NOS FTTH

Estranho no sentido em que alguns casos são de habitação de elevado valor.

Ainda me lembro da oprimus instalar fibra piloto na Ramada e em Telheiras.
 
Alguém me ajuda a descodificar esta informação da NOS?

...existe a elegibilidade de fibra, porém a morada é inviável para construção de infraestruturas FTTH.

Casa recente onde apenas me disponibilizam satélite, apesar de todas as casas nas redondezas terem fibra, incluindo o meu vizinho que se mudou uma semana antes. Dois PDOs a menos de 20m.

Vodafone partilha a rede com a Nos e estou à espera de resposta da Meo, que na primeira informação só dava ADSL mas nas ruas adjacentes já tem fibra.
 
Alguém me ajuda a descodificar esta informação da NOS?

...existe a elegibilidade de fibra, porém a morada é inviável para construção de infraestruturas FTTH.

Casa recente onde apenas me disponibilizam satélite, apesar de todas as casas nas redondezas terem fibra, incluindo o meu vizinho que se mudou uma semana antes. Dois PDOs a menos de 20m.

Vodafone partilha a rede com a Nos e estou à espera de resposta da Meo, que na primeira informação só dava ADSL mas nas ruas adjacentes já tem fibra.
Tem cobertura na rua para tecnologia GPON por FTTH. só que das duas uma.. Ou não dá para fazer encaminhamento físico da linha de fibra do pdo até tua casa ou não há porto disponível no pdo para o teu nr de porta e portanto não tens UA, unidade de alojamento.
 
Alguém me ajuda a descodificar esta informação da NOS?

...existe a elegibilidade de fibra, porém a morada é inviável para construção de infraestruturas FTTH.

Casa recente onde apenas me disponibilizam satélite, apesar de todas as casas nas redondezas terem fibra, incluindo o meu vizinho que se mudou uma semana antes. Dois PDOs a menos de 20m.

Vodafone partilha a rede com a Nos e estou à espera de resposta da Meo, que na primeira informação só dava ADSL mas nas ruas adjacentes já tem fibra.


Apenas uma ideia, isto na verdade foi uma vez sugerido por o vendedor por telefone (não recordo de NOS ou VDF) a uma pessoa conhecida visto que havia erro no inventario e tendo o PDO na parede de casa não constava no cadastro essa mesma casa logo dava indisponível.

Se o teu vizinho é mesmo ao lado (casas pegadas) pergunta se nessa morada é possível, e pedes o serviço para esse numero, quando forem instalar dizes que devem ter percebido mal o numero e o técnico no local logo confirma se consegue puxar o cabo até à tua casa, se sim ele instala e depois pedes correção para a faturação para o numero correto.
 
Apenas uma ideia, isto na verdade foi uma vez sugerido por o vendedor por telefone (não recordo de NOS ou VDF) a uma pessoa conhecida visto que havia erro no inventario e tendo o PDO na parede de casa não constava no cadastro essa mesma casa logo dava indisponível.

Se o teu vizinho é mesmo ao lado (casas pegadas) pergunta se nessa morada é possível, e pedes o serviço para esse numero, quando forem instalar dizes que devem ter percebido mal o numero e o técnico no local logo confirma se consegue puxar o cabo até à tua casa, se sim ele instala e depois pedes correção para a faturação para o numero correto.


É uma boa dica... Na vdf faz se muito isso dado a vdf só ligar o que está cadastrado e que tem portos disponíveis para essas portas.. só que depois o vizinho fica sem porto no pdo pois eles são limitados... E nas redes partilhadas pior ainda....
 
Alguém me ajuda a descodificar esta informação da NOS?

...existe a elegibilidade de fibra, porém a morada é inviável para construção de infraestruturas FTTH.

Casa recente onde apenas me disponibilizam satélite, apesar de todas as casas nas redondezas terem fibra, incluindo o meu vizinho que se mudou uma semana antes. Dois PDOs a menos de 20m.

Vodafone partilha a rede com a Nos e estou à espera de resposta da Meo, que na primeira informação só dava ADSL mas nas ruas adjacentes já tem fibra.
De onde é que recebeste essa indicação?
 
Se o teu vizinho é mesmo ao lado (casas pegadas) pergunta se nessa morada é possível, e pedes o serviço para esse numero, quando forem instalar dizes que devem ter percebido mal o numero e o técnico no local logo confirma se consegue puxar o cabo até à tua casa, se sim ele instala e depois pedes correção para a faturação para o numero correto.

Pois, mas o meu vizinho já tem serviço. Por acaso vi a instalar e até perguntei ao técnico e ele disse que caso a Nos autorizasse dava para passar o cabo por via aérea.

De onde é que recebeste essa indicação?

Após vários contactos com o provedor. Já ando a insistir nisto há algum tempo.....
 
Pois, mas o meu vizinho já tem serviço. Por acaso vi a instalar e até perguntei ao técnico e ele disse que caso a Nos autorizasse dava para passar o cabo por via aérea.

Então as casas não são pegadas, pode dar-se o caso de a NOS não ter autorização para passagem aérea, acho que foi a VDF que teve uns problemas com a MEO porque prenderam os cabos nos postes deles e a Meo foi para tribunal.
 
@Jfs_

@casio_cable

Os Postes (postes de transição) da Altice não podem ser usados para distribuição final ao cliente. A VDF respeita mas a NOS não.

Contudo, parece-me aí um problema de ausência de UA para o teu numero, ou seja, pelo facto da tua casa ser recente não tens porto (lugar) no PDO.

Percebes?

cumps
 
Após vários contactos com o provedor. Já ando a insistir nisto há algum tempo.....
Mas estás a falar com o provedor porque através da linha comercial não consegues aderir, é isso?
Os Postes (postes de transição) da Altice não podem ser usados para distribuição final ao cliente. A VDF respeita mas a NOS não.
Usar até podem... A Altice é que autoriza ou não a instalação do cabo. Mas por acaso tenho de contactar a ANACOM, Foram ou vão ser introduzidas alterações na ORAP que passam a permitir à NOS e VDF usar indiscriminadamente os postes da Altice para fixação de cabo de drop de cliente, sem qualquer necessidade de envio de notificação ou pedido de autorização para utilização do poste, tanto anterior como posterior à instalação. Só não sei é se estas alterações já entraram em vigor...
 
Mas estás a falar com o provedor porque através da linha comercial não consegues aderir, é isso?

Usar até podem... A Altice é que autoriza ou não a instalação do cabo. Mas por acaso tenho de contactar a ANACOM, Foram ou vão ser introduzidas alterações na ORAP que passam a permitir à NOS e VDF usar indiscriminadamente os postes da Altice para fixação de cabo de drop de cliente, sem qualquer necessidade de envio de notificação ou pedido de autorização para utilização do poste, tanto anterior como posterior à instalação. Só não sei é se estas alterações já entraram em vigor...
A Nos ja usa e sem problemas qualquer poste da Altice, mesmo quando é drop final.
Agora resta saber se com autorização ou não.
Com a VDF é que a história é diferente, a Altice dificulta ao máximo, sobretudo em transição de poste para instalação a casa do cliente, mas estas duas operadoras ja teem conflitos de anos e tendam a continuar esta guerra de argumentos.
Cumprimentos
 
As casas ficaram prontas na mesma altura, mas o meu vizinho mudou-se em Março e eu só em Abril. Ele também teve o mesmo problema mas conseguiu ultrapassar, em Maio instalaram-lhe fibra. Não há ligação para a caixa de comunicações então fizeram a instalação por via aérea, apesar de o técnico me ter dito que isso hoje em dia nem é permitido.

Reclamei junto do provedor pois custa-me a aceitar a situação. A rua nao tem prédios e são 5 pdo em 200m. É possível a ligação direta do pdo, não é preciso nenhum poste. Inicialmente só diziam não haver viabilidade técnica, sem especificar o problema. Penso até que nunca veio aqui nenhuma equipa ver a situação.

No início de Maio Disseram-me que no máximo em três meses iriam instalar a infraestrutura necessária para fibra, e para cabo até podia ser antes, e que só ainda não estava devido ao covid. Entretanto fizeram instalação no meu vizinho e dizem agora que não há nenhuma indicação no sistema de construção de infraestrutura, nem qual a infraestrutura necessária. Até me ofereci para pagar.
 
Mas que grande confusão que vai por aí!!!! Se existem pdos próximos já existe infraestruturas fttth no local... Mas isso não garante viabilidade em nenhuma operadora... É necessário verificar o nr de fibras disponíveis no pdo. Poderá ser pedida uma splitagem para aumentar o número de portos no pdo e isso não é construção de nada... Mas sim aumento da capacidade do pdo para novas moradias... O ter um pdo não significa que garanta elegibilidade na morada...


Se for devido ao encaminhamento físico da linha de fibra já é outro assunto.. Não tem nada a ver com isso
 
A Nos ja usa e sem problemas qualquer poste da Altice, mesmo quando é drop final.
Agora resta saber se com autorização ou não.
Com a VDF é que a história é diferente, a Altice dificulta ao máximo, sobretudo em transição de poste para instalação a casa do cliente, mas estas duas operadoras ja teem conflitos de anos e tendam a continuar esta guerra de argumentos.
Cumprimentos

Isto de estar aqui com meo em rede vdf é horrível... Já tenho a experiência do que nos aconteceu aqui com a rede e a vdf não querer saber nem responder à altice. Enfim... Que saiam da rede...!!! Pois já têm menos portos nos pdos e assim é complicado...

Mas estás a falar com o provedor porque através da linha comercial não consegues aderir, é isso?

Usar até podem... A Altice é que autoriza ou não a instalação do cabo. Mas por acaso tenho de contactar a ANACOM, Foram ou vão ser introduzidas alterações na ORAP que passam a permitir à NOS e VDF usar indiscriminadamente os postes da Altice para fixação de cabo de drop de cliente, sem qualquer necessidade de envio de notificação ou pedido de autorização para utilização do poste, tanto anterior como posterior à instalação. Só não sei é se estas alterações já entraram em vigor...

A altice bloqueia t tudo o que seja transição de linha para a casa do cliente através dos seus postes... Agora deixar passar uma rede de distribuição de outro operador tem que deixar... Mas mesmo assim não deixa.. Só aqui no meu caso porque o meo tb usa a rede.... E aqui seria muito complicado outra forma, postes da EDP de cimento dado que é tudo subterrâneo nestas vilas do concelho... Portanto....
 
Mas que grande confusão que vai por aí!!!! Se existem pdos próximos já existe infraestruturas fttth no local... Mas isso não garante viabilidade em nenhuma operadora... É necessário verificar o nr de fibras disponíveis no pdo. Poderá ser pedida uma splitagem para aumentar o número de portos no pdo e isso não é construção de nada... Mas sim aumento da capacidade do pdo para novas moradias... O ter um pdo não significa que garanta elegibilidade na morada...


Se for devido ao encaminhamento físico da linha de fibra já é outro assunto.. Não tem nada a ver com isso

Voltando ao início, a última informação diz que existe a elegibilidade de fibra, porém a morada é inviável para construção de infraestruturas FTTH

Também gostava de saber qual a infraestrutura necessaria ou então a dificuldade técnica que referiam incialmente. Assim saberia se é possível ultrapassar ou não e/ou quanto custa.

Ou então é uma decisão comercial, já seria uma justificação melhor
 
Para ligar o repetidor DEVOLO a uma box iris em FTTH basta ele estar em modo repeater correto?
Estou a ligar ao repeater mas a box não esta a conseguir obter um IP
Fica sempre no 0.0.0.0, já re-configurei o devolo mas não consigo nada
Tinha visto aqui no fórum ser possível e casos de sucesso deste tipo de ligação
 
Última edição:
Eu não consegui ligar um extender porque a box quando se liga ao router recebe uma gama de IP diferente de outros devices, e o extender atribuia um IP da gama dos outros devices pois era a gama que o router lhe atribuia por wireless.
O meu é um TP-Link.
 
Eu não consegui ligar um extender porque a box quando se liga ao router recebe uma gama de IP diferente de outros devices, e o extender atribuia um IP da gama dos outros devices pois era a gama que o router lhe atribuia por wireless.
O meu é um TP-Link.
A Cena estranha é que foi o próprio SAC que me ofereceu o Extender para esta situação, dizendo que funcionava, e ha mais pessoal no fórum a dizer que dá :(
 
Back
Topo