Lumia: Photography/Film Making - Tips & Share

Bem, todos nós temos Lumias.

Uns com camaras normais e outros com camaras com controlos manuais e settings personalizáveis e uma vez que a Windows Store está repleta de editores imagem e aplicativos para fotografias porque não criar um tópico para partilhar dicas de fotografia onde podemos aplica-las aos nossos Lumias e já agora também partilhar exemplos das nossas fotos/videos tirados.

lumia_1020_aerial_photography.jpg


Eu, predominantemente só tiro fotos em full auto, uma vez que não quero perder o momento a escolher as definições mais correctas para a camara e faço posteriormente a edição num software. No entanto, sempre que posso gosto de fazer pequenas alterações manuais e é mais sobre este aspecto da fotografia que tentarei basear este tópico.

As únicas regras deste tópico são:


1 - Ao partilhar uma foto colocar a indicação por baixo:
  • Obrigatório sempre que possível: Nome do Equipamento (Definições usadas: Auto ou outras) @ App foto usada - App editora de imagem utilizada. Se editado no PC indicar qual o software utilizado.
  • Facultativo: Outras características da foto (ISO, Shutter Speed, Flash, local onde foi tirada, etc).
  • Facultativo: Fotos editadas podem colocar link para a imagem original (serviço para alojar fotos: http://postimage.org/)

2 - Ao partilhar um video colocar a indicação por baixo:
  • Obrigatório sempre que possível: Nome do Equipamento (Definições usadas: Auto ou outras) @ App para filmar utilizada - App editora de video utilizada. Se editado no PC indicar qual o software utilizado.
  • Facultativo: Outras características do video (ISO, Shutter Speed, Flash, local onde foi tirada, etc).
  • Facultativo: Videos editados podem colocar link para o video original (serviço para alojar videos: http://youtube.com/)

3 - Podem partilhar dicas de fotografia/filmagem com infografias ou videos tutoriais com o youtube.
  • (avisar um admin ou a mim para adicionar dicas na primeira página)

4 - Outras coisas para partilhar:
  • Macros Shots;
  • Time Lapses;
  • Hyper Lapses;
  • Cinematografias;
  • Gifs;
  • HDR fotografia;
  • Panoramas;
  • Refocus;
  • Photo Editing;
  • Tudo o que seja relacionado com a camara dos nossos Lumias.


Nota: Outros equipamentos com Windows Phone são bem vindos!
Nota 2: Não sou fotografo de profissão nem tenho qualquer curso de fotografia, qualquer erro agradeço que me informem para que possa ser corrigido.
 
Última edição:
Tutorial 1: Entender as ferramentas principais na fotografia (geral).

Na fotografia existem três coisas fundamentais que se deve dominar para que se possa fotografar com aqueles efeitos que costumamos ver:
  • Aperture (Abertura/Fecho do obturador)
  • Shutter Speed (Velocidade do Obturador)
  • ISO (Sensibilidade do sensor à luz)
cart_o2.jpg


E nos nossos Lumias (Lumia Camera) temos duas das três coisas fundamentais assinaladas a vermelho na imagem em baixo:


wp_ss_20160113_0002.png

Nota: Para obter este menu de fotos manuais, basta manter o botão de foto pressionado e arrastar para o centro da imagem.
Nota 2: Menu disponível no Lumia 535 @ Windows Phone 8.1


Aperture:


Quanto à Aperture (medida em f/stops), não me vou alongar muito uma vez que essa encontra-se fixa por motivos de hardware, mas podemos sempre dar um jeito com um software de edição de imagem. Sucintamente é a abertura/fecho do obturador, e apesar de parecer um contrassenso, quanto menor o número, maior é a abertura do obturador, que irá permitir focar melhor o objeto mais próximo e esbatendo o fundo. (Exemplo de diferentes fotos em diferentes f/stops: https://cropsensorphoto.files.wordpress.com/2011/03/aperture.jpg)​


Shutter Speed:

Relativamente ao Shutter Speed, este comando influência o tempo que o obturado se encontra aberto, e uma maior abertura irá originar a captação de movimento. Pelo contrário quando mais rápido for o obturador mais "instantâneo" será o momento capturado.

Exemplo de Shutter Speeds diferentes para captar movimento:​

shutter-speed.jpg

E é esta técnica de controlo da velocidade do obturador que nos permite obter as imagens mais conhecidas das estradas com as luzes dos carros ou desenhos de luzes, isto porque quanto mais tempo permanecer o obturador aberto, mais luz irá captar:

tumblr_meejwf1_Cq41rxi5d9o3_1280.jpg
Slow_Shutter_Speed2.jpg
Fullscreen_2013_07_11_11_26_AM.jpg



ISO:

Em termos básicos, a ISO é o nível de sensibilidade a ser aplicada pelo sensor da camara (a parte mais importante e mais cara dos aparelhos de fotografia) que é a parte responsável por reunir e transformar a luz em imagens.

Assim, quando se aumenta a sensibilidade do sensor irá permitir à camara captar mais luz em ambientes com luminosidade mais reduzida. No entanto, a desvantagem é que à medida que se aumenta a sensibilidade do sensor também se reduz a qualidade da imagem.

ISO-200-and-ISO-3200.jpg


iso_001.jpg

É importante reter também que a ISO é medida numa sequencia de valores: [100 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400, etc.] Sendo o 100 o valor base e que produz a melhor imagem possível e os restantes valores são o dobro da sensibilidade anterior.
Assim, de forma a que se obter a melhor imagem possível, deve-se tentar utilizar uma ISO de 100/200.
 
Última edição:
Começo por partilhar a primeira foto :)
Lumia 535
@ Lumia Camera + Fantasia Painter Free
foto original

Inicialmente parecia um gato, vendo a original, afinal é um cão. Está engraçada.

Excelente iniciativa, pena é que ainda não tenha um windows phone. Se o 640 tivesse a câmara do 640 XL já o tinha comprado. Há que esperar por novos modelos, com câmaras que possam competir no mínimo com as minhas máquinas fotográficas e lentes.

Vou pedir à minha mulher para me emprestar o 535 para ver o que ele é capaz de fazer em fotografias diurnas, já que em noturnas é para esquecer.

Aquele lá em cima em AMARELO sempre me fascinou, acho que é o 1020, com 41MP e lente zeiss. Alguém com algumas fotos daquele bicho:D.
 
Inicialmente parecia um gato, vendo a original, afinal é um cão. Está engraçada.

Excelente iniciativa, pena é que ainda não tenha um windows phone. Se o 640 tivesse a câmara do 640 XL já o tinha comprado. Há que esperar por novos modelos, com câmaras que possam competir no mínimo com as minhas máquinas fotográficas e lentes.

Vou pedir à minha mulher para me emprestar o 535 para ver o que ele é capaz de fazer em fotografias diurnas, já que em noturnas é para esquecer.

Aquele lá em cima em AMARELO sempre me fascinou, acho que é o 1020, com 41MP e lente zeiss. Alguém com algumas fotos daquele bicho:D.

Em modo manual é ótimo para modo noturno pois sobes a ISO e colocas o shutter speed para 1 segundo. Convém o telefone estar fixo para não haver movimentos e deve-se conseguir captar bem fotografia. Se não servir, mexe antes no White Balance* (WB) ou faz High Dinamic Range (HDR)* (ambos a falar mais tarde).

Também tenho algum fascínio pelo Lumia 1020, o único senão para mim, é o processador que temo que fique mais lento com o W10m e o não se encontrar novo à venda.

Logo, se conseguir, vou testar fotos noturnas com o Lumia 535 e com o Lumia 950 (se a minha esposa o largar) já que este último permite, 4 segundos de exposição, e mostro os resultados.
 
Última edição:
Encontrei aqui uma feita pelo meu Lumia 435 antigo... hehe :)

Edited.jpg

Lumia 435 (Full Auto) @ Lumia Camera - Lumia Creative Studio + alguns tweeks e crops noutros softwares que não me lembro.
Foto Original
 
Última edição:
Boa ideia. Também gosto muito de fotografia. Alias tenho uma paixão por ela desde que me lembro. Antes tinhamos os rolos e não havia grande abertura à criatividade de errar e fazer um pouco melhor. Pelo menos a mim não me deixavam gastar rolo sem mais nem menos. Tenho o lumia 930 e chamo-lhe uma máquina de bolso, uso maioritamente o modo automático porque por vezes não da tempo para o manual. Um telemóvel é diferente de uma máquina reflex...
 
Comparativo: Lumia 535 e Lumia 950 DS - Fotografia com luz mínima.

Imagem para enquadramento:


Lumia 950 (Full Auto) @ Lumia Camara

Nesta imagem em cima serve de enquadramento uma vez que foi tirada com a luz ligada, tentei focar num telefone que tinha em cima da secretária. Chamemos-lhe um nome simpático de crappyphone 6 para simplificação.

Apenas com a luz do ecrã a iluminar, foram estes os resultados obtidos:

Manual:


Lumia 950 (Manual: ISO 3200, 4segundos exposição) @ Lumia Camara


Lumia 535 (Manual: ISO 1600, 1segundo exposição) @ Lumia Camara

Auto:


Lumia 950 (Full Auto) @ Lumia Camara


Lumia 535 (Full Auto) @ Lumia Camara
Mais tarde as condições alteraram-se mas ainda realizei mais um teste comparativo entre as camaras utilizando no Lumia 950 os valores máximos de ISO e de exposição do Lumia 535.


Lumia 950 (ISO 1600, 1segundo) @ Lumia Camara


Lumia 535 (ISO 1600, 1segundo) @ Lumia Camara
Nota: O crappyphone 6 teve de ser substituído por algo equivalente a meio da sessão, mas apenas os olhos mais atentos vão reparar nas diferenças.
 
Última edição:
Tenho aqui umas fotos mas não sei como vejo as definições em que tirei as fotos. No pc consigo ver, mas aqui no telemóvel há algo que nos diga a velocidade, abertura e iso?
 
Tenho aqui umas fotos mas não sei como vejo as definições em que tirei as fotos. No pc consigo ver, mas aqui no telemóvel há algo que nos diga a velocidade, abertura e iso?

Questão Interessante:


[Tutorial] Como Ler o EXIF de uma foto.

  • Em primeiro lugar, o que é o EXIF?
Wikipedia: O EXIF - Exchangeable image file format (Exif) é uma especificação seguida por fabricantes de câmeras digitais que gravam informações sobre as condições técnicas de captura da imagem junto ao arquivo da imagem propriamente dita na forma de metadados etiquetados.

Homoeconomicus: O Exif é um local no ficheiro das fotos onde se encontra mais informação sobre os detalhes das fotos.

  • Como encontrar essa informação?
Windows PC: No ficheiro da imagem basta simplesmente clicar no botão direito em cima do mesmo e escolher propriedades. Na nova janela que aparece, escolher o separador detalhes.

Capturar.png

Windows Phone 8.1: O Windows Phone 8.1 não lê por si o EXIF das fotos, no entanto basta escrever na loja "EXIF" para surgirem várias apps que permitem ler estes dados das fotos.

wp_ss_20160116_0005.png

Eu decidi utilizar a app Picture Info. Nesta app basta clicar no icon da esquerda e escolher a foto pretendida para ler se ler o EXIF.

wp_ss_20160117_0007.png


Depois de escolhido o ficheiro aparece imediatamente a informação:

wp_ss_20160117_0002.png



Windows 10 Mobile: No Windows 10 já têm embutido um leitor de EXIF, para isso basta abrir a foto e clicar nas opções:

wp_ss_20160117_0001.png


Escolher "informações do ficheiro":

wp_ss_20160117_0002.png

Na informação que aparece no ecrã, basta fazer scroll:

wp_ss_20160117_0003.png
wp_ss_20160117_0004.png




MUITO IMPORTANTE: ATENÇÃO À PRIVACIDADE DOS DADOS CONTIDOS NAS FOTOS!
Hoje em dia os equipamentos contém sistemas de GPS embutidos e gravam as coordenadas onde as fotos são tiradas quando damos autorização à camara para aceder à nossa localização e essa informação pode ser ida em qualquer equipamento:


Capturar2.png


wp_ss_20160117_0005.png


wp_ss_20160117_0004.png


Se não querem que essa informação seja disponibilizada, podem apagar da seguinte forma:

Windows:
nas propriedades do ficheiro/detalhes/"Remover Propriedades e Informações Pessoais" que se encontra em baixo e escolher para remover as coordenadas GPS.​

Windows Phone 8.1: Nos detalhes abrir o menu e escolher "rename and delete exif data". NOA: Esta opção elimina TODAS as informações sejam elas de localização ou de como as fotos foram tiradas!

wp_ss_20160117_0001.png

De forma a prevenir que o GPS grave a localização podem desligar o acesso ao GPS no momento que se tira fotos (se já deram acesso) ou não então permitir que a aplicação da camara grave essas informações. Para isso basta abrir a aplicação da camara e abrir as definições.

wp_ss_20160116_0008.png

Nas definições clicar em Fotografias + Camara:​

wp_ss_20160116_0007.png

Retirar o visto em "Utilizar informações de localização":

wp_ss_20160116_0006.png


Agora não irá ser gravada qualquer informação de localização nas vossas fotos.

No Windows 10 Mobile: Escolher as opções da camara, conforme no Windows 8.1, e escolher "escolha se a camara pode utilizar informação da localização:

wp_ss_20160117_0006.png


E colocar conforme a imagem:

wp_ss_20160117_0007.png

Agora não irá ser gravada qualquer informação de localização nas vossas fotos.

Pessoalmente tenho sempre o GPS ativo e a gravar essas informações, que posteriormente removo sempre que partilho fotografias. Mas fica ao critério de cada um a sua utilização.
 
Última edição:
Tenho o 8 não fiz "update" para o 10. Tenho algum receio dos bugs e como uso o telemóvel muito. Hoje está uma noite de muita luz, tentei fazer umas brincadeiras, mas com o 930 não consigo fazer longas exposições (10/20segundos).
O exif é o que tenho o PC, nao sabia que havia tb para o WP.
 
Tenho o 8 não fiz "update" para o 10. Tenho algum receio dos bugs e como uso o telemóvel muito. Hoje está uma noite de muita luz, tentei fazer umas brincadeiras, mas com o 930 não consigo fazer longas exposições (10/20segundos).
O exif é o que tenho o PC, nao sabia que havia tb para o WP.

Post Actualizado.
Actualizado para Windows 10 mobile também.
 
Última edição:
Back
Topo