ligadas, ecrã a preto e tenho eu de o desligar manualmente (i.e, ficando a pressinar o Power por 5 segundos).

Any ideias?

Ó Greven nem parece teu:x2: :

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=129176&highlight=shutdown+vaio

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=75314&highlight=shutdown+vaio

http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=87619&highlight=shutdown+vaio


Espero que funcione. Dá noticias.
 
Obrigado, Hell. Já não vou há uns tempos ao ubuntuforums, nem me lembrei! :D

Thx, daqui pouco já actualizo a dizer se funcionou ou não! ;)
 
greven disse:
Alguém tem o Ubuntu instalado no portáil, de preferência num Vaio, de preferência num Vaio Série A! :D

É que o Ubuntu funciona às mil maravilhas, mas quando o desligo, ele não desliga, fica com as luzes ligadas, ecrã a preto e tenho eu de o desligar manualmente (i.e, ficando a pressinar o Power por 5 segundos).

Any ideias?

já fizes-te os upgrades todos?

Instala o novo kernel e verás se já não teras esse bug.

PS: não te esqueças de usar o apt-get ou o update manager
 
Última edição:
Boas..
eu tenho um portatil acabado de comprar...
um portatil Toshiba Satellite A200-1GB...
mas o meu problema... é q nao consigo correr o live cd do ubunto para instalar o ubunto... nao keria baixar o cd full :S

Tenho o fedora core 6 e fedora 7... mas nao keria por esses tb... ate pq o fedora 7 nao instala por um bug... e o 6 nao gostei mt quando instalei no meu desktop...

Digam me qual a melhor distro Linux para mim...

kero o pc para tudo.. pq o vista é uma bela m***...
ta bonito.. sim senhor... mas desempenho e outras coisas ta mau..
e tem umas politicas q nao gosto nada -.-

kero o pc para jogos, programacao (entro para FCUL, este ano) vou seguir o ramo de engenharia informatica, e keria ja ir acostumando.. ja me aventurei a mt tempo... mas desisti por nao conseguir por depois de 3 semanas aceleracao 3d na minha ati da epoca..

e claro sou fan de pcs com placas ati...

digam as vossas opnioes pf... para ver se me ajudam a decidir..

PS: quando adei pelo linux andei pelo Slackware (90% do tempo) e pelo SUSE (10% do tempo)... adorava a politica do slack e o desempenho so era lixado support e tutorials...

obrigado..
 
Última edição:
Qual cd full?
Se não arrancas o LiveCD do Ubuntu, o Fedora e amigos devem de te preparar o mesmo destino.
Se não arrancas, é um questão de descobrir porque não arranca para descobrir como arrancar.
 
Back
Topo