Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Oh MylleZ, cuidado que eles fazem isso de proposito!! Depois de te afeicoares a ela ja nao a queres deixar ir embora! :P

BTW, podias fazer uma foto de familia com todas as maquinas e lentes ;)
 
Et voilá!

30015191682_544b2401b7_h.jpg


Como prometido, aqui está ela.
A caixa vinha tão bem selada, com os acessórios ainda todos embalados, que eles podiam vender isto como novo que ninguém sabia.
Entrei em modo programador, para confirmar o numero de disparos, e ela tem ainda menos do que eles diziam - tinha 350 disparos :)

Para completar a festa, vinha um saquinho especial dentro da caixa, com uma bateria extra :)
Estes gajos sabem aliciar uma pessoa...

É linda a máquina. Aquele grip e aquele EVF já compensam :)
Não estou a ter os problemas de "focar com o nariz" (quando a usar o EVF posso usar o touch screen para ir seleccionando o ponto de foco que quero), mesmo usando o meu olho esquerdo no EVF.
Aliás, este estilo ragefinder vai ser muito bom, até porque o EVF fica ali mais fora de mão e não vai desligar tantas vezes o ecrã principal quando estiver a ver imagens (por causa do sensor do EVF).

Fico com ela, não fico com ela? Tenho até sábado para decidir, mas é fácil né?! :P

Cumps
 
É para dar mais suspense :)
Também acho as E-M mais bonitas (as Fuji também), mas estes controlos da GX8 estão muito bons.
Aquele dial para a compensação de exposição vai dar muito jeito.
 
Peso pluma ainda é, porque é muito leve.
Mas sim, é grandita.

30046294881_4cf48e914f_h.jpg


29835052850_94abf3d415_h.jpg


A D5300, por exemplo, é do tamanho da D3000 (quase a mesma coisa).

A D7200 pesa 675gr, a Panasonic GX8 pesa 487gr e a D5300 pesa 530gr (body only).

Não é pelo peso do corpo, mas pelo peso das lentes.
Mesmo uma 35mm 1.8 pesa quase o dobro do que uma 25mm 1.7.
Uma 85mm 1.8 pesa quase o triplo de uma 42.5mm 1.7

Uma Sigma 17-50mm 2.8 pesa 570gr, uma Panasonic 12-35mm 2.8 pesa 310gr.
Uma Nikon 70-200mm f2.8 pesa 1.54kg, uma Olympus 40-150mm 2.8 Pro pesa 880gr (quase metade).

E por aí fora.
Eu gosto do tamanho da GX8 até. Não é tão pequena como a E-M5 (a diferença até está mais no grip), nem é tão grande como as APS-C compactas (sem contar com aqueles porta chaves da Canon, tipo 100D). Mas é leve, tem controlos muito bons (muito melhores do que os controlos de qualquer APS-C de entrada) e tem uma qualidade de construção brutal.
Depois tem features até dizer chega - tem um touch screen de sonho, tem um sistema de foco brutal, tem um EVF do melhor que já vi, etc.

Uma GX8 está muitos furos acima de máquinas como a D5300 (mas muitos furos :)).

Cumps
 
Penso que hoje em dia já lhes dão o devido valor.
Eu vi dezenas (literalmente) de reviews, antes de comprar a GX8, e todos dizem que é uma máquina fenomenal.
Mas para a maior parte das pessoas, sim, tudo que não seja Fuji, Canon ou Nikon não presta (a Sony já começa a cair nas graças de alguns)...
Mas eu todo lado lês - "MFT, 1/4 de sensor 'a sério".

Outros são mais engraçados. Meti a foto da Oly E-M5 e da GX8 no meu face.
Os meus amigos estão todos a perguntar porque raio estou a comprar máquinas antigas :D

Mas eu também era assim.
Ninguém me metia na cabeça que uma MFT podia ser tão boa.
Nada como experimentar :D

Cumps
 
IMO essas coisas experimentam-se é no terreno, e não (apenas) em testes de laboratório em casa. Aí é que descobres as vantagens e desvantagens, quando tens de sacar a máquina à pressa e tens 5s para ajustar um/dois setting e tirar uma foto. É quando percebes se os botões estão bem colocados, se os menus foram bem desenhados, se consegues mudar o ponto de foco e o sistema foco funciona, se o buffer aguenta, se consegues alterar settings enquanto a máquina está a gravar no cartão, etc.
 
Eu por acaso gosto do sistema, é bom o suficiente para mim e para as minhas necessidades. E de forma geral acho as Panasonic mais intuitivas e costumizaveis.
E como não gosto de andar com muito peso atrás é muito bom conseguir andar com 5 lentes (2 zoom e 3 primes) e corpo da máquina, num bolso de uma mochila que foi desenhado para uma DSLR e uma lente.
 
IMO essas coisas experimentam-se é no terreno, e não (apenas) em testes de laboratório em casa. Aí é que descobres as vantagens e desvantagens, quando tens de sacar a máquina à pressa e tens 5s para ajustar um/dois setting e tirar uma foto. É quando percebes se os botões estão bem colocados, se os menus foram bem desenhados, se consegues mudar o ponto de foco e o sistema foco funciona, se o buffer aguenta, se consegues alterar settings enquanto a máquina está a gravar no cartão, etc.
Eu, em casa, só testo a qualidade de imagem e coisas como prestações em ISOs elevados, etc.
No terreno vejo o resto.
Mas isto tem funções que nunca mais acabam...

Para já o que mais me deslumbrou foram as capacidades de tracking e de face detection (e também as prestações em ISOs elevados).
O face detection funciona mesmo muito bem (melhor do que na E-M5), a focar sempre ao olho mais próximo.
Ainda me estou a adaptar aos controlos.

Já consegui ver que o estabilizador não é tão bom quanto o da E-M5 (na E-M5 consigo, na boa, 90% de fotos focadas a 1/10 ou 1/15s - na GX8 deve andar mais para os 80%).
Já deu para ver que mesmo duas baterias é pouco - suponho que terei que ter umas 3, no mínimo, para situações em que saiba que preciso de muitas fotos.
De resto estou a gostar de tudo mesmo...
O Focus peaking é muito giro, mas para macro (que para já era onde mais precisava dele) não é muito bom (pelo menos em casa, com pouca luz).
Tenho que ver na rua.

Cumps
 
É para dar mais suspense

antes de comprar a GX8

Durou pouco o suspense! :D :D :D


a focar sempre ao olho mais próximo.

Quem dera a muitas (todas?) DSLRs funcionarem assim ;)


O Focus peaking é muito giro, mas para macro [...]

Foco manual em macro é melhor com a magnificação. O peaking será mais prático para quando tens tempo para selecionar a área a magnificar.
 
Ah, busted.
O mais engraçado é que eu ainda não a paguei, mas já decidi que vou ficar com ela :p
Essa do comprar saiu mesmo sem querer...

As DSLR deviam ter estas features, mas com um espelho à frente do sensor fica mais difícil.
Eu fico mais deslumbrado ainda, porque o live view das Nikons é o que é ;)
Aquilo nem a focar se safa muito bem (em termos de rapidez), quanto mais a detectar caras e olhos :p
Mas a Canon já é melhor nesse campo...

Quanto a macro, sim, o melhor é mesmo usar a magnificação e esquecer o peaking.
Mas já tive a experimentar a tokina 100mm, na GX8, e já consegui umas boas chapas.
A resolução extra é sempre boa para macro.

Cumps
 
Sinceramente, acho que estás a perder um bocado o nexo nas compras porque neste momento tens 4 máquinas funcionais, 3 das quais quase novas. Para o ano vão sair máquinas melhores que a GX8. Irás comprá-las também? Não fazia mais sentido fazer esse investimento em vidro? Não será mais relevante para os teus resultados o vidro do que uma máquina nova?

Tendo a D7200 e uma mirrorless, não vais vender a outra mirrorless e a D3000?
 
E eu lá vou vender as coisas da minha esposa?
Eu usei a D3000 para aprender, mas é da minha esposa.
Comprei a E-M5, para substituir a D3000, mas é da minha esposa.

Tenho a D7200, que é minha, e que não vai a lado nenhum.
Tenho vidro mais do que suficiente (e vidro bom) e decidi comprar uma máquina mais compacta, para quando não quiser andar com tanto peso.

Não sei onde está a falta de nexo!
Comprei duas mirrorless do mesmo sistema - uma para mim e outra para a minha esposa.
Assim posso investir em vidro que dá nas duas.

Tenho a D7200 com a 18-35mm 1.8 + 50mm 1.8 + 70-200mm f4 VR + tokina 100mm 2.8 Macro.
Tenho a E-M5 e a GX8 com a 25mm + 42.5mm 1.7.
Estou a pensar comprar a 15mm 1.7, e mais tarde, talvez, a 35-100mm 2.8.

Se acabar por vender a D7200, compro vidro do melhor para as mirrorless que tenho.
Uma 12-35, uma 25mm 1.4, uma 70mm 1.8, etc.

Para já acho que está tudo muito equilibrado. Não compro apenas corpos.
Compro sempre lentes para os acompanhar.
Mas eu vou deixar de postar aqui o que compro.
O pessoal não lida bem com isso, e eu começo a ficar sem paciência.

Não meto aqui as coisas para me armar aos cucos, mas sim para fins informativos.
Faço sempre comparativos e tento ajudar o pessoal com as dúvidas que vão aparecendo (e que eu tento sempre responder, de uma maneira ou de outra).

E mesmo que eu comprasse apenas corpos recentes, para meter em exposição na minha sala de estar, não deixaria de ter nexo.
Seria um hobbie como outro qualquer.

Cumps
 
Última edição:
Não entendo porque causa tanta celeuma o rapaz comprar material fotográfico.

Não pode ter dois sistemas diferentes? Ou três?

Acho que faz todo o sentido ter duas m43. Uma para cada um. Se ambos gostam de fotografar porque não?

Ele compra para fotografar, há quem compre para colecionar.

Para ano vai sair novas máquinas. Ok. Ele também comprou as máquinas a preços fantásticos. Vende sem perder muito dinheiro e vai buscar as novas!
 
Além disso reconheço a boa vontade e paciência do Emanuel em fazer tutoriais e mostrar por exemplo ao pessoal que os m43 são muito mais do que a maioria possa pensar.

Eu já passei exactamente pelo mesmo. Vim DSLRs APS-C e FF para m43. Também disse imensas vezes porque troquei e porque não voltarei atrás.

Só não tenho paciência como o Emanuel para estar a fazer a papinha toda, com tutoriais, etc.
 
Back
Topo