Equipamento Máquinas até 500€ - Ler o primeiro post

Status
Fechado a novas mensagens.
Olá a todos...

Sou novo neste mundo da fotografia, e para já, sinceramente, não pesco nada do assunto. Espero sim vir a aprender!!! Para isso decidi comprar uma máquina, creio que é um bom começo ... O orçamento vai até aos 400 euros. Da minha busca pelas lojas aquelas que mais me saltaram à vista foram uma Casio EX-FH20 e uma CAnon Powershot SX10 IS.

Sinceramente a que me agradou mais foi a Casio pois dá para tirar até 40 fotos por segundoe filmar até 1000fps, o que deve ser engraçado e como sou treinador de andebol e atletismo e professor de educação física, julgo que me poderá vir a dar jeito.

Deste modo gostava que me dessem uma pequena opinião acerca da máquina, se valerá a pena ou não, ou se devo optar pela Canon, ou outra que vocês entendam como mais vantajosa.

A SX10 é capaz de ter melhor qualidade de imagem... mas esta qualidade não é tudo.
Sendo os teus objectivos fotografar desporto, eu iria para a Casio, as possibilidades oferecidas pelos bursts de 40fps e video a 1000fps são imensas no campo do desporto. Certamente que consegues capturar momentos fantásticos e sequências de imagens incríveis.
 
A SX10 é capaz de ter melhor qualidade de imagem... mas esta qualidade não é tudo.
Sendo os teus objectivos fotografar desporto, eu iria para a Casio, as possibilidades oferecidas pelos bursts de 40fps e video a 1000fps são imensas no campo do desporto. Certamente que consegues capturar momentos fantásticos e sequências de imagens incríveis.

Não te esqueças que isso é feito com grandes limitações. Ainda para mais se for para desportos indoor, onde estás sempre sujeito a elevados níveis de ruído.
 
0) Preço
+- 300€

1) Que tipo de máquina queres?
Superzoom/Bridge

2) Quais os teus conhecimentos fotográficos?
Elementares

3) Qual será a utilização?
Fotografias ocasionais, geralmente alvos fixos ou pouco móveis

4) Preferes alguma marca?
Tenho uma Minolta Dimage Xt, como já não existe não tenho preferência por nenhuma marca em particular.

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Tanto faz, será arriscado comprar usado?

6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?
Acho que não, que dê para cartões SD/SDHC.

7) Precisas de algum acessório (Bolsa, Cartão de memória, etc...)?

8) Pilhas ou bateria?
Bateria

Tenho pouca experiência em fotografia, estava a pensar em comprar uma máquina usada com um bom IQ, e se possível com bom zoom e bom macro, era bom ter video mesmo que a qualidade seja má. Dou preferência a que seja o mais automático possível (a Minolta nem modo macro tinha e até tirava boas fotos perto e longe), mas era bom ser possível colocar como manual para ir aprendendo mais.

Uma que pensei foi na Nikon P80, mas já li aqui no fórum que as Nikon boas só a partir de SLR.

Se possível digam-me, para este tipo de cameras será arriscado comprar usado? Pelo que li, as novas só fazem mais zoom e têm melhor qualidade de vídeo, tendo o mesmo IQ, o que não me interessa muito.
 
Dentro do queres comprar há determinados compromissos a fazer: podes comprar uma superzoom que é pouco mais que uma compacta com modos avançados (por ex. Canon SX10) que te oferece o liveview, lente polivalente ou o modo de vídeo que as reflex de entrada não oferecem mas perdes em qualidade de imagem, processamento, sensor e toda uma quantidade de features que uma reflex como uma Nikon ou Sony de entrada te podem dar e ficam nos valores que sugeres.
Usado é uma boa opção até porque o mercado das reflex tem mexido bastante e muita gente coloca coisas interessantes, à venda a preços também interessantes (mas por 300€ nunca passarás muito da gama de entrada...da porta!!! mesmo em usadas).
Tens outras opções a nível de bridges como a Panasonic FZ50 (que tem a limitação do processamento mas é boa!) e as Fuji da série S6xxx e S9xxx, que ainda se encontram à venda, novas em alguns casos, por esses valores.
Vai pensando!
 
Dentro do queres comprar há determinados compromissos a fazer: podes comprar uma superzoom que é pouco mais que uma compacta com modos avançados (por ex. Canon SX10) que te oferece o liveview, lente polivalente ou o modo de vídeo que as reflex de entrada não oferecem mas perdes em qualidade de imagem, processamento, sensor e toda uma quantidade de features que uma reflex como uma Nikon ou Sony de entrada te podem dar e ficam nos valores que sugeres.
Usado é uma boa opção até porque o mercado das reflex tem mexido bastante e muita gente coloca coisas interessantes, à venda a preços também interessantes (mas por 300€ nunca passarás muito da gama de entrada...da porta!!! mesmo em usadas).
Tens outras opções a nível de bridges como a Panasonic FZ50 (que tem a limitação do processamento mas é boa!) e as Fuji da série S6xxx e S9xxx, que ainda se encontram à venda, novas em alguns casos, por esses valores.
Vai pensando!
Ando a ver se encontro no ebay algo barato e de confiança, a P80 é boa para alguém que tem pouca experiência em fotografia e que quer essencialmente bom IQ?

http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz5/ Esta arranjo a 100€ usada, vale a pena?
 
1) Que tipo de máquina queres?

Compacta

2) Quais os teus conhecimentos fotográficos?

Básicos, quero aprender.

3) Qual será a utilização?

Uso Geral, Paisagem, Retratos, Fotos Festas, etc.
Aprendizagem.

4) Preferes alguma marca?

Tanto faz.

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Tanto faz.

8) Pilhas ou bateria?

Bateria preferencialmente.

Ando a pensar em comprar uma máquina para substituir a minha defunta (morreu há mais de 2 anos) Canon Powershot A70. Ando a fazer olhinhos à Panasonic TZ7, mas depois pus-me a brincar com uma Panasonic LX3 e comecei a ter dúvidas, dado que o user tem muito mais controlo sobre a máquina. E depois comecei a brincar com uma 40D e com mais dúvidas fiquei, não para ir para uma 40D mas sim para ir para uma DSLR de entrada de gama.

Acho que a máquina perfeita para mim neste momento seria uma LX3 com a gama de distâncias focais da TZ7... mas isso seria pedir muito.

E a ir ou é para Compacta ou para DSLR. Não quero Super-Zoom.
 
Não te esqueças que isso é feito com grandes limitações. Ainda para mais se for para desportos indoor, onde estás sempre sujeito a elevados níveis de ruído.

Certo, mas a Casio também tem uma lente f/2.8 e "IS", ou seja, não é muito diferente da SX10 em termos de fracas condições de luz. Quase de certeza que lida ligeiramente pior com o ruido, mas é um preço relativamente pequeno a pagar tendo em conta o que se pode ganhar.

Mas as limitações não são assim tão grandes. O video a 1000fps sim, tem grandes limitações, fica com uma resolução praticamente inutilizável. Agora o burst de 40fps apenas tem a desvantagem de baixar a resolução para 7MP, o que ainda é bem mais do que qualquer comum mortal precisa.

Acho que para quem quer fotografar desporto e tem um orçamento daqueles, aquela máquina é um must.
 
Se eu soubesse não tinha vindo aqui perguntar... mas entre a TZ7 e a LX3, esquecendo o salto para DSLR.

mas dentro dos segmentos tens de te situar no que queres...se queres reflex não digo nada...assim digo!
Entre a TZ7 e a LX3: preferes (muita) polivalência (TZ7) ou IQ e modos manuais (LX3)?

Mais confusão:
Faz-te falta o vídeo em HD? Sim (TZ7), não faza falta...compras a TZ6 que te fica mais em conta!

Queres o vídeo em HD mas não te faz falta a grande-angular extra da TZ7? Então compras a TZ5 (28mm + HD) que fica mais em conta, queres a GA extra + o HD, compras a TZ7 e pagas mais!
 
mas dentro dos segmentos tens de te situar no que queres...se queres reflex não digo nada...assim digo!
Entre a TZ7 e a LX3: preferes (muita) polivalência (TZ7) ou IQ e modos manuais (LX3)?

A questão é quantas vezes irei usar o range 105-300 que a TZ7 tem a mais que a LX3. Sendo a LX3 muito melhor para aprender.
 
A questão é quantas vezes irei usar o range 105-300 que a TZ7 tem a mais que a LX3. Sendo a LX3 muito melhor para aprender.

Só tu podes decidir... Experimenta ver quais as distâncias focais que habitualmente utilizas, até existem programas para analisar isso de forma estatística.

A LX3 só vai até 60mm, o que consegues extra é à custa de crop.

Mas concordo que para aprender a TZ7 não é a melhor opção. Nesta gama de zoom ficavas melhor servido com uma Canon SX200, que ronda os 300 euros na *****.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo