MMO Multi-Boxing O que acham?

Mirime

Power Member
Engraçado.. Afinal o famoso Konnichiwa multi-boxer é português, provavelmente muitos já tinham visto mas só hoje é que reparei na signature.

Não sei até que ponto o multi-boxing já foi discutido por aqui mas se não o foi acho que era um bom tema. Eu já por algumas vezes dei a minha opinião sobre esta forma de abordar e jogo e por agora não me vou alongar muito até porque o trabalho não me deixar estar a escrever por aqui muito tempo.

Sinceramente não estava nada á espera que fosse um português a usar um multi-boxer, muito devido às condições financeiras que é necessário ter para ser possível jogar desta maneira; Não é somente a mensalidade de 65 euros (750~ ano) que se paga mas também os 5 Computadores, Monitores, luz e por ai adiante..

A não ser que alguém viva sozinho (ou com os paizinhos), acreditem que não gosto de criar estereótipos mas não vejo ninguém casado a ter este tipo de vida disfuncional mas neste caso só posso pensar assim pois por mais que tente não consigo compreender este estilo de jogo, sou uma pessoa que gosta bastante de jogar e alias isto acaba por ser o meu único Hobby, por isso não falo como alguém que odeia quem se diverte com este jogo.

E não.. nunca fui gankado por ele porque nunca o encontrei enquanto estive no Grim Batol, embora tenha a noção que ninguém sozinho em world pvp consiga fazer qualquer coisa que seja contra um jogador que controla 5 chars ao mesmo tempo usando macros e atacando simultaneamente.

A Blizzard bem pode alegar que este tipo de jogadores não infringem qualquer regra mas ninguém pode negar que a maior parte dos jogadores que jogam desta maneira, o fazem para tirar partido das vantagens que dá no pvp. Acredito que alguns são pelo desafio de fazer instances sozinhos, embora ai também tenha dificuldade em compreender pois este tipo de jogos funcionam em função da interacção entre pessoas mas cada um é livre de jogar da maneira que quer.

Retomando a Blizzard, é obvio que eles pouco ou nada vão fazer em relação aos multi-boxers, um jogador a pagar por 5 contas é o sonho de qualquer companhia deste género e logicamente não vão restringir o acesso a estes jogadores, quanto mais contas pagarem mais lucro a companhia em questão tem.

Não concordo com esta maneira de jogar mas tenho que aceitar pois cada um é livre de fazer o que quer.

Let the flame war begin..
 
Não concordo com essa maneira de jogar porque na minha opinião um jogo destes não é para jogar sozinho. Se fosse para estar sozinha a matar dragões ainda estava às voltas com o Zelda e versões semelhantes mais modernas.

Quanto ao pvp sim acho uma vantagem injusta. Por mais que venham dizer que é como se tivessemos em grupo com mais 4 pessoas não acho que seja igual. Primeiro tinhas que arranjar as tais 4 pessoas, comunicar com elas e tinham que ter todas uma grande sincronia e igual destreza para produzir o mesmo efeito. Também penso que a Blizz não vai fazer nada em relação a isto por motivos financeiros, sendo esses mesmos motivos (muito dinheiro gasto para se jogar assim) que nos salvam de uma praga de multiboxers.
 
Não escrevas a branco sff... com esta skin não vejo nada!?!? (e não devo ser o único)
O merujo (aka Konnichiwa's) trabalha, paga todas as despesas relaccionadas com o WoW do bolso dele. Antes de ser multiboxer foi:
1 Pala 70 na Alliance
1 Mage 70 na Alliance
1 Warrior 70 na Alliance
1 Rogue 70 na Alliance
1 Rogue 70 na Horde

Saturou-se, ao fim de algum tempo (após dingar 70), de jogar com todas elas. Descobriu no Multiboxing uma nova forma de encarar o jogo que o tem divertido bastante.
Quando o encontras numa situação de PvP... só tens que pensar que estás a jogar contra 5... é suposto não teres o mínimo de hipótese. É como se estivesses a lutar contra 5 inimigos, só que, em vez de morreres em 5 segundos, morres em 1... :p porque os ataques são sincronizados.
Levlar um MB não é nada fácil... embora já exista pelo menos um a 80 no GB (Lilliq - norueguês). Não percebo a referência a essa "vida disfuncional"... um MB não tem que jogar 14 horas por dia, um jogador hardcore que passe o dia em casa a fazer heróicas e à noite vá raidar 10/25 man, pode ser (ou vir a ser) casado mas um gajo que jogue em MBing ao fim de um dia de trabalho não pode?
Colocar um MB a 80 requer muito esforço, dedicação e força de vontade... tal como raidar numa guild de topo. Fazer MBing, qualquer um o pode fazer... e acredita que no nosso servidor já existem bastantes dual-boxer, triple-boxers, quad-boxers. Conheço quem tenha transferido chars para outras contas só para levlar todas as personagens que tinha até 80 simultaneamente em MBing. Dá uma trabalheira descomunal... mas desde que uma pessoa tenha gosto naquilo que faz... não vejo problema nenhum.

Ahhh, e não se preocupem que ele não raida 10/25 man sozinho... logo não passa à frente de ninguém em roxinhos... e em PvP, quaisquer 5 gajos que saibam o que têm (e o que não têm) que fazer conseguem limpar-lhe o sebo.
 
Última edição:
O problema não está no PvP, usei somente como referência. Tudo levado ao extremo a meu ver é disfuncional, gostar do jogo é uma coisa. Moldar a vidar em função do mesmo acho que foge á normalidade, do vicio normal passa rapidamente a obsessão. E como é obvio neste ponto não encaixa somente multi-boxers mas sim todos que vivem somente para isto, por mais que queiram defender-se desta questão não conseguem, porque para uma pessoa racional consegue entender que não é minimamente normal estar ligada mais de 7/8/9/10+ a um jogo.

Na minha opinião 4/5 horas diarias para um Hobby como este até acaba por ser demais, pode custar muito a admitir mas é verdade. Eu estou nos Corruption á algum tempo, sou officer e isso sozinho já ocupa algum tempo com isto posso dizer que a maior parte da guild, embora pensem o contrário, trabalho, é casado e não passa a vida agarrado ao jogo. Simplesmente acaba por ser a maneira como se está no jogo, podem pensar que devido ao "progress" em pve que a guild é bastante hardcore e que aqui ninguém faz nada pralém do jogo mas essa situação está muito fora da realidade, basta encarar o jogo como ele realmente é. Jogamos com outras pessoas e se estamos a jogar em conjunto para atingir um objectivo é obvio que temos de dar o nosso melhor ou a meu ver não estamos a respeitar os outros 24, esta mentalidade torna os raids mais acessíveis e os bosses acabam por morrer.

A meu ver esta devia ser a maneira que as pessoas deviam abordar um MMORPG se quiserem seguir a vertente de PVE.

Agora, podemos olhar para as guilds realmente Hardcores, que passam mais de 10 horas a raidar em content novo para serem dos primeiros a matar x ou y. Esse tipo de jogadores tambem pode argumentar que passam menos tempo a jogar que o resto das guilds porque investem 5/6 dias no stop mas todos nós sabemos que isso está longe da verdade. Quem tem disponibilidade para estar ligado 15+ horas por dia durante 4/5/6 dias é porque pouco deve fazer da sua vida, a não ser que trabalhem por conta proprio ou vivam em casa dos pais.

Como eu já disse antes, todos têm o direito de escolher o seu modo de encarar este tipo de jogos, se realmente têm tempo para estar 15h+ diarias a jogar e têm vontade de o fazer, força.. Mas nao invalida o facto de isso não ser normal e bastante prejudicial para a pessoa em casa, por variados motivos que nem vale a pena neste momento estar a enumerar.

Tudo isto para te dizer que Raidar hardcore não é o que qualquer guild portuguesa faça neste momento. Nem os Corruption, nem os Momentum, Archangel, Ressurection, Inner circle, Hatred, etc etc jogam desta maneira dita "Hardcore". É obvio que alguns jogadores podem enquadra-se no grupo dos que estão ligados a isto 15 h por dia mas em relação a guilds mesmo que digam que x ou y são hardcore, a verdade é que não o são.

Tanto jogar 15 horas por dia a isto é um comportamento desviante e obsessivo como ter 5 contas para jogar este tipo de jogos sozinho também o é. É dispendioso? realmente é mas não tanto que a maior parte das pessoas que trabalham não o possam fazer mas!! não o fazem porque não é normal, ter 5 computadores em casa somente em função de um jogo não pode ser considerado normal por muito que custe a quem o faça.

São felizes? Ainda bem, fico contente e realmente é o que conta, ser feliz com o que se faz mas mesmo assim não é normal.
 
É obviamente injusto para os outros players ... mas concordo que não deve ser proibido ... digamos que é moralmente incorrecto ... mas cada um sabe de si ... Se lhe dá pica usar 5 chars ... força !


(e não são precisos 5 pc's ... podes correr 2 wow's no mesmo pc facilmente ... até num chaço como o meu ... que só tem 1 GB de ram ... já utilizei chars do meu irmão para fazer low-lvl instances com os meus alts ... metes /follow e vais matando tudo ... depois ALT+Tab e fazes loot com o alt ... e tirando um soluço ou outro de vez em quando ... e um enorme tempo de loading, até se faz bem ...)
 
Ola' tudo bem ?

Bom, para já não esperava este tipo de "conversa" de um hardcore raider. Suponho que o sejas, devido a ocupar uma posição de CM numa guild como os Corruption.
Gostava que soubesses que dispendes mais tempo com o WoW do que eu, porque eu, tirando um fim de semana ou outro, faço umas 3/4 horas por dia, e ultimamente a vontade nem tem sido muita para levlar. A historia dos hardcores jogarem 10 horas para cima, e' conversa para encher chouriços, porque, hardcore e' qualquer pessoa que trabalhe para o end gaming. Uma pessoa que jogue 10+ horas por dia, e' simplesmente, no lifer.

Acho graça às conclusões precipitadas, até a roçar o ridiculo por vezes, mas, cada um é livre de fazer o que quer não e' verdade?

Posso começar por clarificar-te a maneira como jogo:

2 PC's, um C2Quad a correr 4 wow's e um C2Duo para a minha main.
key broadcasting via lan.
um teclado.
2 ratos.
dois braços.

A verdade é simples: jogo da mesma maneira do que tu, apenas 5 vezes mais eficiente. Isto, em termos gerais. O tempo que demoras a fazer com uma char, eu faço com 5 ao mesmo tempo, com as mesmas dificuldades, maior parte delas quando 3 ou mais jogadores decentes, decidem vir-me chatear. No end-gaming, multiboxing não se dá bem com o micro-management preciso, por isso nao existem 5xmages ou 5xlocks ou 5xhunters a dar milho em naxx actualmente.

Quanto ao PvP, e' claro que se cai sempre no erro de dizer que e' injusto, e impossivel de matar, e nas arenas e' so' dar boosts e buscar todo o gear de topo.
Lamento. Não. Efectivamente, um fear, blastwave, stuns e' o bastante para quebrar o follow. O follow faz com que eu me direccione sempre para um lado, de forma a atacar, e eu tenho a preopação de estar sempre a ver 5 monitores, ou neste caso, dois monitores, um deles esta' dividido em 4. Há que ser rápido a avaliar a situação e fazer decisões para 5 chars, em 5 clients do WoW diferentes, e não 1 char que apenas tem, tal como tu pensas, fotocópias atrás. As char que vêm em follow, são uma preocupação mais que acrescida, tenho de estar sempre com atenção.

E isto tudo, não faz de mim uma aberração do WoW, menos pessoa que tu, e com menos skill do que a maioria dos bons players.

Para ser sincero, comecei multiboxing plo desafio e em grande parte por juntar duas das coisas que gosto mais de fazer. WoW e Informática. Ser capaz de fazer instances sozinho, sem ter que andar no LFG, é um must para quem, depois de um dia de trabalho tá farto de aturar tónizada. E ter chegado onde cheguei, com 40 dias played nos shamans, melhor me sinto ainda.
Também saio à noite, mando uns canhões e bebo umas super bocks e sei conviver. Tens algumas pessoas deste forum que me conhecem pessoalmente, até, logo, eu saio de casa e não passo a vida na "mom's basement".

Tenho a certeza de que não sabes o que é controlar 4/5 chars simultaneamente, nem muito menos o que e' fazer PvP desse modo, logo, apenas posso abordar aa outras partes da tua questão.

Primeiro mito urbano-rural:
não vejo ninguém casado a ter este tipo de vida disfuncional
não sou casado. também não me apetece no futuro próximo. para se ter casa, não e' preciso tar casado. a minha vida, não e' disfuncional, porque tenho um trabalho diário, de 8 horas, seguido daquilo que me apetece fazer. as vezes, faço o mesmo que tu. jogo wow.

Segundo mito urbano-rural:
Retomando a Blizzard, é obvio que eles pouco ou nada vão fazer em relação aos multi-boxers, um jogador a pagar por 5 contas é o sonho de qualquer companhia deste género
de facto, a comunidade multiboxing fez as contas aos users em actividade. se todos registados tivessem 5 contas activas, não chegariam a 0.15% do total de pessoas que jogam wow. são 11 milhões. os multiboxers são: +/- 0.15% de 11 milhoes. está visto que e' aqui que a blizzard tem o seu ganha pão. not.
Anyways, o Jeff Kaplan recentemente admitiu ter feito multiboxing quando jogava EQ, e disse, "isso não fazia de mim nenhum criminoso, é apenas uma maneira da pessoa jogar".
rofl

Terceiro mito urbano-rural:
Sinceramente não estava nada á espera que fosse um português a usar um multi-boxer, muito devido às condições financeiras que é necessário ter para ser possível jogar desta maneira; Não é somente a mensalidade de 65 euros (750~ ano)
Sim. em Portugal faz-se multiboxing. Até te posso dizer, que no GB há outro multiboxer portugues com 5 contas.
Eu não sou rico, e gasto 65€ nisto na boa. Porque? Porque me apetece. É que, 65€ custa um jogo para a PS3 ou pra Xbox ou wtv, e olha que vejo muita gente nos shoppings a comprar jogos a esse preço.
Ate' te posso dizer mais: não devo nada a ninguém.

Quarto mito urbano-rural:
também os 5 Computadores, Monitores, luz e por ai adiante..
falso. já expliquei lá em cima no post como é que eu jogo.

Quinto mito urbano-rural:
São felizes?
não. porque quando andava na escola bateram-me muito.
agora bato neles com 5 bonecos. mesmo assim não sou feliz.
 
"Tanto jogar 15 horas por dia a isto é um comportamento desviante e obsessivo como ter 5 contas para jogar este tipo de jogos sozinho também o é. É dispendioso? realmente é mas não tanto que a maior parte das pessoas que trabalham não o possam fazer mas!! não o fazem porque não é normal, ter 5 computadores em casa somente em função de um jogo não pode ser considerado normal por muito que custe a quem o faça.

São felizes? Ainda bem, fico contente e realmente é o que conta, ser feliz com o que se faz mas mesmo assim não é normal."

Qual é a diferença de seres gankado por um multiboxer ou por uma party de jogadores? Quando se escolhe um server pvp, sabe-se à partida que faz parte do jogo, não vejo qualquer injustiça, como o Baía disse é uma maneira diferente de encarar o jogo e as suas mecanicas (tal como se usa para tantas outras coisas, soloing etc), e dá muito trabalho.
Quanto ao facto de ser dispendioso depende, eu por exemplo o que gasto em saidas por fim de semana dava para pagar dois meses x 5 contas, por isso é sempre uma questão de perspectiva
 
Conversa da treta!
O fundamental é fazer-se aquilo que se gosta, nos moldes que se gosta. Ninguém tem o direito, de dizer que é no-lifer, ou que é um comportamento disfuncional. Não está a cometer crimes, logo é válido.
Eu percebo muito menos, gajos que vão para os copos, apanham altas cardinas e ainda se metem em carros. Ou mesmo apanhar altas bubas, todos os santos fim de semana, mas aí é um comportamento normal, porque se está na rua e a sociabilizar? Tenham paciência.
 
O problema não está no PvP, usei somente como referência. Tudo levado ao extremo a meu ver é disfuncional, gostar do jogo é uma coisa. Moldar a vidar em função do mesmo acho que foge á normalidade, do vicio normal passa rapidamente a obsessão.

Mas estás a brincar? Vais-me dizer que como hardcore raider não fazes o mesmo? Agora tu respondes: "não não, eu trabalho bla bla bla"
Mas a visão que eu tenho de ti como hardcore raider é a mesma que tu tens de um MB.

E btw... não uses fonte branca.

Não tentem "glorificar" o multiboxing, é "parvo" e ponto final.

Gente parva a jogar WoW é o que não falta por aí... e não fazem MBing!
 
Última edição:
Não tentem "glorificar" o multiboxing, é "parvo" e ponto final.


É parvo e porquê? Porquê ouviste dizer isso?

Apenas digo às pessoas que deviam experimentar antes de falar mal. Se já experimentaram e por alguma razão não gostaram ou algo do género, então podem argumentar, agora chegar aqui e dizer "ah e tal é parvo porquê é ponto", não me parece razão válida.

Deves ser como certas pessoas que deixam de jogar wow porquê entram para um server pvp e são gankados. Porquê será?

Grow up.
 
Não tentem "glorificar" o multiboxing, é "parvo" e ponto final.


lol o que me parece a mim e que MB e tao parvo como a tua resposta!! :joker:

Na minha opiniao axo que cada um faz o que mais lhe agrada. Eu pessoalmente nunca faria uma coisa dessas, mas se realmente a pessoal que tira gozo nisso porque nao?

Cada um e que sabe da sua vida, e da maneira como a ocupa e desde que isso nao influencie a experiencia do proximo por mim tudo bem.
 
lol o que me parece a mim e que MB e tao parvo como a tua resposta!! :joker:

Na minha opiniao axo que cada um faz o que mais lhe agrada. Eu pessoalmente nunca faria uma coisa dessas, mas se realmente a pessoal que tira gozo nisso porque nao?

Cada um e que sabe da sua vida, e da maneira como a ocupa e desde que isso nao influencie a experiencia do proximo por mim tudo bem.

Influenciar a experiência do próximo? Isso foi como alguém disse aqui, seres gankado por um gajo com 5 accounts é o mesmo que seres gankado por 5 gajos numa party :)

Apenas estão mais organizados e mais funcionais. Multi-Boxing é a melhor opção para não se ter que aturar putos.
 
Mirime a tentar ter uma concersa / troca de argumentos na Internet!? LOL

Ai ai :) U noob.. Internet arguments are serious business! Já foste Mirime!

Abraços Spiritvs ;)
 
Sinceramente e quase a mesma coisa seres gankado por MBx 5 ou uma party de 5. Uma coisa e certa... vais morrer que nem um pardal!!:007:

Basicamente a mim o MB nao me aquece nem arrefece. Mas vou ser sincero que me traz alguma curiosidade ver ao vivo um setup desses a bombar! :-D
 
Sinceramente e quase a mesma coisa seres gankado por MBx 5 ou uma party de 5. Uma coisa e certa... vais morrer que nem um pardal!!:007:

Basicamente a mim o MB nao me aquece nem arrefece. Mas vou ser sincero que me traz alguma curiosidade ver ao vivo um setup desses a bombar! :-D

Posso-te dizer que quando bem montado e por ti, é algo de que te orgulhas e algo que te dá prazer jogar.
 
Acredito perfeitamente. Um setup de 5 contas nao deve ser nada facil de elaborar e executar, e como e obvio depois de tudo montado e estar a bombar deve dar um gozo do crl!!

But... it's not my thang! ;)

Neste momento estou mesmo e mais virado para fazer um estudio de produçao musical que outra coisa.

Pena que por estas bandas nao se discuta nada disso :(:(

Thanks merujo... agora nao vou ver que estou no trabalho mas logo a noite dou uma vista de olhos, entretanto ja tive a ler um pouco do teu blog ehehe.
 
Só tinha ainda ouvido falar de multi-boxing muito por alto, mas saber que há um jogador português a usar esse sistema despertou-me curiosidade ;)

Posso dizer que tive agora a ver o Blog do Merujo e até fiquei com os olhos em bico.
Talvez por já não jogar WoW à muito tempo, mas a verdade é que não fazia ideia como isso funcionava e muito menos pensava que fosse possível com os recursos e tempo descritos pelo Merujo.

Continuo sem perceber patavina de como ele faz aquilo, mas a verdade é que me parece muitíssimo mais divertido que a tremenda seca que é o WoW "normal". Quase que fico tentado a experimentar ;)

Pessoalmente não vejo nada de errado em jogar dessa forma nem considero cheating.
Mais, tenho quase a certeza absoluta que se há coisa que não deve ser é fácil, pois como disse o Merujo, qualquer medida de CC quebra um follow e como tal deve ser uma pincelada para ajustar todo o grupo novamente... penso eu que não percebo nada disso :P
Muito porreira essa abordadagem do jogo :001:

PS: quanto aos custos de 5 mensalidades tambem penso que é um pobre argumento contra. Qualquer jogo novo custa entre 40 e 70 euros. Só este mês já gastei quase 200€ em 3 jogos. Sinceramente 65€ por mês em jogos é um valor mais que normal para grande quantidade dos jogadores.
 
Back
Topo