Problema Má experiência com Ryzen

Ou seja, não é CPU nem GPU.
Podes tentar mais umas coisas.
Vai á Bios e verifica que tens ligado as seguintes opções:
- Spread Spectrum (desliga)
- LLC com setting a 3, tanto no SoC como para CPU
- SVM Virtualização (desliga)
- CPPC - (Liga)
- CPPC Prefered Cores (liga)
- Global C-States (liga)
- Power Supply Idle control (Low current idle)
- Memory interleaving (liga)
 
Não sei se já falaram no disco, o HDD, se puderes desliga-o fisicamente e testa.
Tive um problema semelhante, e apesar do HD ser só usado para backup. estava a dar-me erro no resto do sistema.
 
Ou seja, não é CPU nem GPU.
Podes tentar mais umas coisas.
Vai á Bios e verifica que tens ligado as seguintes opções:
- Spread Spectrum (desliga)
- LLC com setting a 3, tanto no SoC como para CPU
- SVM Virtualização (desliga)
- CPPC - (Liga)
- CPPC Prefered Cores (liga)
- Global C-States (liga)
- Power Supply Idle control (Low current idle)
- Memory interleaving (liga)

Nesses settings só não encontro o memory interleaving e LLC settings, o restante deixei como dizes, amanhã testo :|

Já dá vontade de meter isto tudo no caixote ahah :D
 
Nesses settings só não encontro o memory interleaving e LLC settings, o restante deixei como dizes, amanhã testo :|

Já dá vontade de meter isto tudo no caixote ahah :D

É o mais importante dos que te disse.
Procura pelo nome: Load Line Calibration.

O Memory interleaving não faz mal, normalmente já está ligado por default.
 
Acontecia-me o mesmo mas com um ryzen 1600. Memtest, aida64 e tudo o que era testes de estabilidade, corria tudo a 100% sem erros... Chegava ao premiere ou a jogos e a máquina tanta bloqueava, como dava erro azul ou reiniciava.. Problema era o XMp ligado com as memórias a 3000 apesar de nenhum software detectar problema nas memórias. Pus manualmente em 2666 e nunca mais aconteceu. Para confirmar se era isso, voltei a subir as memórias e voltava a acontecer. Portanto experimenta baixar manualmente as memórias. Por tudo o que dizes, diria que vem daí o problema
 
Tens o azar de te calharem pentes de RAM que a board não gosta e estás tramado, não é por avaria é por incompatibilidade. Isto sai barato comparado a Intel mas é preciso sorte.
Tive RAM da G.Skill Aegis e foi um filme, troquei as RAMs e o assunto melhorou, ainda que não esteja uma maravilha

ASUS Prime A320M-K
AMD Ryzen 5 1600
G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4 3000MHz CL15
 
É o mais importante dos que te disse.
Procura pelo nome: Load Line Calibration.

O Memory interleaving não faz mal, normalmente já está ligado por default.
Chegando a casa já vou procurar esse setting. Após novo windows está igual...

Acontecia-me o mesmo mas com um ryzen 1600. Memtest, aida64 e tudo o que era testes de estabilidade, corria tudo a 100% sem erros... Chegava ao premiere ou a jogos e a máquina tanta bloqueava, como dava erro azul ou reiniciava.. Problema era o XMp ligado com as memórias a 3000 apesar de nenhum software detectar problema nas memórias. Pus manualmente em 2666 e nunca mais aconteceu. Para confirmar se era isso, voltei a subir as memórias e voltava a acontecer. Portanto experimenta baixar manualmente as memórias. Por tudo o que dizes, diria que vem daí o problema

Já testei com o xmp ligado/desligado, memórias manual a 3200/3000 e já testei subindo a voltagem para 1,35v mas nunca experimentei com frequência mais baixa a 2666 como dizes. Secalhar as b550 não gostam das minhas memórias, acho que consigo arranjar uma b450 amanhã ou depois para testar.

Mas se tinhas o mesmo problema, já pode ser uma luz

Tens o azar de te calharem pentes de RAM que a board não gosta e estás tramado, não é por avaria é por incompatibilidade. Isto sai barato comparado a Intel mas é preciso sorte.
Tive RAM da G.Skill Aegis e foi um filme, troquei as RAMs e o assunto melhorou, ainda que não esteja uma maravilha

ASUS Prime A320M-K
AMD Ryzen 5 1600
G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4 3000MHz CL15

Sim ao que parece é mesmo algo que não é compatível, é que a nível de drivers está tudo ok. A PSU também vou tentar testar se falhar a questão das ram.
 
Já testaste fazer update da bios? Apenas com um stick de memoria de cada vez para ver se o problema persiste? Pode até ser uma coincidência mas é algo que já me aconteceu.
EDIT: Já vi que já tentaste mas tentaste com a outra ram? Pode ser tanto um stick como outro que tem problemas.
Pessoalmente 99% dos problemas que tive com AMD a montar para amigos foi sempre com boards Gigabyte desde incompatibilidades a instabilidade, para mim Gigabyte para Ryzen nunca mais.
 
Já testaste fazer update da bios? Apenas com um stick de memoria de cada vez para ver se o problema persiste? Pode até ser uma coincidência mas é algo que já me aconteceu.
EDIT: Já vi que já tentaste mas tentaste com a outra ram? Pode ser tanto um stick como outro que tem problemas.
Pessoalmente 99% dos problemas que tive com AMD a montar para amigos foi sempre com boards Gigabyte desde incompatibilidades a instabilidade, para mim Gigabyte para Ryzen nunca mais.
Sim, a primeira coisa que fiz foi update na bios. Já testei ambos os sticks individualmente... aguenta mais um pouco, mas acaba por dar problema. O problema é que acontece o mesmo com uma MSI B550 A Pro.
 
eu tive o mesmo problema com o meu primeiro 5800x

nao conseguia fazer nada com o pc com os settings em stock. a questão da memória não era relevante, pois fazia o mesmo com xmp ligado ou desligado. o meu cpu nao aguentava os settinga a stock, nao devia dar voltagem suficiente para conseguir os boost. conclusao? desliguei o boost, ao qual deixou o cpu a 3.7ghz fixos, mas nao voltou a crashar. Troquei por um novo, esta tudo a stock e ate agora 0 problemas
 
Já testaste fazer update da bios? Apenas com um stick de memoria de cada vez para ver se o problema persiste? Pode até ser uma coincidência mas é algo que já me aconteceu.
EDIT: Já vi que já tentaste mas tentaste com a outra ram? Pode ser tanto um stick como outro que tem problemas.
Pessoalmente 99% dos problemas que tive com AMD a montar para amigos foi sempre com boards Gigabyte desde incompatibilidades a instabilidade, para mim Gigabyte para Ryzen nunca mais.

Aqui mora uma Asus e esquece, grande cancro.. Por outro lado também optei por uma A320 e ainda hoje me arrependo da decisão, há bastantes más reviews e só vi isso bem depois..
Concluindo é um mal geral mas há melhores opções :P
 
Chegando a casa já vou procurar esse setting. Após novo windows está igual...



Já testei com o xmp ligado/desligado, memórias manual a 3200/3000 e já testei subindo a voltagem para 1,35v mas nunca experimentei com frequência mais baixa a 2666 como dizes. Secalhar as b550 não gostam das minhas memórias, acho que consigo arranjar uma b450 amanhã ou depois para testar.

Mas se tinhas o mesmo problema, já pode ser uma luz



Sim ao que parece é mesmo algo que não é compatível, é que a nível de drivers está tudo ok. A PSU também vou tentar testar se falhar a questão das ram.
Experimenta a 2666 pelo sim pelo não. A minha é uma asus b350 e da se mal com as memórias a uma velocidade superior
 
Boas a todos!

Após umas horas de teste, já consegui dar com o "gato" ! :D
Então como o @eskivel aconselhou (e muito bem) desliguei o XMP e coloquei as memórias a 2666, joguei umas horas e realmente não tive um único problema! tudo ok! Agora pergunto o seguinte, a board do meu irmão a MSI B550 A-PRO nem tem uma semana e foi comprada numa das mais conhecidas lojas nacionais e ele tem usado a Aorus B550 PRO V2 e curte da board. Para correr tudo "normalmente" será que vale a pena devolver a B550 A-PRO e adquirir uma B450 ou x570? ou devo adquirir umas novas memórias e manter uma B550? É que provavelmente fica mais fácil adicionar algum valor numa x570 ou até poupar numa b450 do que comprar novas memórias e correndo o risco de voltarem a não ser compatíveis.

Agradeço desde já a todos os que me ajudaram neste problema :D
 
Boas a todos!

Após umas horas de teste, já consegui dar com o "gato" ! :D
Então como o @eskivel aconselhou (e muito bem) desliguei o XMP e coloquei as memórias a 2666, joguei umas horas e realmente não tive um único problema! tudo ok! Agora pergunto o seguinte, a board do meu irmão a MSI B550 A-PRO nem tem uma semana e foi comprada numa das mais conhecidas lojas nacionais e ele tem usado a Aorus B550 PRO V2 e curte da board. Para correr tudo "normalmente" será que vale a pena devolver a B550 A-PRO e adquirir uma B450 ou x570? ou devo adquirir umas novas memórias e manter uma B550? É que provavelmente fica mais fácil adicionar algum valor numa x570 ou até poupar numa b450 do que comprar novas memórias e correndo o risco de voltarem a não ser compatíveis.

Agradeço desde já a todos os que me ajudaram neste problema :D

Perfeito. Também andei às voltas até ter a certeza absoluta que era da velocidade das memórias, pois passavam em todos testes com o XMP ligado (vá se lá perceber). Mas os teus "sintomas" eram tão iguais aos meus...que podia muito bem ser o mesmo.

Agora no resto já não te consigo ajudar, nem dizer se é problema da board ou das memórias, pois nunca alterei os meus componentes.. Eu tenho uma b350 plus e as memórias são a gskill 3000. Ainda tenho a velocidade das memórias a 2666. Como já é o velhinho ryzen 1600, só mudo a board quando mudar o processador.
 
Back
Topo