• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

novo Dell XPS 15

O XPS 15 é tão procurado por ser um "clone do macbook".

Custa bastante mais que alguns portáteis com o mesmo hardware, mas:
Pesa apenas 2Kg e tem um carregador de 130w leve.
Tem uma 960M ao contrário do macbook.
Tem uma bateria que não se encontra em portáteis na mesma classe de preço (ver o gs60 e o razer blade).
É mais pequeno que muitos portáteis de 15" por causa do Infinity display.
Consegue ter bastantes opções de configuração (mas só nos states).

Sim, para muitos pode não valer os 2300€, eu se não tivesse contente com o meu P651SE comprava este. Mesmo sabendo que ia ter menos performance gráfica.
 
:rrotflm: O que não falta por ai é portáteis mais potentes que MAC's...

- Simplesmente a grande parte das pessoas não encontra justificação suficiente para dar 2000-3000€ por uma maquina quando arranja a mesma potencia a 1000€ ..

- E uma grafica potente não serve só para jogar, há aplicações que tiram grande partido da grafica..

Provavelmente exprimi-me mal.
A mim faz-me falta uma gráfica dedicada, e é essa falta de performance que sinto quando corro aplicações que esgotam a gráfica integrada que tenho no meu samsung 900x4c (fui atrás do peso reduzido, autonomia, comprometi na gráfica).

Os portáteis para gamers têm a performance, mas não têm o peso nem a estética sóbria ( a maioria parece que se inspirou nos carros "tuning" do need for speed underground).

Mas já agora, nesse casa dos 1000€ que opções existem com qualidade de materiais de construção, performance, e uma estética "não gamer" ??


O XPS 15 é tão procurado por ser um "clone do macbook".

Sim, para muitos pode não valer os 2300€, eu se não tivesse contente com o meu P651SE comprava este. Mesmo sabendo que ia ter menos performance gráfica.

Clone a nível conceptual: computador high-end com bom hardware e construção. Que é coisa que os fabricantes de laptops hoje em dia parecem ter abandonado.

Com as espescificações que têm, e mesmo que chegue cá a 2300€, parece-me um valor melhor que um macbook pro com especificações semelhantes que deve custar uns 200 a 500€ a mais.
 
Mas já agora, nesse casa dos 1000€ que opções existem com qualidade de materiais de construção, performance, e uma estética "não gamer" ??

Clevo N150RD , têm um desing bastante sobrio..

chassis5.jpg

chassis4.jpg



Clone a nível conceptual: computador high-end com bom hardware e construção. Que é coisa que os fabricantes de laptops hoje em dia parecem ter abandonado.

Com as espescificações que têm, e mesmo que chegue cá a 2300€,

Não tens mais iguais porque simplesmente a quantidade de pessoas dispostas a pagar tanto por esses ganhos específicos é pouca..

Um N150RD com specs semelhantes fica basicamente a metade do preço..
São ~1200€ a mais que o clevo e não são apenas ganhos ( os ganhos foram obtidos á custa de sacrificar noutros aspectos)
+ Redução de peso e espessura
+ Bateria um pouco melhor (a versão de 89Wh)
- não tem DVD
- não permite discos 2.5" ( só na versão de 54Wh, perdendo assim na bateria )
- menos portas
- teclado sem numpad
- sistema de arrefecimento provavelmente inferior
 
- não tem DVD
- não permite discos 2.5" ( só na versão de 54Wh, perdendo assim na bateria )
- menos portas
- teclado sem numpad
- sistema de arrefecimento provavelmente inferior

Alguém precisa disso?
Só é porreiro se tiveres discos de 2.5" em casa para aproveitar.
Tem mesmo menos portas? Das que interessam?
Ninguém quer saber do numpad. A não ser que sejas contabilista.
Em principio sim, mas falta ver reviews.

E ainda quero ver reviews da bateria. Não é só olhar para as specs da mesma e achar que vai durar X percentagem a mais ou a menos que noutro portátil.
Em loads pequenos, há portáteis que fazem consumos diferentes.

Outro ponto importante é o peso. Entre o carregador e o peso do portátil aposto que se reduz 1kg do XPS15 para o N150RD.

Cada um é que tem de avaliar se isso vale os 1000€ extra ou não. E até podia ser menos, infelizmente não vejo o XPS15 com ecrã FullHD chegar a Portugal.
 
A Dell reencaminhou-me para um revendedor da região de Lisboa que me forneceu os seguintes preços e modelos:

Dell XPS 15 i7-6700HQ/ 16GB / 512GB SSD / 4K / Windows 10 Pro / teclado pt-pt
Preço 2580€

Dell XPS 15 i7-6700HQ / 16GB / 1TB HDD / 4k / Windows 10 Pro / teclado pt-pt
Preço 2360€

Dell XPS 13 i5-6200U / 8GB / SSD 256 / FHD / Windows 10 Pro / teclado pt-pt
Preço 1800€

Disseram que seriam os únicos modelos comercializados em Portugal de momento.

Pelo que sei só existem portáteis Gaming (Asus, MSI), com especificações e autonomia semelhantes, mas esteticamente são fatelas e autenticos monos. E com estes preços não deixam muita margem de manobra face aos MacBooks da vida.
 
Alguém precisa disso?
Só é porreiro se tiveres discos de 2.5" em casa para aproveitar.
Tem mesmo menos portas? Das que interessam?
Ninguém quer saber do numpad. A não ser que sejas contabilista.
Em principio sim, mas falta ver reviews.
- há quem precise . Mas isso era mais para justificar onde eles foram buscar a redução de tamanho, que não foi do "nada".
- não , há quem precise de armazenamento. E se a tua resposta é "para isso pode usar um disco externo" a minha é "vai acabar por aumentar o peso (reduzindo essa vantagem) e tem uma pessoa de andar com coisas extra atras".
- depende das necessidades de cada um, pode vir a fazer falta. Again , era para justificar onde tinham ido buscar essas melhorias..
- nope
O meu ponto é : as vantagens que têm foram á custa de cortar funcionalidades noutros sitos, e aumentando o preço ( a grande parte das pessoas olha apenas para a redução de tamanho e peso)..
Ignorar isso é classificar unilateralmente como melhor ou premium é esticar um pouco a corda ( mas isso é a minha opinião).


Mas melhor comparação será estão talvez o novo P640RE, com 2Kg. Comparando com o XPS 15 com HDD e bateria de 56wh ..
+ mais barato
+ mais potente
- mais grosso
- bateria um pouco mais pequena
- ligeiramente mais pesado ( será cerca de 100grm)

E ainda quero ver reviews da bateria. Não é só olhar para as specs da mesma e achar que vai durar X percentagem a mais ou a menos que noutro portátil.
Em loads pequenos, há portáteis que fazem consumos diferentes.

sim, mas diria que olhar para o modelo anterior é um bom indicador de como será este..
O modelo anterior com bateria de 88Wh faz cerca de 5h de uso leve de wi-fi ; não é nada de extraordinário..
 
A Dell reencaminhou-me para um revendedor da região de Lisboa que me forneceu os seguintes preços e modelos:

Dell XPS 15 i7-6700HQ/ 16GB / 512GB SSD / 4K / Windows 10 Pro / teclado pt-pt
Preço 2580€

Dell XPS 15 i7-6700HQ / 16GB / 1TB HDD / 4k / Windows 10 Pro / teclado pt-pt
Preço 2360€

Dell XPS 13 i5-6200U / 8GB / SSD 256 / FHD / Windows 10 Pro / teclado pt-pt
Preço 1800€

Disseram que seriam os únicos modelos comercializados em Portugal de momento.
É triste, no que diz respeito a tecnologias, que em Portugal se pague sempre mais do que em qualquer outro país. No modelo com 16GB de RAM e 512GB SSD, conclui-se então que o teclado pt-pt vale 381€, isto comparando com os preços de Espanha ou Alemanha. :(

Já agora, quer dizer que a Dell não vai vender diretamente estes modelos no site?
 
... conclui-se então que o teclado pt-pt vale 381€, isto comparando com os preços de Espanha ou Alemanha. :(

Pelo menos 2% e 4% de diferença será expectável dado o iva nos países que referes ser mais baixo, mas mesmo considerando esses valores, a discrepância é grande.

A titulo de curiosidade, será possível comprar um teclado com layout PT à dell? Será que custa mais que os 381€ ? :lol:
 
Pois, faria sentido ser a diferença nas taxas de IVA, não fosse o facto da Espanha e Alemanha terem taxas diferentes e a Dell vender pelo mesmo preço o modelo que referi: 2199€. Há ainda o exemplo de Itália, com taxa de IVA mais próxima da nossa, mas onde se vende pelos mesmos 2199€. Mais uma vez digo, é triste, mas é o que temos.

Sinceramente, não sei se os teclados destes novos modelos XPS (13 ou 15) dão para trocar como dava antes em muitos outros portáteis. Contudo, vou tentar entrar em contacto com a Dell para esclarecer esse ponto.

EDIT: Parece que está esclarecido: http://www.ebay.co.uk/itm/NEW-For-D...025148?hash=item280c1e9ebc:g:eIAAAOSwsB9WCqnt. Não é o teclado pt-PT, mas significa que se pode trocar.
 
Última edição:
Pois, economia de escala e nós temos um mercado pequenino? Não sei, mas efectivamente não faz sentido nos dias que correm.

Por 381€ até me habituo a usar um teclado com um layout em español :biglaugh:
 
De espanhol para pt só muda o ç que é um ñ, de resto tem o mesmo numero de teclas que mude um ou outro simbolo é só dizer ao SO que é layout pt e siga.
 
Além da questão do preço absurdamente elevado em Portugal (o mesmo se passa com os Surface e Lenovos), o relato de alguns defeitos do XPS 15 no Reddit também me deixam de pé atrás.

Mesmo comprando em Espanha, se por acaso o portátil vier com um desses issues relatados, é uma dor de cabeça para trocar ou mandar reparar. Imaginem largar 2200€ que seja pela máquina e ficarem um mês à espera na garantia, fora envios e recepções de transportadoras.

Preferia ainda assim pagar os valores que o revendedor nacional me forneceu mas que fossem vendidos na loja F ou W ou em boas casas de informática aqui em Portugal. Infelizmente, acho que não vai mesmo acontecer.
 
De facto, por este preço e com esses defeitos, já começo a reconsiderar... queria ver se comprava um portátil novo antes do final do ano, mas neste momento a oferta que vejo é de meter dó: 15 polegadas e já com Skylake quase nem vê-los, tirando de gaming. A meu ver este é, tirando o rMBP 15, a melhor opção para quem não quer andar com um pedregulho atrás mas também não quer descurar a performance, a gráfica dedicada, etc. Não percebo porque é tão complicado encontrar algo desta classe. Outra opção que também estava a considerar era o novo ZenBook também de 15 polegadas, mas em PT nem pintado...
 
O Clevo além de ser todo feito em plástico e ter ar de portátil de 2007, tem um ecrã com péssimo color space (37% Adobe RGB contra 100% do XPS 15 4k).

Alternativas ao Dell XPS 15 4k de 2600€:
- MacBook Pro - 2300 a 2800€
- MSI GS60 - 2000€ + autocolante para tapar o dragãozinho
- Asus ZenBook Pro UX501 - 1500€ ++ (estimativa)

O Asus não se vende por cá (ainda?), MacBook Pro é bem mais caro 1:1 e resta o MSI como a única alternativa decente (e a diferença de preço ainda dá para investir em periféricos).



Alternativas ao Dell XPS 13 de 1800€:
- Surface Pro 4 - 1500€
- MacBook Pro 13" - 1400 a 1600€
- MacBook Air - 1150 a 1300€
- Lenovo Yoga 900 14" (c/ USB 3.1) - 1200 a 1500€ (estimativa)
- Lenovo Yoga 700 14" - 900 a 1100 (estimativa)

Conclusão: specs + autonomia + aspecto a Apple leva vantagem nesta combinação e gama de preços, infelizmente; fora disponibilidade.
 
Infelizmente netas gamas vamos a ver e quase que sobra apenas Apple a combinar todas as "coisas boas" a um preço equilibrado. Vamos a ver os preços e são iguais ou ainda mais caros, uma pessoa até perde vontade de procurar alternativas :/
 
@katamari belissimo resumo!
Muito interessante o link do reddit com os problemas conhecidos. Não é aceitável ter aqueles problemas numa máquina desta gama de preços e pode bem valer a pena comprar por cá para evitar dores de cabeça maiores.

Mas com esta combinação de factores, também começo a achar que não vai acontecer :(
 
O Clevo além de ser todo feito em plástico e ter ar de portátil de 2007

- qual o problema de ser de plastico ?
a 2ª parte nem vale a pena comentar ...

tem um ecrã com péssimo color space (37% Adobe RGB contra 100% do XPS 15 4k).

- O ecra base actual sim , há uma versão melhor que tem cerca de 61% Adobe RGB ..

- Onde é que foste buscar esse que o do XPS 15 é 100% AdobeRGB ? o do modelo actual (que deverá ser o mesmo no novo ou semelhante) é 96% sRGB , cerca de 61% AdobeRGB ..

- E ele estava-se a querer referir-se ao novo P640RE ..
 
Não querendo ser polémico, acho que o conceito dos clevo assenta essencialmente em performance de hardware. As especificações são bastante configuráveis, numa "caixa" relativamente standard. Nada contra isto, aliás é claramente uma vantagem para quem quer um "portatil à la carte" e que se preocupa apenas com performance.

Mas nem toda a gente quer uma máquina que tenha apenas uma performance excepcional.

- qual o problema de ser de plastico ?

O problema de ser de plástico, só é problema quando tomaste contacto com uma melhor qualidade de construção.
Até pode ser igualmente funcional, mas a qualidade que tens na experiência de utilização é totalmente diferente.

O meu vw golf de 2003 era excelente para mim, até eu ter feito uma viagem num mercedes classe s novo...
Um teclado vulgar de 10€ era bom, até ter comprado o meu primeiro logitech...
Acho que se consegue aplicar este principio a tudo na vida.

Uma vez mais vou buscar o exemplo dos mac, porque mesmo não sendo fã nem utilizador, tenho que reconhecer que a qualidade dos materiais utilizados distinguem aquelas máquinas. O ecrã é bom, o som é bom, a sensação táctil, teclado, ergonomia, fiabilidade, durabilidade dos materiais, ruídos parasitas, etc.

Ok, custa mais 100% que um clevo com as mesmas especificações, mas quem decide se se justifica ou não é quem paga.

O @skandal resumiu bem a coisa. Como diz um amigo meu "Com 5€ querias o quê? Camarão tigre selvagem?"
 
Back
Topo