Luzes - "Inteligentes"

Boas! Mandei vir uma peça que vi on/off (7€) e resolveu perfeitamente a minha questão! Através da app posso ligar as luzes, desligar, colocar caso queira que elas se liguem a determinada hora, etc. Obrigada pela tua sugestão!
 
Boas malta,

Depois de ter comprado uma TV Philips com ambilight e ter visto a possibilidade de integrar com as soluções de domótica deles, decidi avançar para a comprar de umas luzinhas.

Adquiri o kit de 3 lâmpadas + hub + comando + 2 ledstrips.
Chegou tudo ontem. Já tive o prazer de experimentar e é tudo incrível.
Tivemos uma festa de aniversário cá em casa e como estamos distanciados dos amigos, decidimos cantar os parabéns usando o Zoom. Aproveitei as luzes para criar um ambiente porreiro tanto durante os parabéns , como para utilizarmos na sala de chat entre todos. O pessoal adorou. Ficou super fascinado com a brincadeira das luzes e disseram que realmente é uma solução que cria logo outro ambiente.

Perfeito! Já está a render.



Sendo uma solução cara, terei de pensar bem onde a quero colocar na casa e que sítios valem a pena iluminar com estas lâmpadas.
Gostava de saber se as lâmpadas vendidas na loja sueca funcionam na app da Philips e qual é o feedback das mesmas.
Claro que isto para se poupar uns trocos vai -se sempre tentar alternativas. Mas se me disserem que a experiência não é igual, então aborto a ideia.

Também gostava de saber que assistente recomendam para usar com as Philips hue. Dado o leque de opções, qual é que neste momento está mais maturo ?


Obrigado
 
@WilsonRubio

Já ligaste a tv às luzes? É algo que queres utilizar? O problema de outras luzes é que não são compatíveis com a "entertainment area". Para uso normal, não deverás ter problemas.

As do Ikea, podem dar logo de inicio como não, vai depender do firmware que tenham. Se estiverem totalmente actualizadas, devem funcionar logo, se não estiverem, irás ter de comprar o Hub do Ikea, actualizar e depois deverão funcionar.

Existem vários tutoriais pelo youtube, é só dares uma espreitadela.

Tendo ambos os assistentes, acho o google mais completo a nivel de AI mas o echo tem maior compatibilidade.

E irrita-me solenemente, o "ok/hey google" ao invés do "Alexa/Computer".
 
Última edição:
@WilsonRubio

Já ligaste a tv às luzes? É algo que queres utilizar? O problema de outras luzes é que não são compatíveis com a "entertainment area". Para uso normal, não deverás ter problemas.

As do Ikea, podem dar logo de inicio como não, vai depender do firmware que tenham. Se estiverem totalmente actualizadas, devem funcionar logo, se não estiverem, irás ter de comprar o Hub do Ikea, actualizar e depois deverão funcionar.

Existem vários tutoriais pelo youtube, é só dares uma espreitadela.

Tendo ambos os assistentes, acho o google mais completo a nivel de AI mas o echo tem maior compatibilidade.

E irrita-me solenemente, o "ok/hey google" ao invés do "Alexa/Computer".

Estava mesmo agora a ver uns video sobre os assistentes.
A Alexa tem suporte PT-PT?

Não é um factor decisivo, mas pode ajudar na minha escolha. Porém, optando pela google corro um risco grande, que é o facto de usar dispositivos Huawei. Tenho serviços Google martelados e nada me garante que um dia o assistente deixe de funcionar no telemovel. Mas ... talvez arrisque.


Hum. Vou ver com calma as soluções do IKEA. Para já não tenho pressa.
Fitas led só as da Philips ne ?

Quanto à TV, sim. Já configurei e já testei ontem a tv e as luzes juntas. Incrivel
 
@WilsonRubio

O facto de usares lâmpadas da IKEA, na minha opinião, aconselho-te sempre que é possível, a continuares a usar lâmpadas da Philips Hue, seja por uma questão de compatibilidades ou porque depois funções como a "entertainment area", não funcionam.

Eu sei que o problema é mesmo o preço, e comprar estas lâmpadas, torna-se um "vicio", mas se não tiveres com pressa, vai comprando com a tua "disponibilidade financeira" e aproveitando promoções (amazon).

No caso da fita de leds da Philips, é estupidamente cara e pequena, tenho uma na sala (por baixo do sofá) e outra na cozinha, mas no quarto/casa de banho optei por outra solução (Govee Tiras LED 10m), como depois uso "Alexa" para controlar, acaba por ser igual.

Relação o "assistente", Alexa não tem suporte de PT-PT, tem PT-BR ( e esta numa fase muito inicial, ficou disponível no final do ano passado).

Como o @Silver-Eye, já disse, em termos de "AI" o Home Hub (Google) acho que é mais "inteligente", mas os Echos (Amazon) acabam por ter mais compatibilidade, em termos de funcionalidades, com a Philips hue é igual.

Se tiveres que escolher, eu diria para escolheres a Alexa, também não acho "piada" o "ok/hey google", mas isso era o menos.

No inicio, Alexa, não sabia dizer coisas como o tráfego/tempo (coisas mais locais, na questão do tempo teria que especificar a localidade), optei por ter um Home Hub e um echo.

Mas com a evolução que ambos tiveram, acabei por comprar echos para o resto da casa, por uma questão de diversidade do aparelho e acho que a app da Alexa esta mais completa, ainda tenho o Home Hub, mas é raro usar.

Infelizmente um problema que existe com os echos é conseguir comprar pela Amazon, oficialmente, eles não enviam para Portugal. Com uns truques era possível "enganar" o envio de encomendas que não estavam disponíveis para Portugal, mas por agora isso parece estar "corrigido". (https://forum.zwame.pt/threads/amazon-echo-alexa.888086/page-93) , é esperar que volte a ficar disponível, para conseguir aproveitar as promoções e não ter que ir o olx/ebay comprar a um preço muito inflacionado :freak3:
 
Última edição:
Boas.

Eu como comprei uma TV Philips com ambilight e no móvel tenho um candeeiro ao lado da TV por isso estou a ponderar adquirir uma lâmpada da Philips hue colorida para estender o ambilight para esse candeeiro.

Nesse caso não é só comprar a lâmpada e a própria TV controla a lâmpada?

O que pretendo é somente sincronizar a lâmpada com a TV. nada mais.
 
@WilsonRubio

O facto de usares lâmpadas da IKEA, na minha opinião, aconselho-te sempre que é possível, a continuares a usar lâmpadas da Philips Hue, seja por uma questão de compatibilidades ou porque depois funções como a "entertainment area", não funcionam.

Eu sei que o problema é mesmo o preço, e comprar estas lâmpadas, torna-se um "vicio", mas se não tiveres com pressa, vai comprando com a tua "disponibilidade financeira" e aproveitando promoções (amazon).

No caso da fita de leds da Philips, é estupidamente cara e pequena, tenho uma na sala (por baixo do sofá) e outra na cozinha, mas no quarto/casa de banho optei por outra solução (Govee Tiras LED 10m), como depois uso "Alexa" para controlar, acaba por ser igual.

Relação o "assistente", Alexa não tem suporte de PT-PT, tem PT-BR ( e esta numa fase muito inicial, ficou disponível no final do ano passado).

Como o @Silver-Eye, já disse, em termos de "AI" o Home Hub (Google) acho que é mais "inteligente", mas os Echos (Amazon) acabam por ter mais compatibilidade, em termos de funcionalidades, com a Philips hue é igual.

Se tiveres que escolher, eu diria para escolheres a Alexa, também não acho "piada" o "ok/hey google", mas isso era o menos.

No inicio, Alexa, não sabia dizer coisas como o tráfego/tempo (coisas mais locais, na questão do tempo teria que especificar a localidade), optei por ter um Home Hub e um echo.

Mas com a evolução que ambos tiveram, acabei por comprar echos para o resto da casa, por uma questão de diversidade do aparelho e acho que a app da Alexa esta mais completa, ainda tenho o Home Hub, mas é raro usar.

Infelizmente um problema que existe com os echos é conseguir comprar pela Amazon, oficialmente, eles não enviam para Portugal. Com uns truques era possível "enganar" o envio de encomendas que não estavam disponíveis para Portugal, mas por agora isso parece estar "corrigido". (https://forum.zwame.pt/threads/amazon-echo-alexa.888086/page-93) , é esperar que volte a ficar disponível, para conseguir aproveitar as promoções e não ter que ir o olx/ebay comprar a um preço muito inflacionado :freak3:

Acabei por optar pela Google Home (versão normal).
Optei porque tenho 2 chromecasts lá em casa nas outras tvs, por ter suporte em portugues (apesar de ir experimentar em inglês tambem, para treinar) e porque tenho outros objetos em casa que darão para controlar com a google.
Gostei das duas soluções, não é à toa que a Alexa é a mais utilizada no mundo (pelo que vi num video).

Entretanto, no assistente do telemovel, isto a experimentar ligar a tv. E ele liga-me sempre a TV onde está o chromecast ligado. Só me apercebi disso hoje, quando cheguei à sala e a tv estava ligada. E eu queria controlar a do quarto.
Alguma dica?



Boas.

Eu como comprei uma TV Philips com ambilight e no móvel tenho um candeeiro ao lado da TV por isso estou a ponderar adquirir uma lâmpada da Philips hue colorida para estender o ambilight para esse candeeiro.

Nesse caso não é só comprar a lâmpada e a própria TV controla a lâmpada?

O que pretendo é somente sincronizar a lâmpada com a TV. nada mais.
Não sendo o mais entendido na matéria, o que me dá a entender é que as lampadas por si só são "burras". Precisam da bridge para se conectarem à rede e como tal as encontrares.
Das duas uma: Podes comprar um kit de uma só lampada , ou podes ver nos usados se alguém vende uma bridge a preço de chuva... Talvex te resolva a situação

Mas lá está: Espera pela opinião de alguem com mais conhecimento que eu ahahah
 
@WilsonRubio

Tu agora queres entrar para outro mundo :wink:

Tens aqui soluções >

https://forum.zwame.pt/threads/smartthings-casa-inteligente.981359/ / https://forum.zwame.pt/threads/domotica-low-cost-e-nao-so.960586/ /
https://forum.zwame.pt/threads/google-home-mini.1007453/

Para dizer "hey google liga a tv do quarto", tens que definir algo do género, "Tv do Quarto" e "Tv da Sala", mas se não existir corrente o chromecast, vai estar desligado.

Se tens o chromecast, sempre ligado, só tens mesmo que fazer uma distinção das tv, mas se vais começar a brincar com isso, o melhor seria teres algo como o logitech harmony hub.

@sparrow

É como já disse o WilsonRubio, a lâmpada lá por ficar perto da tv, não iria receber a informação da TV, necessitas de ter a bridge. E para o que tu queres fazer existe soluções da philips hue mais "engraçadas" do que uma lâmpada, como Iris table lamp / Play light bar single / Bloom table lamp

Claro que isto é algo de depende do €€€€/ gosto / decoração da casa..etc...mas para o efeito que tu queres fazer, se for possível, acho que devias de por luz em ambos os lados.
 
Última edição:
@WilsonRubio

Tu agora queres entrar para outro mundo :wink:

Tens aqui soluções >

https://forum.zwame.pt/threads/smartthings-casa-inteligente.981359/ / https://forum.zwame.pt/threads/domotica-low-cost-e-nao-so.960586/ /
https://forum.zwame.pt/threads/google-home-mini.1007453/

Para dizer "hey google liga a tv do quarto", tens que definir algo do género, "Tv do Quarto" e "Tv da Sala", mas se não existir corrente o chromecast, vai estar desligado.

Se tens o chromecast, sempre ligado, só tens mesmo que fazer uma distinção das tv, mas se vais começar a brincar com isso, o melhor seria teres algo como o logitech harmony hub.

@sparrow

É como já disse o WilsonRubio, a lâmpada lá por ficar perto da tv, não iria receber a informação da TV, necessitas de ter a bridge. E para o que tu queres fazer existe soluções da philips hue mais "engraçadas" do que uma lâmpada, como Iris table lamp / Play light bar single / Bloom table lamp

Claro que isto é algo de depende do €€€€/ gosto / decoração da casa..etc...mas para o efeito que tu queres fazer, se for possível, acho que devias de por luz em ambos os lados.

Sim, o chromecast está sempre ligado. Vou ter de ver onde é que mudo os nomes das coisas, para definir bem o que quero ligar ahahah
Mas isso é tema do outro topico.

Vou ver com atenção o que aqui deixas-te e obrigado pela ajuda :)
 
@KillerWolf

O candeeiro já existe e faz parte da decoração da casa. Está no móvel ao lado da TV. A TV não está central no móvel... Está mais chegada a um lado do móvel. A ideia seria a decoração ficar igual e só quando se está a ver um filme ligar a luz sincronizada com a TV.

Já era difícil justificar gastar 50€ numa lâmpada só para uns efeitos engraçados... 100€ está fora de hipótese...

Isto é a sala de estar da família... Tenho 2 putos e a wife para partilhar a sala... Não é para fazer um sistema xpto.


Edit:

Para terem uma ideia do que é uma sala de pai de família...

ZzluWST.jpg


Quando quero ver um filme (é mais quando posso) abro a porta e ligo o sistema de som... a coluna central está escondida no móvel.

4AUx636.jpg


Obrigado pelas informações.
 
Última edição:
@sparrow pois eu compreendo, explicar a "Maria" "Vou agora gastar 100€ num candeeiro, para aumentar o efeito da TV" , ela pergunta se é de ouro e tira cafés!:001:, mas olha que duas "Play light bar" brancas em cada lado iria ficar bonito :002:

Bem que a Philips podia baixar o preço dos produtos, acho que só tinham a ganhar.

@WilsonRubio, para definir o nome é simples, basta ires a app "home" e alteras os nomes, mas sim, nos outros topics já deves ter lá explicado como se faz.
 
@sparrow pois eu compreendo, explicar a "Maria" "Vou agora gastar 100€ num candeeiro, para aumentar o efeito da TV" , ela pergunta se é de ouro e tira cafés!:001:, mas olha que duas "Play light bar" brancas em cada lado iria ficar bonito :002:

Bem que a Philips podia baixar o preço dos produtos, acho que só tinham a ganhar.

@WilsonRubio, para definir o nome é simples, basta ires a app "home" e alteras os nomes, mas sim, nos outros topics já deves ter lá explicado como se faz.

Se puxassem um pouco mais os preços para baixo, acho que tinham (ainda mais) sucesso entre os consumidores.
Isto começa com coisas simples, mas quando se dá por ela, já se começa a imaginar todo um setup à base desta solução.

Dizer a alguem neste momento "gastei 1000 euros em iluminação do interior da casa, mas é inteligente", acho que dá para ter um ataque ahahah Mas o que é certo, é que é essa a vontade que uma pessoa tem.
 
Eu acabei de gastar 379.99€ numa TV de 55 polegadas...

Na minha cabeça não se justifica gastar mais do que 25% do valor da TV numa lâmpada...

Eu estava a considerar gastar os 50€... Mas ter de comprar a bridge não faz sentido!

Pode ser que daqui por uns tempos ou a Philips baixe os preços ou a carteira esteja mais abonada!
 
Boas

Uma questão. Tenho no corredor, várias lampadas embutidas em tecto falso, GU10. Daria para por algumas dessas lampadas, a acender quando alguém passa pelo corredor, usando um sensor de luz para acenderem e depois x segundos apagarem? Para isso, teriam que acender com o interruptor desligado. Obrigado
 
Boas

Uma questão. Tenho no corredor, várias lampadas embutidas em tecto falso, GU10. Daria para por algumas dessas lampadas, a acender quando alguém passa pelo corredor, usando um sensor de luz para acenderem e depois x segundos apagarem? Para isso, teriam que acender com o interruptor desligado. Obrigado

Sim existe maneira, mas sem ser alguma coisa "inteligente", não sei como é feita as ligações. Se tiveres possibilidade de ires o leroy merlin, devem conseguir ajudar nisso.

Com alguma coisa mais "inteligente", sem modificar as luzes, terias que alterar o interruptor, por um sonoff switch e sensor movimento ou modificar as luzes (e provavelmente o mais caro) era substituir as luzes por umas philips hue gu10 (ou outra marca) e depois o sensor movimento

Depende do quanto estas disposto a gastar e quanto depois que configurações pretendes fazer.

@Dissectory não é possível.
 
Quais são as diferenças entre a bridge 1 e 2 da Philips? Alguma coisa que eu notasse a colocar 1 lâmpada a trabalhar coordenada com o ambilight da TV?

Obrigado pela ajuda.
 
Quais são as diferenças entre a bridge 1 e 2 da Philips? Alguma coisa que eu notasse a colocar 1 lâmpada a trabalhar coordenada com o ambilight da TV?

Obrigado pela ajuda.

@sparrow

A única diferença era o HomeKit Siri , mas a gen1 deixou de ter actualizações a partir de de Abril.

Como vais comprar agora, aconselho o gen2.


"After April 2020 no software updates will be made available for the Hue Bridge v1 and compatibility with our online services will be terminated at that time. The Hue Bridge v1 can still be controlled locally via the dedicated Philips Hue Bridge v1 app. >>
— Philips Hue (@tweethue) March 6, 2020"
 
@sparrow

A única diferença era o HomeKit Siri , mas a gen1 deixou de ter actualizações a partir de de Abril.

Como vais comprar agora, aconselho o gen2.


"After April 2020 no software updates will be made available for the Hue Bridge v1 and compatibility with our online services will be terminated at that time. The Hue Bridge v1 can still be controlled locally via the dedicated Philips Hue Bridge v1 app. >>
— Philips Hue (@tweethue) March 6, 2020"
A gen 1 arranjava um usado por 13€...
 
@sparrow

Pois, na amazon o gen2 custa 50€.

Com duas lâmpadas tens por 60€, mas são "brancas", para o que tu queres, não serve.

Talvez no olx, consigas encontrar alguma coisa mais barata (vi um anúncio por 30€)

Ou então esperas pelas promoções da Amazon (prime day) normalmente existe promoções mt boas nessas lâmpadas.
 
Última edição:
Back
Topo