• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Mostra o teu portátil

Pessoal, desculpem o double post, mas vi que upgrade de RAM e disco não faz com que se perca a garantia, por isso estou a pensar acrescentar um disco SSD já que estão baratos e 500GB hoje em dia parece-me pouco. Só tenho é uma questão que não consigo encontrar resposta para ela em lado nenhum. Este portátil suporta a tecnologia de discos ssd pcie 4.0 ou só ssd pcie 3.0? Eu sei que o que traz é pcie 3.0, mas se ele tivesse tecnologia pcie 4.0 dava upgrade para um disco dessa tecnologia (fazia upgrade de espaço e performance). Alguém sabe? Obrigado desde já!
Só para atualizar pois mais alguém pode ter a mesma dúvida. O portátil só tem interface PCIE 3.0 pois acrescentei um disco PCIE 4.0 (Crucial P3 Plus) e não dá a velocidade máxima, ficou pelos 3600 em leitura. De qualquer forma, não compensa estar a comprar neste momento, na minha opinião, aos preços que estão hoje os discos, discos de interface PCIE 3.0.

Também comparei o disco de origem (WD SN730 500GB) e este Crucial P3 Plus e este último faz bastante mais na velocidade de escrita. Na de leitura é quase igual. Ficam em baixo o resultado dos testes. Coisa boa neste portátil é que tem 2 slots m2, portanto dá para ter dois discos.

WD SN730 500GB:
WD-SN730-500-GB-PCIE-3-0.jpg


Crucial P3 Plus 1TB:
Crucial-P3-Plus-1-TB-Port-til-PCIE-4-0.jpg


Portanto, atualizando as specs, agora está assim:

Lenovo Legion 5 15ACH6 82JU
IPS 1080p 165hz
AMD Ryzen 7 5800H 3.20Ghz (max. 4.40Ghz)
SK Hynix 16GB DDR4 3200Mhz (2x 8GB)
Nvidia GeForce RTX 3060 6GB GDDR6
WD SN730 500GB SSD PCIE 3.0

+ Crucial P3 Plus 1TB PCIE 4.0
 
Também tive resultados muito superiores quando instalei o WD SN770 PCIE 4.0 mas não dos mais rápidos no meu Legion 5 17(2021) PCIE 3.0 em relação ao Samsung com que vinha.

Crystal-Disk-Mark-20221120193326-SN770.jpg


Nota: Os teus valores de RND4K Q32T16 não são bons por qualquer razão. Mesmo o Samsung que é pior que os teus nos 2 primeiros e no ultimo é melhor nesse com 1013 e 751.
Uma nota adicional, tenho 32Gb RAM no meu é possível que tal tenha influência?
 
Última edição:
Também tive resultados muito superiores quando instalei o WD SN770 PCIE 4.0 mas não dos mais rápidos no meu Legion 5 17(2021) PCIE 3.0 em relação ao Samsung com que vinha.

Crystal-Disk-Mark-20221120193326-SN770.jpg


Nota: Os teus valores de RND4K Q32T16 não são bons por qualquer razão. Mesmo o Samsung que é pior que os teus nos 2 primeiros e no ultimo é melhor nesse com 1013 e 751.
Uma nota adicional, tenho 32Gb RAM no meu é possível que tal tenha influência?
Acho que Samsung jogam noutro campeonato (também são mais caros), principalmente em coisas que já são detalhes, porque o mais importante são os primeiros valores, talvez seja por aí ou como dizes pelo facto de teres mais memória, sinceramente, eu não sei se influencia. Mas o facto de teres basicamente a mesma velocidade nos 3 primeiros valores é impressionante, acho que não é normal.
 
Posso repetir o teste amanhã. Se o nome do ficheiro fica com a data esse teste foi 1 Dezembro 2022 depois de o comprar na Black Friday.

Este foi o resultado do Samsung (PCIE 3x) que veio com o Lenovo, já como segundo disk. Fiz uma instalação de raiz do OS(W10) no SN770 no segundo slot.

Samsun-as-secondarydisk-Crystal-Disk-Mark-20221124041818.png
 
Posso repetir o teste amanhã. Se o nome do ficheiro fica com a data esse teste foi 1 Dezembro 2022 depois de o comprar na Black Friday.

Este foi o resultado do Samsung (PCIE 3x) que veio com o Lenovo, já como segundo disk. Fiz uma instalação de raiz do OS(W10) no SN770 no segundo slot.

Samsun-as-secondarydisk-Crystal-Disk-Mark-20221124041818.png
Ah então o outro teste é do WD Black SN770? Esse tem mais velocidade de escrita que o Crucial P3 Plus, portanto deve ser normal ter dado mais. É um excelente disco. Eu comprei dois há cerca de 3 dias, por falar nisso, devem chegar hoje a casa, mas são para o fixo. Estão no amazon alemão (ou estiveram) a um preço muito bom, o 850X também estava a bom preço.

Eu para não andar com trabalho a instalar tudo, e como as velocidades são idênticas deixei estar o Windows no disco de origem, podia ter clonado o disco, mas não me apeteceu, a diferença de velocidade não compensa o trabalho 😅
 
Sim o teste mais rápido é do SN770 o lento é do Samsung. Eu queria o OS no mais rápido por isso mudei-o para esse. Com NVME é muito mais rápido reinstalar o OS em 1-2h está feito já com os meus programas e se for com clonagem ainda mais rápido fica a instalação.


Edit: Fiz outra vez o teste agora com o SN770 no 64% de ocupação, os valores random Q32T16 continuam nos 3000 MB/s. Testa os SN770 que compraste no fixo para ver se obtens o mesmo.

Crystal-Disk-Mark-20230727175513.jpg

test
 
Última edição:
Sim o teste mais rápido é do SN770 o lento é do Samsung. Eu queria o OS no mais rápido por isso mudei-o para esse. Com NVME é muito mais rápido reinstalar o OS em 1-2h está feito já com os meus programas e se for com clonagem ainda mais rápido fica a instalação.


Edit: Fiz outra vez o teste agora com o SN770 no 64% de ocupação, os valores random Q32T16 continuam nos 3000 MB/s. Testa os SN770 que compraste no fixo para ver se obtens o mesmo.

Crystal-Disk-Mark-20230727175513.jpg

test
Sinceramente espero que dê mais já que a MB do fixo suporta PCIE 4.0, contudo, não estou com o fixo agora, está no continente e eu estou a viver nos Açores agora... Ainda assim fica a promessa que depois testo, aliás, gostava de testar os discos normalmente e depois em raid 0.

Btw, chegaram mesmo hoje:

20230727-135153.jpg
 
Boas pessoal!

Estou um pouco ausente do mundo dos jogos de PC, mas deu-me uma nostalgia e decidi investir um pc para dar umas jogadelas e descontrair.

Comprei há uns dias um Bundle com o Nitro 5 + Auscultadores Acer + Rato da Acer (4200 dpi)

(o meu orçamento era de 1000€)

Características:

Portátil Acer Nitro 5 15.6" AN515-58-5555​

  • Processador: Intel® Core™ i5-12450H 8-Core, 12th Gen
  • Sistema Operativo Windows 11 incluído
  • Memória RAM: 16 GB DDR5
  • Ecrã: 15.6" Full HD (1920 x 1080) IPS 144Hz Slim Bezel
  • Placa Gráfica: Intel® UHD Graphics + NVIDIA® GeForce RTX™ 4050 6GB GDDR6
  • Armazenamento: SSD 512GB PCIe NVMe
O PC estava marcado na loja por 999€

Aproveitei também 10% desconto direto e + 10% em saldo.

Ou seja comprei por 900€ e ainda tenho +100€ para gastar (provavelmente para ajudar a comprar um monitor)

Pegando nos 900€ e retirando 50€ (que é +- o valor de mercado do rato e fones), pode-se dizer que o pc ficou em 850€.

Acham que foi uma boa compra ou nem por isso?

Ps: 2ª questão: quais as desvantagens de comprar um bundle?

3ddb19b36c86bd033ec44fef4ea6fa2b.jpeg
 
Última edição:
O preço foi bom para o momento do mercado. A critica será o ecran que não deve ser 100% sRGB.
Obrigado Bullit pelo teu feedback.

Eu apesar de não perceber muito sobre a matéria, estive a pesquisar e este PC em outras empresas está entre 1200€ e os 1400€, sendo que por vezes têm melhorias em relação a este que comprei, como 1 TB SSD ou um processador ligeiramente melhor (sendo que alguns não têm o sistema operativo incluído). Mas parece-me que não justifica a diferença de preço. Por isso decidi investir neste.

Agora tenho é a questão do talão, com os 100€ de talão, sou capaz de ir investir num monitor por volta de 150€ com 24 polegadas e 144hz. Se tudo correr bem ficará tudo (pc+monitor+fones+rato) pelos 1000€ que era o que estava disposto a pagar neste fase.

Concordo contigo que o mercado está todo maluco, presumo que possa ter a ver com a crise nos semicondutores, não sei, é o que leio nas noticias....

Mas parece-me que a tecnologia na área da informática não tem evoluído tão rapidamente como acontecia no passado, mas talvez seja impressão minha, pois como disse tenho estado ausente no mundo do gaming.

abc!
 
Última edição:
Boa tarde! Adquiri recentemente um portátil para uso geral / jogos ligeiros / filmes, vou dar a minha opinião depois de 3 meses de utilização.

Modelo: Portátil HP Pavilion Laptop 15-eg2005np 15.6"
CPU: Intel i5-1235u
GPU: Intel® Iris® Xe Graphics + NVIDIA® GeForce® MX550 2GB
Ecrã: FHD (1920 x 1080), IPS, moldura fina, antirreflexo, Low Blue Light, 300 nits, sRGB a 100%
Armazenamento: 512 GB
RAM: 16 GB
Bateria: 41 Wh
Preço: 600€ em promoção 'Back to School'.

Até agora o portátil tem tido um desempenho bastante bom. É rápido em qualquer tarefa genérica, incluindo a ligar/desligar, não é muito pesado (1.7 kgs, o que torna fácil o transporte diário para o escritório e universidade), tem um ecrã bastante bom para o preço (tanto em tamanho como na gama de cores) corre todos os jogos ligeiros que me interessam. O teclado é bom para escrever bastante, que é necessário para o uso que lhe dou. Os altifalantes são bons, com som claro e a bom volume. Gosto bastante da cor azul do portátil.

A bateria não é ideal: dura cerca de 6 horas a fazer tarefas normais (browsing, Word/Excel...). A câmara é apenas 720p, pelo que serve para desenrascar numa emergência, mas longe do ideal se for necessário fazer video-chamadas regulares. As dobradiças parecem ser bastante frágeis, o ecrã abana com alguma facilidade. O portátil não tem uma entrada ethernet, pelo que não dá para o ligar diretamente ao router sem um adaptador. Em termos de entradas USB-A, apenas tem 2.

Em geral, estou bastante satisfeito com a compra, o portátil parece ser bastante bom para o preço a que o comprei e para o uso que lhe dou. Estou um pouco preocupado se a questão das dobradiças pode tornar-se problemática, já que li muitas queixas relativamente às mesmas nos portáteis HP, mas até agora não deram quaisquer problemas.
 
Back
Topo