Nikon D80

Por acaso a D90 ainda está a um preço um pouco agreste. Não que não valha, mas ainda é bastante.

certo, ele é nikonista mas ele tá a comparar lenter nikor, nao ta a comparar com nada da canon...

por acaso já tinha visto esse post e ainda me ri um pouco :)

Sim, mas o que eles querem dizer é que comparando ou não, é complicado veres o gajo a dizer alguma coisa de mal sobre a Nikon. Aliás, se ele disser mal é porque provavelmente é grave... lol Mas também verdade seja dita, eu até gosto das reviews dele.

E também há partes que são um pouco subjectivas: "[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif]In some very subtle ways its optics can outperform the more expensive (...) lens"
"In some very subtle ways" a óptica da minha Tamron também consegue ultrapassar lentes L[FONT=Helvetica, Arial, sans-serif], mas não é melhor. :p[/FONT]
[/FONT]
 
Não está fácil ... É muito dinheiro ... Mas nada está decidido ;)
já sabes k tens de esperar 2-3 meses a partir do momento k estejam por ai nas lojas aos pontapes, so a partir dai o preco deve baixar 100 euros...se esperares meia duzia de meses deves conseguir poupar uns 200€...
 
já sabes k tens de esperar 2-3 meses a partir do momento k estejam por ai nas lojas aos pontapes, so a partir dai o preco deve baixar 100 euros...se esperares meia duzia de meses deves conseguir poupar uns 200€...

Yep, mas o tempo também aperta as decisões, infelizmente, e estou *mesmo* a precisar de mais resolução/pontos de focagem ... É a vidinha ... :o
 
hehe, desculpa mas nao resisto, vou ter de te picar :P

para kem há menos de meia duzia de meses atras dizia k 3 pontos de focagem chegavam perfeitamente e 6mp chegava e sobrava para ***** impressao... :D

pois, nao sei o k te diga, na tua situacao tb n sabia o k fazer...

mas 1 coisa e certa, a diferenca da D40 pra D80 é bem maior do que da D80 pra D90, por isso ***** k seja a decisao ficas bem melhor...
 
hehe, desculpa mas nao resisto, vou ter de te picar :P

para kem há menos de meia duzia de meses atras dizia k 3 pontos de focagem chegavam perfeitamente e 6mp chegava e sobrava para ***** impressao... :D

pois, nao sei o k te diga, na tua situacao tb n sabia o k fazer...

mas 1 coisa e certa, a diferenca da D40 pra D80 é bem maior do que da D80 pra D90, por isso ***** k seja a decisao ficas bem melhor...

Claro que dizia isso, porque era a verdade, na altura. As necessidades vêm com a utilização mais ou menos intensiva que se dá à coisa, e no meu caso, bem, é simples, já cheguei ao limite de utilização das capacidades da D40.

Para macro, por exemplo, os 3 pontos de focagem são inacreditavelmente curtos, porque em coisas que têm uns milímetros de tamanho convém poder escolher com extrema exactidão aquilo que se está a focar.
Isto aliado ao facto de o viewfinder da D80 ser muuuuuito maior e muuuuito mais luminoso faz toda a diferença, para este tipo de fotografia.


Também vou começar a precisar de mais resolução, para impressão em tamanho maior, e aí não há volta a dar, só mesmo com mais megapixels ...

A D90 seria obviamente a escolha, e se só pensar uma (ou duas) vez na situação, a D90 não tinha muito por onde escapar. O problema é eu pensar na situação 3, 4, 5 vezes, e depois ocorre-me que estar a dar quase 900 euros por um corpo de uma máquina seria possivelmente a coisa mais maluca que eu teria feito nos últimos anos ... estou tramado :rolleyes:
 
na altura foste pra D40 pq nao precisavas de mais (descuidaste a tua natural evolucao). Agora k vais adquirir nova máquina convem nao repetir o mesmo erro :P

Eskecendo por momento o preco e concentrando apenas nas capacidades da makina, o que e k a D90 faz k a D80 nao faz?

O que te vai limitar na D80 (nem k imagines k isso possa vir a acontecar so ao fim de 3 anos) que não aconteca na D90?
 
na altura foste pra D40 pq nao precisavas de mais (descuidaste a tua natural evolucao). Agora k vais adquirir nova máquina convem nao repetir o mesmo erro :P

Eskecendo por momento o preco e concentrando apenas nas capacidades da makina, o que e k a D90 faz k a D80 nao faz?

O que te vai limitar na D80 (nem k imagines k isso possa vir a acontecar so ao fim de 3 anos) que não aconteca na D90?

Aparentemente, e já matutei muito sobre isso, a nível prático, em imagem final, não há (aparentemente) grande coisa que a D90 faça a mais que a D80, tirando uma melhoria (média) a nível da qualidade da imagem, principalmente em isos altos.

Segundo um site onde compararam directamente as duas, as vantagens da D90 são:

Resolução (12 vs 10MP) -- vantagem quase dispensável

Filmes -- porreiro, mas não entra sequer na minha equação, é um extra que não conta, neste momento

ISOs altos -- aqui sim, a diferença é considerável, e importante

Purple blooming -- supostamente o uso do sensor CMOS na D90 não provoca estes artefactos (em tão grande escala)

Info Button -- bem, pelos vistos a D80 n tem isto, a minha D40 já tem, mas n é importante

Limpeza do sensor -- não é uma killer feature, mas pode dar jeito, pelo menos para afastar os pós mais frequentes

Live View -- confesso, nunca mexi numa máquina que o tivesse (durante tempo suficiente) para poder ver a utiidade disto, mas sei as utilizações em que poderá eventualmente dar jeito. Não entra, no entanto, na minha equação.

Como se pode ver, aparentemente não são vantagens do outro mundo, mas há pormenores que estão lá dentro que fazem com que a D90 esteja super actualizada e tecnologicamente muito avançada, confundindo-se na maioria das capacidades com a irmã maior D300.

A D80 tem a vantagem ... do preço. São 350 euros (apx) de diferença. É muuuuito dinheiro. Pior, arranjo usada por 450 euros, quase como nova, e aí passa a custar, muito basicamente, a metade do preço :o

Ai a minha vida :D
 
Última edição:
Atenção que a máquina não nos limita apenas pela evolução. Basta de um momento para o outro querer-mos fazer determinada coisa que a máquina não faça. E os únicos corpos que dificilmente limitam alguém, são os corpos profissionais.
 
Atenção que a máquina não nos limita apenas pela evolução. Basta de um momento para o outro querer-mos fazer determinada coisa que a máquina não faça. E os únicos corpos que dificilmente limitam alguém, são os corpos profissionais.

Check my last post, e opina, por favor, preciso de ajuda! :rolleyes:

;)
 
Check my last post, e opina, por favor, preciso de ajuda! :rolleyes:

;)

Tirando ganhos em IQ, pela descrição que fizeste, parece que muito do que a D90 te oferece é irrelevante.
No fundo o que pretendes do update? Mais pontos de focagem, melhor viewfinder e uma máquina melhor de se usar?

Tens muitas lentes?! lol :p (I know, I know... Totaly biased...)
 
resolucao nao vou comentar, ja te escaldaste uma vez, por isso, e ctg :P
filmes e algo k tb nao uso, por isso ai n te posso influenciar, mas tu e k me parecias bastante animado com eles ;)
iso altos, disseste td... mas depende do teu estilo de fotografia...
Purple blooming, pelo k sei so acontece em determinadas situacoes...
info button, tu e k sabes se o usas ou nao, axo p exemplo 1 botao de DOF preview bem mais importante
limpeza de sensor, se gostas de macro, com as aberturas minusculas k ja sabes k vais usar, vais comecar a ver pontinhos, a nao ser k tenhas tm cuidado nas trocas e limpes mt regularmente o sensor (pelo menos mandar umas sopradelas)...
liveview e a tal coisa, da jeito em situacoes especificas, cm fotografar objectos imoveis com tripe, mas c uma viewfinder grande e brilhante acredito k nao tanto, se bem k em macro se poes uns extension tubes vais perder mt luz...

tb deves ter em conta a desvalorizacao da makina...
 
Tirando ganhos em IQ, pela descrição que fizeste, parece que muito do que a D90 te oferece é irrelevante.
No fundo o que pretendes do update? Mais pontos de focagem, melhor viewfinder e uma máquina melhor de se usar?

Tens muitas lentes?! lol :p (I know, I know... Totaly biased...)

Sim, tenho muitas lentes!!!!!!! :p

Preciso de mais megapixels, preciso de muitos mais pontos de focagem e preciso mesmo de um viewfinder mais nítido e maior. Faltou referir algo talvez menos importante mas que me parece de extrema utilidade que é o controlo wireless de flash externo (isso a D80 também já tem).

Pela descrição que fiz, realmente, não parece que a D90 tenha muito mais a oferecer, mas depois um gajo lê esta comparação -- http://www.digitalreview.ca/content/Nikon-D90-D80-D300-Canon-50D-Compared.shtml -- e fica com aquela nítida sensação que a D90 é muito, mas muito superior (D80 vs D90 vs D300 vs 50D)
 
Última edição:
Sim, tenho muitas lentes!!!!!!! :p

E não arranjas quem as queira? :lol:

Preciso de mais megapixels, preciso de muitos mais pontos de focagem e preciso mesmo de um viewfinder mais nítido e maior.

Se a D80 te oferece isso e não precisas do que a D90 te oferece... Eu diria que a máquina para o que tu queres é a D300, mas a D300 ainda é mais cara. lol

Pela descrição que fiz, realmente, não parece que a D90 tenha muito mais a oferecer, mas depois um gajo lê esta comparação -- http://www.digitalreview.ca/content/Nikon-D90-D80-D300-Canon-50D-Compared.shtml -- e fica com aquela nítida sensação que a D90 é muito, mas muito superior (D80 vs D90 vs D300 vs 50D)

É uma realidade que a D90 é superior mas... A questão é o quanto esse "superior" vale para ti.

Tu ficas com a sensação de que é muito superior, porque eles falam de tudo o que é superior, inclusive o que te interessa e o que não te interessa.
Na descrição feita por ti, já parece menos porque tu focas-te mais naquilo que te interessa, ou que pelo menos tem o mínimo de relevância.

É como veres uma review que compare a 1D Mk3 e a 40D (que nunca mais acaba a lista de vantagens para a 1D), ou veres-me a mim a comparar as duas (Ok, tinha mais 4fps, um sensor melhor, melhor ergonomia.......... e um viewfinder melhor.... e.... e.... e.... não sei).

Posso-te já dizer que foi essa a razão de não ter comprado uma D300.
 
Última edição:
É uma realidade que a D90 é superior mas... A questão é o quanto esse "superior" vale para ti.

Posso-te já dizer que foi essa a razão de não ter comprado uma D300.

Ahah, a D300 ... isso ainda seria mais complicado, eu ter que decidir entre uma D300 e uma D90 ...

O quanto a diferença entre a D80 e a D90 vale para mim é a questão menor, aqui. A D90 vale mais, é nova em folha, é super actualizada, e é uma máquina soberba, acho que ninguém pensa o contrário. A questão é que apesar de saber que a D80 é inferior (mas não assim tanto), isto resume-se a duas coisas, o preço da D80 (que consigo arranjar por quase metade do preço) vs idade da D80. A D80 já tem uns anos valentes, é mesmo mais antiga que a D40 (o que atesta por si só que a D80 é uma máquina brutal para o sua idade), e se por um lado o preço é atractivo, não posso esquecer este pormenor.

Depois a maioria das reviews (senão todas) aconselham a esquecer a D80, porque a D90 é que está a fazer furor.

Aliás, o chuck norris da Nikon, o mesmo que diz que prefere a D40 à D80 para uma utilização normal, diz sem sombra de dúvidas que a D80 passou à história com a aparição da D90, e nem sequer aconselha a arranjar a D80 a um preço baixo, que mais vale esperar um pouco ou juntar mais dinheiro e ir para a D90.
 
Última edição:
E é bem provável que sim... Eu usei a D80 e gosto dela acima de tudo pela ergonomia. Mas como já te tinha dito, também sou da opinião de que está ultrapassada. Actualmente as tecnologias são outras e dentro da gama amadora a D90 é o topo. No entanto, entre as opções do Chuck Norris, concordo mais com o esperar um pouco, pois acho que a D90 ainda está um pouco para o cara.

Está ultrapassada mas, dentro da Nikon, excluindo a D80, o que é que te sobra para evoluir? A D60 é mais do mesmo, a D90 é quase o dobro do preço. Daí ter brincado com a cena de quantas lentes tinhas. lol
 
Última edição:
O Chuck Norris também dividiu todas as dslrs da nikon em apenas duas gerações. Antes e depois do Active D-lighting. :p Para ele, tudo o que não o tenha deixou de prestar.
A D90 está excelente, sim. Mas quando não há dinheiro, não há dinheiro. A d80 oferece o mesmo módulo de focagem, o mesmo metering, um prisma, pouco menos resolução, etc, por muito menos dinheiro. A maior limitação face à d90 é mesmo a performance em high iso (que ninguém tinha à 2 anos atrás e ninguém deixou de fotografar por isso). Por isso, se consegues chegar à d90, força. Se tens de passar fome para isso, não passes, que não vale a pena. É a minha opinião.
 
Última edição:
O Chuck Norris também dividiu todas as dslrs da nikon em apenas duas gerações. Antes e depois do Active D-lighting. :p Para ele, tudo o que não o tenha deixou de prestar.
A D90 está excelente, sim. Mas quando não há dinheiro, não há dinheiro. A d80 oferece o mesmo módulo de focagem, o mesmo metering, um prisma, pouco menos resolução, etc, por muito menos dinheiro. A maior limitação face à d90 é mesmo a performance em high iso (que ninguém tinha à 2 anos atrás e ninguém deixou de fotografar por isso). Por isso, se consegues chegar à d90, força. Se tens de passar fome para isso, não passes, que não vale a pena. É a minha opinião.

Não é uma questão de passar fome (é uma maneira de falar, eu sei :)), nem tão pouco de não ter o dinheiro para a D90 à vontade, mas ele não me nasce ali num pessegueiro no quintal, custa a ganhar, e custa ainda mais a gastar, if you know what i mean ;)

Tenho que ponderar bem a questão, mas desde já obrigado por todas as opiniões, foram muito úteis, acreditem (menos a sugestão do Rui Marto para me livrar das lentes :004:)
 
Live View -- confesso, nunca mexi numa máquina que o tivesse (durante tempo suficiente) para poder ver a utiidade disto, mas sei as utilizações em que poderá eventualmente dar jeito. Não entra, no entanto, na minha equação.

Sem dúvida uma coisa muito util para macro :)
Pelo que li até agora é excelente para se confirmar a focagem.
 
Back
Topo