Nvidia "Ada" (RTX 4000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Ou seja, deverá andar ao nível de uma 3080Ti/3090 e a ombrear com a 3090Ti em alguns cenários.
É o esperado, sendo um bom produto com um mais que certo péssimo preço.
Para mim um bom produto é a relação entre o preço e qualidade. Se o preço é péssimo então, pelo menos para mim, o produto não será bom. Percebo o que queres dizer e eu também tenho dificuldade em separar o que é rápido do que é bom, pois existe um visão um pouco distorcida do que é bom nas placas rápidas, se te pedissem 50K euros por um KIA RIO dizias que o carro é mau para esse preço, se pedissem 10K euros dizias que o produto era muito bom. E isso passa-se para todos os produtos na nossa vida e não sei porque as placas gráficas tem um tratamento diferente por todos nós (muitas vezes eu incluo-me nesse grupo). Rant over :)
 
Estes preços absurdos não vieram para ficar...não sei por que raio as pessoas continuam a achar o contrário.
Eventualmente a serie 4xxx irá custar ~100-200$ a mais que o MSRP da anterior geração quando o stock das 3xxx escoar.
Têm o exemplo da 4090 que apenas aumentou ~100$...tal só foi possivel depois de escoar as 3090
 
Estes preços absurdos não vieram para ficar...não sei por que raio as pessoas continuam a achar o contrário.
Eventualmente a serie 4xxx irá custar ~100-200$ a mais que o MSRP da anterior geração quando o stock das 3xxx escoar.
Têm o exemplo da 4090 que apenas aumentou ~100$...tal só foi possivel depois de escoar as 3090

Olhe que não, olhe que não...
 
Estes preços absurdos não vieram para ficar...não sei por que raio as pessoas continuam a achar o contrário.
Eventualmente a serie 4xxx irá custar ~100-200$ a mais que o MSRP da anterior geração quando o stock das 3xxx escoar.
Têm o exemplo da 4090 que apenas aumentou ~100$...tal só foi possivel depois de escoar as 3090

Na RTX 3090 para a 4090 concordo, 1500$ > 1600$
Agora da RTX 3080 para a 4080 contraria totalmente o indicado, 700$ > 1200$, só aqui são 500$.

E acredito piamente que estes novos preços, pelo menos nas gamas media/alta/entusiasta sejam para ficar, independente do stock das RTX 30xx.
 
Agora da RTX 3080 para a 4080 contraria totalmente o indicado, 700$ > 1200$, só aqui são 500$.
Desculpem mas o meu raciocinio funciona apenas a base da lógica e não tem qualquer lógica a 4080 custar mais 500$ só porque sim.
A 4080 terá a sua lógica no contexto actual mas é a mesma lógica que colocou a 4090 nos $1600 e não nos 2000$
 
A 4080 surge posicionado num preço em que se assume a coexistência com a 3080 e não a substituição como sempre aconteceu. Aqui, foi claramente uma jogada de má fé.
A 4090 não choca, subiram apenas $100 o que não é propriamente um exagero, mas que se ressente muito na Europa (a custar a partir de 1900€ em alguns países).
 
A 4080 surge posicionado num preço em que se assume a coexistência com a 3080 e não a substituição como sempre aconteceu. Aqui, foi claramente uma jogada de má fé.
A 4090 não choca, subiram apenas $100 o que não é propriamente um exagero, mas que se ressente muito na Europa (a custar a partir de 1900€ em alguns países).
Má fé na NVIDIA? Marketing enganoso? Chulice? É mentira, AMD é que não presta pra nada.

Btw a 4080 só vai vender quando baixar pra msrp 999$, é onde devia já estar mas a NVIDIA está a ver até onde consegue espremer mais os clientes.
Estes preços das gráficas só continuam porque há quem as compre e principalmente a NVIDIA anda a abusar imenso nos preços e nas suas manobras de marketing manhosas com 3060 8gb e afins a enganar os clientes no que compram. Da minha parte não levam mais um cêntimo enquanto continuar assim.
 
Os preços astronómicos vieram para ficar se continuarem a vender a bom ritmo. Se existir concorrência e/ou se o mercado deixar de comprar os preços reduzem.

Sim a inflacção é real, sim existe ainda alguma dificuldade em obter matérias primas e o que se está a passar na china impacta em parte, mas não para os preços subirem 70% de uma geração para a outra.
Dito isso, é totalmente legítimo as empresas definirem os preços que entendem assim como os distribuidores em Portugal apresentarem preços ainda mais ridículos, mas cabe a nós consumidores reagir de acordo.
 
Os preços normais seriam os seguintes:
4060 = 300€ ~ 350€
4070 = 400€ ~ 500€
4080 = 600€ ~750€
4090 = 1000€ ~1200€

Mas pronto é o que é
 
Grande parte destas gráficas novas (e antigas topos de gama) a preços absurdos, vão ficar nas prateleiras. Vem aí uma crise grave, recessão económica em 2023/2024 no mínimo só mesmo quem tiver bastante massa, vai comprar por esses preços altíssimos. Gráficas topos de gama deviam custar 500-600 euros e já eram muito bem pagas.
 
Na realidade, as high-ends parecem-me que têm um preço justo para aquilo que oferecem (já que são excelentes para além dos jogos), são as low/mid-end que me parecem ter um preço bastante inflacionado.
 
Grande parte destas gráficas novas (e antigas topos de gama) a preços absurdos, vão ficar nas prateleiras. Vem aí uma crise grave, recessão económica em 2023/2024 no mínimo só mesmo quem tiver bastante massa, vai comprar por esses preços altíssimos. Gráficas topos de gama deviam custar 500-600 euros e já eram muito bem pagas.

Oh amigos serio, nao olhem para o mercado como sendo apenas PT, mas msm em PT ha imensa gente disposta a dar mais de 1000€ por uma VGA. Imaginem a Nvidea vende 1000 un 4090 em PT, se so vender 100 un, nao faz mal os fornecedores no limite devolvem para o AIB que distribui para outro pais, felizmente nem toda a gente vive com salários de 900€ como em PT. Nos USA e por essa EU fora facilmente se gastam 1000€ em VGA's nos dias de hj com mais facilidade que o Zé Tuga.

Dito isto, eu concordo convosco , agr como as coisas estao empoladas nunca mais vamos ter 4090's/5090/s etc abaixo dos 1000€ é garantido.

É como os combustiveis, 1.80/2€ litro vai ser a nova norma , preparem se para 2023
 
Tudo isso pode ser assim se o mercado o permitir. Se não houver procura a tendência é ajustar. Nunca digas nunca. 2023 pode ser o degredo como pode ser a exaustão da economia.
 
Boas pessoal,

Depois das gráficas da AMD não serem bem o que se estava à espera, pelo menos por agora, decidi que vou comprar uma 4080.
Posto isto, acham que hà alguma possiblidade do preço das 4080 descerem?
Se não descerem provavelmente vou compra-la na mesma mas como não têm vendido tanto como se esperava tou com esperança que baixem o preço.
 
Tudo isso pode ser assim se o mercado o permitir. Se não houver procura a tendência é ajustar. Nunca digas nunca. 2023 pode ser o degredo como pode ser a exaustão da economia.
Oh nao ha proucura lol, os carros que custam + de 50k tb nao tem proucura certo? Sao os que vendem mais, nos dias de hj.
Casas de + 1 milhao, same.. etc etc
Roupas,joias , etc? Por essa ordem de ideias tudo que é nao essencial nao vendia nada ia tudo falir "na crise". Já vi que vcs nao trabalham no atendimento ao publico lol...

Chega de offtopic, e sim as topo gama nunca mais vao ser menos de 1000€, podem escrever isto.
 
Sim, topo de gama será sempre mais de 1000€. E não tem mal nenhum. Desde que as gamas médias sejam boas e tenham boa relação qualidade preço. A verdade é que estamos a chegar ao nível em que não faz falta mais potência.
Ninguém "necessita" de mais que 1080p ou mais que 144hz. Qualquer gráfica média-alta faz máximos a 1080p e dá uma bela experiência gaming. Os nichos serem caros é irrelevante.
 
Back
Topo