Nintendo Metroid Dread

Brutal

Btw, ontem na minha speedrun, consegui fazer parry 3 vezes de seguida a um EMMI. Mas o que vi no vídeo abaixo é bem mais épico. É de cortar a respiração :clap:

 

Nota Final - 1​


Bem que parecia não valia nada este jogo :P

Mais para a frente vou ver se dou nova hipotese ao jogo. Aqueles encontros iniciais com os EMMI deixaram a sua marca.

Isso já foi corrigido há uns minutos atrás. ;)

Pessoalmente, não sou o maior fã dessas secções, mas percebo a sua inclusão e acabam por não ser secções muito penalizadoras.
 
Só o facto de se poder continuar sem fazer back track ajuda. Se fosse estilo Hollow Knight era mais chato.
Em breve volto a ele, acabar o Disco Elysium primeiro.
 
Eu vou no 4º mundo e é sem dúvida um excelente jogo.
É o meu primeiro Metroid mas provavelmente vou comprar os anteriores, principalmente os Prime para a Wii.
Só não acho piada á necessidade de fazer backtrack, se não fossem as guides estava bem lixado :biglaugh:
 
Não te esqueças do Super Metroid que está no NSO.

Fazer backtracking faz parte da experiência de um metroidvania. Explorar o mapa, descobrir o caminho e ganhar novas habilidades para aceder a áreas anteriormente inacessíveis é uma das principais (e melhores) características deste género de jogos.
 
Não te esqueças do Super Metroid que está no NSO.

Fazer backtracking faz parte da experiência de um metroidvania. Explorar o mapa, descobrir o caminho e ir ganhando novas habilidades para aceder a áreas anteriormente indisponíveis é uma das principais (e melhores) características deste género de jogos.
Obrigado pela sugestão, desconhecia que estava no NSO

Que me lembre, é o meu primeiro metroidvania e por isso ainda me estou a ambientar. O jogo transpirava qualidade nos trailers e foi o que me levou a iniciar nesta série.
Fazer backtracking entre 2 mundos ainda consigo e muitas vezes faço-o sozinho, mas quando já envolve 3 mundos fico sem saber o que fazer :D
 

Estou orgulhoso desta façanha, tendo em conta que não sou muito de fazer speedruns. Sou mais para complecionista. Mas depois de ter completado o jogo 2 vezes, consegui entranhar melhor a sequência de eventos a fazer, e foi relativamente fácil. Ao início pensava que ia ser difícil fazer menos de 4 horas, mas agora chego à conclusão que até sou capaz de fazer em menos de 3 horas.

Mas a próxima run será a última. Repetir a façanha em modo Hard. E depois ficarei com o jogo a 100%. Que jogo!
 

Terminei ontem a 4.ª e última run do jogo. Em modo Hard, consegui bater o meu record anteriormente alcançado de 3h03, em modo Normal. E ao fazer isso, desbloqueei uma peça de galeria simplesmente brutal.

Agora tendo o jogo 100% completado, vou começar a ver speedruns e sequence breaks por curiosidade. Mas também queria falar sobre alguns aspectos da história do jogo, bem como o que poderemos ver no futuro da série, num Metroid 6.

A história está simplesmente brutal. Tendo re-jogado os jogos Metroid, desde o Zero Mission até ao Fusion, soube bem jogar o Dread. E hoje resolvi ler a manga de Metroid, que serve de prequela da saga, que também o Dread consegue fazer algumas ligações à manga.

Após ter terminado o jogo, fiquei com algumas "dúvidas". Como é que existem vários "cérebros" espalhados em ZDR? Fazem-me lembrar da Mother Brain. Como é que o Kraid está no planeta? É o mesmo Kraid do Metroid 1 e 3? Ou outro? E ainda tenho outras perguntas que irei me debruçar mais abaixo.

Fiz uma pesquisa sobre Mother Brain, e a conclusão que cheguei foi que a Mother Brain foi criada pelos Chozos. Mas como a MB é uma AI, eventualmente se rebelou contra os Chozos, tornando-se na líder dos Space Pirates. Portanto, acredito que os "cérebros" que vemos espalhados em ZDR são também AI's provavelmente criadas pela tribo Mawkin, mas não tão avançadas como a Mother Brain.

Já o Kraid, pela pesquisa que fiz, é provável que o Kraid em Dread seja um Kraid diferente que o Kraid de Metroid 1 e 3. Ele quando vê a Samus, ele observa o Varia Suit, um fato semelhante aos fatos usados pelos Chozos da tribo Mawkin, Chozos que o prenderam, e isso pode significar a raiva dele para com a Samus. Ou pode ser que o Kraid de Dread seja o mesmo dos outros jogos.

Mas há algumas dúvidas que tenho relativamente à história do jogo, especialmente sobre o causador de tudo: o parasita X. Portanto, a história começa por a Galactic Federation (GF) receber um vídeo anónimo do parasita X, e conseguem determinar que o vídeo vem do planeta ZDR. Então eles mandam 7 EMMI's ao planeta para investigar. Estes robôs são feitos do material mais resistente que há, o que supostamente garante total sucesso na sua missão ao planeta. Mas acho estranho a GF não entrar em contato com a Samus para ir investigar. Eles sabem bem que ela é 100% imune ao parasita X. E eu acredito que o Parasita X consegue replicar estes robôs. Só depois da GF perder contato com esses robôs é que eles pedem à Samus para ir ao planeta investigar. E é curioso que esses robôs são 100% imunes a todas as habilidades da Samus. Mesmo no final do jogo, por mais habilidades que ela tenha, nada é eficaz contra os EMMI's. Só mesmo a Omega Cannon. Mas depois vemos numa peça de galeria que o Raven Beak praticamente destruiu um dos EMMI's, e não vemos ele a usar um Omega Cannon, apenas o cannon normal dele.

Quem terminou o jogo sabe que a Samus foi atraída ao planeta ZDR por culpa do Raven Beak. Mas eu diria que a GF teve um papel nisso. Vamos voltar aos eventos do Metroid Fusion. O jogo passa-se numa estação onde fazem várias experiências e testes biológicos. E quem jogou o jogo sabe que, apesar dos Metroid supostamente estarem extintos, a estação foi capaz de reproduzir Metroids (talvez com base de dados obtidos do Metroid bebé salvo no Metroid 2, e que também aparece no Metroid 3). E também sabe-se que a reprodução de Metroids fazia parte de um programa apoiado pela Galactic Federation. A Samus ao invadir essa secção da estação, causou a sua destruição, destruindo a hipótese que a GF conseguir reproduzir Metroids. Mas ao mesmo tempo, durante o Fusion, a GF começou a ter mais interesse no potencial dos Parasitas X do que nos Metroids, a ponto de quererem capturar esses parasitas para propósitos militares. Mas a Samus mais uma vez frustrou os planos da GF, por fazer com que a estação colidisse com o planeta de onde os parasitas de originam, o SR388, fazendo com que a estação e o planeta fossem destruídos, destruindo os parasitas.

Ora, após este "resumo" do Fusion, eu diria que a GF ficou bem frustrada com a Samus, e as relações entre ambos deixaram de ser tão boas como antes. O que eu suspeito que tenha acontecido após esses eventos, é que o Raven Beak entrou em contato com a GF, mostrando o tal vídeo do parasita X. E ele resolveu fazer um acordo com a GF, prometendo que ele enviaria pelo menos 1 parasita para a GF poder estudar, e em troca, a GF teria que enviar para o planeta ZDR a Samus. Relativamente aos EMMI, acho que eles foram fabricados precisamente para serem 100% invulneráveis contra a Samus. Eles foram fabricados por uma entidade denominada Exelion Star Corporation, que é mencionada pela 1.ª vez no Metroid Dread. Eu acredito que esta corporação terá um papel significativo nos próximos jogos da série.

Posso estar errado em alguns pormenores das minhas "teorias". Mas eu acredito que a Galactic Federation já não está com boas relações com a Samus, e acredito que nos próximos jogos, a Galactic Federation será uma entidade inimiga da Samus. Sabendo que a Samus agora é basicamente um Metroid, a Galactic Federation pode muito bem denominar a Samus como uma ameaça à paz galáctica (tal como denominaram os Metroids, tendo pedido à própria Samus para derrotá-los a todos no planeta SR388). E a GF pode mandar soldados bem fortes para a atacar. Eles até podem recorrer novamente à Exelion Star Corporation para ajudar na caça da Samus. E quem sabe, a GF pode ter as mesmas intenções que o Raven Break: replicar a Samus e/ou reproduzir Metroids.

Já agora, por falar da Samus como um Metroid, agora já podemos dizer que a Samus chama-se Metroid. Pois ela é Metroid em 2 sentidos: (1) por ter o ADN de Metroid no seu organismo, (2) o termo Metroid foi criado pelos Chozos, que traduzido significa Ultimate Warrior. Diria que a Samus é a Ultimate Warrior, tendo ADN de 2 tribos de Chozos e com o ADN de Metroid. Mas pergunto-me como será o futuro da série, no que toca a habilidades da Samus. Na parte final do jogo, vimos a Samus a usar as habilidades de Metroid para sugar a energia dos seus oponentes usando a sua mão. E quando ela está no seu Metroid Suit, reparei que bastava ela tocar numa criatura qualquer, a energia da criatura automaticamente era sugada. Pergunto-me como irão implementar esta nova faceta da Samus nos próximos jogos da série.

E após ter falado da história do Dread e das possibilidades no futuro da série, também queria falar do futuro da série, mas no que toca ao design dos jogos. Até agora só tenho jogado os jogos 2D da série. Ainda tenho que jogar os Metroid Prime's, e também o Other M. Mas uma coisa que se notou com o anuncio e lançamento do Metroid Dread, é que há malta que não acha que o jogo vale o mesmo que um jogo "normal", por ser um jogo 2D. E a verdade é que existem algumas séries de videojogos que têm estado dormentes, provavelmente por serem séries que se originaram em 2D. Dou como exemplos Castlevania, Megaman X e Contra. Fazer um jogo moderno mas em 2D, ao estilo visual do Metroid Dread, talvez não é apelativo para essas produtoras, sabendo que depois metem o jogo a full-price, e vai haver pessoal que vai logo dizer "o jogo não vale full-price por ser um jogo 2D. Mais vale comprar um God of War".

O Metroid Dread marca o fim da saga relacionada com os Metroids. Uma saga composta de 5 jogos (6 contando com o Other M). Não sabemos o que nos reserva o futuro da saga. Mas pergunto-me se os próximos jogos da saga principal de Metroid irão manter o aspecto 2D. Pessoalmente, prefiro que continuem a manter o aspecto 2D. Mas depois pergunto-me se mantendo a série principal em 2D, se a Nintendo irá conseguir aumentar a base de fãs da série Metroid. Por mais épico que sejam os jogos Metroid, é uma franchise que não se comprara, em termos de vendas, a Super Mário, Legend of Zelda, entre outras da Nintendo. Epá, segundo o Video Game Sales Wiki, o jogo Duck Hunt da NES teve mais vendas (28.31 million) que todos os jogos da série Metroid combinados (17.29 million). Há que dar os parabéns à Nintendo pelo marketing que investiram no Metroid Dread. Já há muito tempo que não vejo eles investirem tanto em marketing num jogo como o Dread. E até recentemente meteram uma demo do jogo na eShop, para incentivar os indecisos a comprar o jogo. Mas pergunto-me se o jogo irá alcançar vendas que deixe a Nintendo pelo menos satisfeita em ter investido tempo, dinheiro e recursos no jogo, a ponto de querer continuar a investir em mais jogos. E também pergunto-me se eles ficam satisfeitos por lançar jogos Metroid 2D, em que cada jogo poderá alcançar a marca dos 5 milhões de cópias vendidas (um exemplo), ou se irão querer lançar um jogo Metroid numa perspetiva diferente, de maneira a apelar a um público maior, talvez alcançando a marca de 10 milhões ou 15 milhões de cópias vendidas.

É que, tendo em conta isto tudo, e tendo em conta que o Metroid 6 irá marcar o início de uma nova saga para a Samus Aran, eu não descarto a possibilidade de os próximos jogos da série principal de Metroid deixarem de ser 2D, e passarem a ser 3D. Até diria que Metroid 6 poderá ser um jogo na perspetiva em 3.ª pessoa, há semelhança do Metroid Other M. Nunca joguei esse jogo, mas do que já vi, acho que o aspecto pior do jogo é a história e a forma como a Samus é caracterizada. Mas no que toca à gameplay, acho que há potencial em criar um jogo Metroid em 3D na 3.ª pessoa. Imo seria um desafio para a MercurySteam, mas depois de vermos o resultado que é Metroid Dread, acho que eles têm potencial para isso. E o que tem estado na "moda" nos videojogos são jogos na 3.ª pessoa. É verdade que ainda falta vermos o Metroid Prime 4, como será a receção por parte da indústria e dos fãs, e como o jogo se irá portar em termos de vendas. Mas os jogos Prime acho que sempre foram vistos como uma história à parte da história principal. E acho que MP4 não será diferente.

De qualquer forma, acho que o futuro da série é promissor. Duvido que iremos esperar 19 anos pelo Metroid 6. Talvez uns 5/6 anos, dependendo do projeto e da sua dimensão. E até lá, teremos pelo menos o Metroid Prime 4... talvez próximo ano. Ou será que próximo ano será o rumorado remake do Metroid Prime 1? Vamos ver.

Anyway, estou super satisfeito com Metroid Dread. Mais que recomendado. E gostava que o Metroid Dread fizesse outras série ressurgirem. Gostava que a Capcom fizesse um Megaman X9, em 3D mas na perspetiva 2D, há semelhança do Megaman X8. Até podiam fazer o jogo na RE Engine.​
 
Última edição:
Metroid Dread em promoção na Worten por 39,99€

EDIT: Agora está a 47,99€. Aparentemente foi um erro no sistema.
 
Última edição:
A comunidade speedrun tem estado ativa. Quase todos os dias eu vejo um novo World Record.

Abaixo está o World Record atual. Meti o vídeo abaixo a começar numa parte específica, onde o gajo faz speed boost como nunca vi

 
Opiniao nao muito popular.

Acabei o jogo e gostei muito.
Mas nao o consigo colocar sequer perto do que o segundo Ori (jogado na Xbox Series) me ofereceu.
 
Back
Topo