Hardware MacBook Pro 16" Novembro 2019

A questão é se querem apostar num modelo que claramente tem um problema no teclado. Tem também metade da capacidade de armazenamento e 256GB é mesmo no limite do curto. 16GB de RAM dará para a grande maioria dos utilizadores mas 256GB de espaço é um pouco curto.

Já nem me lembrava que o storage é soldado... que vergonha.
 
Isso já era e vai continuar a ser. Não vale a pena perder tempo.

Preocupa-me mais o teclado que esperando que não dê problemas insistem em que seja mesmo difícil de trocar.
Como não preciso de hardware da Apple é esperar o que vão lançando e vendo. Para já ficava mais descansado comprar este portátil do que o anterior se tivesse que comprar.
 
Hoje em dia o facto da unidade de armazenamento ser soldada é menos problema do que era antes.

Com thunderbolt o acesso a unidade externas é bastante eficiente e tem algumas vantagens em relação a unidades estanques.

Agora RAM soldada numa unidade dita profissional é que para mim não faz sentido do ponto de vista de usabilidade.
 
O gpu mesmo no modelo base está a safar-se bem, para quem tem um mbPro anterior anterior ao do final de 2018, parece ser um upgrade porreiro mas com ram acima 16gb pq isso já temos há anos nos mbPros
The AMD Radeon Pro 5300M is a dedicated mobile mid-range graphics card for laptops. It uses the new Navi 14 chip (RDNA architecture) which is produced in 7nm. The Pro 5300M was announced in the entry level Apple MacBook Pro 16 in late 2019 and features 4 GB of GDDR6 VRAM. Compared to the similar named Radeon RX 5300M, the Pro 5300M features different specifications with 20 instead of 22 CUs and the full 128 Bit memory bus but reduced clock speeds.

The Navi 14 chip uses the new RDNA (Radeon DNA) microarchitecture which is a successor the the GCN instruction set. It features a new processor design, a multi-level cache hierarchy and an improved rendering pipeline with support for GDDR6 memory.

The RX5300M competes directly with the GeForce GTX 1650 and should offer a similar gaming performance. Therefore, we expect the Radeon Pro 5300M to offer a similar performance. The faster Radeon Pro 5500M in the higher end versions of the MBP16 is faster and compares against a GeForce GTX 1660 Ti.
 
Sim senhora dessa não estava à espera.

Não que faça intenções de jogar num portátil mas isto indica bom caminho para como será um dia um iMac.

Eu não jogo muita coisa num PC mas com um setup assim preferia ter um iMac do que andar a fazer um PC Gaming (que fica mais barato mas também não daria uso, enquanto que um iMac daria xD).
 
No meu Mac 13'' de 2018, instalei o Fortnight (só para testar pois não jogo no Mac e parece que é a referência de testes) e devo dizer que não só tinha fluidez aceitável como arrancando com o jogo, ao mesmo que que a minha PS4 (OK, já tem uns anitos mas é uma máquina dedicada para jogos) e o jogo estava pronto no MacBook enquanto que na PS4 o loading inicial ainda nem tinha terminado.
A diferença é avassaladora.

Quanto ao disco, o melhor é habituarem-se. Muito francamente, a min não me incomoda absolutamente nada pois não faço tenções de andar a tirar o disco. Um backup automatico numa Cloud mais um backup pontual em disco externo e devo dizer que com a performance da máquina, do disco, do USB-C e disco externo, faz-se isto num instante.
Agora deve-se é ponderar na compra qual a capacidade mínima das mínimas para se trabalhar e multiplicar por 2.

Em relação à RAM, é que é uma treta. Comprei com 16 GB RAM porque era e é o máximo da versão 13'' e gostaria de um dia fazer o upgrade para 32 GB RAM mas também não sei se a board suportaria.
16 GB RAM hoje em dia é o suficiente, pois devo consumir à volta de 80% com um uso normal de trabalho mas duvido que se mantenha assim daqui a 3 ou 4 anos. Também não sei qual a longevidade destas máquinas que parecem mais sensíveis (principalmente o teclado) em relação aos modelos da temporada "Jobs".
 
@MiguelX69
O iMac tem uma resolução 5K. Eu não jogo mas vejo o pessoal a preferir baixas resoluções e 144Hz para poderem jogar com tudo no máximo. O ecrã do iMac não bate certo com isto.

@hferreira.80
O loading inicial da PS4 explica-se porque os SSD dos Macs são muito superiores. Isso não mostra nada da capacidade do jogo nem da conveniência duma consola. E como já disse eu não jogo, mas eu nunca colocaria na mesma frase MacBook e jogos na mesma frase.

Noutra nota, por curiosidade fui ver o preço do MacBook Pro 13" com core i7, SSD 512GB e 16GB para tentar aproximar ao MacBook Pro 16" e é mais caro do que o MacBook Pro 16".
Esta parte não foi nada animadora. Escolhi a opção com o processador a 2.4GHz de base. Já é inferior tanto na velocidade como no número de cores.
Ainda ninguém tinha referido isto que me lembre.
 
@MiguelX69
O iMac tem uma resolução 5K. Eu não jogo mas vejo o pessoal a preferir baixas resoluções e 144Hz para poderem jogar com tudo no máximo. O ecrã do iMac não bate certo com isto.

Não era para jogar a 5K. No máximo era para jogar a 1440p.

Ou ligo um segundo monitor e uso esse para jogar. A 60 hz ou 120 ou 144hz ou whatever.

Na verdade não tenho muita exigência de performance grafica mas tenho mais que a que o atual iMac oferece. De hoje para amanhã anunciam um iMac com algo tipo uma 5700 XT e eu considero, é suficiente para o gaming e de resto é um iMac... Que para todos os usos fora gaming eu prefiro algo que seja Mac.
 
Na minha opinião as pessoas no geral não estão ainda a tirar totalmente partido do paradigma computacional que hoje os dispositivos oferecem.

As pessoas abandonaram os desktops a favor dos portáteis porque este era o único dispositivo móvel que lhes permitia executar trabalho de produtividade geral. Prova disso é o teor das discussões em torno dos portáteis. Quer-se portáteis com a mesma capacidade computacional de um desktop, mesmo que isso comprometa a mobilidade e a capacidade de actualização. Esta visão faz pouco sentido na maior parte dos casos hoje.

A tecnologia evoluiu a ponto que já não necessário pensar assim a não ser em casos muitos específicos. Até os desktops são mais móveis entre secretarias.

Mas as pessoas, nomeadamente influenciadas pela elite de YouTubers que compram tudo de topo continuam a pensar assim. Mas olhem para as traseiras destes reviewers de portáteis topo de gama e vejam o que têm para trabalhar efectivamente. O portátil é para mostrar aos “amigos” %20 do seu tempo porque é isso que traz mais clicks e visualizações. Os outros 80% estão no desktop com 32GB ou 64GB ligados a discos por bolts & thunders. Desktops esses que são porventura os menos falados nessa threads, os iMacs ... audiências.
 
Última edição:
Um misterioso sensor no MacBook Pro 16": https://www.ifixit.com/News/apple-put-a-hinge-sensor-in-the-16-macbook-pro-what-could-it-be-for
Para já muita especulação mas nenhuma certeza absoluta.


Na minha opinião as pessoas no geral não estão ainda a tirar totalmente partido do paradigma computacional que hoje os dispositivos oferecem.

As pessoas abandonaram os desktops a favor dos portáteis porque este era o único dispositivo móvel que lhes permitia executar trabalho de produtividade geral. Prova disso é o teor das discussões em torno dos portáteis. Quer-se portáteis com a mesma capacidade computacional de um desktop, mesmo que isso comprometa a mobilidade e a capacidade de actualização. Esta visão faz pouco sentido na maior parte dos casos hoje.

A tecnologia evoluiu a ponto que já não necessário pensar assim a não ser em casos muitos específicos. Até os desktops são mais móveis entre secretarias.

Mas as pessoas, nomeadamente influenciadas pela elite de YouTubers que compram tudo de topo continuam a pensar assim. Mas olhem para as traseiras destes reviewers de portáteis topo de gama e vejam o que têm para trabalhar efectivamente. O portátil é para mostrar aos “amigos” %20 do seu tempo porque é isso que traz mais clicks e visualizações. Os outros 80% estão no desktop com 32GB ou 64GB ligados a discos por bolts & thunders. Desktops esses que são porventura os menos falados nessa threads, os iMacs ... audiências.

Eu tenho algumas coisas para contrapor sem ordem específica:

1- Não estás a ter em linha de conta o conhecimento das pessoas/ferramentas que usam.

2- Os desktops podem ser mais móveis mas os monitores quando têm mais polegadas nem por isso.

3- Os youtubers necessitam de fazer edição de vídeo e como os gamers fazem parte de uma categoria de utilizadores que necessitam de performance portanto não me admiro.
É que à medida que discutimos isto aqui num tópico em que o equipamento começa nos 2800€, temos muitos utilizadores que procuram portáteis recondicionados de algumas gerações anteriores. Isso dá uma boa ideia de que não podemos olhar só de um ângulo.

4- A Apple tem uma oferta onde falta algo intermédio. Falta algo acima do Mac mini com uma gráfica dedicada, muito abaixo do Mac Pro, entre o mac mini e o iMac em termos de preço. Acredito que venderia bem. Não teria a limitação do Mac mini que tem a gráfica integrada e não obrigava a ter um monitor agarrado como é o caso do iMac. Mas não existe. O iPad continua a não substituir um portátil mas é a minha opinião. Vão dizer-me a mim substitui. Mas quem me diz isso tem um portátil, um iMac ou outro. Quando digo substituiu é não terem nada acima dele. Eu com um portátil poderia ter um portátil e um smartphone apenas.

Um desktop ficava curto no momento em que tivesse que viajar. E eu mesmo assim durante muito tempo e para mim seria possível 90% do tempo substituir o portátil por um mac mini o que não é a maior parte dos casos imagino.
Resumindo, não concordo, pelo menos em grande parte.
 
Vou dar a reforma ao meu de 15” mid 2009

Estou a ponderar esta configuração : (meti o processador mais potente e a gráfica )

para já acho que chega perfeitamente 16gb ram e 1TB
  • Processador Intel Core i9 8‑core de 9.ª geração a 2,4 GHz, Turbo Boost até 5,0 GHz
  • 16 GB de memória DDR4 a 2666 MHz
  • AMD Radeon Pro 5500M com 8 GB de memória GDDR6
  • 1 TB de armazenamento SSD
  • Ecrã Retina de 16 polegadas com True Tone
  • Quatro portas Thunderbolt 3
  • Touch Bar e Touch ID
  • Teclado retroiluminado - Português
 
Acho que nao vale a pena o processador 2,4GHz o 2,3 é quase a mesma coisa.
Nao sei o que vais fazer com o MBpro mas eu investia na RAM e também comprava com esse gpu 5500m 8gb, cpu 2,3GHz e 32gb de RAM no mínimo se ficar com o MBpro mais de 3 anos.
um mbpro de 2014 que vendi já tinha 16gb de ram.
 
Vou dar a reforma ao meu de 15” mid 2009

Estou a ponderar esta configuração : (meti o processador mais potente e a gráfica )

para já acho que chega perfeitamente 16gb ram e 1TB
  • Processador Intel Core i9 8‑core de 9.ª geração a 2,4 GHz, Turbo Boost até 5,0 GHz
  • 16 GB de memória DDR4 a 2666 MHz
  • AMD Radeon Pro 5500M com 8 GB de memória GDDR6
  • 1 TB de armazenamento SSD
  • Ecrã Retina de 16 polegadas com True Tone
  • Quatro portas Thunderbolt 3
  • Touch Bar e Touch ID
  • Teclado retroiluminado - Português

tira esse cpu fora e mete antes os 32gb de ram
 
Acho que nao vale a pena o processador 2,4GHz o 2,3 é quase a mesma coisa.
Nao sei o que vais fazer com o MBpro mas eu investia na RAM e também comprava com esse gpu 5500m 8gb, cpu 2,3GHz e 32gb de RAM no mínimo se ficar com o MBpro mais de 3 anos.
um mbpro de 2014 que vendi já tinha 16gb de ram.

o meu mid 2009 tem 8gb está no máximo 10/11anos
Mas já te nota muito calmo ele hahaha
Sim será para durar
 
@Metro

1 - Poder ser uma das razões. Mas não vejo isso como um contra ponto mas uma possível explicação.

2 - O meu apontamento relativamente a mobilidade dos desktops actuais tinha em mente o contexto empresarial. Nomeadamente a mobilidade do posto de trabalho, secretaria para secretaria. O portátil facilita está mobilidade, mas hoje não é a única opção. quando se precisa de performance.

Não estava a considerar o levar o desktop para viagem ou de férias para trabalhar dia a dia. Mas o do uso ocasional, podendo-se recorrer ao remoting.

3 - Quem considera adquirir um equipamentos nesta gama seja refurbished ou não certamente está á procura de potencia. Caso contrário não estaríamos a comentar este portátil. O fundamental é o custo versus performance.

4 - O Macmini suporta placas dedicadas via eGPU. Compra um Macmini por 1100 e coloca-lhe o eGPU há parte. Nem tem que ser da Apple. Tem soluções que vão dos 400 aos 1400 dependendo do potência do GPU que pretender .... e pode colocar RAM á parte coisa que não pode num MacBook.

Com estas possibilidades não percebo porque diz que lhe falta uma solução entre um MacBook Pro 16” e um iMac.

Relativamente há conclusão não percebo depois do meu apontamento. Diz que um Mac mini serve-lhe para para 90% do tempo , até RAM e placas dedicadas lhe pode colocar ou acoplar mas resolve investir tudo nos 10% dos casos e depois discute-se a falta de expansibilidade, limitações térmicas, throttling e coisas mais. Perceber até percebo, uma razão possível aflorei logo no segundo parágrafo desse apontamento.

Pelo menos em IT a não ser manager das reuniões, project managers e afins, os designers, arquitectos de sistemas programadores .... passam a vida na secretaria e precisam de performance aí. Mas de facto é coisa que tipicamente não acontece, são oferecidos desktops com performance inferior mais baratos ao ponto que alguns empregados ou consultores externos preferem trazer o seu material (portátil) por ser de performance superior ao material da tanga que lhe dão para trabalhar. Isto em PT, sim colocam o pessoal externo a subsidiar a empresa em material de qualidade com os seus dispositivos (está isto até tem um nome chiquérrimo, BYOD).

Há um conjunto de hábitos e paradigmas de processos de trabalho que devem ser destintos para se tirar partido destas novas oportunidades visando a melhoria de workflows que precisem de capacidade de processamento e mobilidade. Nisso creio que concordamos. Onde se calhar discordamos é o de se considerar hoje ainda que o portátil é a única solução eficiente, em custo e retorno.

Abraço.
 
Última edição:
Eu compreendo a facilidade do remote mas isso implica deixar o computador ligado, ter um bom acesso à net coisas que quando saio nem sempre tenho. E para aceder remotamente preciso normalmente de... um portátil para me sentir confortável dai acabar com um portátil.

Quando se passa a ter um Mac mini com com um eGPU acabamos com dois dispositivos que acabam no tamanho de uma caixa mini-ITX que era um pouco a minha ideia inicial. Por acaso nunca tinha pensado nessa solução confesso. Mas não sendo descabida deixa de tirar a parte prática do Mac mini. Mas é algo a explorar. Em casa usar com gráfica externa e fora de casa sem a gráfica externa. É um bom compromisso...

Sobre a forma como as empresas portuguesas funcionam recuso-me a falar. É que recuso-me mesmo. Com os exemplos que vão partilhando comigo ou eu tenho muito azar ou prefiro nem comentar. Está tudo bem :)
 
Pena estes preços que têm vindo a ser praticados.
Ainda me lembro de comprar o meu macbook pro por 2000-2100€ em 2008, em 11 anos aumentou 700-800€.
Estou bastante curioso para ver um destes 16 em loja.

Também já pensei em comprar um imac ou macmini, mas hoje em dia o portátil é o meu melhor amigo, quase que só estou em casa para jantar e dormir.
Acho que só avanço para um valor destes quando o meu mac desligar de vez, até lá continua a bombar photoshop, indesign, illustrator e sketch.
Entretanto até me desfiz do ipad air e tenho um surface pro 6 (prémio empresa) para deixar o meu mac respirar um pouco.
 
Eu compreendo a facilidade do remote mas isso implica deixar o computador ligado,

Existem sempre compromissos. A questão é sempre que compromisso que nos dá o melhor retorno do investimento. Onde antes não haviam opções o que conduzia para a solução chapa 5. O meu apontamento é que há, e porventura com melhor relação de custo benefício ... caso a caso.

Vejo muita gente a comprar portáteis para uso ocasional como tal, estando o dispositivo mais de 80% na mesma secretaria. Menos gente vejo a comprar para uso frequente em mobilidade. Vais a uma reunião e quase toda a gente trás portátil, mas ou não abrem ou quando abrem pouco ou nada usam. Ainda no outro dia achei piada, numa grande empresa Portuguesa, na sala do meeting nem havia espaço para todos abrirem o portátil. Em 7 só dois acabaram por o usar para executar trabalho, eu e outro. Quando interví já toda a gente havia recebido um e-mail da minha parte com tudo o necessário para avançarmos com as medidas que nos traziam ali ... escrevi e juntei a documentação toda enquanto ouvia as intervenções de outros. É para isso que serve um portátil, e eu até sou dos que considera que para esse efeito há melhores soluções que não comprometem a capacidade de processamento daquilo que se usa na secretaria e ... daria espaço naquela mesa para todos usarem cada um o seu!
 
Última edição:
Bem, perdi a cabeça e encomendei esta config:
  • Processador Intel Core i7 6‑core de 9.ª geração a 2,6 GHz
  • AMD Radeon Pro 5300M com 4 GB de memória GDDR6
  • 32 GB de memória DDR4 a 2666 MHz
  • 1 TB de armazenamento SSD
Para o que uso que lhe vou dar interessa-me mais ram do que velocidade de processamento. E espero que com este processador o MBP não aqueça tanto como o i9 2019 de 15'. Cheguei a encomendar mas delvovi-o devido ao aquecimento, mesmo com operações básicas de browsing ou office.
Chegará na próxima semana. Darei feedback.
 
Vou dar a reforma ao meu de 15” mid 2009

Estou a ponderar esta configuração : (meti o processador mais potente e a gráfica )

para já acho que chega perfeitamente 16gb ram e 1TB
  • Processador Intel Core i9 8‑core de 9.ª geração a 2,4 GHz, Turbo Boost até 5,0 GHz
  • 16 GB de memória DDR4 a 2666 MHz
  • AMD Radeon Pro 5500M com 8 GB de memória GDDR6
  • 1 TB de armazenamento SSD
  • Ecrã Retina de 16 polegadas com True Tone
  • Quatro portas Thunderbolt 3
  • Touch Bar e Touch ID
  • Teclado retroiluminado - Português
Primeiro li mid 2019. Depois percebi que já tem 10 anos. Achas que não aguenta mais 10? Vou ver se consigo os mesmos anos com o meu 13 mid 2012, que ainda está com 4gb de RAM!
 
Back
Topo