Melhores empresas para trabalhar

Eu acho que cairia num desses que nao sabe bem para o que iria. Eu sei minimamente o que é o projeto, mas não sei exatamente o que vou fazer. Perguntei mas nunca me dizem o que vou fazer exatamente que por um lado é normal, porque até acredito que nao se saiba mesmo, mas por outro lado gostava de saber mesmo para o que vou. Mas acredito que nao possa fugir muito disso, senão é quase como ser outro projeto.

Apesar de perceber que por vezes seja difícil conseguir este tipo de informações, a meu ver tem de partir de nós que isso deixe de acontecer.
Para mim é impensável assinar contracto sem ter uma noção clara do que vou fazer e foi a ideia que passei na primeira entrevista com o pessoal dos RH. À segunda entrevista foi um senior developer que me explicou o contexto do projecto, as tecnologias usadas, a forma como trabalhavam, etc.

Podes dar mais detalhes do projecto de iot e porque é que está a ser brutal? Em q é que consiste?

Em relação a saber o que vais fazer, depende muito de empresa para empresa. Se tiverem projectos longos, e/ou de manutenção, podes saber mais ou menos que vais ficar a fazer isso anos, mas noutros casos em 6 meses já podes estar num projecto completamente diferente daquele em q começaste.

Vou responder por pm.

Concordo com os teus pontos. Mas acho que isto acontece mais porque a NB contrata bastante gente recém-licenciada e acaba por não ter grande noção de onde vai meter o junior X ou Y, mas é pelo pessoal aceitar entrar nestas condições que promove que isto continue a acontecer.
A meu ver o mínimo para um recém licenciado é saber em que tecnologias vai trabalhar e se vai para um projecto ou para algo mais virado para investigação. O ideal é saber para que tipo de projecto vai ser inserido.
Mas cada um é livre de tomar as suas decisões.

Cuidado com essa ilusão de aumentos tabelados.... A minha empresa também tem aumentos tabelados, que depois na prática nunca se veem (há aumentos, mas não são a utopia que eles tem no papel). Mas concordo contigo na tua maneira de pensar, um colega meu aceitou uma proposta por mais 100 euros que eu, e em 2 anos eu fui aumentado 300 euros e ele 0... Em dois anos, a minha escolha compensou mais.

Relativamente ao assinar sem saber o projecto, isso é extremamente comum em empresas tipo a Novabase e deverias era sentir-te afortunado em vez de criticar quem teve de se sujeitar ao que havia. Aliás, sei de um caso da Novabase que assinou para ir programar numa tecnologia, e acabou a trabalhar numa coisa que não gosta, exatamente para a vodafone. Já não falo com ele desde a passagem de ano, mas do que sei, a empresa precisa dele nessa posição e não o deixa mudar, andam simplesmente a subi-lo salarialmente para o reter.

Por ser comum não quer dizer que seja o correcto. Pelo pessoal aceitar entrar em empresas nestas condições é que isto continua a acontecer.
Eu não me sinto afortunado porque se não me tivessem dado estas certezas/esclarecimentos eu não tinha aceite a proposta. E se os tive foi porque os pedi.
O exemplo que estás a falar é um pouco diferente do que falei. Também me podia ter acontecido isso, prometeram X e depois davam Y mas aí era algo completamente fora do meu controlo, não consigo interferir na gestão da empresa.
O que "critiquei" é o pessoal que aceita propostas sem discutir ou perceber minimamente o que vai fazer, depois ficam escandalizados por estarem em projectos poucos interessantes ou até sem projecto.
 
Aproveito o tema de conversa para perguntar: o quão difícil é mudar de "ramo de trabalho" na área de engenharia informática?
Digo isto porque este ano vou começar a estagiar, mais propriamente a trabalhar com django (backend), javascript (frontend), AWS e outros. E ando a perguntar a mim mesmo, o que é que será de mim se daqui a uns anos quiser mudar de área? (dentros das ITs)
Eu pessoalmente gosto muito desta área de desenvolvimento e tenciono seguir carreira por aí e como tal sinto-me um felizardo em ter conseguido arranjar um estágio como o meu. No entanto, uma pessoa não sabe o dia de amanhã, e é por isso que gostava de saber como é que funciona (de uma forma geral) a mudança de ramos na nossa área. Por exemplo, vamos imaginar o cenário hipotético em que eu sou um full stack developer que quer mudar para algo relacionado com data science. Suponho que como estavam a dizer, haja aqui um tradeoff significativo em termos salariais...
 
Vê se ajuda, ou este. parece estar nos ~40k

Já tinha visto, obrigado. Parece-me um pouco fake.

Já viste os valores no teamlyzer? Parecem ser acima da média.
Diria q estará entre 2000 (não senior) e 2800 (posições mais senior).

Sim, vi mas às vezes não confio no teamlyzer porque a média é com base em salários extremos.

Não sei se já vais muito avançado no processo de recrutamento para eles, mas atenção que antes do COVID eles eram muito inflexíveis com a forma de trabalhar, ou seja, não havia portáteis para ninguém, só tinham computadores de mesa, tinhas de fazer pair programming todos os dias, tinhas de falar sempre em inglês mesmo que o colega fosse português, a entrada era às X horas e a saída às Y horas e não me cheira que fossem flexíveis caso precisasses de chegar mais tarde ou sair mais cedo.

Agora com isto do COVID tiveram de mudar isto, mas não sei se não começaram já a voltar ao escritório e se daqui a uns tempos voltam à mesma rotina de antigamente.

Curioso, tenho um colega meu que trabalha lá (pré e pós covid) e diz que é a melhor empresa onde já trabalhou. Excelentes condições de trabalho, dão iPhone, Mac entre outros perks que me parecem ser exclusivos lá. Trabalhaste lá quando?

Ainda vou fazer a primeira entrevista para a semana mas é bom ter outra opinião contrária. Obrigado.
 
Curioso, tenho um colega meu que trabalha lá (pré e pós covid) e diz que é a melhor empresa onde já trabalhou. Excelentes condições de trabalho, dão iPhone, Mac entre outros perks que me parecem ser exclusivos lá. Trabalhaste lá quando?

Ainda vou fazer a primeira entrevista para a semana mas é bom ter outra opinião contrária. Obrigado.

Bem, para começar, e só para ver se não disse já porcaria, eu fui à Volkswagen com o escritório na Rua do Sol ao Rato, número 11. Digo isto porque quando eu lá fui eles também me disseram que tinham outros departamentos de software development da Volkswagen noutros pontos de Lisboa e por isso não sei se aquele a que te referes é o mesmo ao que eu me refiro. E se calhar o teu colega até trabalhou noutro departamento que não aquele para que vais entrevistar/aquele que eu disse.

Portanto, e tendo em mente que o que eu vou dizer se refere a este escritório em específico e pré-COVID, eu fui lá fazer entrevista há cerca de 1 ano, em Julho de 2019, e só fiz a entrevista com uma pessoa de RH, nunca passei disso porque não quis nem sequer tentar a parte técnica do processo.

A conversa até foi bastante tranquila, mas um bocado estranha porque essa pessoa começou também a falar sobre si e até me disse que eu falava demasiado sobre mim e tinha de aprender a controlar isso, falámos em inglês um bocado, falar do currículo, etc.

Depois ela explicou-me como eles funcionavam lá. Basicamente, do que me lembro, é isto:

- eles chegam todos os dias às X horas, tomam o pequeno-almoço (fornecido pela empresa) todos juntos, tipo como se fossem uma família, estão lá a conviver um bocado e começam a trabalhar por volta das 9h30.

- todos os dias vais fazer pair programming, mas não repetes o mesmo par em dias seguidos, vais sempre andar a rodar, por isso o método de eles trabalharem é um desktop com monitor e dois teclados e dois ratos para cada duas pessoas.

- não há portáteis para ninguém porque eles não querem que se trabalhe em casa. Isto tornava as coisas super-inflexíveis, algo nada de positivo a meu ver.

- do que me deram a entender, não havia cá flexibilidade para entrar mais tarde ou sair mais cedo caso precisasses, porque como fazias pair programming tinhas um compromisso para com o teu par desse dia. Quase que parecia que até as pausas tinham de ser discutidas entre os dois elementos do par, achei horrível.

- em termos de tecnologia eles não estavam interessados que tu soubesses alguma linguagem em específico porque eles tanto trabalhavam com Java num projecto como no seguinte já era em Python ou NodeJS ou C# ou o que fosse.

- salário de entrada, para alguém com zero experiência era, se não me engano, 1600€ brutos, sem espaço para negociações.

- o processo de recrutamento era entrevista com RH, depois acho que era logo ir lá passar um dia com eles, não havia um passo intermédio. Ou seja, chegavas lá de manhã, tomavas o pequeno-almoço com eles e ias trabalhar um dia com a equipa como se fosse o teu emprego normal, que era para ver se tu te adaptavas bem ao ritmo e à forma de trabalhar e isso tudo.

Honestamente, este deve ter sido o processo que me transmitiu mais red flags em tão pouco tempo, bastou uma entrevista com uma pessoa de RH, nem precisei de falar com alguém mais técnico.

É que desde o facto de teres de fazer PP todos os dias, algo que se torna cansativo porque ninguém trabalha com o mesmo ritmo e nem é aconselhável a fazer PP frequentemente, a não teres flexibilidade nenhuma de horários de trabalho/trabalhar de casa se precisares, até ao facto de eu ter de tirar um dia (estava a trabalhar na altura) para ir para lá fazer trabalho não remunerado e poder nem sequer ser escolhido...Achei tudo horrível, vou ser honesto, e desisti depois desta primeira entrevista.

Agora isto foi há 1 ano e eles podem ter mudado a forma de recrutar, por isso fala disto tudo nesta entrevista e tem atenção que eles agora podem estar mais flexíveis mas assim que puderem devem voltar à forma antiga de trabalhar.

Aproveito o tema de conversa para perguntar: o quão difícil é mudar de "ramo de trabalho" na área de engenharia informática?
Digo isto porque este ano vou começar a estagiar, mais propriamente a trabalhar com django (backend), javascript (frontend), AWS e outros. E ando a perguntar a mim mesmo, o que é que será de mim se daqui a uns anos quiser mudar de área? (dentros das ITs)
Eu pessoalmente gosto muito desta área de desenvolvimento e tenciono seguir carreira por aí e como tal sinto-me um felizardo em ter conseguido arranjar um estágio como o meu. No entanto, uma pessoa não sabe o dia de amanhã, e é por isso que gostava de saber como é que funciona (de uma forma geral) a mudança de ramos na nossa área. Por exemplo, vamos imaginar o cenário hipotético em que eu sou um full stack developer que quer mudar para algo relacionado com data science. Suponho que como estavam a dizer, haja aqui um tradeoff significativo em termos salariais...

Se fores trabalhar com Python e depois quiseres mudar para DS terás mais facilidades porque Python é muito usado em DS e já tens essas bases. Mas há muitas ferramentas que se usa em DS que não se usa em desenvolvimento de software normal.

Faz assim, vai ao LinkedIn e pesquisa vagas relacionadas com DS e vê que tecnologias eles usam e se vais usar alguma dessas no teu projecto.
 
Última edição:
Também fui lá a entrevista há talvez cerca de 1 ano e meio e confirmo em tudo a experiência.

A forma de trabalhar pode ser interessante para algumas pessoas, mas para mim a inflexibilidade que demonstraram e a imposição de pair programming foi logo red flag.

Acrescento também que pelo que percebi queriam alguém que fosse dev, devops, tester ao mesmo tempo. Não pagavam nada de especial e puseram logo um tecto sem sequer entrevista técnica.
 
Por acaso não me lembro dessa parte de termos de ser 3 em 1, obrigado por acrescentares isso.

Em relação ao salário foi isso mesmo, impuseram logo o valor antes da entrevista técnica. Na altura eu era júnior e eles disseram que eram os 1600€ brutos, se não me engano, nem havia cá negociação após a ronda técnica, nem nada. Quase que parece os talhos que tentam acertar os detalhes salariais ainda antes de ires ao cliente.
 
Em relação aos salários e aumentos dentro da empresa, eu já ganho mais do que algumas pessoas que estão na minha empresa há 3 anos, e entramos todos com o mesmo base. Não é por estar tabelado o próximo aumento que é igual para todos. Se a pessoa não evoluiu nada, diria que não tem de ter o mesmo aumento que uma pessoa que excedeu as expectativas e que está pronto para o próximo nivel ao que responsabilidades diz respeito.

Isto para dizer que o facto de se aceitar valores maiores/menores em determinadas empresas é bastante enganador... O melhor é mesmo tentar saber o processo de avaliação (se houver) e saber se é algo que conseguimos cumprir ou até exceder...
 
Em relação aos salários e aumentos dentro da empresa, eu já ganho mais do que algumas pessoas que estão na minha empresa há 3 anos, e entramos todos com o mesmo base. Não é por estar tabelado o próximo aumento que é igual para todos. Se a pessoa não evoluiu nada, diria que não tem de ter o mesmo aumento que uma pessoa que excedeu as expectativas e que está pronto para o próximo nivel ao que responsabilidades diz respeito.

Isto para dizer que o facto de se aceitar valores maiores/menores em determinadas empresas é bastante enganador... O melhor é mesmo tentar saber o processo de avaliação (se houver) e saber se é algo que conseguimos cumprir ou até exceder...

Óbvio que se não evoluíres tanto quanto outra pessoa é normal não ganhares o mesmo, concordo. Mas não consigo concordar com o facto de que o salário que te oferecem quando vais para lá ser tabelado, basicamente.

Nesta área aconselha-se sempre as pessoas a negociar de forma a ter um salário o mais alto possível e que melhor reflicta as nossas capacidades, porque tu podes valer mais do que aquilo que eles estão a oferecer, por isso não se deve ter um salário de entrada pré-definido e sim haver espaço para negociar.
 
Eu até acho 1600 brutos bons para alguém recém-graduado (que acho que não é a situação de alguns que falaram), mas de resto parece tudo horrível por isso também não aceitaria.
Mas confesso que tenho tido dificuldade em receber propostas ou até mesmo passar a uma próxima fase, se calhar porque estou a mandar para uma área que não é propriamente a minha, apesar de saber algumas tecnologias e até ter feito projetos durante o curso parecidos. Não sei se será devido ao covid, se as empresas estão a esperar por setembro ou se simplesmente não dizem nada a quem não lhes interessa XD

Disse aqui que estava a pensar tirar outro mestrado, nomeadamente mestrado em informatica, mas para a area de DS eu já tenho alguns conhecimentos, por isso não sei se valeria a pena. Estudei machine learning, deep learning, fuzzy, visão computacional, c++, mysql, python.

Foi só um piqueno desabafo :)
 
De uma forma geral, é um bom salário de entrada. Mas eu tive colegas meus que acabaram o mestrado e foram ganhar 1600 euros limpos, por exemplo.

O que importa aqui é que eles são inflexíveis a negociar e isso é mau.
 
Boas a todos, a minha empresa está recrutar malta para it, devs na Polónia. Quem tiver interesse numa oportunidade fora de PT mande mensagem
 
Boas pessoal, que empresas aconselham na zona norte e já agora que salário seria justo(por justo quero dizer +- o intervalo que devemos esperar) para um recém licenciado de engenharia informática?

Obrigado
 
Boas malta,
conclui à cerca de 1 ano um mestrado em informática (focado em machine learning e bases de dados) e não consigo arranjar nada ligado à minha área de estudos. Todas as ofertas (juniores) que vejo requerem 2 ou 3 anos de experiência profissional em python + tableau e afins.

Tenho cerca de 2 anos de experiência com data reporting e 6 meses em desenvolvimento .NET + SQL, mas ainda assim não consigo encontrar nada (zona de Lx). Alguém conhece empresas que estejam dispostas a aceitar malta sem experiência profissional na área de data science?

Eventualmente estou a pensar em emigrar se não conseguir nada até ao fim do ano :facepalm:
 
Boas malta,
conclui à cerca de 1 ano um mestrado em informática (focado em machine learning e bases de dados) e não consigo arranjar nada ligado à minha área de estudos. Todas as ofertas (juniores) que vejo requerem 2 ou 3 anos de experiência profissional em python + tableau e afins.

Tenho cerca de 2 anos de experiência com data reporting e 6 meses em desenvolvimento .NET + SQL, mas ainda assim não consigo encontrar nada (zona de Lx). Alguém conhece empresas que estejam dispostas a aceitar malta sem experiência profissional na área de data science?

Eventualmente estou a pensar em emigrar se não conseguir nada até ao fim do ano :facepalm:

Não olhes para os anos de experiência, envia cv na mesma e aposto que vais ser chamado para todas as entrevistas.
 
Back
Topo