Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Não era mau, mas ai ia esgotar as bikes, vagas em ginasio, relógios desportivos, sapatilhas, meias e o que tivesse em stock a 500% do preço :D

Mas no global era bom, era tudo a largar os carros e pedalar pro emprego :msmiley1:

EDIT: tavas a brincar, mas acho que existe mesmo, "FitCoin" :D
Mas olha que as bikes estiveram esgotadas algum tempo
 
Não era mau, mas ai ia esgotar as bikes, vagas em ginasio, relógios desportivos, sapatilhas, meias e o que tivesse em stock a 500% do preço :D

Mas no global era bom, era tudo a largar os carros e pedalar pro emprego :msmiley1:

EDIT: tavas a brincar, mas acho que existe mesmo, "FitCoin" :D
Não sei Não. Podia esgotar mas muitos iam desistir em pouco tempo. Para ser rigoroso em exercício e consistente não é para qualquer um haha.
Mas era bom incentivo hehe.
 
Estou a achar “piada” o SSD que comprei há menos de um mês já custar 25% a 50% (dependendo da loja) mais que nessa altura. Praga sem fim.
 
Estou a achar “piada” o SSD que comprei há menos de um mês já custar 25% a 50% (dependendo da loja) mais que nessa altura. Praga sem fim.
E pelo que li a rentabilidade é baixíssima nos discos...
A minha gráfica dava 4 dolares por dia de mining. Caguei, prefiro ter em Folding.
 
Por curiosidade, isto do mining presumo que deve ter aliciado muito pessoal do Folding a mudar. Verdade?
Não sei. Eu foldava. Experimentei umas horas hoje e desisti. Para além de subir consideravelmente a temperatura da vram ( que me fez mudar as pads originais por umas melhores) é um valor tão baixo que no meu ver não compensa o desgaste antecipado do material... Especialmente numa altura que para comprares uma gráfica tens que vender 2 rins
 
Apenas por curiosidade, já começaram a aparecer boards para esse tipo de mining com Storage, devido ao aumento de popularidade.

4DUfoU3.jpg


aJCKFEt.jpg


qzAgZp5.jpg


http://www.chidaolian.com/article-69710-1
http://www.onda.cn/MotherBoard_Specifications.aspx?id=465

A única coisa que não percebo é porque é que não usam simplesmente expanders em boards normais, mas talvez me esteja a escapar algo. :)

umaoWkm.png


https://www.tomshardware.com/news/hard-drive-prices-skyrocket-asia-scalpers-making-bank

Os preços dos discos mecânicos de grande capacidade, na China, também estão a subir em flecha.
 
Apenas por curiosidade, já começaram a aparecer boards para esse tipo de mining com Storage, devido ao aumento de popularidade.

Os preços dos discos mecânicos de grande capacidade, na China, também estão a subir em flecha.

O minning está a ser uma das grandes pragas do século XXI.
Está a lixar quase tudo. Desde a disponibilidade de componentes, preços, consumo de energia global, ambiente, etc...
 
Que coisa feia essa MBs lol.Acho que os proprios fabricantes nunca pensaram que o hardware informatico ia ter tranta proucura em 2020/2021.

Concordo que o minning (nos dias de hj em especial nos ultimos 10 anos)em tds as suas vertentes está a começar a ser um "monstro" terá obrigatoriamente de haver algum tipo de controlo sobre isto senão qql dia temos quase tds minning RIG's em casa + trabalho diario como forma de ter 2 rendimentos fixos mensais. 1 deles sem "controlo fiscal".

Cps
 
O minning está a ser uma das grandes pragas do século XXI.
Está a lixar quase tudo. Desde a disponibilidade de componentes, preços, consumo de energia global, ambiente, etc...
E vai haver muitos que te irão criticar alegando direito de poder fazer que quer e afim... liberdade em excesso está a levar ao este a e outros pontos! sou defensor de direitos de liberdade, mas também de deveres que deveremos ter, em especial ao futuro do planeta....

enfim vergonhoso ao que estamos a caminhar...
 
O mundo vai-se adaptar. é só ter paciencia que em breve as coisas voltam a uma certa normalidade.
mas convem saber o que se passa com as necessidades normais a nivel mundial e como funcionam determinadas supply chains mundiais, que é uma coisa que ninguem quer saber, só quando lhes toca no umbigo.
 
Ao menos esta board se tudo der errado, ainda pode servir como "MEGA NAS" :D

Agora o que fazes com boards e graficas de mining?
 
Não precisas de um monstro daqueles para teres 32 discos num computador. Ainda por cima, fora a quantidade de portas Sata, não tem quase nada.
Naquele espaço também se conseguem colocar mais discos.

A única vantagem deve ser que a board + caixa, devem ficar muito baratas.

No mundo PC, o problema não é só mining. Está escassez foi quase a tempestade perfeita.

De resto, custa-me criticar o que cada pessoa faz com hardware.
Não me lembro de ver críticas a quem usa GPUs para Golfar ou crackar passwords.
Há uns anos atrás a nVidia tentou limitar o uso de gráficas consumidor em ambientes de Datacenter, via EULA dos drivers e teve que reverter em poucos dias, porque cairam-lhes em cima.
Agora usam-se para mining e as opiniões são contrárias.....
 
Porque simplesmente antes não provocou uma demanda tão aberrante que tornou as placas produto de "luxo"...

A pandemia provocou também escassez e demanda extra por causa do home office global* e tal, mas isso viu-se apenas num pequeno aumento de preços e falta de stocks de certos produtos e agora a coisa está a recompor, que é o caso de CPUs zen3.

* Eu não percebo o porquê do home office global provocar tanta demanda de hardware. Eu não precisei de comprar nenhum "PC extra", o emprego anterior a empresa deixava levar o computador do trabalho para casa, o atual usa portáteis e que eu saiba hoje em dia cada vez se usa mais portáteis ou nos que usam sempre existiu os emprestimos, fora que hoje em dia quase todo mundo ja tinha um computador em casa que não seja pobre...
 
Porque simplesmente antes não provocou uma demanda tão aberrante que tornou as placas produto de "luxo"...

A pandemia provocou também escassez e demanda extra por causa do home office global* e tal, mas isso viu-se apenas num pequeno aumento de preços e falta de stocks de certos produtos e agora a coisa está a recompor, que é o caso de CPUs zen3.

* Eu não percebo o porquê do home office global provocar tanta demanda de hardware. Eu não precisei de comprar nenhum "PC extra", o emprego anterior a empresa deixava levar o computador do trabalho para casa, o atual usa portáteis e que eu saiba hoje em dia cada vez se usa mais portáteis ou nos que usam sempre existiu os emprestimos, fora que hoje em dia quase todo mundo ja tinha um computador em casa que não seja pobre...

O Home Office é só uma parte do problema e acredito que muitas famílias não tinham um computador recente em casa e aproveitaram o facto de virem para casa para fazer uma atualização.

Depois tens o entretenimento. Muita gente veio para casa e para ocuparem o tempo decidiram comprar/atualizar um computador, uma consola, etc etc... Isso levou a uma demanda de chips muito superior ao que costumava ser o normal.
Os fabricantes estavam a contar que iria ser o oposto, que ia haver uma recessão e a procura ia diminuir, e puff... fez-se chocapic.

PS: Não nos podemos esquecer que em muitos Paises a media de ordenados permite estes pequenos luxos. Nem todos tem ordenados baixos como em Portugal (ou Brasil que ainda é mais baixo).
 
Para além que as pessoas ganham efectivamente tempo ao trabalhar em casa, tempo esse que podem dispender em entretenimento, ou seja, jogos/séries/filmes etc. o que as levou a procurar novamente desktops já que viram a mobilidade reduzida...
 
Ganham tempo e DINHEIRO! A título de exemplo um amigo meu que ia todos os dias pra Lisboa desde que tava trabalhar em casa que anda a poupar cerca de 250€ em portagens e gasóleo! Isso no espaço de alguns meses já dá para PC topo de gama [emoji23][emoji23]
 
O grande motor do consumo de hardware PC foram sem dúvida as famílias que de repente com uma ou mais crianças em casa a ter aulas online percebem que um tablet e os telemóveis são soluções que não satisfazem de todo.

Claro que é uma amostra ridícula, mas só eu ajudei na aquisição de dois portatéis para duas famílias diferentes que durante anos me mandaram passear quando lhes dizia que achava inconcebível não terem pelo menos um computador em casa (portatil, desktop, mac ou PC, tanto faz). Quando tentaram pôr as crianças a trabalhar em tablets com software muito limitado e teclados ainda piores perceberam logo o que eu dizia há anos.

Paralelamente muitas empresas tiveram de se actualizar rapidamente. A minha por exemplo teve de comprar umas dezenas de portáteis porque não estava minimamente preparada para mandar pessoas para casa.

Finalmente quem tem a sorte de manter a sua fonte de rendimento estável viu-se com mais dinheiro disponível para gastar em entretenimento. Toda a gente que podia tentou fazer upgrade há consola/PC/TV etc.

Tudo junto resultou no que estamos a "sofrer" agora. Para quem precisa do material para trabalhar isto deve estar a ser um calvário, mas de resto é chato mas não passa disso.
Não compro as visões pessimistas que o que se está a passar vai acabar com o PC gaming ou que os preços de GPUs se vão manter neste nível para sempre. O mercado ajusta-se, se a procura se manter a oferta acompanhará, é uma questão de tempo.
De qualquer forma é inevitável que as cripto dêem um trambolhão, tratando-se de um mercado especulativo não há como não acontecer.
 
Última edição:
Ganham tempo e DINHEIRO! A título de exemplo um amigo meu que ia todos os dias pra Lisboa desde que tava trabalhar em casa que anda a poupar cerca de 250€ em portagens e gasóleo! Isso no espaço de alguns meses já dá para PC topo de gama [emoji23][emoji23]

Ao dia de hoje espera uns meses cpara comprar um gráfica de gama média-baixa.... :banana:
 
Back
Topo