Não vez isso na Apple, mas dizes que se metessem uma maçã na parte de trás que vendia.
Por isso disse: não acho que seja esse o problema.
Sinceramente não sei qual o problema ao certo, até porque sou um dos passageiros do barco daqueles que consideram o Windows 8 um SO fantástico em Desktop (sim, podem atirar pedras), no entanto acredito que a questão da marca influencie.
Digo isto porque ao longo de 3/4 anos fui "engravidando" pelos ouvidos que os Macs e o OSX eram melhores em tudo ao conviver com diversas pessoas. Há coisa de quase um ano sou iOS Developer o que me trouxe obrigatoriamente para o mundo Apple (Mac e OSX) e a verdade é que tudo aquilo que ouvia dizer era mentira, ou pelo menos pintado de forma demasiado bonita (e sim, passo bem mais horas no OSX que num Windows ou Linux).
No entanto, é frequente reparar ao falar com pessoas aleatórias que estas acreditam piamente que os Macs são melhores para trabalhar, mais rápidos, mais isto e mais aquilo. Na conversa geralmente oculto o que faço dando a entender que nunca usei um Mac só para ver até onde vão os argumentos que procuram justificar tais ideias. No final de contas trata-se de um mero "ouvi dizer" e "status", e é esse "status" que contribui e muito para que amigos meus fiquem todos "molhados" quando é anunciado um novo iDevice mesmo antes de saber os seus specs.
Obviamente que todos temos gostos e opiniões diferentes, mas procurando olhar de forma imparcial, o conceito do Surface é fantástico pela inovação e versatilidade que introduz ... mas o mercado diz-me o inverso.
O que está a falhar não sei (tenho uma ideia inicial como por exemplo o preço e as limitações do RT), mas acredito que a marca influencie a partir do momento em que vejo pessoas a sacrificar um ordenado ou a pedir empréstimos para comprar o último iPhone para fazer algo que um com um preço de 10% desse fazia.
Como já ouvi dizer na gíria, um iPhone é visto como um produto de status, talvez pelas mesmas razões que levam aquilo que ouvia e oiço relativamente aos Macs e ao OSX, e a que em qualquer Landing Page ou publicidade de um software sejam sempre Macs, iPhones e iPads os produtos que o apresentam. Essas mesmas razões vão pintar eternamente o IE como o browser que serve para fazer download de outros browsers, vão levar as pessoas a escrever "M$", os BSODs, etc ...
Como a Microsoft pode inverter esta situação? Não sei, mas que o Surface me parece um produto excelente, lá isso parece.