Hardware MacBook Air 2020 (ARM)

Obrigado pelo feedback. Já vi alguns vídeos, mas mesmo assim estou indeciso. A questão é mesmo a longevidade e o comportamento daqui a 4 ou 5 anos, pois faço questão de o manter durante esse tempo. Efetivamente posso pagar mais pela versão de 16Gb, por isso talvez seja melhor jogar pelo seguro...
 
Acabei por comprar um Air M1 8Gb, na Apple Store.
Data de previsão 7 a 15 Dezembro!

Será que chega antes? [emoji38] Sei que os iPhone chega sempre na primeira data ou até antes com MacBook, é a 1.ª vez que compro através da Store !

Mas para ter este prazo, significa que Apple vendeu muito bem estes macs equipados com o M1!
 
Boa Tarde,

Passado quase 10 anos de navegação neste fórum este é o primeiro tópico!
Após 5 anos com um MacbookPro Retina de 13 (2015) encomendei no passado sábado um Macbook air base, pois pelo que pesquisei chegará perfeitamente para a utilização que irei fazer. Tambem estou à espera que chegue mais cedo mas veremos.

Obrigado a todos e continuarei por aqui a retirar duvidas e a perguntar qualquer que tenha!
 
@NoirDesir FCP no Air, como funciona?

Estou comprador de portátil e embora seja utilizador Apple, a nível de portáteis nunca os macbooks foram opção. São-no eventualmente agora. Por motivos profissionais, terei necessidade de por vezes utilizar o portátil para edições de imagem e vídeo. Nada de muito complexo, imagino eu, que mais tarde não possa ser executado em máquina específica, mas ainda assim, haverá de certo necessidade de editar algo em ambiente portátil... e aí que o teu "post" me chamou a atenção: Justamente por utilizar FCP, premiere (não no macbook :p) e Lightroom, olhei como opção os mbp... Os Air serão também opção? como se comporta em rendering?

Grato desde já pela resposta


Sim é verdade! Era muita “fruta” se dessem alguma coisa para este q foi lançado a tão pouco tempo! Lol

Eu tenho um pc e um portátil Acer Predator c Grafica RTX 2060, jogava COD, CS entre outros do género , mas já faz algum tempo q não tenho jogado, não tenho tido muito tempo e agora com estes macs, veio aquele bixinho!
Já vendi o meu portátil para ir buscar o Air 2020!

Vai ser usado para o trabalho mas pouco, vai ser mais para Final Cut Pro, iMovie (uso pessoal, eu gosto criar umas cenas), ver séries e afins, sei q para jogos não vai dar é a única coisa q vou sentir saudades do meu acer predator, mas se me der vontade de jogar, vou para o pc.
 
@NoirDesir FCP no Air, como funciona?

Estou comprador de portátil e embora seja utilizador Apple, a nível de portáteis nunca os macbooks foram opção. São-no eventualmente agora. Por motivos profissionais, terei necessidade de por vezes utilizar o portátil para edições de imagem e vídeo. Nada de muito complexo, imagino eu, que mais tarde não possa ser executado em máquina específica, mas ainda assim, haverá de certo necessidade de editar algo em ambiente portátil... e aí que o teu "post" me chamou a atenção: Justamente por utilizar FCP, premiere (não no macbook :p) e Lightroom, olhei como opção os mbp... Os Air serão também opção? como se comporta em rendering?

Grato desde já pela resposta

Amigo, peço desculpa de não te poder ajudar, mas ainda estou a espera de receber o meu, neste momento está encomendado na Apple Store com data de previsão entre, 7 a 15 Dezembro...
Só aí é que posso comprovar o que vale.

Mas pode ser que já haja alguém por aqui que poderá responder a tua questão!
 
Pedia a quem tenha um M1 com 8GB de RAM, que visse a utilização de memória com o Safari aí com 5 ou 6 tabs abertas (Gmail, Google Docs, YouTube, Facebook....) MS Word ou Pages, Photos.

Com esta utilização leve, há utilização de Swap?

Obrigado
 
Eu estou com um Mac mini com 16GB e já estou com. 59MB de swap. Não uso Facebook. Apenas Chrome e Safari e estou longe de ter as tais que tenhas habitualmente. Ainda estou na rodagem :D
 
Entao mas agora porque saiu um video no youtube a falar de swap que existe há séculos em Windows e MacOS e ficou tudo melindrado?
Epah .. usem as vossas máquinas normalmente .. já parece o stress do uso de baterias nos smartphones :001:
 
Entao mas agora porque saiu um video no youtube a falar de swap que existe há séculos em Windows e MacOS e ficou tudo melindrado?
Epah .. usem as vossas máquinas normalmente .. já parece o stress do uso de baterias nos smartphones :001:

Podes crer. Eu a comprar seria de 8G, para o meu uso regular de net , videos e Office está ótimo. Não faço nada de edição de imagem.

A mal é estar tudo a ver essa coisa. Alguma vez isso vai estragar um disco ? Já souberam de alguém que acontecesse isso...lol agora ligar a máquina a estar a olhar para isso ver que valor atinge...borrem nisso.
 
Entao mas agora porque saiu um video no youtube a falar de swap que existe há séculos em Windows e MacOS e ficou tudo melindrado?
Epah .. usem as vossas máquinas normalmente .. já parece o stress do uso de baterias nos smartphones :001:

Deixem-me contextualizar sff senão parece que estou alarmado com 56MB de cache. Eu não estou preocupado com o SSD.
Eu estou farto é de ter o MacBook Pro com Intel com 12GB de swap e lento. Não é com a vida do SSD.
Eu ainda não disse nada da performance do Mac mini porque ainda não tenho o mesmo setup que tenho no MacBook Pro e se vou falar agora vou dizer que é rápido obviamente. Não tem quase nada instalado e estou a correr menos coisas do que o habitual.

A decisão de comprarem apenas 8GB de RAM é algo definitivo e não é possível de resolver. Comprarem um SSD 256GB resolve-se. Ou com um disco externo, uma PEN USB, espaço na Cloud. Agora RAM não.
 
É temporário se for como dizes devido a um programa. Fica permanente se estiveres sempre a usar demasiada memória RAM. E o macOS não é muito brilhante a gerir a RAM. Espero que esteja melhor com a memória unificada e com as aplicações universais, faltando ainda muito tempo para que todas as aplicações sejam otimizadas.

Mas eu sou um mau exemplo, apenas estou a alertar para a decisão irreversível dos 8GB RAM quando vão manter o Mac por uns anos. Um SSD pequeno tem alternativas como tentei explicar, RAM não.
 
Última edição:
A superar todas as minhas expectativas, recebi hoje mensagem a alertar que a entrega do meu Air está prevista para a próxima segunda-feira. O prazo inicial era dia 22 de dezembro!
 
Este artigo esta porreiro vai ao desencontro do Apple fan Rene Ritchei´s.....ainda em relação aos 8 Vs 16G...heheh

Who Really Needs 16GB In Their M1 Mac? | Mac O’Clock (medium.com)

Como se diz ai num post de cima, isto é um inicio, portanto a tendência será para ficar cada vez melhor otimizado.

Ponto 1 - quem pretende uma maquina para 5+ anos se calhar é melhor investir nesses 200/400€ a mais (ram e disco), no caso de utilizar programas mais pesados.

Ponto 2 - quem atualiza regularmente as máquinas (ano a ano ou dois em dois anos) de todo não vale a pena investir nesses extras de RAM e Disco, daqui a um ano ou ano e meio já temos chip novo , novos SSD etc....ao vender a maquina atual teremos uma perda muitissimo menor, e os investimentos extras nem sequer se vai notar, ou pouco se vão notar neste espaço de tempo.

Eu como nunca tive uma maquina por mais de 3 anos, vou ter o ponto 2 em atenção.....pois já fiz asneiras no passado onde sei que se perde sempre mais.
 
A superar todas as minhas expectativas, recebi hoje mensagem a alertar que a entrega do meu Air está prevista para a próxima segunda-feira. O prazo inicial era dia 22 de dezembro!

Comprado na Apple?

O meu foi na Apple Store, as datas são de 7 a 15 Dezembro. Mas ainda nada mexeu, espero que venha no dia 7 (Segunda- Feira) [emoji38]
 
Comprado na Apple?

O meu foi na Apple Store, as datas são de 7 a 15 Dezembro. Mas ainda nada mexeu, espero que venha no dia 7 (Segunda- Feira) [emoji38]

Sim. É a minha primeira compra na Apple Store. A confirmar-se a antecipação da entrega, estou muito surpreendido pela positiva (e satisfeito por brincar com a prenda de natal mais cedo).
 
Última edição pelo moderador:
Comprado na Apple?

O meu foi na Apple Store, as datas são de 7 a 15 Dezembro. Mas ainda nada mexeu, espero que venha no dia 7 (Segunda- Feira) [emoji38]

Eu tambem encomendei o computador no passado sábado e ainda nao foi retirado o valor do computador da minha conta. No entanto os prazos no site da apple parece-me que atrasaram todos uma semana a mais.
 
Back
Topo