NOS FTTH

Vou deixar aqui este post que coloquei no tópico do Meo adsl, uma vez que também teve a ver com a Nos:
Basicamente tenho uma avaria na linha que não me permite ver os canais em hd
O técnico mostrou-me os débitos desde a central até à coluna montante do prédio e tinha 20mb, à medida subia até ao meu andar ficava nos 8bm, ou seja perde 12 megas.
Por via das dúvidas substituiu-se o cabo por um novo, acontece que quando chega à caixa do 1º andar o cabo nem sequer anda, fica preso, isto fruto dos cabos de fibra ( partilhada entre a NOS e Vodafone) que instalaram.
Liguei para o apoio técnico da MEO e o técnico tinha acabado de comunicar esta situação "obstrução da coluna montante no 1º andar devido a cabo de fibra"
A minha dúvida basicamente é, então e agora ? Como é que se pode ultrapassar esta situação ?
 
Não houve substituição de cabos, só montaram os pdos, o pessoal ainda tem adsl.
A questão é que os gajos da fibra atamancaram o cabo de tal forma que agora obstruiram a passagem de cabos.
O técnico ia substituir o meu cabo de adsl por outro porque me estava a dar débitos fracos, mas quando chegou a esta caixa não conseguiu passar o cabo porque os de fibra estavam a obstruir.
Não sei se me expliquei bem.
 
Numa instalação nova já é feita com fibra até dentro de casa ou ainda é como antigamente? Por exemplo, tendo eu FTTH de outro operador, essa instalação é aproveitada, ou teriam de passar cabos novos?
 
Numa instalação nova já é feita com fibra até dentro de casa ou ainda é como antigamente? Por exemplo, tendo eu FTTH de outro operador, essa instalação é aproveitada, ou teriam de passar cabos novos?

Falta saber se a NOS tem FTTH (fibra) ou HFC (Cabo) aí na tua morada.

Se for FTTH poderá ser aproveitado do teu anterior operador FTTH (até à tomada otica dentro de casa e verificar se a linha de fibra chega até ao PDO da NOS).

Se for HFC é como antigamente.
 
Em zona Vodafone fibra e NOS coaxial a NOS não usa a fibra da Vodafone para oferecer FTTH ao cliente que pede? Ou depende da zona?

Vou mudar de casa para uma zona nowo fibra híbrida que dispenso, meo adsl, nós fibra híbrida também e Vodafone fibra...
 
@nunomeneses nos próximos tempos, no âmbito de partilha de 2.6 milhões de casas FTTH entre a NOS e a Vodafone, muitas zonas coaxial da NOS vão migrar para FTTH usando a rede da Vodafone, mas é um processo progressivo que vai demorar até 2022.
Portanto, a resposta é sim, só não se sabe quando (só se sabendo que será até 2022)
 
tendo eu FTTH de outro operador, essa instalação é aproveitada, ou teriam de passar cabos novos?

Se o serviço que contrataste é NOS FTTH e se o teu operador atual/anterior é VDF a resposta é "SIM", pois o PDO (Ponto de Distribuição Optico - caixa no poste) é o mesmo e é partilhado entre os 2 operadores
Dentro desse PDO existe um painel com PLCs (Pontos de Ligação Clientes - aka portas Fibra) da VDf e outro painel com PLCs da NOS), logo nem vai ser preciso fazer nova fusão da fibra - aproveitam o cabo end-to-end (basta desligar do PLC da VDF e ligar no PLC da NOS).
Em casa desligam o router da Vodafone e ligam o da NOS (migração instalação super simples)
Nota: nestes casos a NOS instala Routers AIO (com ONT integrado) precisamente para facilitar a migração) - aliás os novos routers da NOS já são AIO (tal como na VDF)


Se o serviço que contrataste é NOS FTTH e se o teu operador atual/anterior é MEO não vais conseguir usar o drop de fibra atual (a não ser que ambos os PDOs estejam no mesmo poste ou na mesma travessia)

Se estiveres numa zona DST, a resposta tb é "SIM" pois a DS telecom fornece os 4 operadores
 
Malta,

Aqui na rua não há fibra de qualquer operadora, só satélite e ADSL. Por curiosidade instalei a app da WOO (nova sub-marca da NOS) e ao testar a cobertura de internet fixa na mesma não me foi apresentado qualquer erro. Achei extremamente estranho pois não há mesmo fibra aqui. Decidi falar com alguém por chat para ver o que diziam:

DMe4TPY.jpg


E dizem mesmo que há. No site da NOS diz que só há satélite. Fui a um 2º chat com outro colaborador e foi ao ponto de dizer que a base de dados está sempre atualizada e que é "100% garantido ter fibra aqui".

Os únicos PDO aqui é um empresarial da NOS e outro da MEO, não residenciais.

Isto é erro, certo?
 
Malta,

Aqui na rua não há fibra de qualquer operadora, só satélite e ADSL. Por curiosidade instalei a app da WOO (nova sub-marca da NOS) e ao testar a cobertura de internet fixa na mesma não me foi apresentado qualquer erro. Achei extremamente estranho pois não há mesmo fibra aqui. Decidi falar com alguém por chat para ver o que diziam:

DMe4TPY.jpg


E dizem mesmo que há. No site da NOS diz que só há satélite. Fui a um 2º chat com outro colaborador e foi ao ponto de dizer que a base de dados está sempre atualizada e que é "100% garantido ter fibra aqui".

Os únicos PDO aqui é um empresarial da NOS e outro da MEO, não residenciais.

Isto é erro, certo?
Secalhar no sistema da WOO os empresariais da NOS reportam como disponíveis para instalação?
 
A NOS passou de ter Satélite para ter FTTH do dia para a noite em 2 ruas inteiras sem colocar nenhuma infrastrutura. Ainda esta semana diziam que só tinham Satélite tanto no teste online como na linha telefónica.

É erro, certo?
 
A NOS passou de ter Satélite para ter FTTH do dia para a noite em 2 ruas inteiras sem colocar nenhuma infrastrutura. Ainda esta semana diziam que só tinham Satélite tanto no teste online como na linha telefónica.

É erro, certo?

Como sabes que não tem infraestrutura?
Normalmente a NOS tem isso bem mapeado.
 
Como sabes que não tem infraestrutura?
Normalmente a NOS tem isso bem mapeado.
Porque o projeto está em pausa desde 2015. O único PDO é empresarial num poste de madeira que já aqui está há anos e nunca foi para residências. Mesmo que o tenham aberto para residências, acho difícil 1 único PDO dar para 2 ruas inteiras que não tinham fibra.

Outra coisa que acho estranha é a Vodafone ainda não acusar cobertura. Nesta cidade a fibra da Vodafone é servida por inteiro através de partilha com a NOS.
 
Porque o projeto está em pausa desde 2015. O único PDO é empresarial num poste de madeira que já aqui está há anos e nunca foi para residências. Mesmo que o tenham aberto para residências, acho difícil 1 único PDO dar para 2 ruas inteiras que não tinham fibra.

Outra coisa que acho estranha é a Vodafone ainda não acusar cobertura. Nesta cidade a fibra da Vodafone é servida por inteiro através de partilha com a NOS.
A minha foi ao contrário, passei da fibra verdadeira a zona satélite.
E sim , eu próprio tenho FTTH em casa lol.
 
Se não ficasse fidelizado até aderia só para ver o que faziam quando cá viessem instalar.

Já agora, sabes quando é que normalmente a Vodafone passa a acusar cobertura numa zona de partilha com NOS?
Se aparecerem aí com uma parabólica podes sempre mandá-los embora e não ficas fidelizado a nada, desde que de facto estivesse acordado que fosse para instalar fibra
 
Back
Topo