Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Por acaso, conheço um caso semelhante. Há duas semanas atrás, também, andaram dois tipos, dentro do carro (estava tempo chuvoso), com tablet a ver ''coisas''. Ora paravam, ora ligavam o carro e iam mais uns metros para a frente e voltavam a parar. Ninguém questionou sobre nada, mas, pelos relatos já vi que deve ser vodafone/nos. Isto, porque a MEO já confirmou, recentemente, que não tem planos na área para expansão de fibra.
 
Boa tarde, na sexta feira a meo disse que já havia projeto para a minha aldeia. Sabem se ainda é possível ter fibra até setembro? Ainda não há fios de fibra nem obras...
 
Boa noite,
como poderei solicitar a instalação de.fibra na povoação a seguir ao.PDO 264?
É da MEO, instalador de fibra foi a Fibroglobal, reportei para a Provedoria do cliente MEO mandaram.me falar com a Fibroglobal.
Saliento que o último PDO está a 500 metros da.minha casa.


https://ibb.co/JmXcsd4
 
"Já países como o Reino Unido ou a Alemanha contam apenas com uma cobertura de 7,5% e de 6%, respetivamente."

Será que são eles que estão mal ou somos nós? Não justifica mais cobrir bem as zonas urbanas com fibra onde a densidade populacional é maior e as zonas rurais com 4G em condições? É que se forem ver essas estatísticas a conversa já é outra... Mas sim, vamos pôr fibra de última geração a passar numa aldeia onde moram 3 idosas de 90 anos com fundos comunitários para estarmos no topo dessa estatística, isso é que é importante.
 
Olá pessoal,

Gostaria que me aconselhassem.

Os meus pais vivem numa pequena aldeia e têm internet ADSL da MEO, pagam o serviço NET/VOZ, a velocidade da Internet é de 2 a 4 mb e pagam uma velocidade de 12mb mas os técnicos da MEO dizem que não dá para mais, se não, há cortes de ligação devido aos fios exteriores serem fracos (já dizem isso há 8 anos e não há evolução nesse sentido).

A minha questão é, qual é a melhor alternativa para ter uma Internet mais rápida sabendo que não há fibra nessa aldeia? Curiosamente, as aldeias ao lado têm fibra.

Obrigado.
 
Olá pessoal,

Gostaria que me aconselhassem.

Os meus pais vivem numa pequena aldeia e têm internet ADSL da MEO, pagam o serviço NET/VOZ, a velocidade da Internet é de 2 a 4 mb e pagam uma velocidade de 12mb mas os técnicos da MEO dizem que não dá para mais, se não, há cortes de ligação devido aos fios exteriores serem fracos (já dizem isso há 8 anos e não há evolução nesse sentido).

A minha questão é, qual é a melhor alternativa para ter uma Internet mais rápida sabendo que não há fibra nessa aldeia? Curiosamente, as aldeias ao lado têm fibra.

Obrigado.

A alternativa será 4G no que respeita a Internet.

Agora há questões importantes:
- ver quais os operadores com 4G na localidade;
- ver como é a cobertura 4G desses operadores dentro de casa;
- testar as velocidades de Internet dos vários operadores (se for possível, recorrendo a amigos, familiares, etc caso não tenhas todos os operadores, claro)

Pelos estudos e pela experiência que temos, a Vodafone tem o melhor desempenho na Internet Móvel, é questão de testares.
 
Eu tenho 4g a 3 anos da nos e so digo uma maravilha nao existe pior coisa do que pagar por uma coisa e nao querem dar sinceramente se tu pagas por 40 megas e nem 2 chega nao deverias receber um desconto e uma tristeza so espero que com o 5g nao seja igual mas e o que mais parece ou pior vao por 5g com 100gb né vodafone
 
Olá pessoal,

Gostaria que me aconselhassem.

Os meus pais vivem numa pequena aldeia e têm internet ADSL da MEO, pagam o serviço NET/VOZ, a velocidade da Internet é de 2 a 4 mb e pagam uma velocidade de 12mb mas os técnicos da MEO dizem que não dá para mais, se não, há cortes de ligação devido aos fios exteriores serem fracos (já dizem isso há 8 anos e não há evolução nesse sentido).

A minha questão é, qual é a melhor alternativa para ter uma Internet mais rápida sabendo que não há fibra nessa aldeia? Curiosamente, as aldeias ao lado têm fibra.

Obrigado.
És vizinho dos meus sogros? [emoji38]

Aqui é exactamente igual. Mas já temos inside info que até ao final do ano vão passar fibra até aqui :D

Portanto para quem já anda assim desde 2008 é aguentar mais uns meses.

Mas sim é triste pagar 12mb e nem metade disso ter normalmente. Aliado a isso as velocidades da treta que o router deles entrega via wifi.
 
Pessoal ADSL e satélite paga velocidades ATÉ 12, 24 ou 40. Nunca são garantidas velocidades. Se dissessem que era até 2 Mbps tinhamos de por à mesma porque não há mais nada...
 
"Já países como o Reino Unido ou a Alemanha contam apenas com uma cobertura de 7,5% e de 6%, respetivamente."

Será que são eles que estão mal ou somos nós? Não justifica mais cobrir bem as zonas urbanas com fibra onde a densidade populacional é maior e as zonas rurais com 4G em condições? É que se forem ver essas estatísticas a conversa já é outra... Mas sim, vamos pôr fibra de última geração a passar numa aldeia onde moram 3 idosas de 90 anos com fundos comunitários para estarmos no topo dessa estatística, isso é que é importante.
Portugal tem melhores velocidades médias do que esses dois países.

4g ou mesmo 5g para cobrir zonas rurais não é solução, fibra óptica é future Proof desde que a manutenção da rede seja garantida.
Se queremos combater a desertificação não podemos queixar de medidas que tentam combater essa situação.

Lá por termos muita coisa má neste país não significa que tudo seja mal, no campo da transição para a a fibra óptica estamos muito melhor que outros países que achamos são muito melhores (a não ser que achas que era preferível um investimento maciço em VDSL como se existe na Alemanha).
 
Portugal tem melhores velocidades médias do que esses dois países.

4g ou mesmo 5g para cobrir zonas rurais não é solução, fibra óptica é future Proof desde que a manutenção da rede seja garantida.
Se queremos combater a desertificação não podemos queixar de medidas que tentam combater essa situação.

Lá por termos muita coisa má neste país não significa que tudo seja mal, no campo da transição para a a fibra óptica estamos muito melhor que outros países que achamos são muito melhores (a não ser que achas que era preferível um investimento maciço em VDSL como se existe na Alemanha).

Não podemos ser egocêntricos e só pensar em nós, eu admito que o faço, sem preconceito, parte da minha indignação vem da falta de cobertura de fibra óptica na minha morada atual, na dos meus pais e na minha futura casa. Tu achas que está tudo bem e que a estratégia de implementação é muito boa porque tens fibra, se tivesses velocidades inferiores a 4G (já nem falo da VDSL, que isso era um sonho para muitos de nós) não tinhas essa postura e já olhavas para a ideia do 4G a cobrir as zonas rurais de outra forma. Tens zonas rurais com fibra onde não há rede sequer para fazer uma chamada, se achas que isso é a melhor solução para combater a desertificação, temos uma visão muito diferente das coisas.
 
Zona de Pombal a MEO está a fibrar tudo, actualmente usa a Rede da VDF em Partilha, mas como a VDF vai partilhar a NOS FTTH a MEO está a fazer uma rede independente.. Vamos ver depois como se vai processar a migração dos actuais clientes (como eu).
 
Nem quero crer, a minha morada em Odemira já tem fibra, parece que a Vila está praticamente toda fibrada!

Pedido para 1000/400 feito, se me dissessem há um ano atrás que ia ter fibra neste fim do mundo partia-me a a rir..
 
Malta, vieram esta semana instalar isto aqui no prédio.
Lá dentro tem várias fibras, sabem que operador é? Até agora aqui só havia cobertura HFC da NOS.

fAw1j6k.jpg
 
O ano passado a NOS fibrou de cima a baixo a vila dos meus pais usando a infraestrutura da EDP.
No último inverno uma árvore derrubou um poste e a EDP faz a substituição, no entanto o fio de fibra continua no chão.
No seguimento só tinha mais um PDO que não tinha nenhuma ligação.
Entretanto foi feita ligação à única casa junto a esse PDO, mas o fio entre postes continua no chão!
Nestes casos quem faz a manutenção? Quando vieram repor o poste não deviam também repor os dois fios de eletricidade e fibra?
 
Back
Topo