Máquinas de Café Automáticas

Chegou o meu novo brinquedo a casa (Philips EP5400). Estou a utilizar o Kimbo Dolce Crema e o café é bom mas vou ter que afinar quantidades/etc.

Pequena dúvida: não é sempre melhor ter o café o mais moído quanto possível (moagem fina)? Pela lógica, na minha cabeça, permitirá um melhor café. Não?
 
Certo, quanto mais grosso estiver mais aguado fica.
Se moares demais (fino demais) tb corres o risco de não passar água e não sair café.
É tudo uma questão de afinação.
 
@jr_cardoso tenho na moagem mais fina possível e a água sai bem. Diria que se as máquinas viessem com essa falha seria defeito de fabrico. Vai sempre passar água.

@tgferreira_13
Para teres uma ideia melhor v~e também o tempo de extração, se varia. Idealmente deve demorar entre 15 a 30 segundos.
 
@jr_cardoso tenho na moagem mais fina possível e a água sai bem. Diria que se as máquinas viessem com essa falha seria defeito de fabrico. Vai sempre passar água.

Eu também tenho, mas referi-me tecnicamente ao processo de moagem em si, quem tem ou já teve máquinas manuais sabe ao que me estou a referir, é um erro comum quando a moagem se torna fina demais.
 
@jr_cardoso tenho na moagem mais fina possível e a água sai bem. Diria que se as máquinas viessem com essa falha seria defeito de fabrico. Vai sempre passar água.
Não é falha nenhuma, quanto menor a granulometria dos grãos menos vazios vão existir, ou seja menos água vai passar por esses espaços. Em moinhos dedicados e com certos cafés isto é uma realidade. A questão aqui é que estas máquinas não têm moinhos com grandes graus de moagem e mesmo que uses o nível mais fino nunca vai ser suficiente para entupir a máquina. Aliás, no manual falam sobre isto, dizem que usar o moinho com níveis muito finos pode levar ao entupimento ou dificuldade de extrair um café.
 
Compreendo o que referem. Mas a diferença para as máquinas manuais é bastante grande. Nas máquinas manuais, além de usarem normalmente café moído, que é pelo menos na minha experiência, mais fino do que a minha máquina automática consegue, ainda usam um prensador de café. Isso não se consegue reproduzir numa máquina automática da mesma forma. Daí eu ter dito o que disse. Claro que outras máquinas podem conseguir melhores resultados, mas eu no modo mais fino do moínho a água continua a sair sem problemas com um tempo de extração adequado.
 
Não é falha nenhuma, quanto menor a granulometria dos grãos menos vazios vão existir, ou seja menos água vai passar por esses espaços. Em moinhos dedicados e com certos cafés isto é uma realidade. A questão aqui é que estas máquinas não têm moinhos com grandes graus de moagem e mesmo que uses o nível mais fino nunca vai ser suficiente para entupir a máquina. Aliás, no manual falam sobre isto, dizem que usar o moinho com níveis muito finos pode levar ao entupimento ou dificuldade de extrair um café.
Há sempre algumas diferenças de calibração de máquina para máquina e os cafés também são diferentes, há cafés mais ou menos oleosos que podem tornar uma moagem mais fina mais ou menos pastosa e mais propensa a entupir o circuito.

Quem tiver jeito para bricolage, no caso da Magnífica S é sempre possível alterar a calibração do moinho e afinar para moer mais fino, há vários vídeos no YouTube que mostram como se faz passo a passo. Durante a garantia não é recomendável, se o café não sair bom, é devolver. Mas após os 2 anos, ser acharem que poderia moer mais fino, é uma questão de por as mãos à obra.
 
Hello,
Chegou hoje a Magnífica S, e a testar com o Kimbo Dolce Crema, ainda não consegui acertar de todo, já tirei uns 20 cafés....
Vocês para ter um café parecido com o de rua, que definições têm?
Obrigado
Ando a usar o café nesta semana e estou adorar.
Aumentei a temperatura da água para o máximo, o moinho estão 2 cliques antes do máximo (no máximo o café só saía as pingas) e a dosagem está no máximo.
 
Aumentei a temperatura da água para o máximo, o moinho estão 2 cliques antes do máximo (no máximo o café só saía as pingas) e a dosagem está no máximo.
Estranho que não me aconteceu isso com esse café com o moinho no mais fino. Há uns dias o @mundano também colocou um vídeo e de facto o tempo de extração dele é bem maior que o meu. No caso dele sai de forma lenta/às pingas, o meu sai bem mais direto.

Aproveitei que o café acabou e fiz uns ajustes sem café mas ficou igual.
 
Estranho que não me aconteceu isso com esse café com o moinho no mais fino. Há uns dias o @mundano também colocou um vídeo e de facto o tempo de extração dele é bem maior que o meu. No caso dele sai de forma lenta/às pingas, o meu sai bem mais direto.

Aproveitei que o café acabou e fiz uns ajustes sem café mas ficou igual.
Eu também fiz isso.
Tava a usar um sical e saia bem o café, depois acabou e comecei a usar o Kimbo, e reparei que saía lento às pingas.
Então tirei o café e fiz o tal ajuste com o moinho a trabalhar sem café. Puxei um nível para trás e depois outra x para o fino.
Voltei a colocar o Kimbo e estava igual, às pingas. Mexi um bocado para trás e já saí. Não sei se haverá diferenças dentro do msm café ou até das máquinas.
 
Estranho que não me aconteceu isso com esse café com o moinho no mais fino. Há uns dias o @mundano também colocou um vídeo e de facto o tempo de extração dele é bem maior que o meu. No caso dele sai de forma lenta/às pingas, o meu sai bem mais direto.

Aproveitei que o café acabou e fiz uns ajustes sem café mas ficou igual.
Exatamente igual por aqui, sem tirar nem por (tb fiz os ajustes sem café mas não vi alterações)
 
Chegou o meu novo brinquedo a casa (Philips EP5400). Estou a utilizar o Kimbo Dolce Crema e o café é bom mas vou ter que afinar quantidades/etc.

Pequena dúvida: não é sempre melhor ter o café o mais moído quanto possível (moagem fina)? Pela lógica, na minha cabeça, permitirá um melhor café. Não?
Se puderes depois dá feedback da tua preferência em termos de moagem. Para já tenho o Dolce Crema na posição 3 e já lhe noto um leve toque de amargo, que pessoalmente gosto, mas acho que sou capaz de não gostar tanto se meter ainda mais fino.
 
Bom dia,
O moinho no mais fino é 1? Ou no 7? Peço desculpa como disse chegou ontem a máquina.
Outra questão deve ma manter-se a máquina em ECO?
Obrigado
No próprio moinho tem os o símbolo do grão maior ou mais pequeno.

O que o modo ECO faz é desligar a máquina automaticamente passado x tempo. Pode ser meia hora, pode ser 15', etc.
 
Boas pessoal,

A Delonghi Autentica por 319€ é uma boa compra?

E compensa a diferença para a Magnífica, que está a 299€?
 
Última edição:
Se puderes depois dá feedback da tua preferência em termos de moagem. Para já tenho o Dolce Crema na posição 3 e já lhe noto um leve toque de amargo, que pessoalmente gosto, mas acho que sou capaz de não gostar tanto se meter ainda mais fino.

Tenho de experimentar vários cafés seguidos. Para já, tenho no um ou dois e realmente acho que senti amargo hoje. Possivelmente, terei que descer para ficar mais suave.
 
No próprio moinho tem os o símbolo do grão maior ou mais pequeno.

O que o modo ECO faz é desligar a máquina automaticamente passado x tempo. Pode ser meia hora, pode ser 15', etc.
Bom dia,
O moinho no mais fino é 1? Ou no 7? Peço desculpa como disse chegou ontem a máquina.
Outra questão deve ma manter-se a máquina em ECO?
Obrigado

Não, o modo ECO é independente do timmer para desligar.

O que o modo ECO faz é ao invés de ter sempre a máquina a temperatura para tirar um café ou tirar agua quente, mantem-na a 50-60 graus.

Desde modo esperam-se alguns segundos até aquecer para tirar agua quente, mas por exemplo ser for para tirar um café a maquina ja aproveita o tempo do moinho para aquecer.
 
Back
Topo