nForce 4 Reviews

é ssimples ... o controlador é "onboard" :lol: mas o resto faz a diferença ... e parece que a nf4 dá uma coça nas outras ... mas se tivesses lido a review sabias ke a bios da nf3 250 é manhosa ...
 
Desde quando o controlador da ram em a64 é onboard....não é suposto haver tanta diferença nesse campo pk um dos trunfos do dito cujo (A64) é ser onchip...
 
Madril disse:
Mais descansado :D

Raptor ... já testaste a AX8 ? :D

Edit ... AX8 na tem AGP :(


Boards de jeito k clockem bem com AGP?
ggrrrrhhh :( mais a cortar da lista 8o:(:o

será k ha algum com AGP ???? :(

s n fosse os problemas k tem,axo k la teria d ir pra a KV8-Max3 :(
 
Última edição:
vamos a ver s sai av8-max3 :D :p

NCQ = Native Command Queuing
NCQ is a command protocol in Serial ATA that can only be implemented on native Serial ATA hard drives like Seagate's. It allows multiple commands to be outstanding within a drive at the same time. Drives that support NCQ have an internal queue where outstanding commands can be dynamically rescheduled or re-ordered, along with the necessary tracking mechanisms for outstanding and completed portions of the workload. NCQ also has a mechanism that allows the host to issue additional commands to the drive while the drive is seeking for data for another command.

NCQ allows the drive to set up the direct memory access (DMA) operation for a data transfer without host software intervention. This is also called first party DMA - it means that the device is capable of complex sequences of operations without CPU intervention. The drive itself knows the current angular and rotational position of the drive head. The drive then selects the next data transfer to minimize both seek and rotational latencies.

The benefits of SATA NCQ are described in a joint technology paper by Intel and Seagate ....
ver aki e aki
 
Última edição:
sotavento disse:
mas se tivesses lido a review sabias ke a bios da nf3 250 é manhosa ...

Eu li a review e a questão da bios não se aplica à K8T800.
Quanto à nForce 3, eles dizem que a partir dos graficos, parece que a bios da nForce3 não é "madura".

Il semblerait donc que le BIOS de notre carte mère de référence nForce 3 Ultra manque de maturité ce qui pénalise le nForce 3 Ultra.

O parece que não justifica nada.

Seja o que for, deve ser por esta razão que os jogos baseados no Quake3 têm tantos ganhos com a nF4.

5075.png
 
Axo que isso são os ganhos do PCI-E em relação ao AGP.
E a medida que os drivers PCI-E forem amadurecendo também a diferença aumenta.
 
Zar0n disse:
Axo que isso são os ganhos do PCI-E em relação ao AGP.
E a medida que os drivers PCI-E forem amadurecendo também a diferença aumenta.

Isso explica os ganhos nos testes sinteticos à memoria? Ou estás só a falar nos ganhos do Quake3?
 
Esse gráfico não está lá muito bem legendado
Qual é o CPU que a Asus (VIA) e a MSI (NF3) estão a usar? o FX 53?
Presumo que a placa gráfica seja a mesma com a diferença minima do interface.
De qq maneira se o PCI-E fosse mais lento é que ficava espantado
Acho que quem considera AGP só o faz porque tem hardware que nao quer despachar ja ou entao nao esta disposto a aguentar o impacto de board+cpu+grafica
 
É tudo Fx53 e 6800 Ultra (PciEx e Agp). Na nF4 há um grafico com o Fx55 e outro com Fx53.

Lembrem-se do que é que o Quake3 sempre gostou...........e depois vejam os benchs sinteticos à mem. da review da Clubic.
Voltando ao inicio, a minha curiosidade é saber como é que há aumentos tão grandes nos benchs sinteticos à memoria, quando o controlador está no Cpu?

Quanto aos avanços do PciEx sobre o Agp, não sei. Do quake3 e derivados penso que é da mem. Nos outros está +/- igual e no Far Cry há algum problema com as placas PciEx da nVidia, já que não acontece com as Ati.

5089.png
 
Zar0n disse:
Axo que isso são os ganhos do PCI-E em relação ao AGP.
E a medida que os drivers PCI-E forem amadurecendo também a diferença aumenta.

Isto sao os ganhos de largura de banda do chip NF4, o quake3 eh mto sensivel a essas mudanças, a diferença do PCI-E para o AGP nesta geraçao de graficas n é assim tão notória.
 
O PCI-E não garante uma melhor largura de banda (estilo espinha dorsal do sistema) global? Talvez algum bottleneck minimo seja amplificado nesse bench. Parece-me estranho porque isso ate costuma ser feito sem som por exemplo.
Mas pronto sou só eu a inventar.
 
Xpirit disse:
São resultados muito estranhos. O benchmark pode ter algumas falhas,
talvez se tenham enganado e usado outro CPU, ou...

O HT Link (é este o nome?) a mais de 1ghz na board de referencia?

São 3 benchmarks com resultados estranhos. SiSoft 2004 (mem), PCMark 2004 (mem) e Quake 3 (teste no anandtech, adora maior bandwidth).

Se calhar isto é algum "tweak" normal e estou para aqui a fazer uma novela. Espero que sim, pelo menos é algo de melhor em relação à nForce3 e K8T800.
 
Nemesis11 disse:
O HT Link (é este o nome?) a mais de 1ghz na board de referencia?

São 3 benchmarks com resultados estranhos. SiSoft 2004 (mem), PCMark 2004 (mem) e Quake 3 (teste no anandtech, adora maior bandwidth).

Se calhar isto é algum "tweak" normal e estou para aqui a fazer uma novela. Espero que sim, pelo menos é algo de melhor em relação à nForce3 e 8T800.


Pois, são muitos benchmarks com resultados estranhos.

É provável que seja um tweak ou talvez não.
Em todos os benchs o CAS,RAS,etc foram os mesmos?

A hipótese avançada pelo Madril também é pertinente.
O AGP, sendo um pseudo-bus local, poderia estar a fazer estragos na performance RAM<->CPU.
É preciso não esquecer que mesmo com estes últimos resultados ainda se está longe da largura de banda teórica. :D

Resumindo, resultados deveras interessantes e que merecem uma atenção especialda nossa parte. O Natal está aí à porta.
 
Madril disse:
Ainda vai haver versão AGP ?
Madril disse:
Mais descansado :D

Raptor ... já testaste a AX8 ? :D

Edit ... AX8 na tem AGP :(


Boards de jeito k clockem bem com AGP?
Madril disse:
REPITO:


Podia ter AGP !!!
Madril disse:
Eu não lancei nenhuma hipotese ... só disse k o Nforce 4 podia ter AGP ... :D
Realmente... :D

Foi outra pessoa k colocou, o Zar0n.

Eu cada vez mais pondero a opcao de vender a 9800 para migrar pra PCI-E... AGP cada vez tera menos suporte nas boards, ao contrario do k se passara com a PCI-E. No fundo eh quase o mesmo k tar a pensar em s754, nao tem futuro o AGP.

Nforce4, ate ver, nao tras nada de mau em relacao a nforce3, logo sai-se sempre a ganhar. Apesar disso, a grande desilusao eh nao haver o regresso do Soundstorm :(
 
Madril disse:
Eu não lancei nenhuma hipotese ... só disse k o Nforce 4 podia ter AGP ... :D

Tecnicamente penso que pode ter mas qual seria a vantagem?
O AGP está morto e enterrado.

A diferença entre o AGP e o PCI-Express em termos de perspectiva futura
em a médio e longo prazo é abismal. Buses paralelos para medias e grandes
distâncias foram enterrados há 2-3 anos atrás.

O PCI-Express não é uma coisa nova. É a adaptação para o mercado de
consumo de uma tecnologia já badalada noutros sectores (3GIO)
 
Back
Topo