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Podes dizer o nome?Mandei vir da Amazon no meio de outras compras.
Mas aparece muito nas habituais lojas chinesas.
O grande problema, para mim, é não dar para vender, emprestar, etc o jogo digital como no físico. Em jogos que temos só uma campanha e depois é encostar para o lado, o digital parece muito mau negócio.é um dos grandes "pros" no que toca a digital vs. físico, que muita gente se esquece. é só plástico...
Passei a comprar digital por uma questão de espaço e de não gastar recursos (coisas minhas).
Mas se calhar vou ter de deixar isso se valer a pena o preço.
A parte dos recursos é uma questão (penso que estejas a falar nos naturais) pertinente e que nunca tinha pensado.
é um dos grandes "pros" no que toca a digital vs. físico, que muita gente se esquece. é só plástico...
Sim, mas também é plástico que não sai de minha casa [emoji14]. Mas sim está na altura de pensarem em qualquer coisa mais eco friendly. O Digital também não é completamente neutro, os data centers consomem muita energia.
Certo, mas esse plástico vai estar igual quando morreres e passares para os teus filhos/netos/etc.
O problema é esse. É óbvio que raramente esses plásticos vão parar ao lixo tão rapidamente. Mas eventualmente vão ainda estar cá depois de nós termos escolha sobre eles.
Pessoal, no que toca a plásticos, não vamos confundir...Tenho cartuchos de consolas antigas, alguns com mais de 20 anos e que continuam cá como se nada fosse..
E por certo irão continuar para outras gerações.. Sim, não é tão eco friendly.. Mas, em termos de longevidade.. não sei o que será mais ou menos eco friendly..
Quanto digo que o sistema é o mais inconveniente não quer dizer que o sistema seja uma abominação mas se por exemplo em modo portátil não havia grande coisa a fazer, em modo fixo o facto de se usar uma pequena porta no meio da dock (que não pode ser aberta por software) com cartões pequenos torna-o menos práctico que as restantes consolas.
O que eu sugiro faz bastante sentido mas é para o utilizador, para o fabricante não há vantagens. Em primeiro lugar há o método mais simples que é não considerar que o cliente é trafulha e simplesmente permitir que depois da primeira utilização se tem o jogo e pronto.
Admitindo que se quer fazer controlo poderia-se usar todo o tipo de métodos do mais simples até ao mais complicado, o mais simples seria talvez por um contador de tempo na consola, ao fim de algum período de tempo pré definido volta a pedir o cartão, se vendeu já não tem, se emprestou ao vizinho é irrelevante, ou espera ou faz um vai e vem, ninguém perde dinheiro com isto, é absurdo achar que alguém ia comprar mais cópias sem isto.
Depois é uma questão de quando fechado se quer o sistema, a consola muitas vezes terá internet podem bem verificar que dado jogo e dada consola estão sempre em par, quando esse jogo aparece noutra consola volta a pedir e só essa consola fica autorizada. Pode haver um limbo em que duas consolas nunca vão à internet mas mais uma vez pode-se completar isso com um fusível de tempo, um mês, uma semana, whatever sem nunca validar, pede o jogo novamente.
Pode-se ainda criar um sistema semelhante às licenças dos PCs em que a licença fica associada à máquina até deixar de estar para o jogo ser vendido ou emprestado.
A Switch até tem a vantagem de usar cartões SD que podem potencialmente ser escritos e portanto nem necessita da internet para validade e associar consolas.
Todos os sistemas são derrotáveis e quem os quer derrotar, derrota sempre, quem quer suportar totalmente o fabricante e as editoras perde flexibilidade.
Quem compra digital não tem que ter benesses nem ser prejudicado tal como quem compra físico. Logo à partida um sistema permite o imediatismo e a rapidez de compra, o outro não. O outro permite ter algo concreto na mão e compras tradicionais.
Cada sistema deve ser o melhor possível para toda a gente e para o avanço da plataforma.
Claro que a generalidade do que referi aplica-se a todas as consolas e não é uma crítica em particular.
Exacto, bem visto! Se for de celofane até não é mau [emoji14]Se for celofane estamos bem porque é biodegradável
Mas quem é que vai desligar uma consola fixa da ficha para provar o quer que seja? Para o caso de faltar a luz? Nas bandejas costumava haver um tranca nestas nem faço ideia.Que diferença faria se o cartão saísse e ficasse à porta...? Isso é muito prático?
Experimentar por exemplo ter a PS4 desligada (da ficha) e tentar sacar de lá um blu ray... Na switch não precisas de estar ligado à ficha para poder trocar de cartucho.
Ganhas umas coisas perdes outras. Eu não vejo qualquer inconveniente em trocar de cartões e até acho mais prático o formato da switch do que os barulhentos e frágeis blu rays (e leitor). Em ambas tens sempre que te dirigir à consola para trocar por outro.
Qualquer sistema será derrotável, até o actual deve ser (não sei, não é algo que me interesse) e deve haver malta a jogar jogos pirateados.Quanto à forma de autenticação do jogo é bastante discutível. A ideia do fuzivel é interessante mas também facilmente explorável e se calhar em termos de sistema não só é complicada para fazer como seria complicada para quem usa.
Falo por mim, embora inressante acho má ideia essa do fuzivel. É um inconveniente estar a jogar um jogo sem CD ou cartucho e depois a meio ser obrigado a pôr... E porque haveria sequer de fazer isso? Ter um jogo físico à tua escolha sempre na consola já te pode facilitar imenso a vida. E mesmo que tivesses uma biblioteca só de jogos físicos o que ganharias? Autenticarias todos os teus jogos de semana a semana para poderes jogar "livremente"? Isso não me parece muito prático.
Quando entras na ideia do always online é só ver o que aconteceu à MS no início da geração. Isso não é uma ideia lá muito bem recebida pela indústria.
Pessoal, no que toca a plásticos, não vamos confundir...
O problema da poluição do nosso planeta são os plásticos de utilização única.
A caixa e o cartucho (ou disco) óbvio que são objectos adicionais (não digitais). Mas esse não é o problema real. Aquele plástico transparente que sela a caixa é que pode ser mau, dependendo do material, por exemplo.
Os jogos físicos até permitem o mercado de usados/2ª mão que combate o desperdício.
Devemos sim preocupar-nos em recusar os plásticos que apenas usamos uma ou duas vezes no dia-a-dia.
Mas quem é que vai desligar uma consola fixa da ficha para provar o quer que seja? Para o caso de faltar a luz? Nas bandejas costumava haver um tranca nestas nem faço ideia.
Como disse o sistema não é horrível mas não é particularmente prático para estar sempre a fazer. O que é perfeitamente normal visto que os cartões SD não foram desenhados para serem usados assim.
A solução simples é ter maneira de jogar os jogos sem o cartão.
Qualquer sistema será derrotável, até o actual deve ser (não sei, não é algo que me interesse) e deve haver malta a jogar jogos pirateados.
O fusível é o meu sistema preferido, não precisa de internet, não é muito obstrutivo para o utilizador, oferece alguma garantia ao fabricante que ninguém anda a fazer um bacanal com os jogos e é fácil de implementar porque a consola deve ter logs da aplicações que corre. Ao fim de dado tempo quando se escolhe iniciar dado jogo basta aparecer uma mensagem (semelhante à que hoje aparece quando não tem cartão) a dizer para inserir novamente o (mesmo) cartão para validação.
O que se ganha? Ganha bastante, se fores o tipo de pessoa que joga 2 ou 3 jogos ao mesmo tempo (provavelmente a grande maioria) não precisas de estar constantemente a fazer trocas, só de vez em quando.
O always online não é nada parecido com o que a Microsoft queria. Isso era mesmo uma filosofia always online, aqui era apenas para os jogos que não se quer colocar o cartão, com cartão funciona sempre e não verifica nada.
Mas nada disto vai acontecer, o que vai acontecer (minha previsão) é que deixam simplesmente de existir jogos físicos, com isso, não há segunda mão, não há descontos e muita gente vai achar que até está a ganhar com isto.
Ao fim do dia isto é um debate filosófico. A consola é uma grande consola e é um aparelho maravilhoso.
Secalhar compro o MK, o DragonBall parece me ter muita tecla um amigo meu tem o jogo.Os que tenho e recomendo são Smash Ultimate, Dragonball Fighter Z e Mortal Kombat 11 (O MK tá com uma resolução muito baixa, mas fluido).
O DBZ tem um modo de simple controls que torna realmente simples de jogar e fazer super ataquesSecalhar compro o MK, o DragonBall parece me ter muita tecla um amigo meu tem o jogo.
Secalhar compro o MK, o DragonBall parece me ter muita tecla um amigo meu tem o jogo.
Secalhar compro o MK, o DragonBall parece me ter muita tecla um amigo meu tem o jogo.