Nova Instalação Vodafone Fibra - Dúvidas.

rfsapiens

I fold therefore I AM
Boas,

Aderi a uma campanha de Vodafone Fibra 50mb por 19.90€ (escrito no contrato e confirmado no SAC da Vodafone com oferta de 1 box, activação e instalação) e dentro de dias virão cá instalar este serviço. Actualmente sou ZON mas vou rescindir visto que não estou satisfeito com o serviço deles que me dão problemas de DNS constantemente com a net a cair de 20 em 20 minutos situação a qual já durava há 1 ano e nem uma substituição de modem resolveu... Dado o facto de obter uma resposta insatisfatória da ZON e aproveitando esta campanha resolvi mudar para a Vodafone mas visto que a instalação da Vodafone é diferente baseada em fibra deparei-me com algumas limitações em relação à instalação coaxial actual que tenho pela ZON (a qual a da ZON não oferece qualquer tipo de limitação tecnológica) pelo que me suscitou algumas dúvidas.
Desde já vou descrever a instalação que tenho actualmente:

- Do cabo coaxial principal o sinal é partido em 3 sendo que vai um cabo coaxial para a Box HD ligada à TV da sala, outro cabo para o Modem Router (Hub) da ZON e o outro cabo coaxial vai debaixo de chão para o quarto onde então é derivado com um splitter onde se volta a dividir um cabo que vai para a Box ligada à TV do quarto e o outro cabo liga à placa de TV do meu PC que pelo que li poderá receber o sinal RF do ONT.
- Do ZonHub saiem 3 cabos de rede ethernet CAT 6 para cada PC fixo (temos 3 pc's fixos em casa) - 2 na sala e 1 no quarto o qual o cabo de rede segue pela parede onde se fez um furo para o quarto mas esse cabo só tem cumprimento para chegar mesmo ao pc)

Agora a questão que me suscita duvidas é que:

Primeiro que tudo, pelo que li o ONT da Vodafone só manda um cabo ethernet para o router que depois encarrega-se de tudo, depois então as boxes ficam ligam nas ethernet o que causa logo um transtorno visto o router só ter 4 saidas ethernet....
depois isto implica que tenho que passar outro cabo de rede novo para o quarto a fim da box da TV do quarto receber o sinal certo?
em relação ao sinal RF analógico para a placa de TV do meu computador esse é aproveitado directamente da saida coaxial do ONT, em que se tira os splitters e liga-se o cabo coaxial que vai para o quarto (onde se encontra o PC com placa de TV) directamente ao ONT certo?
Falaram-me tambem na possibilidade de um PLC mas pelo pouco que li sobre isso fiquei com a impressão que esse equipamento causa interferências radioelectricas. Alguém pode confirmar e elucidar sobre a viabilidade dos PLC? É que sou ouvinte e utilizador de ShortWave radio (SW) e não dá de todo passar a ter interferências de modo a que deixe de conseguir ouvir as estações de rádio por causa dos equipamentos da Vodafone.

Posto isto, para alem das minhas perguntas anteriores,

Dada a minha situação, o que é que é necessário para instalar o serviço na minha casa considerando que tenho 2 TV's em casa (uma em cada divisao) que vao receber 2 box's de gravação e que tenho 3 PC's fixos ligados à net (actualmente no ZON Hub) por cabo ethernet (que assim deverão manter-se) e ainda mandar o sinal RF para a instalação coaxial que tenho neste momento que chega a placa de TV do PC do quarto?
Apesar de ser gratuita a instalação, terá esta algum tipo de custos? Será necessário mais algum equipamento adicional por parte da Vodafone para que fique tudo a funcionar como tenho neste momento com a ZON? Digo isto porque será muito aborrecido ainda ter que estar a comprar um segundo router para meter no da Vodafone e pior que tudo só saber na hora dos técnicos deslocarem-se à minha casa acabando assim por ficar sem o serviço novo a funcionar devidamente... Também já ouvi / li neste forum que a vodafone cobra 150€ se uma pessoa cancelar a instalação no período experimental devido às instalações de fibra e obras que fizeram em casa do cliente. Queria saber se esta situação é mesmo real. Pretendia ainda saber quais são actualmente os equipamentos que a vodafone utiliza na sua instalação nomeadamente o modelo do ONT, router e boxs.

Muito obrigado desde já pela vossa atenção.

Cumps.
Rfsapiens.
 
Boas,

Aqui fica um diagrama para terem uma ideia do tipo de instalação que tenho actualmente e a qual é pretende-se que fique feita assim mesmo com o novo serviço da Vodafone

hrgd44.jpg


Cumps,

Rfsapiens.
 
Última edição:

pontos 1 2 3, são ligações por RF45 que saiem do router por isso não há problema, em que o router vai ficar ao pé desses pontos.
se for a sala e se tiver uma tomada RF e a tv4 tiver também uma tomada RF está resolvido, porque há sinal, o ONT fica ao pé do router injecta para a rede RF fica ultrapassado.
a ligação de internet da 4 como disseste que está ligada por rf45 ao pontos 2 e 3 é na boa.
a ligação 5 tendo em conta que é tv com box tem de ser por rj45, tens 2 formas, pode ser por PLC ou RJ45.

vai ficar algo como isto:

espero que tenha ajudado alguma coisa...
 
Última edição:
Olá f201,

Obrigado desde já pela tua ajuda, era mais ou menos isto que tinha em mente mas não tinha muito a certeza: o analogico RF vem do ONT pro meu pc pela tomada RF que tenho onde está o pc4 e ficarei com TV analógica no meu pc, esse problema fica resolvido para alem disso, terei que usar o cabo de rede que vai para o pc4 e passar cabo de rede para a tv5 ou meter um PLC. Agora a questão prende-se com o facto de não ter a certeza que as saidas do router são suficientes para isto tudo pois o ONT manda um cabo de rede para o router e manda logo o RF mas é o router que distribui por RJ45 todo o restante sinal. Será que o router da Vodafone tem saidas suficientes para ligar a TV1,PC2,PC3,PC4, TV5 tudo por RJ45? Ou irei precisar de mais algum router adicional para ligar ao router da Vodafone? E a questão do PLC? Isso é viável? A vodafone costuma instalar? Esse equipamento não causa interferências?
Eu peço desculpa pelas perguntas todas mas de facto instalações com a ZON são mais faceis de se fazer sem tantas complicações e eu quero ter a certeza que fica tudo a funcionar como deve ser antes de virem cá os técnicos terem que voltar a recablar isto tudo :P

Cumps,

Rfsapiens.
 
Olá f201,

Obrigado desde já pela tua ajuda, era mais ou menos isto que tinha em mente mas não tinha muito a certeza: o analogico RF vem do ONT pro meu pc pela tomada RF que tenho onde está o pc4 e ficarei com TV analógica no meu pc, esse problema fica resolvido para alem disso, terei que usar o cabo de rede que vai para o pc4 e passar cabo de rede para a tv5 ou meter um PLC. Agora a questão prende-se com o facto de não ter a certeza que as saidas do router são suficientes para isto tudo pois o ONT manda um cabo de rede para o router e manda logo o RF mas é o router que distribui por RJ45 todo o restante sinal. Será que o router da Vodafone tem saidas suficientes para ligar a TV1,PC2,PC3,PC4, TV5 tudo por RJ45? Ou irei precisar de mais algum router adicional para ligar ao router da Vodafone? E a questão do PLC? Isso é viável? A vodafone costuma instalar? Esse equipamento não causa interferências?
Eu peço desculpa pelas perguntas todas mas de facto instalações com a ZON são mais faceis de se fazer sem tantas complicações e eu quero ter a certeza que fica tudo a funcionar como deve ser antes de virem cá os técnicos terem que voltar a recablar isto tudo :P

Cumps,

Rfsapiens.
Se não estou em erro, essa situação das portas rj45 se não chegar eles instalam um repartidor (acho que é assim que se chama) houve um user na mesma situação e fizeram isso.
A questão dos PLC´s, eu já tenho o serviço alguns 3 anos e tal sempre tive a box a funcionar por plc e nunca tive problemas.
 
Boas,

Desde já obrigado pelo vosso feedback :)
Recebi resposta da vodafone eles falam em utilizar 3 PLC's ou ligação wi-fi mas pelo que li o PLC precisa de instalação electrica decente e funcionam nas frequencias de 100 kHz a 1 MHz e isso interfere com SW... a vodafone diz que os PLC sao instalados sem custo adicional mas um 3º PLC sao 30€ diluidos em 12 mensalidades de 2.5€. O que faço? Já vi e percebi que o router tem saidas insuficientes... Terei que arranjar um switch como sugerido pelo Illusion4u em vez dos PLC já que terei que pagar na mesma? Alguem pode confirmar as especificações técnicas dos PLC se os da vodafone realmente operam nessas frequências sff? E que switch me recomendariam? (sem ser mt caro) Um que nao caia por excesso de ligações sff :)

Cumps,

Rfsapiens.
 
Última edição:
Aqui neste site diz que os PLC fazem interferencia com rádios em Short Wave... secalhar estou inclinado para adicionar um switch... com o switch tenho net nos pc's e network share entre eles certo? Que modelo Gigabit me aconselham que seja compativel com o router da vodafone?

Obrigado por toda a vossa ajuda a me ilucidarem ;)

Cumps,

Rfsapiens.
 
Boas pessoal,

Já vieram cá instalar a Vodafone Fibra. A Net é excelente mas a TV apresenta alguns problemas de pixelização embora não tenha paragens de imagem nem nada do genero alguns canais tem uma qualidade brutal enquanto outros sao um bocado mais enevoados do que na zon. Alguma forma de corrigir esta situação? Tenho uma box Cisco ISB2201 (que é a que tem melhor imagem das 2) e uma Motorola VIP 2262E. Na motorola posso mexer no aspect ratio da imagem mas na Cisco nao encontro essa opção... Alguma sugestão para ajustar o aspect ratio da Cisco (isto pk a minha mae quer a imagem esticada na sua TV LED). O audio das boxs é perfeito :)
Em relação ao telefone, nada a apontar.

Cumps,

Rfsapiens.
 
Boas pessoal,

Já vieram cá instalar a Vodafone Fibra. A Net é excelente mas a TV apresenta alguns problemas de pixelização embora não tenha paragens de imagem nem nada do genero alguns canais tem uma qualidade brutal enquanto outros sao um bocado mais enevoados do que na zon. Alguma forma de corrigir esta situação? Tenho uma box Cisco ISB2201 (que é a que tem melhor imagem das 2) e uma Motorola VIP 2262E. Na motorola posso mexer no aspect ratio da imagem mas na Cisco nao encontro essa opção... Alguma sugestão para ajustar o aspect ratio da Cisco (isto pk a minha mae quer a imagem esticada na sua TV LED). O audio das boxs é perfeito :)
Em relação ao telefone, nada a apontar.

Cumps,

Rfsapiens.
Basta clicares no botão ao lado direito de TV/BOX por cima do volume.
 
Já está no formato que ela quer ;) obrigado :)
Em relação ao enevoado e isso.. há alguma coisa que possa fazer? :)

Cumps,

Rfsapiens.
 
Boas,

Desde já obrigado pelo vosso feedback :)
Recebi resposta da vodafone eles falam em utilizar 3 PLC's ou ligação wi-fi mas pelo que li o PLC precisa de instalação electrica decente e funcionam nas frequencias de 100 kHz a 1 MHz e isso interfere com SW... a vodafone diz que os PLC sao instalados sem custo adicional mas um 3º PLC sao 30€ diluidos em 12 mensalidades de 2.5€. O que faço? Já vi e percebi que o router tem saidas insuficientes... Terei que arranjar um switch como sugerido pelo Illusion4u em vez dos PLC já que terei que pagar na mesma? Alguem pode confirmar as especificações técnicas dos PLC se os da vodafone realmente operam nessas frequências sff? E que switch me recomendariam? (sem ser mt caro) Um que nao caia por excesso de ligações sff :)

Cumps,

Rfsapiens.

http://pt.tp-link.com/products/details/?categoryid=224&model=TL-SG1005D também ha de 8 portas

e se quiseres seres tu a comprar os plc

http://pt.tp-link.com/products/details/?categoryid=1658&model=TL-PA4010PKIT


Cabo (solução switch) é sempre muito melhor e muito mais rapida do que PLC (são 800Mb vs 80Mb)
 
Última edição:
Boas a todos,

Obrigado pelo vosso feedback sim irei seguir com os switchs mas ainda estou em periodo experimental ;)

Cumps,

Rfsapiens.
 
E confirma se as boxes estão definidas para 720p ou 1080i que ele ás vezes esquecem-se. (1080i será a melhor opção visto os canais HD serem nativos nesse formato.)
 
Ola :)

Ambas as boxes estao definidas para HD 1080i e mesmo mudando para 720p fica na mesma... os canais sao mais enevoados do que os da ZON IRIS... alguma coisa que possa fazer em relaçao a isto? pk o resto do serviço está excelente até a box é muitissimo mais rapida mas a minha mãe vê TV e quer a imagem como deve ser :P

Cumps,

Rfsapiens.
 
f201 eles nao acrescentaram mais nada mas instalaram tudo por cabo de rede ethernet e disseram-me que com um switch resolveria o problema :)
Se esta situação da TV ficar tudo ok irei comprar o switch para ligar os PC's que faltam ;)
Mais uma vez muito obrigado a todos pelo vosso apoio ;)

Cumps,

Rfsapiens.
 
Ola :)

Ambas as boxes estao definidas para HD 1080i e mesmo mudando para 720p fica na mesma... os canais sao mais enevoados do que os da ZON IRIS... alguma coisa que possa fazer em relaçao a isto? pk o resto do serviço está excelente até a box é muitissimo mais rapida mas a minha mãe vê TV e quer a imagem como deve ser :P

Cumps,

Rfsapiens.


Por ventura com ZON tinhas sharpness a mais e agora tens o correcto. Vê se a tv está definida para screen fit (1:1 pixel map).

Se a tv foi ligada noutra porta HDMI deve ter outras settings.
 
Boas,

A TV da minha mãe é uma LED da LG já tive a ver as opções e não tem lá essa opção do pixel map no entanto o aspect ratio está em 16:9.
Mas sim noto que falta brilho na imagem tem mt contraste branco e pouca vida onde deve ter já aumentei o sharpness da TV para 100% e disfarçou um bocadinho mas falta qualquer coisa na imagem da vodafone as cores são um pouco mais estranhas ou ele carrega nos vermelhos, mesmo nos HD e os canais estao mais escuros com o contraste mais carregado como se tivesse sem vida... Até na minha Sony CRT noto um pouco essa situação :/
Há alguma forma de corrigir este blur ou de aceder a funções avançadas da box que corrijam esta situaçao? Ou deverei contactá-los se isto persistir para me trocarem equipamentos?

Cumps,

Rfsapiens.
 
Última edição:
Back
Topo