Novos Chipsets nVidia para Opteron

Quem disse que obrigatóriamente os cell teriam de vir todos a trabalhar a 4ghz? Já pensaram que a maquina do Hype, ou como raio chamam á sony, pode estar a aldrabar e os 4ghz ñ serem mais do 4x1ghz cell ;) Simplificaria as coisas ñ acham?
 
Xpirit disse:
Varios CELL's em desktops não deve ser coisa para breve sobretudo por causa do software. Sistemas operativos e paradigmas de programação não nascem de um dia para o outro mas... .

Pelo que me pareceu, de aquilo tem 16 pipelines, aquilo vai parecer um 486 em 99% das tarefas...
Há-que lembrar que não se pode fazer paralelismo onde ele não existe.

Se uma PS3 for vendida por 300€ e sabendo que vai ter 4 CELL's (nem sei onde é que lí isto) dá menos de 100€ por CELL. Para um Power com vários altivec-like a + de 4Ghz, controlador de memória integrado, etc, etc, parece-me barato.

4 CELLs ou 1 CELL com 4 pipelines?
Não acredito em 4 CELLs, não faz sentido, torna o PCB grande e dispendioso. Já para não falar que têm que arrefecer 4 CPUs a 4,2Ghz...

O reinado do wintel vai continuar por bons anos...
 
Tafinho disse:
4 CELLs ou 1 CELL com 4 pipelines?
Não acredito em 4 CELLs, não faz sentido, torna o PCB grande e dispendioso. Já para não falar que têm que arrefecer 4 CPUs a 4,2Ghz...

O reinado do wintel vai continuar por bons anos...

Tb esta naquele artigo os tais 4 cells

Cell_PS3.gif


Veremos na CES ou GDC.
 
16 pipelines?

Aquilo tem várias unidades SIMD, single instruction multi-data como o SSE2, Altivec,etc. Se bem me lembro, cada unidade realiza uma operação por ciclo de relógio sobre 4 floating points, penso que de precisão simples, 32 bits. Isto dá operações sobre palavras de 128 bits. Enfim, semelhante ao SSE2 ou Altivec.
O G5 tem duas unidades FPU/Altivec que fazem o mesmo. O Cell vai ter 4 @ 4Ghz. Cada Chip vai ter 2 CELL's. Isto dá, 4 x 4 x 4 x 2 = 128 Gflop/s por chip ou 64Gflops por Cell. Mas atenção, são flops de precisão simples. Um G5 actual faz 4 x 2 x 2.5Ghz = 20 Gflops e um dual-core 40 Gflops. Precisão simples. O que faz do Cell uma boa arma é o I/O.

Não tenho presente quantos flops faz o último GPU da Nviida mas numa 6800 Ultra consegue-se 25Gflops precisão dupla ou +- 50 Gflops de precisão simples. Mas o melhor é irem ao site http://www.gpgpu.org
 
Última edição:
Xpirit disse:
Se uma PS3 for vendida por 300€ e sabendo que vai ter 4 CELL's (nem sei onde é que lí isto) dá menos de 100€ por CELL. Para um Power com vários altivec-like a + de 4Ghz, controlador de memória integrado, etc, etc, parece-me barato.

Aposto que a Nvidia está a introduzir uma casca (leia-se I/O) à lá CELL no seu GPU.

lol
Altas teorias.
Tas a dizer o preço da PS3 que ninguem sabe.
Tas a dar uma estimativa pra quantos cels a PS3 vai ter e quanto vai custar cada um. Ambas as coisas inda nao estao nada bem defenidas.
Tas a dar já uma velocidade de relogio a 4 cels de 4Ghz. O que eu axo fruta a +. Isso precisava ja de processo de fabrico de 65nm nao?

Tb ja tas a meter uma alta teoria pros lados da Nvidia nas sua graficas......

Xiça até custa dizer isto tudo :D

Calma...... cada coisa a seu tempo.
Calma............... :P
 
O que está no artigo é que cada Cell tem 8 "APU". Segundo ele, 32 Gflops cada "APU".

Each Cell contains 8 APUs. An APU is a self contained vector processor which acts independently from the others. They contain 128 X 128 bit registers, there are also 4 floating point units capable of 32 GigaFlops

Uma APU:
Cell_APU.gif


Cell -> 1 PU + 8 APU:
Cell_Arch.gif


256 Gflops cada Cell
1 Tflops -> 4 Cells
16 Tflops (a tal workstation que está no press release) -> 64 Cells

Estes numeros é segundo o artigo.
 
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Xpirit disse:
16 pipelines?

Tens razão, tem 8 APUs...

Como sugere esta *maravilhosa* frase:

[size=-1]
Each Cell contains 8 APUs. An APU is a self contained vector processor which acts independently from the others. They contain 128 X 128 bit registers, there are also 4 floating point units capable of 32 GigaFlops and 4 Integer units capable of 32 GOPS (Billions of Operations per Second). The APUs also include a small 128 Kilobyte local memory instead of a cache, there is also no virtual memory system used at runtime.

[/size]
Tem uma coisa que parece uma cache, cheira a cache, faz exactamente o mesmo que a cache faz... mas não é uma cache...

Quem foi o cromo que escreveu aquilo?
Há que ter cuidado ao ler aquilo que há lá coisas que não fazem o mínimo sentido.

EDIT:
Lamento informar, mas o sujeito nem sequer sonha do que anda para lá a escrever. E como tal, decidiu rebater as críticas do Hannibal do Ars Technica...

Ora vejamos:
[size=-1][/size]

[size=-1] Compilers [/size]

[size=-1] "Blachford also declares that the longstanding problems inherent in code parallelism and multithreaded programming are now solved, because the Cell will just miraculously do all this stuff for you via fancy compiler and process scheduling tricks." [/size]

[size=-1] I did not say anything of the sort. One sentence, if read in a pedantic manner and taken out of context could potentially be seen to say this, it's certainly not what I meant. What I was really saying was after code had been split into Cells the infrastructure handles how they are distributed. That is, once a program is broken into software Cells you don't need to worry about the number of hardware Cells they are computed on. [/size]

[size=-1] That said this technology does indeed exist, try the following exact lines in Google: [/size]

[size=-1] "auto-parallelizing" compiler
"auto vectorizing" compiler [/size]


[size=-1] I have read on several occasions that IBM have been involved in auto-vectorising efforts over the last year, perhaps this is why. [/size]

[size=-1] Again, this had already been corrected so the point was again redundant.[/size]

É como se o paralelismo aparecesse por magia, que ele exista quer ele não exista.

[size=-1][/size]

[size=-1] Local memory V's Cache [/size]

[size=-1]In another part of the article, Blachford claims that the cell processing units have no "cache." Instead, they each have a "local memory" that fetches data from main memory in 1024-bit blocks. Well, that's sort of like saying that an iMac doesn't have a "monitor," but it does have a surface on which visual output is displayed. [/size]

[size=-1] In the case of the analogy given both the "surface" and "monitor" would perform the same function. The local memory and cache do a similar job but there's distinct differences between the two.
It's true to say they solve the same problem but they do it in very different ways and there are trade-offs in both approaches. [/size]


[size=-1] A CRT and LCD may perform the same function but that's not the same as saying they are the same thing. [/size]

[size=-1] A cache divides a system's memory map into blocks and can hold a portion of each of those blocks. While modern caches can be controlled to a degree they are not addressable in the same way as memory. This portion limits how much you can load from any given area. If you are working on a 50K block of RAM the cache will only hold a small part of it at any one time. [/size]

[size=-1] [/size]

Será que ele sabe o que é uma cache...?
 
Última edição:
NeoToPower disse:
Quem disse que obrigatóriamente os cell teriam de vir todos a trabalhar a 4ghz? Já pensaram que a maquina do Hype, ou como raio chamam á sony, pode estar a aldrabar e os 4ghz ñ serem mais do 4x1ghz cell ;) Simplificaria as coisas ñ acham?

não era a primeira nem há-de ser a ultima vez que Sony tende para EXAGERAR à bruta...

esperar para ver para não ter desilusões is my moto, expeculação com produtos da sony nunca dá em grande coisa
 
Rudzer,

Isto dos Cell's ultrapassa a Sony. Não é só a Sony.


Opps, afinal são 8 APU's. Realmente estava a achar pouco os 128Gflops por chip. :D Também não consigo perceber que tipo de solução vão utilizar mas cache comum não é concerteza. O que é engraçado, é que a PS3 não é um género de uma máquina SMP mas está mais próximo de um cluster de CELL's. Programar coisas dessas é complicado e não há compiladores milagrosos. A Intel lixou-se com o EPIC/VLIW/Itanium por causa da falta de bons compiladores. Vamos lá ver qual é o truque que a IBM tem para meter esta CELLhada toda a tinir. Ainda acabam com um 486 caro nas mãos.:D
 
Mas vejamos uma coisa simples e que só trás confusão à discussão.
Peguemos na PS3. Como é que ela pode trazer 4 CELL a 4.2Ghz. Impossivel. A PS3 vai ter que continuar a ser uma caixa pequena, com um discoe e um leitor de DVD. Como raio é possivel lá meterem 4 cell a 4.2Ghz. Como arrefecem aquilo mantendo a caixa pequena e silenciosa.
À coisas que não batem certo.
É claro que se conseguirem fazer isto conseguem rebentar com a Intel e a AMD em dois tempos.
Qto ao software não me passa pela cabeça que eles tenham cometido o erro de só agora pensarem como é que vão fazer isto ou aquilo. E pelas características do linux, e pq os Cell são baseados em ***** e pq a IBM está metida ao barulho acho que eles devem ter um software que corra nos CELL. Refiro-me a desktop. Pq se conseguem meter um sistema poderoso numa PS3 não vejo pq não colocam em desktop.
E outra coisa. Se poderá servir para a apple como se tem falado que poderá ser usado nos futuro apple então mais sentido faz serem desktop. por mim não me importo de arrefecer aquilo a água:D

Edit:
Tinha trocado Intel com IBM. Já editei isso. Sorry.
 
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So ainda nao percebi como é que eles vao por aquilo a correr a 4.2 Ghz!!
Isso necessita de um processo de fabrico de 65nm que verdade seja dita, inda ta num nivel muito embrionario e com uma baixissima capacidade de produçao, pralem de todos os prolemas inerentes a um processo de fabrico tao pequeno......
 
Não é 4.2, é 4.6 Ghz -> http://pcweb.mycom.co.jp/news/2004/11/29/011bl.jpg

Estes 4.6 ou é uma meta distante, ou é a 0.09, já que a primeira implementação do Cell vai ser a 0.09.

blah blah blah. This SoC is implemented in
90nm SOI technology.
blah, blah blah

Isto é o que está no PDF da ISSCC, na secção "The Design and Implementation of a First-Generation CELL Processor".

Quanto ao 0.065, só encontrei isto-> http://www.eet.com/showArticle.jhtml?articleID=18311175

Pilot production at Sony's manufacturing lines is scheduled to start in the first half of its fiscal 2005.
 
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o que vos faz pensar que os cell vão ser quentes ?

duvido que cada ALu do cell seja a 4 ghz ,mas mesmo que seja , 1 core desses não tem nada a ver com um CPu normal tipo PIV pelas varias funcões que desempenha cada 1 , por isso em watts n deve ter nada a ver

(não havia aqui 1 post no forum do ij... errrm xpirit :D da intel ter posto 1 alu a 10ghz ?)



onde esta a imagem do power pc no diagrama especulado da ps3 :D ?

ps:4.6ghz ???? :O
 
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A 0.09 é impossivel fazer 4.6 Ghz!!
Digo eu.

Se já a Intel cancelou os 4Ghz nos 0.09 microns, devido a variadissimos problemas. Entre eles o excessivo calor e a grande dificuldade de bufar 4ghz nos 90nm.
E a Intel, digamos que nao é nenhuma principiante nisto. E quando se fala em fazer processadores de altas frequencias "they are the men" :D
E por ca fora grandes stocks desses chips tb nao vai coisa facil, nao.......

Tá-me a parecer muita conversa e muito isto e aquilo, mas na realidade, fartos de historias e especulaçoes ja o povo anda farto!
Bah, venham mas é os AMD 64 duall core com socket M2 e DDR2 e um R520 á acompanhar ( ou R600 sabe-se lá, lol) :D
Isso, sim é que lhe vai puxar!

Pra dizerem que isso é bom pra telemoveis e PDA´s. Ora isso parece tudo menos bom pra telemoveis! So se for para telemoveis tijolo e com bateria de portatil em cima :D
 
Acho que esse artigo so demonstra como é que a Intel tem controlada a tecnologia dos Cells e tem consciencia do que a IBM e restantes têm capacidade para fazer.

Mas como diz o artigo:
Multi-core CPUs: The Intel Way :D

Cada um escolhe a sua maneira. Mas la que vais ser dificil derrubar a wintel e a AMD vaí. Isto pra nao dizer impossivel..... lol
 
Era impossivel para CPU´s desktop com a estrutura do P4 ou AMD e para produçao em massa para todo o mundo e de forma rapida e eficiente.
Nesse tipo de estrutura, os 4ghz já sao muito dificeis, quanto + 4.6ghz........
Uma coisa é fazer 1 e 1 unico processador, outra é fazer 1.000.000.

Vamos esperar por informaçoes oficiais e nao por suposiçoes...... isto é como tar a chover no molhado! lol
 
@SKATAN

Porque é que comparas uma ALU com a APU no Cell?

A não ser que o meu entendimento de ALU esteja errado.

P.S.- A ALU no PIV não estão ao dobro do clock?
PIV 3.8 -> ALU a 7.6 Ghz.
 
Última edição:
epah esquece acabei de ver isso agora antes de postares .... arithmetic logical... auxiliary processor ..

é isso ... nada a ver 1 coisa c a outra ...

uns dias a dormir pouco dá nisto fds prego
 
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Xpirit disse:
Rudzer,

Isto dos Cell's ultrapassa a Sony. Não é só a Sony.


Opps, afinal são 8 APU's. Realmente estava a achar pouco os 128Gflops por chip. :D Também não consigo perceber que tipo de solução vão utilizar mas cache comum não é concerteza. O que é engraçado, é que a PS3 não é um género de uma máquina SMP mas está mais próximo de um cluster de CELL's. Programar coisas dessas é complicado e não há compiladores milagrosos. A Intel lixou-se com o EPIC/VLIW/Itanium por causa da falta de bons compiladores. Vamos lá ver qual é o truque que a IBM tem para meter esta CELLhada toda a tinir. Ainda acabam com um 486 caro nas mãos.:D

De qualquer modo o hype à voltadisto é irrealista...

Já para não falar na teoria de a PS3 ter 4 CELL's...

Já agora mesmo que a consola fosse 300€, o custo de cada CELLnão seria o que disseste pk um consola está longe de ser so o "cpu" ;)
 
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