Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Bela familia, sem duvida.
A 70-200mm até fica bem na foto :cool:

Obrigado :D

A 70-200 fica bem em qualquer família ;) também é usada na minha Canon 5D :P Na semana passada fotografei uma festa de aniversário com miúdos de 3 anos numa quinta apenas com ela e a Samy 35mm 1.4. A 70-200 foi a rainha. De longe a criançada nem se apercebeu :P
 
[GAS] 32 - 1 [David]

Ora aqui está uma lente pela qual sempre tive uma quanta curiosidade.

Isto é meio para experimentar, a ver se consegue complementar um bocado o kit entre a 35 e a 85. O preço foi bom. Se não gostar, deixo-a encostada ou até vendo. Não foi comprada com a intenção de ser uma das minhas lentes principais, e o preço faz-lhe jus, pois foi a prime mais barata das 3 que agora tenho.

Opticamente, as opiniões dividem-se. As reviews mostram uma lente péssima, mas as opiniões dos utilizadores são geralmente muito positivas.
As zonas desfocadas, por aquilo que vi na net, parecem-me ficar melhores nesta do que nas f/1.8 (das quais eu não gostava nesse aspecto).
Eu ainda não posso dizer nada, só lhe peguei para ver se estava a funcionar.

Mas bom, juntando isso tudo... "pronto, vou comprar, vou experimentar".

Foi na *****, novamente. Garantias não são aquilo que mais me preocupa, se não também nunca teria comprado nada usado.

E entretanto...vou preparando o terreno para full-frame? Talvez. Não estou inclinado para comprar lentes APS-C novamente. No máximo, acho que sou capaz de arranjar algo temporariamente, se o preço de compra for muito bom.


Estas close-ups foram tiradas com a 18-55, com um tubo macro de 13mm. Nada de mais, nem sequer me preocupei em estabilizar ou focar a 100%.

IMG-8940.jpg

IMG-8944.jpg


E verdade seja dita...don't we all love fast primes? :biglaugh:
 
Última edição:
Bah… por acaso ando a sentir falta de algo mais rápido que a minha 24mm pancake. Ainda há uns dias tive num espectáculo noturno e tive que mandar o ISO lá para cima. Ficou tudo cheio de ruído. Mas isso é algo para outro tópico.
 
Só que nessa range...já é mesmo preciso abrir os cordões à bolsa...

Muitas vezes tive ganas de arranjar uma 24/1.4 Art, mas naaaah...não volto a gastar facilmente valores altos numa objectiva fixa, como gastei com a 35/1.4 Art. E essa foi uma excepção por a ter encontrado a um excelente preço, que fazia compensar face à 35mm da Canon.

Se o full-frame nem sequer te passar pela cabeça (a mim sempre passou desde o início), isso é fácil, é trocar metade do kit por uma 18-35/1.8 Art :biglaugh:
 
Faria sentido vender a 18-55 e a 24mm. Provavelmente conseguiria 150€ por isto? Se calhar menos. Ainda tinha que por mais 400€ se comprasse em Grey market. Ainda é puxado. Obrigado pela dica. Vou analisar. Vou ver nos usados e afins.
 
Andava indeciso entre investir numa nova dSLR ou mudar para mirrorless, chegou-me mais uma viagem para tirar as dúvidas. A 450D com a 55-250mm estava no meu limite de peso para andar a pé, investir num corpo melhor e mais pesado seria para ficar em casa a ganhar pó.
Apanhei a M5 por um bom preço, agora só falta a EF M 22mm f/2 para ter o setup para o dia a dia e viagens.

MG-6763.jpg
 
Faria sentido vender a 18-55 e a 24mm. Provavelmente conseguiria 150€ por isto?
Mais. O mínimo por que já vendi uma 18-55 foram 75€, e a minha 24mm STM foi embora por 120.
Mas sim, é bastante. No entanto é a única grande angular zoom e útil que supera os f/2.8 em APS-C.
É que f/2.8 em APS-C, infelizmente, não é nada de especial.

@P!NTAS quais as primeiras impressões desse brinquedo? Sempre tive uma curiosidade danada por essa câmara, mas nunca sequer tive oportunidade de a ver à minha frente.
 
Só a fui buscar há pouco, mas até agora surpreendeu pela positiva, no que toca à construção, tamanho e setup dos botões. Amanhã já devo sair para tirar fotos, hoje vou-me entretendo com os menus,EVF e afins. Estava com medo de a achar pequena de mais, e até preferiria algo maior, mas é muito equilibrada em termos de tamanho e peso, com esta lente pelo menos. Com a 22mm deve ser como andar com uma compacta.
 
qual a poupança de peso efetiva se quiseres ter distancias focais equivalentes ao que tinhas na 450D?

Ignorando o segmento 150-250mm que deixei de ter, são umas 200 gramas de diferença entre os dois sistemas. Esses 100mm da EF S correspondem a menos de 5% das fotos que tiro, mais o facto de a lente não ser nada de espectacular.
 
Não deve ser bonito. Foi talvez o que nunca me deixou perder a cabeça com ela ;)

Já pensei várias vezes em vender a 17-50 2.8 e a 35mm 1.8, meter mais uns trocos e ir buscar uma, mas acho que ia sentir falta da distância dos 35 aos 50mm para uma lente "all-around". Não me cheteia muito andar com a 70-300, por isso acho que vivia bem com o tamanho e o peso.
 
nesse caso não seria mais justo comparar com a 18-135 na 450D? a diferença reduzia de 200gr para praticamente o mm peso...

Ponderei isso. Mas a ideia era comprar um corpo novo, ainda pensei na 200D para safar algum peso também, entre outras. Mas preferi os controlos da M5. Daquelas cenas que um gajo põe na cabeça, estava com esse bichinho, dei com uma promoção com esta lente, com 2 anos de garantia e aproveitei. Vou manter a 450D e as lentes emprestadas, na pior das hipóteses volto a esse sistema, já estava com o GAS das mirrorless, nada a fazer :P
 
Já pensei várias vezes em vender a 17-50 2.8 e a 35mm 1.8, meter mais uns trocos e ir buscar uma, mas acho que ia sentir falta da distância dos 35 aos 50mm para uma lente "all-around". Não me cheteia muito andar com a 70-300, por isso acho que vivia bem com o tamanho e o peso.
Por acaso acho que para mim encaixava bem. Apesar da lente que mais uso ser a 55-250 stm, seguido da 24 e depois a 10-18. A 18-55 está praticamente parada. Depois de usar motores STM custa-me muito voltar aos antigos, barulho, tempo, etc… Por isso acho que essa lente da sigma iria substituir essas 2 e talvez fazer-me usar outras distâncias. Para não falar na qualidade óptica da Sigma, que pelo pouco que li, parece-me algo excelente. Do nível profissional ou lá perto.
 
Mais de 800g. porra bem pesada. mais pesada que o corpo da câmara. Gostava de testar isso na mão. 1.3Kg mais coisa menos coisa. É algo complicado de ter na mão?
Requer hábito, mas ao fim duns meses um gajo já não estranha. Quando pego na 80D + 35mm + flash são 2kg. Nos primeiros tempos fazia-me confusão, mas agora pego naquilo tudo com uma mão e abano como se nada fosse. É uma questão de adaptarmos a forma como pegamos.
E a 80D + 35mm f/1.4 sem flash dá 1.4kg, também uso na boa.

Dentro de casa costumo andar com 80D + 18-55 ou 10-18 + flash. É à volta de 1.5kg. Já nem noto :P
Tive que fazer estas contas agora porque nem tinha a noção que era tanto :biglaugh:

Uma coisa útil para andar na rua é ter uma strap que encaixe no sítio do tripé, para o conjunto ficar virado para baixo quando está encostado ao nosso corpo.

Ao fim de 1 ano com esses elementos no meu kit já me é perfeitamente natural. Agora causa-me estranheza é pegar em menos peso do que isso, por ex quando uso a 18-55 ou a 10-18 sem flash. Até parece que não tenho lente posta na câmara, a mão está sempre a contar com aquele peso a pender para a frente e não o tem :biglaugh:
 
Bem o @m4ndr4ke f**** tudo e meteu-me o bichinho pela sigma 18-35. Tenho andado a ler algumas coisas e parece-me uma lente acima das STM que tenho em termos de qualidade óptica. Para não falar que, com 1.8 de abertura iria abrir outras possibilidades. Pelo que leio, apesar de ser zoom tem qualidade de prime mesmo a 1.8 (ou pouca diferença faz). O que me deixou de pé atrás são alguns problemas de front ou back focus, que apesar de poderem ser minimizados com a dock (coisa que custa mais 50€) irão continuar por lá. Resumindo, é muito boa, mas incerta a focar.

Fico a pensar se seria uma aquisição que pudesse elevar um bocado a qualidade das minhas fotografias. Torna-las mais sharp, ficar com aquele efeito wouu.

Obviamente que só irei avançar para a compra se conseguir vender a 24mm pancake e a 18-55 III que tenho por algo a rondar os 200€ (as duas juntas obviamente)
 
Última edição:
Back
Topo