Hardware Mac Mini 2020 (ARM)

Utiliza a resolução nativa dos monitores. Eu faço sempre isso. Coincide que nos dois tenho a mesma resolução em altura mas não faz sentido estares a alterar a resolução nativa dos monitores.
 
Certo, uso a configuração nativa do monitor 4k (3840 x 2160). Mas depois como faço para aumentar. No Linux tinha uma opção que depois fazia um aumento de scale. No Mac não encontro essa opção.
 
No system preferences > Display aparecem-te nos dois monitores separadamente a resolução e tens lá a opção como queres que fique. Moves a "tab" superior (agora esqueci-me do nome) para o que queres que seja o principal.
No que está como principal tens a tab Arrangement para definir o principal e vês logo a tab que referi.

Vê se ajudei. Se for preciso coloco um printscreen. Vê se tens o Mirror Display selecionado. Não queres isso.
 
Neste momento estou no Linux(Pop OS) e tenho estas opções nas configurações do monitor. No Mac OS não encontro esta opção do Scale em percentagem.

Mac mini está ligado ao monitor 4k.
Portátil está ligado ao monitor 1080p.
scale.png
Captura-de-ecr-2021-10-03-s-12-19-18.png
 
Depois de 2 dias de ter alterado a questão do cursor, já me apareceu a notificação para desligar aplicações porque tinha a RAM toda ocupada. Mas não aconteceu nada. Não voltou a aparecer e o dado curioso é que desde que alterei, a swap nunca passou de zero. Está a usar 14,41GB de RAM.

Vou monitorizando.
 
Creio que deve haver uma memory leak em algum sítio. Até pode ser de aplicações que estejam a correr em background.

Haver isso no OS também pode acontecer.
 
Boas malta.

O meu Portátil Asus está velhinho e estava numa de finalmente experimentar MacOS, porquê desde que troquei para Iphone nunca mais quis mudar.

A ideia era escolher portátil pela mobilidade, mesmo tendo em conta que nos últimos 2 anos ele não passou de um desktop e ainda pelo pouco espaço ocupado em relação a um desktop.
O meu uso passa essencialmente por web Browsing e alguma programação. Não faço nada de edição de video ou música.

Depois de ver reviews fiquei com a ideia que entre gastar num Macbook Pro/Air M2 ou dar mais um bocado e ir ao Macbook Pro M1 Pro, mais valia a segunda opção. No entanto são 1900€ em promoção...
Além disso as reviews mostraram o porquê de eu ter visto o modelo base do Macbook Pro M2 a 1350€ tanta vez estas últimas semanas.

Dito isto deparei-me com o Mac Mini. É silencioso, ocupa pouco espaço e é barato.
Queria saber a vossa opinião porque eu não queria menos de 16Gb, mas no entanto na amazon IT e DE o computador está a 700€ na versão base. Ou seja para colocar 16Gb na apple fica 1050€.

Acham que os 8Gb vão durar anos ou vai ficar curto rapidamente?
8Gb nos meus Windows ficam logo curtos....
 
Boas malta.

O meu Portátil Asus está velhinho e estava numa de finalmente experimentar MacOS, porquê desde que troquei para Iphone nunca mais quis mudar.

A ideia era escolher portátil pela mobilidade, mesmo tendo em conta que nos últimos 2 anos ele não passou de um desktop e ainda pelo pouco espaço ocupado em relação a um desktop.
O meu uso passa essencialmente por web Browsing e alguma programação. Não faço nada de edição de video ou música.

Depois de ver reviews fiquei com a ideia que entre gastar num Macbook Pro/Air M2 ou dar mais um bocado e ir ao Macbook Pro M1 Pro, mais valia a segunda opção. No entanto são 1900€ em promoção...
Além disso as reviews mostraram o porquê de eu ter visto o modelo base do Macbook Pro M2 a 1350€ tanta vez estas últimas semanas.

Dito isto deparei-me com o Mac Mini. É silencioso, ocupa pouco espaço e é barato.
Queria saber a vossa opinião porque eu não queria menos de 16Gb, mas no entanto na amazon IT e DE o computador está a 700€ na versão base. Ou seja para colocar 16Gb na apple fica 1050€.

Acham que os 8Gb vão durar anos ou vai ficar curto rapidamente?
8Gb nos meus Windows ficam logo curtos....
A RAM e SSD são unificados. Quando não tens RAM suficiente, o sistema utiliza do SSD para compensar. Pela descrição que fazes, se calhar 8gb de RAM com 512Gb de disco chegará. Por outro lado, falas em programação. Aí já não me meto, mas pelo que fui percebendo, a RAM é importante e quanto mais melhor.

Quanto a ser barato, tens de acrescentar um monitor, um teclado e um rato/trackpad. Fica assim tão mais barato que um macbook air M1 por exemplo?
 
A RAM e SSD são unificados. Quando não tens RAM suficiente, o sistema utiliza do SSD para compensar. Pela descrição que fazes, se calhar 8gb de RAM com 512Gb de disco chegará. Por outro lado, falas em programação. Aí já não me meto, mas pelo que fui percebendo, a RAM é importante e quanto mais melhor.

Quanto a ser barato, tens de acrescentar um monitor, um teclado e um rato/trackpad. Fica assim tão mais barato que um macbook air M1 por exemplo?
Boas. Obrigado pela resposta.

Programação é tudo coisa caseira. Básica. O que utilizo mais é Chrome e Office de momento.
Quanto a teclado, monitor, rato já tenho tudo separado.
O meu portátil era praticamente um segundo monitor, que já mal usava como segundo monitor, visto que utilizo um de 32''.
No entanto costumo ter muitas apps abertas em simultâneo, daí achar que 8Gb podia ser curto.
Mesmo o teclado é a versão do MX Keys que tem Win/Mac.

Pergunto porque com o modelo base a 700€ na amazon, parece bom negócio.

Outra questão, comprando na Amazon IT ou DE haverá problemas? Digo layout de teclado não será problema porque não tem. Mas poderá existir algo na versão do Mac OS diferente?
 
Apos ler atentamente tenho uma questão:
O meu desktop tem o cpu 4170 com 8gb RAM. Maioritariamente uso streams desportivos. Varias Tabs abertas . Dois browsers diferentes para diferenciar algumas escolhas.
O cpu em media anda nos 20% mas dá picos de 90 e tal . A RAM em media andas no 80% e muitas vezes ronda 95%

Ora bem... se adquirir um Mac Mini M1 com 8GB ( como tenho no desktop windows )... será que por o mac mini ser mt mais recente que o meu desktop ( os componentes e como eles trabalham ) os 8 GB compensarão muito mais, ou fica tudo igual?
Devo ir mesmo para um mac mini 16gb ?
 
Última edição:
Apos ler atentamente tenho uma questão:
O meu desktop tem o cpu 4170 com 8gb RAM. Maioritariamente uso streams desportivos. Varias Tabs abertas . Dois browsers diferentes para diferenciar algumas escolhas.
O cpu em media anda nos 20% mas dá picos de 90 e tal . A RAM em media andas no 80% e muitas vezes ronda 95%

Ora bem... se adquirir um Mac Mini M1 com 8GB ( como tenho no desktop windows )... será que por o mac mini ser mt mais recente que o meu desktop ( os componentes e como eles trabalham ) os 8 GB compensaram muito mais, ou fica tudo igual?
Devo ir mesmo para um mac mini 16gb ?
É um bocado dificil de perceber o uso da RAM no MacOS porque funciona de forma muito diferente do Windows, ele aloca automaticamente grande parte da RAM, mas posso dizer que tenho o Macbook Air M1 de 16GB, consigo ter um monte de tabs abertas, várias streams ao mesmo tempo e não engasga.
 
É um bocado dificil de perceber o uso da RAM no MacOS porque funciona de forma muito diferente do Windows, ele aloca automaticamente grande parte da RAM, mas posso dizer que tenho o Macbook Air M1 de 16GB, consigo ter um monte de tabs abertas, várias streams ao mesmo tempo e não engasga.

Same here. Várias tabs e vários processos abertos que consomem bem mais que um stream. So far, grande compra.
 
@PrometheusPT
Passado todo este tempo, a conclusão que podemos tirar é a seguinte. A maior parte do pessoal comprou o de 16 GB. Porque apesar de ser unânime que 8 GB, não se comportam como 8 GB nos PCs, a verdade é que como não é possível aumentar à posteriori a maior parte das pessoas não arrisca e compra o de 16GB. No entanto, é um facto que 8GB provavelmente são suficientes para o teu caso. Mas queres arriscar?

Bem sei que a Apple colocou o preço da RAM extremamente caro, mas isso é o imposto Apple. No final, não encontras ninguém a queixar-se da performance do Mac mini. A outra questão é se este modelo não está para ser substituído a curto prazo e se é um bom investimento. Isso só a Apple sabe. Havia rumores que indicavam que era este mês mas para já parece que só em 2023.
 
Viva, já aqui li aconselharem o monitor Dell S2721QS, queria trocar de monitor para um 4k e tenho a oportunidade de o comprar na casa dos 250€, ainda é relevante? Pelo mesmo valor existe algo melhor?
 
Back
Topo