PC Metro: Exodus (Deep Silver/4A Games)

Belo boost ate uma 2060 é capaz em 4k ultra ray tracing .
index.php
 
Ando a jogar em Ultra, 1440p, DLss Quality (960p), VRR 2X.
Ainda estou a jogar no Volga, numa média de 100 fps. Em situações mais pesadas, onde tem mais NPCs e fontes de luz detalhe, que anda a rondar os 80 fps. Mas noutras zonas mais abertas, anda acima nos 120 fps.
O DLSS em quality, quase não tem ghosting na maioria das situações. Mas no escuro, as miras luminosas têm um rasto de vários centímetros.
E claro, quando mexemos a personagem, a imagem fica com algum blur pois o DLSS ainda não tem dados para reconstruir a imagem.
A 1440p, não recomendo ir abaixo de Quality. Parado, um screenshot a usar Balanced parece igual. Mas em movimento perde muito mais detalhe do que Quality.

Em termos de ray-tracing, é um saco um pouco misto.
Algumas cenas, com a nova iluminação, parece perder o ambiente escuro e opressivo do jogo original.
Mas por outro lado, há cenas onde a qualidade de iluminação é quase foto realista.
 
Ando a jogar em Ultra, 1440p, DLss Quality (960p), VRR 2X.
Ainda estou a jogar no Volga, numa média de 100 fps. Em situações mais pesadas, onde tem mais NPCs e fontes de luz detalhe, que anda a rondar os 80 fps. Mas noutras zonas mais abertas, anda acima nos 120 fps.
O DLSS em quality, quase não tem ghosting na maioria das situações. Mas no escuro, as miras luminosas têm um rasto de vários centímetros.
E claro, quando mexemos a personagem, a imagem fica com algum blur pois o DLSS ainda não tem dados para reconstruir a imagem.
A 1440p, não recomendo ir abaixo de Quality. Parado, um screenshot a usar Balanced parece igual. Mas em movimento perde muito mais detalhe do que Quality.

Em termos de ray-tracing, é um saco um pouco misto.
Algumas cenas, com a nova iluminação, parece perder o ambiente escuro e opressivo do jogo original.
Mas por outro lado, há cenas onde a qualidade de iluminação é quase foto realista.
Eu em dlss só uso quality , apesar do balanced ser equilibrado para quem tem gpus menos potentes . Parte da escuridão perde-se um pouco mas noutros aspetos melhorou .
 
Eu jogava os outros dois... Nem é para ficar dentro da história, é mesmo porque são muito bons ( dos meus jogos favoritos). Normalmente arranjas a versão REDUX a bons preços, a loja da Epic já ofereceu os jogos mais que uma vez.
 
O milagre do jogo a 4k que corre a 720p... :D

A resolução dos "níveis" do dlss 2.0 tem sido consistente, basicamente é 0.66 da resolução vertical no quality, 0.5 no balanced e 0.33 no performance.

Da minha experiência com 4k em 27", dlss balanced já produz um resultado bom para os 1080p internos.

Infelizmente já passei este jogo quando saiu... Quem me dera não o ter jogado.
Já agora, na altura não joguei nenhum dos anteriores e nunca me senti descontextualizado.

Esses valores estão errados. O Balanced é de 58% e o Performance é de 50%.
O Ultra Performance é que deve correr a 33%. Apesar de que ainda não vi confirmação disto.

4K performance é 1080p. E Balanced é 1250p.
 
Desde que a qualidade de imagem não sofra um degradação muito notória, pode correr como quiser:)
Vantagem do dlss2.0 que ainda consegue produzir detalhes melhor em certas coisas mesmo produzindo resolução inferior para 4k, no control as letras na parede , etc ficam mais visíveis que próprio 4k normal no jogo .
No metro Dlss1.0 vs 2.0 melhorou imenso, 1.0 era um bebe ainda hehe.
Depois tens outro jogo dlss 2.0 vs o checkerboarding da consola sony , onde dlss está a milhas a frente da solução da Sony na consola hehe .

 
Última edição:
Esses valores estão errados. O Balanced é de 58% e o Performance é de 50%.
O Ultra Performance é que deve correr a 33%. Apesar de que ainda não vi confirmação disto.

4K performance é 1080p. E Balanced é 1250p.
Modo quality se não estou em erro é 2k.
 
Modo quality se não estou em erro é 2k.

2K resulta em 1980x1080, que é próximo dos 2000 pixeis horizontais.
4K resulta em 3940x3160, que é próximo dos 4000 pixeis horizontais.

Mas claro, isto são simplificações de marketing, para o padrão 16:9, para não forçar os consumidores a decorar muitos números.

4K Quality resulta em 2572x1447. Isto seria uns 2.5k, na terminologia de marketing.

-------------------

O pessoal do DF comete um erro grave a comparar o DLSS.
Usam cenas paradas, que permite resolver todo o detalhe, por acumulação temporal.
O problema do DLSS e do Temporal Upsampling, é que em movimento, perde detalhe.
Mas a jogar, não estamos parados e isto significa menos acumulação temporal.

Outro problema são os artefactos temporais. Isto é inerente do TAA, que é a base do DLSS.
A Epic no UE4 já tem uma solução para combater estes artefactos, mas ainda está implementada em poucos jogos. Se algum...
Esta solução é o "Accurate velocities from Vertex Deformation". Isto verifica o movimento de objectos numa cena e adiciona essa informação ao TAA, para este não desenhar pixeis num local onde um objecto estava, num frame anterior.
Ainda não vi outros motores gráficos a usarem esta técnica.

O Temporal Upsampling usado no Metro Exodus, parece estar muito abaixo da solução da Epic.
Estive a comparar há uns dias o DLSS 2.0 contra o Temporal Upsamling do UE4. Apesar de o DLSS ganhar, a diferença não é muita.
Uma coisa que reparei nesse meu teste, é que para normalizar pelo frame rate. O DLSS Quality equivale ao TAU da Epic com resolution scale de 80-85%.
Ou seja, em termos de desempenho, a 1440p, DLSS 960p = TAU 1150p.

Se quiseres, depois meto umas imagens a comparar a qualidade de imagem do TAU da Epic contra o DLSS quality, no Supraland.
É um dos poucos jogos que tem DLSS 2.0 e TAU da Epic.
 
Última edição:
O DLSS em quality, quase não tem ghosting na maioria das situações. Mas no escuro, as miras luminosas têm um rasto de vários centímetros.

Citando-me apenas para dizer que os devs já estão a tentar corrigir o problema de ghosting do DLSS.

We are aware of the ghosting, and we are fixing it. for now turning off HDR should alleviate the issue. If you are experiencing crashing it could be specs, drivers etc, make sure it is all updated & you have verified your game files.
 
Apesar de estar ainda nos capítulos iniciais estou a gostar do jogo e do grafismo. Achei a imagem demasiado "soft" com o DLSS activo por isso coloquei um sharpening de 20-30%. Em relação ao ghosting, testei agora "no escuro" e não notei o tal arrasto, mas todas as optimizações são bem vindas.
 
Apesar de estar ainda nos capítulos iniciais estou a gostar do jogo e do grafismo. Achei a imagem demasiado "soft" com o DLSS activo por isso coloquei um sharpening de 20-30%. Em relação ao ghosting, testei agora "no escuro" e não notei o tal arrasto, mas todas as optimizações são bem vindas.

Foi corrigido hoje.

We have just released a hotfix for Metro Exodus PC Enhanced Edition to address ghosting issues when using DLSS & HDR.

Make sure your game, drivers & OS are updated to the latest versions.
 

Metro Exodus PC Enhanced Edition May 21st Patch Notes​

  • Fixed issue with DLC Entitlements unlocking incorrectly
  • Fixed issue where Vsync would lock to 60fps even when higher refresh rate is possible
  • Fixed crash in Two Colonels specific to RTX2060
  • Added PlayStation 5 DualSense Controller support
  • Added a fix for reported issues when using HDR and DLSS at the same time.
 
Back
Topo