Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Ora bem se assim é então afinal há especulação das lojas? São elas que sobem os preços conforme querem, ou então são os distribuidores que lhes garantem proteção de preço para descer agora 300€? Os distribuidores compram aos fabricantes/partners com margem suficiente para ser aplicado o MSRP e andam a especular para tirar mais proveito porque a procura é(era) elevada?
Há qualquer coisa que não bate certo, até porque por exemplo as consolas PS5 e XBox X/S tem muita procura e pouco stock, mas não há escalada dos preços e quando há stock são vendidas dentro do MSRP. Porque é que nos GPU's tal não se aplica?
Resumindo, eu recuso-me a comprar o que quer que seja acima do MSRP, que já considero alto de mais para o que é oferecido mas isso é outra história, portanto se a maioria bater o pé os valores caiem a pique e acaba-se esta palhaçada gananciosa.

O preço das PS5 e XBox têm de ser mantidos àquele preço - baixo - porque faz parte da estratégia da Sony e da Microsoft venderem a custo zero (ou abaixo), para depois conseguirem lucrar nos serviços, jogos e acessórios. Sem um volume de vendas consideravel, não conseguem ter grandes margens de lucro.

Já as gráficas, não sei - tendo em conta a discrepância de preços em todo o lado, imagino que haja especulação de vários lados, incluindo das lojas e dos fabricantes (Gigabyte, ASUS e afins).

Não tenho nada contra o capitalismo e a ganância, porque como consumidor espero recolher o outro lado da medalha. :Winkani: Também vou esperar até os preços baixarem pelo menos até o nivel do MSRP.
 
A cena é que a 3080 ainda custa quase o dobro em termos de MSRP comparado com a 3080 Ti / 3090, onde têm preços menos abusados, claro que custam, o que ainda custam, mas n têm um salto enorme a nivel de preços como a 3080 tem, posto isto, neste momento encontro:

3080 - 1400€ / MSRP - 750€

3080 Ti - 1550€ / MSRP - 1200€

3090 - 2000€ / MSRP - 1500€

E olhando para os preços em geral, acredito que as mais caras cheguem a um preço mais aceitavel rapidamente, do que as "mais baratas" partindo da 3080 indo até á 3060.

Se realmente alguém tiver que comprar uma agora, a 3080 Ti é a que se encontra ao "melhor preço", se poder dar o extra de 500€, leva a de topo.

Cumps, Wolf
 
Última edição:
A 3080 TI, tem de vender agr por estar mais perto do MRSP pk quando a 3080 estiver nos 800€, já ninguem pega na Ti a 1250€?
Penso ser um bocado por ai, não estou a ver o posicionamento da 3080 TI, num mercado "saudável".

Cps
 
A 3080 TI, tem de vender agr por estar mais perto do MRSP pk quando a 3080 estiver nos 800€, já ninguem pega na Ti a 1250€?
Penso ser um bocado por ai, não estou a ver o posicionamento da 3080 TI, num mercado "saudável".

Cps

A 3080 Ti só vende bem agora, pois entre as 3 mencionados anteriormente, é que a melhor preço/performance tem actualmente (21-06-2021), apenas uma diferença de 150€ e em jogos ainda ganhas uns 10 +/- Fps no máximo, se fosse ao preço de MSRP onde a diferença seria de 450€, só mesmo quem estivesse fora do assunto compraria uma, pois quem paga 450€ de diferença, mais vale meter mais 250€ e leva a 3090, isto dito num mercado "normal", n o atual.

Cumps, Wolf
 
A cena é que a 3080 ainda custa quase o dobro em termos de MSRP comparado com a 3080 Ti / 3090, onde têm preços menos abusados, claro que custam, o que ainda custam, mas n têm um salto enorme a nivel de preços como a 3080 tem, posto isto, neste momento encontro:
3080 - 1400€ / MSRP - 750€

3080 Ti - 1550€ / MSRP - 1200€

3090 - 2000€ / MSRP - 1500€

E olhando para os preços em geral, acredito que as mais caras cheguem a um preço mais aceitavel rapidamente, do que as "mais baratas" partindo da 3080 indo até á 3060.

Se realmente alguém tiver que comprar uma agora, a 3080 Ti é a que se encontra ao "melhor preço", se poder dar o extra de 500€, leva a de topo.

Cumps, Wolf
a 3080 é apelativa aos miners, a 3080ti não
 
a 3080 é apelativa aos miners, a 3080ti não

Dai o seu preço/procura (n esquecendo gamers), pois é uma gráfica de excelência a preços de MSRP, agora é a que mais vai demorar a ir para preços ditos normais por causa disso mesmo.

Agora olhando para o mercado actual e por estes preços, é tapar os olhos e fazer de conta que a 3080 n existe e a 3080 Ti é a dita 3080 xD

Eu só n compro uma pk n tenho Pc e n quero subir ao budget que já é enorme (3k+/-, tem que incluir, torre, perifericos, monitores).

Cumps, Wolf
 
3070 a 914 numa loja de nuestros hermanos. E há bocado também a vi a 940 numa loja portuguesa. Sim, o preço ainda é péssimo, mas há umas semanas custava quase 1500...
 
3070 a 914 numa loja de nuestros hermanos. E há bocado também a vi a 940 numa loja portuguesa. Sim, o preço ainda é péssimo, mas há umas semanas custava quase 1500...
Faz parte do stock que tinham quando estava a 1500€ e estao agora a 900€ imaginem o que nao foi lucrar. reduziram até 600€ em 2 dias? esta quase a 2x o MSRP ainda. estao a meter até 400€ ainda? ok. Aguardamos por mais 2 dias xD (infelizmente nsao vai ser assim).
 
Faz parte do stock que tinham quando estava a 1500€ e estao agora a 900€ imaginem o que nao foi lucrar. reduziram até 600€ em 2 dias? esta quase a 2x o MSRP ainda. estao a meter até 400€ ainda? ok. Aguardamos por mais 2 dias xD (infelizmente nsao vai ser assim).

É isto. Dá vontade de esfregar naqueles sábios todos que andavam para aqui a dizer "ah e tal coitadas das lojas, os distribuidores é que são os maus, as lojas não têm outra hipótese a não meter aqueles preços". Ridículos a tentar justificar a ganância daquela gente
 
É isto. Dá vontade de esfregar naqueles sábios todos que andavam para aqui a dizer "ah e tal coitadas das lojas, os distribuidores é que são os maus, as lojas não têm outra hipótese a não meter aqueles preços". Ridículos a tentar justificar a ganância daquela gente
Exatamente, mas afinal quem andou a lucrar este tempo todo? Lojas com proteção de preço por parte do distribuidor, que lhes permite baixar o preço de forma significativa e sem perda de lucro ou foram mesmo os distribuidores que carregaram no preço? Certamente há alguém aqui no fórum que tenha acesso a um distribuidor PT e possa verificar rapidamente os preços confirmando a que valor saem para as lojas...fica o desafio.
 
Exatamente, mas afinal quem andou a lucrar este tempo todo? Lojas com proteção de preço por parte do distribuidor, que lhes permite baixar o preço de forma significativa e sem perda de lucro ou foram mesmo os distribuidores que carregaram no preço? Certamente há alguém aqui no fórum que tenha acesso a um distribuidor PT e possa verificar rapidamente os preços confirmando a que valor saem para as lojas...fica o desafio.
Acredito que tenha subido o preço cerca de 20% mais que isso nao. Ou seja cobrar 700€ por um rtx era aceitavel (isto no modelo base) na quarentena e hype da moeda digital. Mas agora ja passaram os dois.
Engraçado que ha lojas que continuam com um rtx 1400€, ou querem tentar a sorte (estou mais inclinado para este lado) ou o fornecedor deles nao era muito bom xD.
 
È o mercado a funcionar, dirão alguns.
Pena é que o funcionamento do mercado englobe ganancia desmesurada.

Pode ser que uma vaga de placas usadas force os preços a baixar mas ai o mercado pode já nao funcionar...
 
Mas vocês estão honestamente surpresos em relação as lojas?

Quando a 3070 custava 1500+, eu via-as a serem vendidas a 900 na loja aqui debaixo da minha casa. Só que stock, era 1 ou 2 ppor semana. Mas se eles podem vender a 900 com lucro, as digas e datas desta vida também podiam. Não invalida que os distribuidores também não tenham subido um bocado os preços, mas ninguém tenha dúvidas que as lojas comeram com a maior fatia da inflação. Nos modelos mais caros, não duvido que a margem tenha sido de mais de 1000 euros por placa. mesmo nas 3070 foram no minimo 800...


Como eu ja tinha dito, não sei se foi neste post, apartir de agora, material informático vou comprar na loja da esquina. Prefiro pagar mais 2 euros por cpu e por rams, mas dar dinheiro a quem não se aproveitou das pessoas quando teve oportunidade.
 
Eu também não percebo porque muitos estão admirados, ou mesmo "zangados", com as lojas.
O objectivo de uma loja, assim de como qualquer outro negócio, é gerar lucro.
Estas regem-se pelas "leis" do mercado, oferta vs procura. Desde que seja legal e haja quem compre, é uma forma legitima de fazer dinheiro.
Tudo normal aqui desde o início da história das trocas comerciais ...

A única coisa que pessoalmente me faz confusão, mas cada um sabe de si e quem sou eu para julgar, é quem esteve ou ainda está disposto a pagar estes preços pelas gráficas.
À exceção dos miners e das necessidades para usos profissionais, são estas pessoas que sustentaram e vão continuar a sustentar durante mais tempo estes preços absurdos.
 
Última edição:
Back
Topo