Moderador de linguagem (corrijir herrus hortugràfýkus)

Moderador de escrita (corrector ortográfico). Concordam ou discordam? * Poll pública.


  • Total voters
    133
Status
Fechado a novas mensagens.
eu por ex não votei
não achei k nenhuma das opções espelhasse o meu ponto de vista
Se o steelbalzz não se importa vou usar o post dele para mostrar uma coisa

Aparentemente o post tem erros. Não é só aparentemente. Tem mesmo. Mas lendo bem vê-se que foi ele que quiz isto assim. Na realidade não tem mesmo erros. Tem abreviaturas.

Agora imagina avaliar isto à escala do fórum. E esta mensagem era bastante simples e clara. Outras nem por isso.

Estás a ver onde é que um gajo se ia meter?
 
Última edição:
Se o steelbalzz não se importa vou usar o post dele para mostrar uma coisa

Aparentemente o post tem erros. Não é só aparentemente. Tem mesmo. Mas lendo bem vê-se que foi ele que quiz isto assim. Na realidade não tem mesmo erros. Tem abreviaturas.

Agora imagina avaliar isto à escala do fórum. E esta mensagem era bastante simples e clara. Outras nem por isso.

Estás a ver onde é que um gajo se ia meter?
Mas era esse o meu ponto. Abreviaturas não são problema, se forem perceptíveis. Isto é, se uma pssoa kiser abreviar o post, por ex. pk tá c/pressa, n vejo nenhum prob nisso. Mx x agr kixer mmo xkrvr à pitah,aí o ppl ja n curt.

para o caganamata, eu sei estar com os outros ;) não digo "Ó BOI! "À" USA O ACENTO GRAVE! IDIOTA!!!" como é óbvio (exemplificando apenas o erro do Phantasia. Espero que ELE não me leve a mal ;) ). Mas isso agora o pessoal do fórum com o tempo já me vai ver a corrigir. Penso que não vou estar a quebrar regras.
Não vai ser ao gozo, mas mais à brincadeira, como o caga* disse
 
São sempre complicadas estas situações.
As pessoas deixaram de saber escrever, eu já começo a ser afectado, mas tento sempre me corrigir antes de escrever asneira.

Abreviaturas uso por vezes, do género: pq, qq, e pouco mais.

Escrias imperceptíveis (pitês) passo à frente, ignoro, agora erros ortográficos já tentei corrigir, mas normalmente dá asneira, é preciso as pessoas quererem ser corrigidas.

Há coisas que irritam mesmo, a escrita pitêsa, fizes-te, fizeste e afins.

Existir um moderador para o efeito é impensável e impraticável, agora um espírito de entre ajuda entre os moderadores e os users é uma boa ideia.

O corrector ortográfico incorporado pode ser chato, ajuda mas pode nem sempre ser da melhor maneira o que pode ser irritante quando a pessoa está a tentar 'postar' rapidamente ele estar a avisar que existem erros na escrita.

É uma questão de bom senso e compreensão e é preciso que as pessoas queiram ser ajudadas.

Cumprimentos

PS: Que grande post, entusiasmei-me :)
 
Mas era esse o meu ponto. Abreviaturas não são problema, se forem perceptíveis. Isto é, se uma pssoa kiser abreviar o post, por ex. pk tá c/pressa, n vejo nenhum prob nisso. Mx x agr kixer mmo xkrvr à pitah,aí o ppl ja n curt.

Não são problema depois de leres o post e perceberes o que lá antes. Antes tudo é problema, tudo tem que ser lido e interpretado. Absolutamente tudo.
 
[...]

p
ara o caganamata, eu sei estar com os outros ;) não digo "Ó BOI! "À" USA O ACENTO GRAVE! IDIOTA!!!" como é óbvio (exemplificando apenas o erro do Phantasia. Espero que ELE não me leve a mal ;) ). Mas isso agora o pessoal do fórum com o tempo já me vai ver a corrigir. Penso que não vou estar a quebrar regras.
Não vai ser ao gozo, mas mais à brincadeira, como o caga* disse

Um exemplo disso seria eu dizer-te que tens um erro no teu post, já que uma frase deve sempre iniciar com letra maiúscula.

Ora, isso seria encher o fórum de posts inúteis, se eu quiser seguir uma discussão sobre o último processador da intel e me deparar com posts para correcções ortográficas, isso apenas me vai fazer perder o interesse na thread, não trazendo nenhuma mais valia para o fórum (e correndo o risco de ferir a susceptibilidade do user que corrijo). Desaconselho por isso a correcção de posts, ainda que a intenção possa ser a melhor.

Ninguém sabe tudo nem ninguém é melhor que ninguém por isso não faz sentido nenhum para mim andar a colocar posts no fórum para corrigir ortografia de outros utilizadores. Nos casos abusivos de abuso de "pitês" não será necessário ter uma pessoa dedicada a corrigir isso pois toda a gente irá cair em cima do utilizador.
 
Um exemplo disso seria eu dizer-te que tens um erro no teu post, já que uma frase deve sempre iniciar com letra maiúscula.
Whoops ^^' (aparte: se fossemos corrigir estes erros de maiúsculas, estavamos bem estavamos... xD )

E, mantenho o que disse sobre o "sei estar com os outros". Perceberão quando me virem a corrigir :P não vou estar a corrigir tudo e todos, obviamente. Só os casos mais.... desesperados (vêem-se muitos) [diz-se vêem ou vêm?]

Enfim... depois vocês percebem o que eu digo ;)

Ainda há tema? Se não penso que a thread pode já ser fechada. Chegamos todos (uns mais tarde que outros :002: ) à conclusão que cada um ou escreve bem ou leva com o pessoal em cima :-D

Cumps [[[[[[[[[[]]]]]]]]]]]
angelofwisdom
 
se houver alguma coisa que controle isso dever ser uma só... corrector embutido no sistema do fórum... votei um moderador somente para isso tomando esse moderador como o sistema de corrector ortográfico..

no entanto se não souberem escrever façam como eu e passem os fossos posts antes pelo gmail.. (o que nao resulta pois ha erros que ficam na mesma...)

a solucao e escrever em ingles..!

ps: letras grandes no inicio não e pra ser usado nos fóruns... isso é usado por jovens senhores de 55 anos que não estão acostumados a escrever para o pessoal de fóruns.. (tipo meu pai..)
 
ps: letras grandes no inicio não e pra ser usado nos fóruns... isso é usado por jovens senhores de 55 anos que não estão acostumados a escrever para o pessoal de fóruns.. (tipo meu pai..)
É uma questão de hábito. Tal como escrever tudo direito sem recorrer a abreviaturas o é.

Eu sempre que reparo em alguma frase minha com minuscula no inicio, corrijo.
BTW (só para dar o exemplo quanto a isto, evitem offtopic sobre o tema a serguir), comecei a ler o "Memorial do Convento" de José Saramago ontem, e mete-me uns nervos profundos ele escerever várias falas na mesma frase, apenas marcando o inicio de cada uma destas com uma letra maiúscula...

Acho que, no fim disto tudo, a conclusão que obtemos é que quanto melhor escrevermos aqui no fórum (a nivel de ortografia, gramatica, pormenores como este das maiúsculas) melhor compreendidos somos e menos nos arrsicamos a levar com flames sobre a maneira como escrevemos.

Ah, so mais uma coisa, penso que no fórum da Portugal-a-Progamar é uma das coisas que eles tentam que fique bem claro: As frases começam sempre por uma maiúscula. Penso que li isto nas novas regras implantadas ha uns tempos no fórum deles.

Cumprimentos
 
Acho piada tudo a escrever direitinho neste tópico... :-D Isso sim é a solução, auto-moderação.

Ah, e muito "boa gente" que aponta os erros dos outros não vê os seus... é que há erros tão subtis, que facilmente qualquer um comete ;)
 
Última edição:
digam-me se ao escrever no Microsoft Word,mandam depois o texto para algum moderador antes de o imprimirem ou publicarem algures....pois
Não será obvio que basta um corrector ortográfico..?...As máquinas foram feitas para facilitar o trabalho do homem.
E mais: podem dizer " sim mas com um corrector os erros continuariam a existir pois nem todos estao para alterar na hora de carregar em publicar"

Certo: mas isso já é como tudo...
quem quer (ker) mesmo (memo) dar (dr) os erros, dá-os (dalos)
com um corrector embutido, muitos eram evitados...assim..talvez até eu aqui tenha erros...
 
Um aparte: "dá-os" está incorrectamente abreviado para "dalos", porque não só não existe "dalos" como tem o mesmo numero de letras, e portanto a abreviatura é desnecessária.
kem ker mm dr erros, da-os. Seria assim que eu escreveria.

A questão é... e não querendo eu agora "reaquecer" a discussão :P abreviaturas (pelo menos por mim) passam, desde que se percebam. O meu único problema, e que foi o que me levou a criar a thread, é mesmo o abuso de alguns utilizadores ao escrever naquela lingua paralela ao português :P

@ AbuTrE: será que o pessoal vai todo escrever assim? Ah que bom seria :D

Cumps [[[[[[]]]]]]
angelofwisdom

p.s.: eu sei que todos temos os nossos erros ;) eu pessoalmente vejo-me à rasca com o Ç. É que parece-me que se escreve "aqueçer", mas lido parece-me mal :confused: alguém me corrija sff ^^'
 
"... eu pessoalmente vejo-me à rasca com o Ç. É que parece-me que se escreve "aqueçer", mas lido parece-me mal... alguém me corrija sff".

Este fórum não é sobre a língua portuguesa, mas é com ela que nos exprimimos. É interessante o problema do "aquecer" (correcto) porque com o "parece-me" está tudo bem. Também já se sabe o poder da TV e rádio, o pleonasmo "eu pessoalmente" é inútil mas várias figuras da nossa praça abusam dele e assim o propagam.

Não concordo que haja moderadores a editar posts por causa da escrita. Também discordo de abreviaturas - porque isto é um fórum e não um sms. Além disto, há uma enorme diferença entre erros ortográficos e os de quem não sabe mesmo escrever.

Há outro elemento que nunca vi discutido e que só mostra até que ponto pode ir a colonização linguística: o uso de palavras (normalmente) inglesas quando existem equivalentes em português. Parece que não basta o facto de haver termos sem tradução... e isto se dever a que, quem inventa as tecnologias, as nomeia...

Aqui leio "users activos", "flames" (que tem o mesmo número de letras que "chamas"...), "poll", "LAN", "link", "cooler", etc.... E está tudo "normal"...
 
epá...na minha opinião, bastante radical, sim, radical, qualquer membro do fórum que escreva assim, deve ser avisado uma vez... dependendo da resposta ou dos futuros posts, ou permanece, ou é banido, mais nada! Nós agora temos de andar aqui a preocupar-nos com esses putos que não têm respeito por nada(pq maior parte são putos) e eles ainda se julgam os maiores(começa a ser comportamento tipico desta geração). Comigo eram avisados, não respeitam, "porta da rua é serventia da casa". Quem aqui está tem que respeitar o que aqui se faz, da forma que se quer fazer. Se é um fórum ptgues, se é definido que aqui se escreve em ptguês, só têm é que cumprir. Abreviaturas toda a gente usa, eu usei aqui umas poucas, mas acho que tudo se percebe aqui. E se repararem, não é nos "Q", nem nos "n" que abrevio, pq n abrevio palavras por apenas duas letras, mas este sou eu! Quanto a haver um mod só para isso... não deve ser trabalho facil... acho que todos os mod's têm o poder de avisar um user qd detectam um abuso...nao vamos agora por um ou dois mod's à caça de erros ou abreviações... é o que eu penso!

Cumps
 
"... eu pessoalmente vejo-me à rasca com o Ç. É que parece-me que se escreve "aqueçer", mas lido parece-me mal... alguém me corrija sff".

Este fórum não é sobre a língua portuguesa, mas é com ela que nos exprimimos. É interessante o problema do "aquecer" (correcto) porque com o "parece-me" está tudo bem. Também já se sabe o poder da TV e rádio, o pleonasmo "eu pessoalmente" é inútil mas várias figuras da nossa praça abusam dele e assim o propagam.

Não concordo que haja moderadores a editar posts por causa da escrita. Também discordo de abreviaturas - porque isto é um fórum e não um sms. Além disto, há uma enorme diferença entre erros ortográficos e os de quem não sabe mesmo escrever.

Há outro elemento que nunca vi discutido e que só mostra até que ponto pode ir a colonização linguística: o uso de palavras (normalmente) inglesas quando existem equivalentes em português. Parece que não basta o facto de haver termos sem tradução... e isto se dever a que, quem inventa as tecnologias, as nomeia...

Aqui leio "users activos", "flames" (que tem o mesmo número de letras que "chamas"...), "poll", "LAN", "link", "cooler", etc.... E está tudo "normal"...

também queres traduzir na programaçao? ou ainda mais basico. nao te esqueças, aqui no forum, quando quiseres escrever em negrito nao metas mete [n] ok? ;)
se se usam termos ingleses muitas vezes é pq sao precisos. o preferes falar à google? de quanto é o teu "barra-ônibus dianteira do tamanho"?
o resto ja foi dito.
 
Pah eu acho que o corrector ortográfico é uma ideia parva dado que uma grande parte dos termos que usamos ou são em inglês ou são palavras k nem existem (como overclockar) e por aí a fora...

Quanto à escrita à pita e coisas do género, o moderador da respectiva secção que trate disso... Eu tenho andado meio afastado do forum por motivos de trabalho mas de qq maneira tenho lido bastantes posts e não vejo assim muitos tão escandalosos quanto isso...

O forum está bem como está a meu ver, se querem tudo em português correcto vão ver o site da porto editora ou coisa do género não um forum de informática...

Quanto ao post acima, qualquer dia obrigam-nos a escrever "octetos" ...
 
Pah eu acho que o corrector ortográfico é uma ideia parva dado que uma grande parte dos termos que usamos ou são em inglês ou são palavras k nem existem (como overclockar) e por aí a fora...

Quanto à escrita à pita e coisas do género, o moderador da respectiva secção que trate disso... Eu tenho andado meio afastado do forum por motivos de trabalho mas de qq maneira tenho lido bastantes posts e não vejo assim muitos tão escandalosos quanto isso...

O forum está bem como está a meu ver, se querem tudo em português correcto vão ver o site da porto editora ou coisa do género não um forum de informática...

Quanto ao post acima, qualquer dia obrigam-nos a escrever "octetos" ...


completamente de acordo

poupaste-me umas quantas letras


cumps
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo