xicpanad

xicpanad

Power Member
Bem, como apaixonado pela fotografia que me tenho tornado, há cerca e um ano resolvi comprar uma máquina um pouco mais séria e começar a "brincar". Tenho visto muita teoria e praticado bastante, cada vez com vontade para mais... Não sou nenhum "expert", mas ao ver a participação dos restantes membros achei correto fazer o mesmo e começar a postar aqui fotos que vou tirando.

Como sou novo nisto de criar um álbum online, começo por por aqui os primeiros testes que fui fazendo, tanto a nível de máquina como de PP. Nos próximos dias colocarei mais coisas.

Agradeço os vossos comentários e críticas construtivas, pois sei que com isso,vou aprender mais rápido.

DSC_0226_zps43q5im1t.jpg


sara%20bampw-1_zpsbalvei0a.jpg


DSC_0078_zpswzbisxbv.jpg


DSC_0015_zpsvktlmsy4.jpg
 
Sim, tenho de ir arranjando aqui algumas coisas.

Ultimamente tenho andado ocupado com outras coisas de trabalho, e as fotos que tenho tirado têm sido exclusivamente para fins escolares, pelo que pouco se aproveita para esta galeria. Mas ainda vou selecionar qualquer coisa.

Entretanto estou a fazer um upload de um vídeo com o que ganhei um concurso aqui na Região, para vos partilhar. Não sei se será o mais indicado por aqui, mas...
 
Bem, aqui fica o vídeo que fiz para um concurso aqui na Região, orientado para as escolas mas onde também podem participar quaisquer outras instituições e/ou individuais.
Não sou nenhum expert nesta área, mas sim um apaixonado. O vídeo acabou por ganhar as categorias de melhor imagem e de melhor curta metragem, o que me deixou muito muito contente e orgulhoso claro! :victory:

 
Obrigado @Lyp!

Utilizei a minha Nikon D5300 com lente kit, o meu rico mini tripé da SLIK que já provou estar à altura de muitas situações, um tripé regular emprestado para umas duas cenas e um dolly construído por mim a partir de um skate usado. Construí também uma espécie de slider para o dolly poder deslizar em situações onde o solo era irregular. Para esses planos não foi o ideal, pois o skate obviamente não fica muito estabilizado, mas tendo em conta o tempo curto e o investimento, ficou muito bom.

De resto, foi edição em lightroom para os timelapses e vegas para o geral do vídeo. ;)
 
Muito bom trabalho. Gostei.
Desafio o pessoal das D7200 e lentes primes a fazer algo semelhante para comparar qualidade de imagem.
 
Eu acho que mesmo com lente kit, consegue-se fazer ainda melhor.
Neste caso particular o vídeo tem este aspeto propositadamente. Não gosto de nitidez extrema, e o color grading, posso dizer que não ficou 100% ao meu gosto mas acabou por dar o toque que eu queria.
Agora gostaria de ter uma ou duas lentes diferentes, não é que tornaria o meu trabalho melhor assim de repente, mas iria facilitar-me a vida em algumas situações de pouca luz por exemplo.
 
@xicpanad, mais valor te dou! Conseguiste espremer todo o sumo do matetial que tinhas. Bom bokeh sacado da 18-55, pensei inicialmente que alguns takes tinham sido feitos com algo mais luminoso tipo 35 ou 50 f1.8.

Para alguém que está a começar, revela que fizeste muito bem o trabalho de casa, no que toca à parte técnica. Os planos também me parecem muito bem, pelo menos para mim que também gosto destas coisas mas não sou nenhum expert.

Foco manual, ou pre-focavas antes de filmar?

Até que iso puxaste a bixana? Com f3.5 tiveste que puxar um bocado aí em algumas situações, não?

Usaste o estabilizador do vegas, ou algum outro?

Mesmo a estabilização, tendo em conta o material que usaste, ficou muito boa.

Parece uma coisa simples, mas sei bem a trabalheira que isto te deu.

Parabéns, espero que continues e vás partilhando por aqui os teus trabalhos.
 
Última edição:
@Marshal.76, a qualidade da D7200 será idêntica a isto... mesmo A qualidade da lente não se nota tanto no video como na fotografia... A maior diferença numa prime será no bokeh, graças à maior abertura.

A grande diferença na qualidade final, estará nas unhas de quem editar o video... Isso sim, faz muita diferença.

Idealmente, deve-se filmar com contraste, saturaçao e sharpness no mínimo, para depois se adicionar esses elementos em pós. Dá bem mais trabalho, mas os resultados são bem melhores, tive essa prova há pouco tempo quando optei por trabalhar melhor a edição num video que fiz (no vegas também).
 
Nada de estabilização de software. As imagens mais estáticas foram em tripé. Outras foi com o tal dolly em cima de uma mesa ou no "slider" que construí. Teve uma cena ou outra filmada à mão, mas o VR da lente e o slow motion ajudam a anular praticamente toda a vibração.

Se quiserem posso postar aqui algumas fotos do "estaminé" que usei lol.

Bem que queria ter um dolly como deve ser, e já agora um slider mas o investimento era demasiado grande na altura... com tempo são coisas que pretendo adquirir pois dão outra magia aos vídeos.

@Lyp exatamente. Para projetos deste género preparei o perfil "Neutral" para configurações como as que disseste. A seguir trabalha-se tudo no software para dar o visual que pretendemos.
 
Sem dúvida que fizeste um bom trabalho. E se não usaste estabilização no vegas, a doly e o slider estão bem construídos :D

Arranja uma 35mm f1.8, não são caras e em low light ajudam muito, e permitem um bokeg excelente... Não é estabilizada, e nota-se face a uma lente estabilizada... Mas depois dás um jeito no vegas.

Top para estas coisas é a Sigma 18-35 f1.8 Art, se fizesse muito video acho que me desgraçava numa... Tem um range espetacular para video, e sempre a f1.8...

Marco, continua :)
 
Pois a 35mm 1.8 já foi uma opção para mim. Ganho numas coisas, perco noutras. Uma das possibilidades que gosto mais é o zoom na minha kit, e perder isso não me agrada muito. Mas por outro lado na minha 18-55 se fizer zoom fico limitado a uma abertura de 5.6 no máximo, o que em ambientes menos luminosos me prejudica, para não falar em estar sempre a ajustar o ISO conforme o zoom que quero usar, para compensar menores aberturas.

É por isso que estou muito, mas muito inclinado para uma sigma 17-50 f2.8 constante. Não é 1.8, mas tem zoom, o que aumenta a versatilidade, no meu caso, e é estabilizada... seria como um upgrade da minha kit. Essa 18-35 seria espetacular, mas para já não dá. Muito cara para o meu bolso. Talvez se fizer alguns trabalhos remunerados, quem sabe?

Já agora obrigado pelos comentários e motivação!!
 
É isso, a 17-50 f2.8 é bem jeitosa para tudo. É uma boa opção. A 18-35 é outra louça.

Não sei que configs usaste na Nikon, mas também consegues deixar entrar mais luz baixando o shutter (deixa-te ir até 1/30 com as configs de video ativadas). Há aquela regra que diz que devemos ter o shutter ao dobro do framerate, mas se não forem cenas com movimento extremo, podes baixar até 1/30... Ou quando há muita luz e se quer manter a abertura grande por causa do bokeh, também se pode aumentar bastante o shutter. Experimenta.

Até que ISOs foste?

Outra coisa que se consegue em pós é eliminar grão com alguma facilidade :)
 
Pois, neste caso nem tive de aumentar assim tanto o ISO, no máximo penso que fui aos 800. No entanto tenho andado em testes com cenas noturnas e claro, é bem mais complicado, chegando obrigatoriamente aos 3200 e nem convém pensar em zooms...
Quanto ao shutter normalmente para gravações a 24fps regulo-me pela regra. Mais de 1/50 e nota-se bastante a falta de fluidez. Menos do que isso até pode ser considerado aceitável, mas no máximo dos máximos, baixo até 1/40, senão é ghosting por todo o lado e não gosto disso, a não ser que queira dar uma sensação de sonho ou algo parecido.

Neste trabalho em concreto, gravei tudo a 60fps para criar um slowmotion mais fluido. Tentei andar sempre a rondar o 1/125, subindo às vezes até 1/200. Menos do que isso e começa a notar-se perca na nitidez da gravação. No máximo poderia baixar até aos 1/100. Não gosto do efeito mas há situações em que somos forçados a isso, para evitar cintilação provocada pela iluminação artificial. Por essa razão, em cenas com luzes, uso sempre ou 1/50 (24fps) ou 1/100 (60 fps).

Em pós edição sm, consegue-se eliminar bastante o grão à custa de definição, mas para cenas noturnas funciona muito bem mesmo! Neste trabalho no entanto não usei qualquer tipo de redução de ruído, pois as cenas eram mais ou menos iluminadas e não se nota nenhum efeito de ISO.
 
Notas essa diferença toda com a alteração da velocidade do shutter? Eu não.

Não terá tanto a ver com nitidez, mas com motion blur. Como disse, em cenas com pouco movimento não noto nada... Mas vou fazer mais testes.

Costumas desabilitar a opção "remove resample" no Vegas? Essa opção está activa por defeito, e cria uns ghosts marados entre frames... Aí sim, nota-se quando está activo ou desactivado...
 
Última edição:
Sim costumo.

Em alterações pequenas não se nota muito (ou nada lol) mas confesso que sou um bocadinho mesquinho com esses pormenores.
Não quer dizer que se tiver de ser não use outros shutter speeds, mas por questões de rigor (ou melhor, teimosia) evito fazê-lo lol.
 
Criou-se um mito que as lentes de kit não prestam :P
A 18-55 é uma lente muito sharp mesmo.
Não tem as vantagens da abertura constante, do foco mais preciso e rápido, etc. mas quem sabe o que faz claro que consegue bons resultados.
Eu tenho a 18-35 (que dizem ser a melhor lente para vídeo) e iria, com toda a certeza, fazer um vídeo de cocó :P

O vidro é muito importante, mas antes do vidro ainda vêm algumas coisas.

Nabo atrás da câmara, composição e luz, lente, capacidade de edição, acessorios, máquina ;)
Por aí.

Cumps
 
Boas pessoal!

Tenho andado mais ou menos ocupado, mas ultimamente um amigo pediu-me para fazer vídeos das atividades desenvolvidas num campo de férias aqui da minha terra. Deixo aqui o último que foi feito.

Aproveito estas situações para treinar algumas configurações da máquina. Neste caso particular esqueci-me de levar os filtros ND, e tive de puxar o shutter para cima de forma a compensar a claridade. Poderia ter usado uma abertura diferente, mas aproveitei para ver os resultados do shutter e... detestei lol.

A edição em si foi o pretendido... tratam-se de vídeos gravados e editados num espaço de 5/6 horas, para publicar rápido.

Tenho mais coisas do género, depois vou publicando.

Abraço!

 
Back
Topo