Nova moda dos cantos arredondados e notch

O teor do topico nem é tanto saber quem gosta ou nao gosta mas sim tentar perceber o pq de tanta "animosidade" perante o notch quando o mesmo da para ocultar (ok, quica nao dê em todos mas presumo eu que dê na maioria, mas aqui a questao vai alem disso pois basta ver os comentarios sobre o notch e nao tentam saber se da ou nao para esconder no modelo em questao mas surge logo a critica, e eu racionalmente nao vejo fundamento logico para tal (falta saber se existe...!!) )

Ver comentarios como infelizmente... é pena trazer....dispensava o mesmo...e afins mete-me "confusao" tendo em conta que (geralmente) da para ocultar o mesmo mas pode ser que por aqui esclarecam a minha duvida.

O meu topico ao ser movido por aqui ainda me causou mais "confusao" pelo facto de chegar ao exagero de ver petiçoes online para a anulaçao do notch e dos cantos arredondados?!?!?!?
Sem comentarios...:rolleyes::rolleyes:

@bseixas eu tb prefiro a versao do xiaomi mi mix mas é um caso entre poucos, se esse fosse o standard do mercado, ai veria logica em nao desejar o notch, mas nao é esse o caso.
 
@shiseido

Lá por ser standard ou moda no mercado, não significa que tenhamos de gostar ou de não ter opinião sobre o mesmo ainda para mais existindo outro design alternativo no mercado que na minha opinião apesar de não ser perfeito é muito mais feliz e apelativo, seja como for é uma questão de gosto e gostos não se discutem. :D

Questionar a opinião de quem critica o notch partindo do principio que este dá para esconder em todos os smarphones quando não me parece ser o caso, a mim também não faz muito sentido. ;)
 
So contribuir com algo... Será que faz lógica lançar algo para o mercado em que a primeira preocupação das pessoas é se dará para esconder isso através de software? Mais valia vir logo assim no hardware
 
@shiseido

Questionar a opinião de quem critica o notch partindo do principio que este dá para esconder em todos os smarphones quando não me parece ser o caso, a mim também não faz muito sentido. ;)
Nao concordo minimamente, pois se reparares como referi isso é uma nao questao pois parece que quem critica, nem sabe se o tlm x oy y permite esconder o mesmo e presumo que a maioria de, portanto isto ja reflete a partida um reflexo de um comportamento "anti", pois critica se de uma forma global e logo a partida!
So teria logica se TODA a gente que critica e "coloco em causa", fosse efectivamente comprar um tlm que nao desse para esconder o mesmo.
Eu questiono pois tendo em conta os factores que ja referi anteriormente, no geral, nao vejo logica na critica e vejo a unicamente criticar por criticar, pq nao se gosta e esquecem se que regra geral, o uso do mesmo é facultativo.

eu tb prefiro a versao do xiaomi mi mix mas é um caso entre poucos, se esse fosse o standard do mercado, ai veria logica em nao desejar o notch, mas nao é esse o caso.
Pela tua resposta presumo que nao entendeste, eu referia me ao facto de ser standard no mercado ecras como o do mi mix 2 e nao o notch mas ja agora, o notch efectivamente por algum motivo parece q vai ser standard no mercado tendo vindo para ficar e sim, tens razao, nao temos (felizmente!!!) todos que gostar ou nao do mesmo (eu nao gosto de tlms pretos por ex) mas felizmente quem nao gosta (notch), tem geralmente uma boa opçao e dai o meu "espanto"... ;)

@lordbifana eu nao assumo que o meu gosto é o universal ou o definidor do standard pois dessa forma ate diria que a maior parte das pessoas aprecia a existencia do notch, o que podera obviamente estar errado e nao ha forma de provar mas na mesma forma nao me acredito no que dizes, acredito que tu nao gostes e mais pessoas, mas dai a presumir que é ponto assente na maior parte das pessoas, é no minimo errado, pois nao temos esses dados (so se por ex trabalhares numa loja de tlms e obviamente fores tendo o feedback dos clientes, ai ja se cria um "quadro"!)..
MAs dou te uma pista, no minimo sera estranho todas as marcas enveredarem pela possibilidade de ter um telemovel com notch e as marcas antes de lançarem um producto, tem muito mais dados do que a opiniao pessoal de "meia duzia de pessoas", o que nao significa que agrade a toda a gente, algo impossivel pois a logica tb é de tlms cada vez maiores e muita gente nao aprecia (eu aprecio).

Volto a referir, so tento perceber a logica por detras de tanta renitencia e critca exacerbada ao notch, mas quica nem exista...(logica!).
 
Última edição:
@shiseido

A lógica (ou falta dela) em não gostar do notch é precisamente a mesma em tu não gostares de smartphones em preto, é aquilo a que se chama de gosto pessoal... :D

Mas a vida continua e se amanhã comprar um smartphone novo com notch, certamente "sobreviverei" como o fiz ao longo destes anos com outros smartphones menos bem conseguidos esteticamente neste ou naquele aspecto (corpo massivo tendo em conta o tamanho do ecrã, borders pretas à volta do display ou cameras salientes do resto do corpo etc).

Simplesmente não sou é obrigado a gostar ou a deixar de ter opinião só porque é moda/standard ou supostamente a "maioria" aprecia. ;)
 
@shiseido

A lógica (ou falta dela) em não gostar do notch é precisamente a mesma em tu não gostares de smartphones em preto, é aquilo a que se chama de gosto pessoal... :D
Mas felizmente nao sou anti nada (tb mal seria) nem venho p os foruns destilar "desagrado" como se fosse algo inultrupassavel ( infelizmente saiu em preto...inadmissivel esta moda dos tlms pretos...vou criar uma petiçao para abolir tlms pretos e so existirem cor de rosa c bolinhas amarelas...!) pois tenho boas alternativas que nem sao necessarias ser fruto de muita coerencia e maturidade, pura e simplesmente basta me comprar noutra cor, simples!
Sinceramente nao consigo passar a mensagem, deve ser problema meu...:rolleyes: pois eu nao ponho em causa quem nao goste de notchs, isso nem ocupa espaço na minha vida (nao sou propriamente um nerd de tlms e os 20 anos ja passaram ha mais de 20) eu ponho em causa o exagero criado sobre a existencia do mesmo quando existe (geralmente) uma simples alternativa!!
Mas isto deve ser uma generation gap...
 
@shiseido

Pois não sei, que não criei nenhuma petição e não será por dizer que não gosto do notch que passo a anti, incoerente ou imaturo... :-D

Mas estás com sorte que smartphones de várias cores cada vez mais bonitos não faltam ( infelizmente já sem notch a tendência é para serem cada vez menos pelos vistos :rolleyes: ), para mim não há nada mais bonito que um smartphone em preto com o vidro totalmente em preto (e sem notch claro).

Gostos. :D
 
O fórum existe para dar opiniões. Não gosto de notches não vejo qualquer utilidade e esteticamente acho horrível. Não estou aqui a dizer que quem acha bonito está errado nem estou aqui a tentar a mudar a opinião de ninguém. Gostos são gostos, não se discutem. Agora o que posso é discutir e criticar quem faz os telemóveis e é isso que estou a fazer. É com muita pena que vejo um sistema operativo como Android seguir a moda dos notches só porque o iPhone o faz. Else repararem, telemóveis como os novos huawei, têm notch, supostamente para aumentar o rácio do ecrã, e o 'queixo' continua a lá estar... Simplesmente n vejo a lógica.
 
Como já foi dito, não foi o Iphone X o 1º a fazê-lo mas sim o essential phone.

A falta de bezels está na moda e ainda bem, mas por consequência com a introdução de sensores, dual cameras na frente, alguns acabam por pôr notchs para os acomodar.
Não é apenas para imitar X ou Y, é uma questão de redução de custos. O iphone X teve tanta saída que os outros fabricantes acabam por ter preços mais baixos por fazerem algo parecido e usarem os mesmos "moldes".

Quanto ao queixo ainda existir na mesma, deve-se à ligação/controlador entre a "board" e o final dos ecrãs AMOLED que ocupa espaço e por enquanto não existe tecnologia de alternativa.
O Iphone X tem um queixo mínimo porque deram-se ao luxo (com aquelas margens de lucro vale tudo) de dobrar o ecrã AMOLED em baixo, fazendo a curva para baixo/dentro e ai sim porem a ligação.
Mas isso sai caro e os outros fabricantes não se podem dar a esse luxo, visto que ninguém põe margens de lucro sequer parecidas à apple.

Acho que é o Mkbhd que tem um video deste ano a falar disso.
 
Tópico muito interessante, só agora o descobri. Não querendo entrar em guerras de marcas, sou utilizador Apple mas posso dizer que já tive umas dezenas de equipamentos Android (Moto G, Moto G2, Moto G3, Xiaomi Redmi 3, Honor 9, LG G2, LG G4, Galaxy S3, Xiaomi Redmi Note 4, etc...) mas acabo sempre por voltar para o iOS apenas por preferência pessoal (consigo dizer que ambos os sistemas operativos são bons e que ambos têm falhas).

Agora, relativamente ao notch, é engraçado fazer uma análise ao desenvolvimento das opiniões. Ignorando o Essential Phone, que impulsionou este atributo nos telefones, o primeiro telefone com mais visibilidade a apresentar o notch foi o iPhone X. Foi nessa altura que a comunidade Android quase fazia uma fogueira para carbonizar a marca. Entretanto qualquer telefone que saia para o mercado neste momento tem notch, e se não sair com notch basicamente é como se tivesse um design do ano passado.

Isto para dizer que neste momento nesta industria há pouco por onde inovar, e algumas inovações não vão fazer o maior sentido, mas têm sempre alguma razão lógica por trás. Eu pessoalmente desde que vi o iPhone X achei piada ao notch, e entretanto já vi dezenas de modelos Android com notch também muito interessantes.
 
Não gostando do notch esteticamente é algo que passado uma semana ja nem ligaria se o software do telemovel estiver bem desenhado para ele. Imagino que na Apple esteja pela facilidade de haver modelos limitados, agora uma marca como a Xiaomi que lança 1 telemovel a cada 24h daqui a uns anos a MIUI como vai lidar com o espaço diferente disponível para notificações e infos de sistema?

Já vi modelos onde não mostra nenhuma notificação e depois baixas a barra e há dezenas... Ainda mais no Android 9 o relógio esta na esquerda, mt modelos ja deve estar mais de 1/3 (1/2 ??)do espaço daquele lado ocupado...
 
Eu também não gosto, por isso este ano mantive o meu mi6, estou à espera do Mi Mix 3 para ver se gosto daquilo, para mim é o smartphone que mais me atrai :)
 
Corrijam-me se estiver errado mas isto do iohone X é muito bonito.. Mas sem leitor de impressão digital, o quão seguro é o reconhecimento facial? Quem tiver um irmão gémeo desbloqueia o telemóvel certo?
 
Corrijam-me se estiver errado mas isto do iohone X é muito bonito.. Mas sem leitor de impressão digital, o quão seguro é o reconhecimento facial? Quem tiver um irmão gémeo desbloqueia o telemóvel certo?

muito bonito mas pouco pratico na minha humilde opinião que nunca usei.
ter de apontar a cara cada vez que desbloqueio nem que me pagassem...

sim quem tiver um irmao gemeo desbloqueia, até irmãos muito parecidos mas não gémeos, há vários videos no youtube.

isto é apenas uma solucao provisoria até conseguirem meter o leitor de impressoes no ecrã que era o que a apple queria fazer, mas não conseguiu até agora, sem outros inconvenientes.
 
Back
Topo