Recebi hoje o cartão Lycamobile. Vem num envelope... da *****, com a indicação clara de que funciona como se fosse um qualquer particular a pagar (pagou franquia normalmente, de 0,60€). O cartão vem com saldo inicial de 0,50€ e 5€ de bónus quando o carregamento feito ultrapassar 10€.
Vou a abrir a embalagem (tive de usar uma tesoura para tirar o plástico que cobria)... e vem três indicações coladas: as de códigos do serviço, o bom do cartão SIM, e um manual de instruções com os termos gerais em seis/sete línguas, mais os termos e condições gerais em Português e Inglês.
Destaco o cartão SIM e reparo que é completamente branco de um lado e do outro, apenas com a imagem da marca e o slogan "Call the world for less". Dizia, em letras pequenas por baixo do cartão grande que cobre o SIM, que na traseira estava o PUK e o número de telemóvel. O nº não estava.
Vou a inserir o cartão no telemóvel (um Optimus Sydney, for the record). Por mais incrível que pareça, este telemóvel está configurado para pedir PIN, e neste caso não pediu! Assim que liga com o SIM da Lycamobile lá posto fica ~20 segundos sem qualquer indicação de rede, e depois indica "Lycamobile" com nível máximo de sinal, o que me confirma que é Vodafone porque é a única que me mantém este nível de sinal de modo consistente no local onde testei. Também me aparece um novo ícone no topo: "RM". Não faço ideia do que seja. O telemóvel registou-se em GPRS, o que confirma o meu receio de nem EDGE ter, sequer.
A seguir vem uma catrefada de mensagens: a primeira, do remetente "LYCAMOBILE", diz "Your Permanent Lycamobile number is 3519200xxxxx"; a segunda, do remetente "Web setting", diz "You will recieve GPRS Settings configuration. Please accept it."; a terceira, ainda do mesmo remetente, diz "Thanks for using our data service. Be aware, if you have email/apps running you will be charged for data usage after your free bundle. Call 1632 for detail.". A quarta são as definições GPRS, que, e para descanso futuro de quem vier a usar a Lycamobile, desde já coloco:
Nome da conta: LM PRT GPRS DATA
APN: data.lycamobile.pt
Nome de utilizador: lmpt
Código: **** (suponho que seja lmpt também)
Tipo de autenticação: Normal
Definições avançadas
Página inicial:
http://www.lycamobile.pt
Tipo de ligação: HTTP
Utilizar proxy: Não
Restantes definições em branco.
Fiz o *#123# e ele dá a seguinte mensagem: "O seu saldo Lycamobile é 50Cents. Para recarregar, adquira um cartco de recarga Lycamobile. Obrigado por usar Lycamobile."
Faço a chamada para o meu principal, da tmn. 39 segundos em que se ouviu bem de qualquer um dos dois lados, mas não sem antes receber a indicação em Inglês do saldo que tenho: "You have 'zero' 'comma' 'fifty' 'euros'". Desligo, e consulto o saldo novamente, e a mensagem que mais interessa a toda a gente:
"O seu saldo Lycamobile é
42Cents. Para recarregar (...)"
Ligo o 200 e fala uma voz feminina a falar um português aestrangeirado, com configurações de Voicemail muito simples. No 1632 é em Inglês, mas o atendimento é em português e foi feito com espera inferior a 20 segundos. A indicação da assistente é que a Lycamobile tenta sempre baixar os preços o mais que pode, e por isso mesmo, é que o cliente também não tem qualquer carregamento obrigatório neste serviço, sendo apenas questão de ir a Lycamobile.pt para ir ficando a par. Ela definiu a Lycamobile como uma operadora internacional a operar em Portugal para fazer chamadas para o estrangeiro. Foi muito rápida e concisa, com zero tempos de espera. A chamada foi cerca de 2 minutos e meio e custou 0€.
Ficam as infos que vos consigo dar de momento. Para qualquer info mais específica perguntem!