Nvidia "Ada" (RTX 4000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Oh nao ha proucura lol, os carros que custam + de 50k tb nao tem proucura certo? Sao os que vendem mais, nos dias de hj.
Casas de + 1 milhao, same.. etc etc
Roupas,joias , etc? Por essa ordem de ideias tudo que é nao essencial nao vendia nada ia tudo falir "na crise". Já vi que vcs nao trabalham no atendimento ao publico lol...

Chega de offtopic, e sim as topo gama nunca mais vao ser menos de 1000€, podem escrever isto.
Sabes o que se chama a isso, Vaidade. Mais de 80% não é por necessidade mais sim vaidade. Mais uma vez, se não houver procura, não há vendas, se não houver vendas descem os preços.
 
Apesar da inflação e etc todo mercado de grandes empresas em diversas áreas estao a se aproveitar para receitas extras de milhões .
RTX 4080/7900xtx eram gamas para estar abaixo dos 1000€ e RTX 4090 no máximo 1500€ .
 
Sabes o que se chama a isso, Vaidade. Mais de 80% não é por necessidade mais sim vaidade. Mais uma vez, se não houver procura, não há vendas, se não houver vendas descem os preços.

Não acho que seja vaidade - as high-ends permitem que a gente corra o jogo sem ter de pensar nos settings - 4K/Insane Ultra/RT sem se perder tempo a verificar quais são os settings que podem ser desligados ou reduzidos para se obter um resultado aceitável.

Para mim o melhor investimento é comprar uma high-end e deixa-la trabalhar por uns 3-4 anos. Agora comprar um GPU todos anos já não é para o meu bolso com estes preços.
 
Apesar da inflação e etc todo mercado de grandes empresas em diversas áreas estao a se aproveitar para receitas extras de milhões .
RTX 4080/7900xtx eram gamas para estar abaixo dos 1000€ e RTX 4090 no máximo 1500€ .
A 4090 subiu apenas $100, não acho de todo desajustado.

A 7900xtx custa $999, por tanto também está dentro do suposto. A 4080 é que pronto....

Agora, o que não se pode é fazer a comparação directa $ e €
 
Sabes o que se chama a isso, Vaidade. Mais de 80% não é por necessidade mais sim vaidade. Mais uma vez, se não houver procura, não há vendas, se não houver vendas descem os preços.

Na realidade ninguém precisa de um gpu, é um brinquedo, exceptuando os casos em que são usados para trabalho. Mas percebo a ideia e tens alguma razão. E não acho que na grande maioria nem é o caso de vaidade (ninguém quer saber as specs do teu pc) é mesmo FOMO e a Nvidia adora explorar isso, com features da treta como DLSS3 bloqueado nas gerações anteriores. A AMD também parece que nem quer competir e simplesmente vê o que a nvidia faz e dá um ligeiro desconto quando tem de fazer.

 
Se formos a ver, sempre foi assim... Basta olhar para todas as gerações anteriores, por mais 100/200€ compra-se a gama acima, e por aí adiante.

Já houve quem tenha debloqueado dlss3 nas ampere salvo erro, e confirmou que a performance não era grande coisa.

Poderá vir a estar disponível no futuro, mas acho que de momento não é muito viável.
 
Lá está, na 4080 e 4090, gráficas que papam 4k super à vontade, parece-me que é muito bem vindo. Poder estar recostado num sofá numa bruta tv 4K com tudo ao máx

O mesmo se deverá passar com o fsr 3.0.

Aqui o meu problema é mesmo com a 4080, era gráfica para $900, e mesmo assim já a assumir $200 a mais do que a 3080 quando saiu
 
Nem aí. Ou já tens uma framerate elevada para não notares os artefactos ou mais vale ficar-te pelo DLSS 2.x e já se tens uma framerate elevada não precisas do Frame generation.
 
Se fores jogar com tudo em ultra e RT a 4k, não há dlss 2 que te valha. Os artefactos não é em todos os jogos, têm que ser jogos tipo "corrida de carros" ou assim onde existam mudanças muito bruscas na imagem, penso.

Acho sempre algo bem vindo, e à semelhança do dlss 1.0, com o passar do tempo melhora, e já se torna algo normalizado :)

Idiota é estar limitado a hdmi 2.1 e dp 1.4, porque quebra todo o intuito de ter a capacidade de fazer 4k acima de 200fps...
 
Nem aí. Ou já tens uma framerate elevada para não notares os artefactos ou mais vale ficar-te pelo DLSS 2.x e já se tens uma framerate elevada não precisas do Frame generation.

Não é assim tão nicho como pensas.

O @Jack-O-Lantern por exemplo, está a jogar o The Witcher 3 a 4K com tudo no máximo e ligou o Frame Generation para garantir ter uma framerate sempre acima dos 60fps.

Disse no tópico que não nota em qualquer artefacto. Até podem existir, mas se não consegues notar durante o jogo, é igual ao litro.
 
Não é assim tão nicho como pensas.

O @Jack-O-Lantern por exemplo, está a jogar o The Witcher 3 a 4K com tudo no máximo e ligou o Frame Generation para garantir ter uma framerate sempre acima dos 60fps.

Disse no tópico que não nota em qualquer artefacto. Até podem existir, mas se não consegues notar durante o jogo, é igual ao litro.
Ridículo é o Witcher precisar de FG para ter estar acima dos 60fps.

Eu pessoalmente jogo a 4K mas nunca uso Ultra settings, sempre que possível uso DLSS/FSR e dynamic resolution, e gostava muito de ter uma 4080 pela performance e eficiência mas acho que esta geração, tendo em conta o fps/€, vou-me conter :)
 
Sendo algo opcional que pode ser ligado e desligado per se, independentemente do DLSS2, não percebo o incomodo que possa causar.

Pessoalmente, já foi muito bem vindo em 3 situações muito concretas: Flight Simulator, A Plague Tale Requiem e no Witcher 3 (ja nem falo no Portal RTX).

E como disse, jogo a menos de 2 metros numa TV Oled de 65" .

Acho uma tech muito interessante e efetivamente no meu caso, apesar de estar com visão 20/20 aferida anualmente (por operação Lasik ha uns anos que me faz efetuar um rastreio anual preventivo), não noto artefactos na imagem intrusivos ou notórios (eventualmente o painel também contribui, devidamente calibrado, mesmo em modo jogo).

Como digo, cada caso é um caso e considero o DLSS3 uma excelente inovação da Nvidia face ao compromisso/benefício que proporciona

Mas todos nos somos diferentes e com percepções e utilizações diferenciadas. Apenas dou o meu testemunho que não vou extrapolar para outras utilizações e variáveis que não são as minhas.
 
Ridículo é o Witcher precisar de FG para ter estar acima dos 60fps.

Eu pessoalmente jogo a 4K mas nunca uso Ultra settings, sempre que possível uso DLSS/FSR e dynamic resolution, e gostava muito de ter uma 4080 pela performance e eficiência mas acho que esta geração, tendo em conta o fps/€, vou-me conter :)

4K e Ray Tracing no máximo. Não esquecer que o Ray Tracing neste jogo é bem pesado.

Se calhar prefere usar os Frame Generation e não consegue notar em qualquer artefato, aos invés de usar o DLSS2 upscale em que nota perda de detalhe, não sei. Cada um escolhe o que é melhor para si.

O frame generation tem outra vantagem, se o teu Cpu não conseguir gerar determinada framerate, é uma forma de dar a volta isso.
Isso vai ser muito bom em PC's budget. Por exemplo, alguém que tenha um i5-10400 e decide comprar uma RTX 4060 (quando sair). Se o i5 fizer bottleneck a 1080p em determinado jogo que suporte DLSS3, pode simplesmente fazer Frame Generation para ter mais framerate.

Preferes ter o Cpu a fazer bottleneck ou preferes ter mais framerate, mesmo que notes uns possíveis artefatos de vez em quando? A mim os stutters causados por Cpu bottleneck incomodariam-me muito mais do que possíveis artefatos.
 
Sim o Frame Generation é particularmente util em cenários em que estás mais limitado no cpu, caso do Flight Simulator ou jogos com implementações de DXR pesadas. Tirando isso é na minha modesta opinião para manter desligado.
 
Preferes ter o Cpu a fazer bottleneck ou preferes ter mais framerate, mesmo que notes uns possíveis artefatos de vez em quando? A mim os stutters causados por Cpu bottleneck incomodariam-me muito mais do que possíveis artefatos.
Prefiro um jogo optimizado, o meu problema não é o FG.

Agora qualquer jogo que tenha RT e má performance é porque RT é pesado 😅
 
Idiota é estar limitado a hdmi 2.1 e dp 1.4, porque quebra todo o intuito de ter a capacidade de fazer 4k acima de 200fps...

O HDMI 2.1 suporta 4k 240hz com DSC.

Prefiro um jogo optimizado, o meu problema não é o FG.

Agora qualquer jogo que tenha RT e má performance é porque RT é pesado 😅
O que é má performance?

Qualquer jogo pode ter má performance se a gráfica não aguentar os settings gráficos. Por mais bem optimizado que esteja.
 

Má performance é isto, uma 4090 num jogo de 2015 com um stutter horrível mesmo com o reflex ligado. E não, o Portal RTX é ainda mais antigo mas não é comparável por ser full path traced.
 
Última edição:
Back
Topo